SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

L

Mundo

Bombardeio noturno com mísseis e drones atinge Kiev

Ataque matou pelo menos um civil e feriu quatro na capital ucraniana

Por CRISTINA SAMBADO - REPÓRTER DA RTP - 20

Publicado em 

Bombardeio noturno com mísseis e drones atinge Kiev
REUTERS/GLEB GARANICH/PROIBIDA REPRODUÇÃO

Um ataque com mísseis russos contra a capital ucraniana, durante a noite, matou pelo menos um civil e feriu quatro, provocando vários incêndios na cidade de 3 milhões de habitantes, informaram nesta quarta-feira (12) as autoridades ucranianas.

Uma série de poderosas explosões abalou Kiev por volta das 2h30 (hora local), quando as autoridades locais revelaram que as defesas aéreas estavam ativas para impedir os ataques.

Autoridades locais disseram na plataforma Telegram que pelo menos uma pessoa morreu e quatro ficaram feridas, entre elas uma criança de nove anos, no ataque. Segundo o Exército ucraniano, seis dos sete mísseis balísticos e 71 drones lançados pela Rússia durante a noite foram abatidos.

Fotos divulgadas pelos serviços de emergência mostram socorristas a apagar as chamas que envolviam a estrutura de um edifício não residencial nos arredores de Kiev.

O ataque noturno também danificou infraestruturas críticas e feriu duas pessoas na região norte de Chernihiv, segundo as autoridades.

Ataque ucraniano

As forças ucranianas lançaram um ataque de drones nesta quarta-feira na cidade de Enerhodar, perto da Central Nuclear de Zaporizhia, controlada pela Rússia, no sul da Ucrânia, informou o governador da região.

Os drones atingiram um parque de estacionamento a cerca de 300 metros de um dos reatores da central, escreveu Yevgeny Balitsky no Telegram.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), órgão de vigilância nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU), colocou monitores permanentes na central e pediu às duas partes que se abstenham de ataques contra as instalações.

Putin “não prepara a paz”

Para o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, os ataques com mísseis e drones russos em Kiev, na madrugada de hoje, mostram que Vladimir Putin “não está preparando a paz”.

“Esse terror russo contra a Ucrânia não vai parar por si só”, frisou o presidente ucraniano que apelou novamente à unidade dos aliados para colocar um fim justo à guerra.

“Putin não está se preparando para a paz. Continua a matar ucranianos e a destruir cidades. Só medidas fortes e pressão sobre a Rússia podem pôr fim a esse terror. O que precisamos agora é da unidade e do apoio de todos os nossos aliados nesta luta por um fim justo para a guerra”, afirmou Zelensky em mensagem publicada na internet.

Nos últimos meses, Kiev e Moscou aumentaram o número de ataques contra as infraestruturas energéticas da outra parte.

Nessa terça-feira (11), Moscou reivindicou a responsabilidade pela tomada de uma nova aldeia na região ucraniana de Donetsk, Yasenove, a cerca de dez quilômetros a leste da região de Dnipro, que as forças russas poderão em breve alcançar pela primeira vez. Sem certezas quanto à continuidade da ajuda americana, a Ucrânia encontra-se em posição difícil, no momento em que o Exército russo avança há um ano.

As perspectivas de novas negociações de paz para acabar com a guerra que a Rússia lançou na Ucrânia há quase três anos aumentaram depois de o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, ter afirmado que estava em contato com Kiev e Moscou.

Zelenskiy também disse na terça-feira que Kiev em breve manterá conversações com funcionários dos EUA.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Índia e Paquistão intensificam confrontos com drones e mísseis após ataque na Caxemira

Índia e Paquistão intensificam confrontos com drones e mísseis após ataque na Caxemira

Combates se espalham entre os vizinhos com armas nucleares
L
Drones ucranianos atacam Moscou antes de visita de Xi Jinping, que participará de desfile com Putin

Drones ucranianos atacam Moscou antes de visita de Xi Jinping, que participará de desfile com Putin

Na sexta, Rússia celebra 80 anos da vitória sobre a Alemanha nazista
L
Fumaça Preta indica que novo Papa ainda não foi eleito no primeiro dia de Conclave

Fumaça Preta indica que novo Papa ainda não foi eleito no primeiro dia de Conclave

Conclave teve início nesta quarta-feira (7)
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L

Zona Sul/Conceição: moradores alertam a Semtran e pedem lombada na Rua Rio Grande do Sul em Porto Velho

“Veículos e bicicletas motorizadas passam pelo trecho em alta velocidade com risco de matar alguém.”
L

Névoa no mês de maio é comum e está associada à passagem de massa de ar frio polar em choque com a alta pressão atmosférica

Fenômeno flagrado pelas câmeras do News Rondônia também pode ocorrer no estado em decorrência do clima tropical e das altas temperaturas.
L

Agenda News | Entrevista Alexandre Rotuno – Músico, publicitário e Produtor Cultural e Musical

Mais do que entretenimento, a Toca é um reduto da cena underground, que valoriza a diversidade, promove encontros e transforma experiências em expressão artística.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Câmara tenta suspender processo de golpe de Estado com base em imunidade de Ramagem

Juristas avaliam que suspensão de ação penal é inconstitucional
L

Deputada Cristiane Lopes participa de homenagem ao Duelo na Fronteira e reforça apoio à cultura e ao desenvolvimento de Guajará-Mirim

Cristiane ressaltou que o reconhecimento às agremiações é mais do que merecido, por tudo o que representam para a cultura rondoniense.
L
Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Deputado Cássio Gois fortalece liderança com atuação destacada na região cafeeira de Rondônia, revela pesquisa

Nesta quarta-feira (7), uma pesquisa do Instituto Continental na Região cafeeira de Rondônia confirmou o forte apoio ao deputado estadual Cássio Gois (PSD).
L

JAIME BAGATTOLI: Após pedidos do senador ao DNIT, obras de reforma do porto do Cai N’Água são iniciadas

Os recursos para a obra são do próprio Dnit. Já os serviços são executados pela empresa vencedora da licitação.
L

Deputada Cláudia de Jesus defende mais diálogo e políticas públicas voltadas à pesca artesanal

Quatro indicações ao MP e ao Governo foram apresentadas para fortalecer a pesca artesanal.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ação conjunta da PF, PM/RO e Exército Brasileiro prende casal com grande volume de drogas em Rondônia

Informações de inteligência levaram à interceptação de veículo com casal que transportava maconha e pasta base; ocorrência foi registrada em Nova Brasilândia D’Oeste/RO.
10

Polícia Militar de Rondônia inicia nova fase da Operação Fio Desencapado em Porto Velho para combater furto de metais e tráfico de drogas

A ofensiva contou com o cumprimento de 31 mandados judiciais em diversos pontos da capital.
10

Idoso passa mal e morre em calçada em frente a escola em Porto Velho

Uma equipe do Samu chegou rapidamente ao local, mas a vítima não resistiu.
18
ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

ASSISTA: Criminosos furtam moto Bros em frente de residência na zona leste

O crime aconteceu na Rua Carmem Costa, bairro Tancredo Neves, zona leste de Porto Velho.
12
VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

VÍDEO: Palio capota em acidente com Mobi na Jaci-Paraná e deixa três feridos

Segundo a PM, os dois motoristas e o passageiro do carro de aplicativo tiveram escoriações leves.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

Rondônia e outros estados participam do 1º Congresso Conseplan, com foco na modernização do planejamento público

O conhecimento compartilhado durante o Congresso subsidiará a formulação de ações voltadas à melhoria da eficiência do gasto público e elevação da qualidade das entregas governamentais à sociedade.
L

Recebimento da Licença Ambiental (LO): FUNERÁRIA SÃO CRISTÓVÃO LTDA

Licença de Operação Nº 113 – SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental (LP-LI): PAULO HENRIQUE GONÇALVES DE ARAUJO

Licença Prévia Nº 02 – SOL/DLA e a Licença de Instalação Nº 13 – SOL/DLA
L
Em defesa da Justiça do Trabalho: Mobilização Nacional reúne participantes em frente a sede do TRT-14 em Porto Velho(RO) e Rio Branco(AC)

Ato em defesa da Justiça do Trabalho reúne participantes em Porto Velho e Rio Branco

Ato reuniu magistrados(as), procuradores(as), advogados(as) e servidores(as) em defesa do papel da Justiça do Trabalho na garantia de direitos constitucionais.
L
Professor da UNIR lança livro sobre desinformação e covid-19

Professores da Unir publicam livro sobre fake news e covid-19

Obra analisa as estratégias de combate das agências de checagem de fatos durante a infodemia
L
Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Correição acompanha de perto o trabalho de magistrados e servidores em Porto Velho e Ji-Paraná

Inspeção conduzida pela Corregedoria do TRT-14 avaliou fluxos de trabalho e promoveu diálogo com servidores(as) e magistrados(as)
L

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): BANZEIRO FG LTDA- ME

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA  (LAS )
L

Agenda News: Diversão, boa música e gastronomia – final de semana especial do Grego Original Pub

Com shows ao vivo, promoções especiais e um almoço exclusivo para o Dia das Mães, o pub promete ser o destino certo para curtir o final de semana ao lado de amigos e família.
L
Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

Jaru abre Jogos Escolares Municipais na próxima terça, dia 13

O JEM’s 2025 será realizado entre os dias 13 e 17 de maio.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.