DOMINGO, 04/05/2025

L

Saúde

Periodicidade de mamografias divide médicos e autoridades de saúde

Especialistas recomendam diagnóstico precoce para curar câncer de mama

Por TÂMARA FREIRE – REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Periodicidade de mamografias divide médicos e autoridades de saúde
JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

A partir de quantos anos se deve fazer a mamografia de rastreio, ou seja, como um exame de rotina, mesmo sem sintomas? Para autoridades públicas, como o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o ideal é que a mamografia seja feita a cada dois anos por todas as mulheres entre 50 e 69 anos. Algumas entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), entretanto, recomendam exame anual a partir dos 40 anos.

As divergências ganharam notoriedade há alguns dias, depois que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fez consulta pública sobre as atualizações do Manual de Boas Práticas em Atenção Oncológica, usado no Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde. Órgão regulador dos planos de saúde, cabe à ANS fiscalizar o serviço prestado e criar normas e outras iniciativas que melhorem o atendimento à população.

Entre os critérios para que as operadoras de planos de saúde sejam certificadas, está a realização de exames de rastreamento de diversos tipos de câncer, o que contribui para o diagnóstico precoce. No caso do câncer de mama, a minuta elaborada pela ANS estabelece o rastreamento organizado, com a convocação de todas as beneficiárias dentro da faixa etária para fazer a mamografia e outros exames complementares que forem necessários.

Até esse ponto, há consenso. “A melhor maneira de desenvolver a linha de cuidados do câncer é tentar fazer o diagnóstico da doença o mais precocemente possível. Porque quanto mais precoce for o diagnóstico, o tratamento é mais efetivo e é menos dispendioso”, diz o diretor-geral do Inca, Roberto Gil.

A mastologista Rosemar Rahal, que integra a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), complementa: “Este é o caminho, não tenho dúvida. Os países que reduziram a mortalidade por causa de câncer de mama conseguiram fazendo o rastreamento organizado.”

Divergências

A ANS decidiu, entretanto, seguir em sua minuta o protocolo do Inca, que também é adotado no Sistema Único de Saúde (SUS) e preconiza a realização de mamografia de rastreio apenas a partir dos 50 anos, com intervalo de dois anos entre os exames, caso nenhum problema seja encontrado. “O rastreamento do câncer deve ser direcionado às mulheres na faixa etária e periodicidade em que há evidência conclusiva sobre redução da mortalidade por câncer de mama e em que o balanço entre benefícios e possíveis danos à saúde dessa prática seja mais favorável”, diz a minuta.

A escolha motivou protestos de várias entidades médicas, que defendem a inclusão de pessoas de 40 a 50 anos e a realização anual dos exames. “Esse já é um posicionamento das sociedades médicas há alguns anos. Nós já temos três diretivas publicadas pela SBM, pela Febrasgo [Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia] e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia nos anos de 2012, 2017 e 2023, colocando o que essas três sociedades médicas consideram como sendo ideal para o rastreamento mamográfico no Brasil. (…) Porque nós temos no Brasil 25% dos cânceres de mama entre 40 e 50 anos de idade. Então, se nós fazemos esse rastreamento só a partir dos 50 anos, estaremos postergando o diagnóstico. Essa lesão prolifera dentro desse tecido mamário e chega para gente em um estágio mais avançado”, afirma Rosemar Rahal.

O diretor-geral do Inca enfatiza que o protocolo do instituto está de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer: “A informação científica que temos hoje não é da opinião de um especialista, é da literatura médica, avaliada com o nível de evidência 1, meta-análise e estudo randomizado, que é o maior nível de evidência que se tem. Grande parte dos trabalhos não conseguiu mostrar nenhum aumento de sobrevida na faixa dos 40 aos 50 anos. Só houve aumento de sobrevida na faixa de 50 a 69 anos.”

Roberto Gil explica por que esses estudos consideram que os 50 anos são a idade certa para o início do rastreamento na população em geral: “Não estamos negando que mulheres abaixo de 50 anos tenham câncer de mama. Estamos falando que, abaixo dos 50 anos, acumulam-se outros problemas e o rastreamento populacional é menos eficiente. A mamografia é um exame de raio X, que vai ser mais efetivo na medida que a mama seja menos densa e que se tenha mais contraste na imagem, para não se confundir o parênquima normal com um nódulo. Então [antes dessa idade], aumenta muito mais a possibilidade de ter falsos positivos e ter que fazer mais exames. Posso fazer uma biópsia e ser mais difícil interpretar e levar a uma cirurgia desnecessária.”

O médico afirma também que a mudança da faixa etária pode atrapalhar o rastreamento da população atualmente incluída. “Hoje, 30% das mulheres brasileiras nunca fizeram uma mamografia. Então, para dar um exemplo, seria como se eu estivesse fazendo um salto em altura. Eu botei o meu sarrafo em 2 metros e não estou conseguindo pular. A minha próxima medida vai ser tentar melhorar e treinar muito para pular os 2 metros, ou elevar o sarrafo para 2,50?”

A mastologista Rosemar Rahal, porém, ressalta que o aumento da demanda não seria um problema por si só. “No Brasil, não temos déficit de aparelho de mamografia, temos déficit de mamografias. O aparelho está lá, mas não é usado. E aí tem uma série de questões que vêm à tona. Talvez esse exame não seja solicitado, ou quando é solicitado a paciente não faz por medo do exame e do diagnóstico. A nossa questão não é de falta de equipamento, a nossa questão é de comunicação.”

Cobertura

Quando a discussão chegou às redes sociais, muitos usuários começaram a dizer que a ANS pretendia mudar as regras de cobertura, impedindo mulheres mais jovens de fazer a mamografia pelos planos A agência esclareceu que os critérios do manual se referem apenas ao programa de certificação, que é de adesão voluntária das operadoras, e não tem nenhuma relação com o chamado rol obrigatório: uma lista com todas as consultas, exames, cirurgias e tratamentos que as operadoras devem cobrir.

Atualmente, o rol garante direito à mamografia bilateral para mulheres de qualquer idade, conforme indicação médica, e mamografia digital, dos 40 aos 69 anos. Até a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota enfatizando que os planos de saúde não podem negar mamografia, sob pena de multa.

Mesmo assim, a mastologista Rosemar Rahal teme que a adoção do manual com a redação atual possa embasar negativas de cobertura por parte dos planos de saúde: “Se a Agência Nacional coloca um selo de qualidade e considera como qualidade realizar mamografia a partir dos 50 anos, de 2 em 2 anos, toda a saúde suplementar vai considerar aquilo como ideal. O que a gente acredita é que, se o documento for publicado desse jeito, os planos de saúde vão assumir isso como regra.”

Na última segunda-feira (27), a ANS realizou reunião com representantes de diversas entidades médicas para esclarecer dúvidas sobre a consulta pública e concedeu prazo de 30 dias para que s apresentem os estudos científicos e dados técnicos que embasam o pedido de mudanças nos critérios de rastreamento. Além disso, a ANS recebeu mais de 63 mil contribuições por meio da consulta pública e informou que vai analisar todas as propostas recebidas.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Amazonas e Pará registram casos de mpox; Ministério da Saúde monitora nova cepa vinda do Congo

Foram 33 casos confirmados no Amazonas e 19 no Pará
L
Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Vacinação contra hepatite A é ampliada para usuários de PrEP no Brasil, anuncia Ministério da Saúde

Medida pretende conter surtos da doença na população adulta
L
Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Anvisa retoma interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint após relatos de reações adversas

Empresa retirou recurso que pedia suspensão da interdição
L
Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Brasil recebe 1,3 milhão de doses atualizadas contra a covid-19 para grupos prioritários, diz Ministério da Saúde

Imunização vai atender primeiramente os grupos prioritários
L
OMS enfrenta crise histórica de financiamento após saída dos EUA e propõe corte de 21% no orçamento

OMS enfrenta crise histórica de financiamento após saída dos EUA e propõe corte de 21% no orçamento

Queda de recursos se agravou com corte de contribuição dos EUA
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Wanglézio Braga: jornalista é indicado na lista dos “Mais Admirados da Imprensa do Agro”

A escolha definirá o Top 50, que já tem o acreano entre os 100 melhores do agronegócio no Brasil.
L

Igreja Católica pode escolher sucessor de Francisco pelo viés ambiental

Cardeal da Amazônia é cotado como sucessor de Francisco por sua visão humanista e ambiental.
L

Jessica conquista 3º lugar no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu e celebra superação: “Essa conquista é só o começo”

Com 33 anos e integrante da categoria Master 1 médio, atleta compartilha sua trajetória de superação e gratidão após subir ao pódio em uma das competições mais desafiadoras do país.
L

AS BAIXAS DO PLANALTO – um governo de companheiros, por Lourismar Barroso

As trocas ministeriais revelam um governo perdido em sua própria armadilha, num constante processo de reconfiguração, pressionado por coalizões partidárias e pela necessidade de manter uma base sólida no Congresso Nacional.
L

Momento Agro | Cleucione Alves de Souza – Imposto de Renda do Produtor Rural: evite erros e multas!

Neste sábado, dia 03 de maio, às 11h, o programa Momento Agro recebe Cleucione Alves de Souza, contadora especialista no setor rural.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Taxa de desemprego entre jovens cai pela metade no último trimestre de 2023, aponta levantamento do MTE

Pesquisa mostra queda no número dos que não estudam nem trabalham
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Páginas na internet, a serviço de grupos políticos, tentam criar narrativa mentirosa contra a parlamentar.
L
Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Texto amplia prazos para aplicação de R$ 15 bilhões em cultura
L

Com apoio de Cássio Gois, Prefeitura de Cacoal promove 1ª Festa do Trabalhador e atrai público recorde

Evento reuniu 20 mil pessoas e distribuiu R$ 200 mil em prêmios, marcando nova era de valorização dos trabalhadores no município
L

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência após escândalo no INSS

Lula nomeia Wolney Queiroz para o cargo após prejuízo bilionário com descontos indevidos em benefícios
L

Frente parlamentar: comissão defende a exploração de petróleo na Margem Equatorial

A Margem Equatorial está localizada na Região Norte, entre os estados do Amapá e Pará. O plano petrolífero prevê um investimento da ordem de R$ 3 bilhões.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem acorda atrasado para o trabalho, ameaça a esposa e xinga policiais de “cheiradores de pó”

O suspeito passou a ameaçar a mulher e a quebrar objetos dentro de casa.
10

Mulher é presa tentando levar quase 800 porções de drogas para o marido apenado

A mulher foi encaminhada ao Departamento de Flagrantes.
10
Motorista de Gol faz retorno e derruba motociclista na Nações Unidas

Motorista de Gol faz retorno e derruba motociclista na Nações Unidas

A vítima teve escoriações pelo corpo e precisou ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros para uma unidade médica.
14
Homem faz armadilha para evitar furtos e mata enteado eletrocutado em Porto Velho

Homem faz armadilha para evitar furtos e mata enteado eletrocutado em Porto Velho

O padrasto de 49 anos foi preso pelo crime de homicídio culposo.
18

Polícia Militar realiza com sucesso a primeira edição da Pedalada pela Paz nas escolas de Porto Velho

Participaram alunos das escolas estaduais Ulysses Guimarães, Maria Carmosina e Flora Calheiros, acompanhados por policiais e equipes de apoio.
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gestão estadual de Rondônia detalha estratégias contra a crise ambiental ao Tribunal de Contas

Gestão estadual de Rondônia detalha estratégias contra a crise ambiental ao Tribunal de Contas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o esforço conjunto reforça o compromisso do estado com o futuro sustentável da Amazônia.
L
Grande mobilização do Maio Amarelo atrai centenas ao Parque do Abobrão, em Porto Velho

Grande mobilização do Maio Amarelo atrai centenas ao Parque do Abobrão, em Porto Velho

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, reforçou o papel do Departamento na conscientização da população.
L
Debates no Fórum Estadual de Cultura impulsionam discussões sobre os rumos da política cultural em Rondônia

Debates no Fórum Estadual de Cultura impulsionam discussões sobre os rumos da política cultural em Rondônia

A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e representantes da sociedade civil, além de artistas, produtores e técnicos culturais.
L
Trecho da Avenida Guaporé começa a ser iluminado após anos de escuridão

Trecho da Avenida Guaporé começa a ser iluminado após anos de escuridão

Pacote inédito será desenvolvido no local, com a finalidade de proteger o investimento público.
L

Gospel News | A força da oração e do conhecimento com Presbítero Matheus Saraiva

Neste sábado, dia 03, às 10h da manhã, o programa Gospel News recebe o Presbítero Matheus Saraiva, da Igreja Evangélica Nova Aliança com Deus.
L

Sobreviventes enfrentam jacarés e sucuri após pouso forçado na Amazônia boliviana

Após uma pane no motor, cinco ocupantes de uma aeronave ficaram 36 horas ilhados sobre o avião em um pântano, cercados por animais selvagens, até serem resgatados por pescadores locais e levados por helicóptero para avaliação médica
L
Jorge Jesus deixa o comando do Al-Hilal

Jorge Jesus não é mais técnico do Al-Hilal

Técnico português é cotado para assumir a seleção brasileira
L
INSS cria plano para devolver valores a aposentados que sofreram fraudes

INSS cria plano para devolver valores a aposentados que sofreram fraudes

Proposta foi discutida em reunião com advogados da União nesta sexta
L
Tensão aumenta e moradores da Caxemira temem conflito entre Índia e Paquistão

Tensão aumenta e moradores da Caxemira temem conflito entre Índia e Paquistão

Índia e Paquistão travaram duas guerras pela Caxemira e inúmeros confrontos na fronteira ao longo das décadas.
L
AJEB/RO: Anteprojeto de fomento à produção literária é apresentada à Câmara Municipal de Porto Velho

AJEB/RO: Anteprojeto de fomento à produção literária é apresentada à Câmara Municipal de Porto Velho

A proposta estabelece que 0,5% do orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação seja destinado à compra de livros de escritores da região, tanto em versão física quanto digital.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.