DOMINGO, 20/04/2025

L

Mundo

Biden retira Cuba da lista de países que patrocinam terrorismo

Medida alivia sanções contra ilha caribenha

Por LUCAS PORDEUS LEÓN - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Biden retira Cuba da lista de países que patrocinam terrorismo
REUTERS/NORLYS PEREZ/PROIBIDA REPRODUÇÃO

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, a seis dias de deixar a Casa Branca, retirou Cuba da lista unilateral de países que supostamente patrocinam o terrorismo; suspendeu por 6 meses a possibilidade de processar pessoas que lucram com propriedades expropriadas pela Revolução Cubana e cancelou certas restrições para transações financeiras entre pessoas ou entidades estadunidenses e cubanas.

A decisão pode ser revertida pela nova administração, que assume o governo no próximo dia 20. Mas especialistas avaliam que as medidas, apesar de limitadas, podem aliviar a crise econômica da ilha, que perdeu 10% da sua população de 2022 para 2023, tendo grande parte imigrado para os EUA.

O governo Biden alegou que as mudanças fazem parte de um acordo entre a Igreja Católica, sob liderança do Papa Francisco, e o governo cubando, que levou à libertação de 553 pessoas presas na ilha caribenha. Além disso, Washington alegou que as medidas buscam criar condições que melhorem a subsistência dos cubanos.

“Ao tomar essas medidas para reforçar o diálogo em andamento entre o governo de Cuba e a Igreja Católica, o presidente Biden também está honrando a sabedoria e o conselho que lhe foram fornecidos por muitos líderes mundiais, especialmente na América Latina, que o encorajaram a tomar essas ações, sobre a melhor forma de promover os direitos humanos do povo cubano”, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

Ao justificar a exclusão de Cuba da lista de terrorismo, Biden afirmou que o governo latino-americano não forneceu qualquer apoio ao terrorismo internacional durante os 6 meses anteriores e que o “governo de Cuba deu garantias de que não apoiará atos de terrorismo internacional no futuro”.

Em uma rede social, o presidente de Cuba, Miguel Diáz-Canel Bermúdez, agradeceu a todos que contribuíram para a decisão, mas destacou que ela tem alcance limitado, porque o bloqueio econômico contra a ilha segue vigente, mas que não desistirá de construir uma relação “civilizada e respeitosa” entre os países.

“É uma decisão na direção certa, embora tardia e com alcance limitado. O bloqueio e a maioria das medidas extremas que foram postas em prática desde 2017 para sufocar a economia cubana e causar escassez para nosso povo continuam em vigor. Continuaremos a enfrentar e denunciar a guerra econômica e as ações de interferência, desinformação e descrédito financiadas com fundos federais dos EUA”, afirmou Diáz-Canel.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba lembrou que dezenas de medidas coercitivas unilaterais, conhecidas como sanções, seguem operando, como a perseguição contra os fornecedores de combustíveis à Cuba; a proibição de transações financeiras internacionais de Cuba com outras nações; e as ameaças e perseguições contra pessoas e empresas que desejem comercializar ou investir na ilha.

“A guerra econômica continua e persiste como um obstáculo fundamental ao desenvolvimento e recuperação da economia cubana, com alto custo humano para a população, e continua sendo um estímulo à emigração”, informou a chancelaria cubana.

O Brasil, por meio de nota, comemorou as medidas do presidente dos EUA, afirmando que elas constituem atos de reparação e restabelecimento da justiça e do direito internacional.

“O governo brasileiro sempre sublinhou ser injusta e injustificada a manutenção de Cuba em uma lista unilateral de países que promovem o terrorismo, quando é de amplo conhecimento que Cuba colabora ativamente para a promoção da paz, do diálogo e da integração regional”, afirmou o Itamaraty.

Imigração

Especialistas do Centro de Pesquisa Econômica e Política (Cerp), com sede em Washington, disseram que as mudanças no final da gestão Biden, ainda que tardias, são bem-vindas e devem ajudar a conter a imigração cubana para os EUA, além de aliviar as condições econômicas da ilha caribenha.

“Se os republicanos quiserem abordar as causas raiz da imigração, eles devem apoiar esta decisão de aliviar as sanções a Cuba. As pesquisas mostram que as sanções econômicas, como as que os EUA impuseram a Cuba por décadas, prejudicam principalmente as populações dos países-alvo, e algumas dessas pessoas invariavelmente deixarão seus países”, disse o pesquisador do Cerp Michael Galant.

O Cerp lembrou que, durante o primeiro mandato do presidente Donald Trump, foram impostas várias sanções adicionais à Cuba, que “desencadearam camadas adicionais de sanções econômicas e financeiras além do embargo preexistente de décadas”.

Entenda

Cuba enfrenta há mais de 60 anos, desde após a Revolução Cubana, de 1959, um bloqueio econômico promovido pelos Estados Unidos que penaliza países, empresas e indivíduos que estabelecem relações com a ilha.

Na década de 1980, o então presidente Ronald Regan incluiu o país caribenho na lista unilateral da Casa Branca de países que apoiam o terrorismo. Durante a presidência de Barack Obama, em 2015, os EUA retiraram Cuba dessa lista em um esforço de reaproximação entre os dois países.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 70 pessoas morrem em ataque norte-americano no Iêmen

Ataque dos EUA no Iêmen deixa mais de 70 mortos

Washington lançou uma campanha aérea contra os Houthis em 15 de março a fim de acabar com as ameaças aos navios no Mar Vermelho.
L
França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

Macron cria comissão sobre o tema, mas não indica reparação financeira
L
Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Colômbia declara emergência sanitária por febre amarela após registros de 74 casos e 34 óbitos

Há 74 casos confirmados e 34 mortos, diz ministro da Saúde
L
Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Telescópio James Webb identifica possíveis bioassinaturas na atmosfera do exoplaneta K2‑18 b

Eles detectaram impressões digitais químicas de gases
L
Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Califórnia processa Trump por tarifas comerciais impostas sem aval do Congresso

Procurador disse que Congresso não autorizou tarifas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Morre em Porto Velho Sílvio Roberto Freitas de Melo, professor do curso de Latim da Unir

Alunos manifestaram seu pesar por meio das redes sociais
L

Como proteger seu pet dos perigos do chocolate nesta Páscoa

Mesmo após a celebração, restos de ovos de chocolate permanecem em casa e podem colocar em risco a saúde de cães e gatos
L

Ford Mustang segue como o cupê esportivo mais vendido do mundo

Dez anos de liderança e um milhão de unidades vendidas consolidam o modelo como referência global
L

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Com foco na inclusão cultural e valorização do cinema regional, a iniciativa deve alcançar 300 participantes até o fim de abril.
L

Hural Dynamics lança pulverizador elétrico autônomo com tecnologia 100% brasileira

Equipamento promete alta precisão, economia e respeito ao meio ambiente para o agronegócio brasileiro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Uma Páscoa de fé, esperança e renovação para Rondônia

Mensagem do Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha
L

Luana Rocha entrega mais de R$ 80 mil em equipamentos para entidade do 3º setor ao participar de comemorações aos povos indígenas, em Guajará-Mirim

Para a secretária e primeira-dama, escutar as demandas dos povos indígenas e atende-las é uma das maneiras de mostrar respeito para com os primeiros habitantes do Brasil, em especial de Rondônia.
L
CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Corpo de homem desaparecido é localizado no Rio das Garças, em Porto Velho

Vítima de 34 anos foi encontrada por mergulhadores após horas de buscas; ele teria sido arrastado pela correnteza
18

URGENTE: Homem desaparece enquanto se divertia no Rio das Garças, em Porto Velho

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta do fim da manhã para iniciar as buscas no local.
10

NA MADRUGADA: Bandidos invadem residência de veterinário e furtam R$ 10 mil

Vítima estava fora da cidade quando vizinho notou movimentação suspeita no imóvel
10

NO BAR: Suspeito tenta sacar arma contra PM durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Homem foi contido após luta corporal com policial e estava com pistola 9mm de numeração raspada
10

Motorista de Argo foge após causar acidente com capotamento no Centro

Os quatro ocupantes do Mobi saíram ilesos e não precisaram de atendimento médico.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado de Rondônia nega tratamento a autista que foi criminalizada por professora

A solicitação de TFD foi protocolada em 30 de setembro de 2024 e, em menos de 24 horas, foi negada administrativamente pelo Estado de Rondônia.
L

Creme gelado de morango: a sobremesa perfeita para a Páscoa

Refrescante, leve e fácil de preparar – essa receita vai conquistar a família inteira!
L

Case IH Farmall C: tecnologia e eficiência para o produtor rural

O novo trator une tradição e inovação para atender às demandas da produção agrícola e pecuária
L

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

A nova resolução impõe uma série de cuidados especiais e proibições.
L

Pedestre embriagado é atropelado em rotatória na zona leste

O rapaz ferido ficou caído na calçada de um posto de combustíveis.
10

Homem morre em acidente na BR-364 a caminho de noivado

Ele viajava de Porto Velho rumo a Vilhena, onde oficializaria o noivado e passaria a Páscoa com a família.
18

Vigilante sofre queda e gato morre em atropelamento na zona leste

Após a queda, a vítima permaneceu no chão, chorando e com fortes dores pelo corpo.
12

“Pura covardia”: garimpeiros denunciam destruição de balsas por PF e Ibama na Sexta-Feira Santa

Em meio à cheia do rio Madeira, ação do governo federal é classificada como desumana por afetar famílias ribeirinhas que lutam para sobreviver.
10

Povos indígenas de Rondônia: existência remete a mais de 10 mil anos

“Nossa ancestralidade carrega o gene local; a nossa cultura é indígena, e não colonizadora e opressora.”
L

No Dia dos Povos Originários, Neidinha Suruí convida para uma imersão nas culturas indígenas de Rondônia

1º Festival de Culturas Indígenas ocorre no Porto Velho Shopping com palestras, arte, música e roda de conversa até domingo (20)
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.