SÁBADO, 03/05/2025

Correios lança selo institucional Pena Justa, em cerimônia no STF

Plano elaborado pelo MJSP e pelo CNJ reúne uma série de medidas para combater violações de direitos humanos nos presídios brasileiros

Por RO - Comunicação - Caixa Postal - 20

Publicado em 

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro
JOÉDSON ALVES/AGÊNCIA BRASIL

Os Correios lançaram, na noite dessa quarta-feira (12), selo postal institucional em celebração ao Plano Pena Justa. A solenidade ocorreu durante o evento de lançamento do projeto, realizado na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), e foi conduzida pelo diretor de Gestão de Pessoas da empresa, Getúlio Marques Ferreira.

A emissão foi obliterada pelo presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso; pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski; e pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet Branco.

Em sua fala, o diretor dos Correios destacou que os selos postais mantêm sua relevância ao indicar o que cada nação escolhe como símbolo de um tempo. “O selo que lançamos hoje representa um marco histórico para o nosso país. Simboliza a evolução da nossa visão de sociedade e da percepção de que a violação dos direitos humanos traz efeitos nefastos para todos. O Plano Pena Justa é resultado de um debate amadurecido ao longo de décadas pelos três poderes brasileiros”, afirmou.

“Estar aqui é motivo de muito orgulho para os Correios. Agradeço ao CNJ e à Segurança Pública pela oportunidade de fazermos parte deste momento importante para a história do Brasil”, ressaltou Getúlio, ressaltando que o papel dos Correios, orientado pelo Presidente da República, é servir à população brasileira, não apenas pela entrega de cartas e encomendas, mas como agente de políticas públicas.

O dirigente lembrou ainda da parceria firmada entre os Correios e o CNJ para integrar e expandir a abrangência da campanha Papai Noel dos Correios e do programa Jovem Aprendiz. Um dos acordos formaliza o apoio da estatal ao programa Novos Caminhos/CNJ, que busca desenvolver as potencialidades e contribuir para a autonomia dos jovens em acolhimento institucional. Por meio do programa Jovem Aprendiz dos Correios, esses jovens terão acesso à capacitação e oportunidades de emprego, promovendo sua autossuficiência financeira. Outra parceria firmada entre as instituições prevê a participação das Unidades de Acolhimento selecionadas pelas Coordenadorias da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça para participarem de uma das maiores campanhas natalinas do país, o Papai Noel dos Correios, que em 2024 completou 35 anos de atuação. A ideia é promover um Natal mais alegre às crianças e adolescentes assistidos por essas unidades jurisdicionais.

Pena Justa – O Plano Nacional para Enfrentamento do Estado de Coisas Institucional nas Prisões Brasileiras foi elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e reúne uma série de medidas para combater e dirimir violações de direitos humanos nos presídios brasileiros.

Homologado em dezembro de 2024 pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o Plano deve guiar a atuação de todos os estados e o Distrito Federal nos próximos anos. Tem como objetivo assegurar que as mudanças implementadas sejam duradouras, sem retrocessos. O documento, aprovado pela Casa Civil, contém 51 ações com 306 metas a serem alcançadas até 2027, além de mais de 140 medidas desenvolvidas em colaboração entre os Poderes Executivo e Judiciário.

Essas medidas estão organizadas em quatro áreas principais: controle da entrada e das vagas prisionais para combater a superlotação; melhoria da infraestrutura e dos serviços; processos de saída e reintegração social; e garantia da continuidade das transformações.

Acordos de Cooperação – Durante o evento, o CNJ e o MJSP assinaram um protocolo de intenções, e celebraram parcerias com diferentes instituições para enfrentar os desafios do sistema prisional brasileiro, com foco em financiamentos, inserção profissional, empreendedorismo, e qualificação para egressos e pessoas privadas de liberdade:

CGU, visando fortalecer a execução do Plano Pena Justa, com maior eficiência operacional e otimização de recursos. A parceria propõe o intercâmbio estratégico de conhecimentos e melhores práticas, criando oportunidades de apoio mútuo, maior transparência e efetividade nas ações. A CGU será responsável por avaliar a execução das iniciativas do Pena Justa, monitorar a implementação do acordo e fornecer orientações aos gestores, para garantir a eficácia no cumprimento dos objetivos estabelecidos.

BNDES, tem como foco o financiamento de projetos estaduais, apoio a iniciativas socioculturais e o fomento ao acesso a microcrédito para egressos do sistema prisional e seus familiares. Além disso, busca melhorar o uso dos recursos públicos e privados, e promover eventos que discutam melhorias nas políticas penais. O objetivo é fortalecer a reintegração social dos egressos e melhorar a gestão do sistema prisional brasileiro.

Ministério dos Transportes, DNIT, ANTT e INFRA S.A.(Emprega 347), com o objetivo de ampliar e qualificar as iniciativas de inserção profissional para pessoas privadas de liberdade e egressas do sistema prisional, com foco no setor de infraestrutura de transportes rodoviário e ferroviário. O acordo também prevê a promoção de capacitações conjuntas, a elaboração de diagnósticos e relatórios sobre o sistema prisional, e o incentivo a programas que favoreçam a reinserção socioprofissional dos beneficiários.

TST, visa promover a oferta de vagas de trabalho decente e de formação profissional e incentivar o empreendedorismo, para garantir maior segurança e sustentabilidade na reintegração social de pessoas egressas do sistema prisional. A parceria terá duração inicial de 36 meses e pode ser prorrogada por até cinco anos. Entre as ações previstas estão o incentivo à contratação de egressos por entes públicos e privados, o estímulo à qualificação técnica em parceria com instituições como o Sistema S e a realização de eventos institucionais para ampliar o diálogo sobre o tema.

Os estudos para a construção do Plano Pena Justa revelaram que o sistema penitenciário brasileiro, que opera à margem da Constituição, não apenas compromete a dignidade das mais de 1,5 milhão de pessoas que cumprem pena dentro e fora dos presídios, como também impacta negativamente familiares, agentes penais, seguranças, prestadores de serviço e gestores penitenciários.

O plano foi elaborado em colaboração entre os Poderes Executivo e Judiciário, com o apoio de 59 instituições. Ao longo do processo, houve contribuição significativa da sociedade civil, com a participação de 6 mil pessoas por meio de consultas e audiências públicas.

Com informações do Ministério da Justiça e do TST.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Grande mobilização do Maio Amarelo atrai centenas ao Parque do Abobrão, em Porto Velho

Grande mobilização do Maio Amarelo atrai centenas ao Parque do Abobrão, em Porto Velho

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou o papel do Departamento na conscientização da população.
L

AS BAIXAS DO PLANALTO – um governo de companheiros, por Lourismar Barroso

As trocas ministeriais revelam um governo perdido em sua própria armadilha, num constante processo de reconfiguração, pressionado por coalizões partidárias e pela necessidade de manter uma base sólida no Congresso Nacional.
L
Trecho da Avenida Guaporé começa a ser iluminado após anos de escuridão

Trecho da Avenida Guaporé começa a ser iluminado após anos de escuridão

Pacote inédito será desenvolvido no local, com a finalidade de proteger o investimento público.
L

Sobreviventes enfrentam jacarés e sucuri após pouso forçado na Amazônia boliviana

Após uma pane no motor, cinco ocupantes de uma aeronave ficaram 36 horas ilhados sobre o avião em um pântano, cercados por animais selvagens, até serem resgatados por pescadores locais e levados por helicóptero para avaliação médica
L
INSS cria plano para devolver valores a aposentados que sofreram fraudes

INSS cria plano para devolver valores a aposentados que sofreram fraudes

Proposta foi discutida em reunião com advogados da União nesta sexta
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Jessica conquista 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu e celebra superação: “Essa conquista é só o começo”

Com 33 anos e integrante da categoria Master 1 médio, atleta compartilha sua trajetória de superação e gratidão após subir ao pódio em uma das competições mais desafiadoras do país.
L

Momento Agro | Cleucione Alves de Souza – Imposto de Renda do Produtor Rural: evite erros e multas!

Neste sábado, dia 03 de maio, às 11h, o programa Momento Agro recebe Cleucione Alves de Souza, contadora especialista no setor rural.
L

Gospel News | A força da oração e do conhecimento com Presbítero Matheus Saraiva

Neste sábado, dia 03, às 10h da manhã, o programa Gospel News recebe o Presbítero Matheus Saraiva, da Igreja Evangélica Nova Aliança com Deus.
L

BFGoodrich All-Terrain T/A KO3 chega ao Brasil com avanços inéditos

Durabilidade comprovada e segurança reforçada para qualquer tipo de estrada
L

Rondônia: chuvas irregulares marcam a passagem do final de semana

Os detalhes destes dias apontam para o dia 4, em que as precipitações alcançarão níveis muito abaixo da média, situando-se entre 30% e 35%.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Páginas na internet, a serviço de grupos políticos, tentam criar narrativa mentirosa contra a parlamentar.
L
Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Texto amplia prazos para aplicação de R$ 15 bilhões em cultura
L

Com apoio de Cássio Gois, Prefeitura de Cacoal promove 1ª Festa do Trabalhador e atrai público recorde

Evento reuniu 20 mil pessoas e distribuiu R$ 200 mil em prêmios, marcando nova era de valorização dos trabalhadores no município
L

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência após escândalo no INSS

Lula nomeia Wolney Queiroz para o cargo após prejuízo bilionário com descontos indevidos em benefícios
L

Frente parlamentar: comissão defende a exploração de petróleo na Margem Equatorial

A Margem Equatorial está localizada na Região Norte, entre os estados do Amapá e Pará. O plano petrolífero prevê um investimento da ordem de R$ 3 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Gol faz retorno e derruba motociclista na Nações Unidas

Motorista de Gol faz retorno e derruba motociclista na Nações Unidas

A vítima teve escoriações pelo corpo e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros para uma unidade médica.
14
Homem faz armadilha para evitar furtos e mata enteado eletrocutado em Porto Velho

Homem faz armadilha para evitar furtos e mata enteado eletrocutado em Porto Velho

O padrasto de 49 anos foi preso pelo crime de homicídio culposo.
18

Polícia Militar realiza com sucesso a primeira edição da Pedalada pela Paz nas escolas de Porto Velho

Participaram alunos das escolas estaduais Ulysses Guimarães, Maria Carmosina e Flora Calheiros, acompanhados por policiais e equipes de apoio.
L

Motoboy é derrubado e sofre lesão no bairro Triângulo

Populares prestaram apoio ao motoboy ferido até a chegada do Samu, que o socorreu com suspeita de fratura na perna até a UPA Sul.
14
Pai e filha são alvos de tiroteio na zona sul

Homem invade casa e tenta matar ex-mulher e o pai dela a tiros na zona Sul

De acordo com informações apuradas pelo site, o autor dos disparos seria um comerciante, ex-marido da jovem de 20 anos.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestão estadual de Rondônia detalha estratégias contra a crise ambiental ao Tribunal de Contas

Gestão estadual de Rondônia detalha estratégias contra a crise ambiental ao Tribunal de Contas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o esforço conjunto reforça o compromisso do estado com o futuro sustentável da Amazônia.
L
Debates no Fórum Estadual de Cultura impulsionam discussões sobre os rumos da política cultural em Rondônia

Debates no Fórum Estadual de Cultura impulsionam discussões sobre os rumos da política cultural em Rondônia

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil, além de artistas, produtores e técnicos culturais.
L
Jorge Jesus deixa o comando do Al-Hilal

Jorge Jesus não é mais técnico do Al-Hilal

Técnico português é cotado para assumir a seleção brasileira
L
Tensão aumenta e moradores da Caxemira temem conflito entre Índia e Paquistão

Tensão aumenta e moradores da Caxemira temem conflito entre Índia e Paquistão

Índia e Paquistão travaram duas guerras pela Caxemira e inúmeros confrontos na fronteira ao longo das décadas.
L
AJEB/RO: Anteprojeto de fomento à produção literária é apresentada à Câmara Municipal de Porto Velho

AJEB/RO: Anteprojeto de fomento à produção literária é apresentada à Câmara Municipal de Porto Velho

A proposta estabelece que 0,5% do orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação seja destinado à compra de livros de escritores da região, tanto em versão física quanto digital.
L
OMS emite alerta para surto de antraz na República Democrática do Congo com casos e morte confirmada

OMS emite alerta para surto de antraz na República Democrática do Congo com casos e morte confirmada

Casos estão concentrados no Lago Eduardo, na fronteira com Uganda
L
STF rejeita alegação de imunidade de Sóstenes Cavalcante e cobra explicações sobre ameaça relacionada a emendas parlamentares

STF rejeita alegação de imunidade de Sóstenes Cavalcante e cobra explicações sobre ameaça relacionada a emendas parlamentares

Líder do PL ameaçou não cumprir acordo se anistia não fosse a Plenário
L
Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Foram 33 casos confirmados no Amazonas e 19 no Pará
L
Ucrânia votará em 8 de maio acordo com EUA sobre minerais e defesa aérea

Ucrânia votará em 8 de maio acordo com EUA sobre minerais e defesa aérea

Votação foi marcada para o dia 8 de maio
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.