QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

L

Agro

Programa de Compra de Alimentos Indígena atende 50 entidades em Rondônia

Entidades como escolas e hospitais indígenas serão alguns dos recebedores dos alimentos.

Por Maximus Vargas / Secom/Gov-RO - 25

Publicado em 

Programa de Compra de Alimentos Indígena atende 50 entidades em Rondônia - News Rondônia
Foto - Governo de Rondônia

Um total de 50 entidades recebedoras serão contempladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos Indígena (PAA-Indígena) em Rondônia. O programa, realizado pelo governo do estado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), se apresenta como um instrumento para o fornecimento de alimentos e desenvolvimento social nas comunidades dos povos originários. Com a adesão de cerca de 500 produtores indígenas ao programa, as entidades recebedoras, como Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) e escolas indígenas, serão beneficiadas com alimentos frescos, enquanto os produtores vendem seus produtos com preços justos.

O PAA-Indígena tem se consolidado como uma das principais iniciativas de incentivo às comunidades indígenas em Rondônia com foco na promoção da segurança alimentar, bem como no fortalecimento da agricultura local, na transformação da realidade das famílias originárias no estado, promovendo acesso aos alimentos e incentivando a autonomia das comunidades.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa é reflexo das políticas públicas voltadas à segurança alimentar e à dignidade das comunidades indígenas. “O PAA-Indígena garante que nossos povos tenham acesso a alimentos saudáveis e se tornem protagonistas do seu desenvolvimento. Com a iniciativa, o governo promove a melhoria das condições de vida das comunidades indígenas, além da construção de um futuro mais justo e sustentável”, ressaltou.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA  

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, a função do PAA-Indígena é a transformação social e econômica das comunidades. “O programa é um elo entre o saber tradicional e as políticas públicas modernas, assegurando a inclusão das comunidades indígenas no processo de produção e distribuição de alimentos. Nossa missão é garantir que mais produtores tenham acesso ao mercado, que as boas práticas agrícolas sejam implementadas e que, acima de tudo, possamos promover uma alimentação saudável, sustentável e justa para todos. Esse é um passo importante para o fortalecimento da segurança alimentar e da economia local”, enfatizou.

TRADIÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O PAA-Indígena oferece uma alternativa nutritiva e saudável para as populações em situação de vulnerabilidade. Com alimentos produzidos de maneira sustentável, o programa pode contribuir para diversificação alimentar nas comunidades que tenham essa necessidade, promovendo uma alimentação mais saudável e equilibrada. Ao proporcionar aos produtores indígenas o acesso ao mercado de alimentos, o programa também gera uma importante fonte de renda, possibilitando que as famílias possam sustentar suas atividades agrícolas de forma autossuficiente. Com o sucesso da adesão de mais de 500 produtores e 50 entidades recebedoras inscritas, o PAA-Indígena está avançando no fortalecimento da agricultura indígena e melhoria da segurança alimentar.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pela primeira vez, Rondônia sedia concurso nacional de cacau e reúne produtores de todo o Brasil

O município de Cacoal será a sede do maior concurso que qualidade do grão.
L

Carolina Brazil: A voz do agro que conecta mulheres incentivando-as a romper barreiras

No setor do agronegócio, um dos motores econômicos de Rondônia, a jornalista Carolina Vinholi Brazil se tornou uma referência ao dar voz ao campo e conectar profissionais do agro à comunicação.
L

Prefeitura de Porto Velho destaca o papel das mulheres na agricultura e em diversas áreas da sociedade

Mulheres do campo fazem parte do crescimento da agricultura, um dos pilares da economia local
L

Governo de RO impulsiona cafeicultura com a distribuição de 29 secadores de café

Produtores terão mais agilidade e qualidade na produção com os novos equipamentos.
L
Governador de RO entrega contratos de crédito fundiário, promovendo o desenvolvimento rural em Vilhena

Governador de RO entrega contratos de crédito fundiário, promovendo o desenvolvimento rural em Vilhena

A entrega desses contratos não é uma ação isolada, mas parte de uma política contínua de apoio do governo de Rondônia ao setor rural.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Chuvas intensas e organizadas entre 24 e 48 horas em todo o estado de Rondônia

Para esta quarta-feira (12), as chuvas se concentram mais no início da tarde, inclusive com pancadas mais pesadas entre o Norte e o Nordeste de Porto Velho.
L

Rondônia se destaca e ocupa a 11ª posição no ranking de menor desnutrição infantil

O levantamento mede a proporção de crianças entre 0 e 5 anos incompletos classificadas com “magreza acentuada”, um indicador essencial para avaliar as condições nutricionais da população infantil.
L

Coronel Chrisóstomo comemora liberação de contato entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

Entre os entusiastas da medida, está o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que celebrou o fim da restrição imposta no ano passado.
L
Previsões do Horóscopo desta quarta (12/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta (12/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta-feira (12/3) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

Projeto também regulamenta cordão que identifica pessoas autistas
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para fortalecer a produção rural em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para fortalecer a produção rural em Monte Negro

O investimento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, garantindo mais produtividade e melhores condições de trabalho no campo.
L

Vereador Márcio Pacele vai à EMDUR buscar esclarecimentos sobre furtos de lâmpadas na Estrada dos Periquitos

Caso o problema persista, o vereador pretende buscar apoio junto à Secretaria de Segurança Pública, comandada pelo coronel Vital, para verificar possíveis ações que ajudem a coibir os furtos e garantir mais segurança à população.
L
Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Governador Marcos Rocha está se saindo um grande articulador.
L
STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

Desfecho será seguido em casos semelhantes por todas as instâncias
L

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Além disso, foram apreendidos balanças de precisão, sacolas plásticas, uma máquina de cartão e joias.
14
Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

O suspeito, identificado pelo vulgo “Indiano”, tentou fugir ao perceber a presença da guarnição no bairro Primavera, mas foi capturado após uma intensa perseguição.
12
Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Ao perceber a irregularidade, os policiais realizaram a consulta da numeração do chassi no sistema do DETRAN, confirmando que o veículo possuía restrição por furto ou roubo.
10
Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Na BR-364, saída para Ji-Paraná, a Polícia Militar foi acionada para atender um chamado sobre um homem caído à margem da rodovia.
12
Homem é assassinado a tiros na região rural de Urupá

Homem é assassinado a tiros na região rural de Urupá

As testemunhas teriam gritado com o autor do disparo para que ele parasse com a agressão, e Manguinha deixou o local em uma motocicleta Honda 150.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: DECANDEIAS FARMACEUTICA LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

“Fale Bem de Rondônia”: campanha promove as conquistas e o potencial do estado

A apresentação da Campanha “Fale Bem de Rondônia” aconteceu no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: AADM FARMA LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: PORTO FARMA CANDEIAS LTDA

ENOVAÇAO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

Cultura: Prefeitura de Jaru publica planilha com resultado definitivo dos projetos contemplados nos editais da lei Aldir Blanc

A relação completa dos projetos e espaços está disponível numa planilha, que também detalha as observações e especificidades de cada um dos selecionados.
L
Indivíduo armado com revólver é preso dentro de estabelecimento comercial

Indivíduo armado com revólver é preso dentro de estabelecimento comercial

A arma trata-se de um revólver calibre .38, que continha 06 munições intactas.
14

Laboratório de Toxicologia é inaugurado pelo governo de RO e fortalece segurança pública em Vilhena

Nova estrutura agiliza perícias e reforça o combate ao crime no Cone Sul do estado.
L
Homem é preso por praticar ato obsceno em frente Escola Pública

Homem é preso por praticar ato obsceno em frente Escola Pública

Diante do fato, o homem, de 42 anos, que ainda tentou resistir à prisão, foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.
16
Rondoniense é morta a facadas pela namorada

Rondoniense é morta a facadas pela namorada

A suspeita foi presa em flagrante momentos após o crime.
18

Ji-Paraná recebe curso de operador de trator e máquinas agrícolas, através do Cidadania Plena

Deputada Sílvia Cristina destinou o recurso que garante cursos de qualificação em vários municípios.
L