QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

INFLUENCIADO PELO EL NIÑO, VERÃO NO BRASIL DEVERÁ SER MAIS QUENTE E CHUVOSO

Exatamente às 20h22, horário de Brasília, do dia 21, terá início o verão 2018/2019 no Hemisfério Sul, que promete ser mais quente e chuvoso do que o anterior.

Publicado em 

INFLUENCIADO PELO EL NIÑO, VERÃO NO BRASIL DEVERÁ SER MAIS QUENTE E CHUVOSO - News Rondônia

Exatamente às 20h22, horário de Brasília, do dia 21, terá início o verão 2018/2019 no Hemisfério Sul, que promete ser mais quente e chuvoso do que o anterior. De acordo com prognósticos do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC-Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Inmet-Mapa), a temperatura média em todo o Brasil no trimestre dezembro, janeiro, fevereiro deverá superar os 31.5ºC registrados no mesmo período de 2017/2018.

INFLUENCIADO PELO EL NIÑO, VERÃO NO BRASIL DEVERÁ SER MAIS QUENTE E CHUVOSO - News Rondônia

A explicação para isso, segundo a climatologista Alice Macedo, do Grupo de Previsão Climática do CPTEC, está na ocorrência do fenômeno El Niño, que também vai causar alterações no regime pluviométrico em boa parte do país.

“Embora desta vez ele esteja classificado como de intensidade de fraca a moderada, é característico dele que eleve a temperatura do Brasil”, explica. “O El Niño também está envolvido no aumento de chuvas em algumas regiões e diminuição em outras.”

O El Niño – Oscilação Sul (ENOS), seu nome completo, é um fenômeno natural, que ocorre a intervalos irregulares, que podem variar de 2 a 7 anos, com duração de seis a 18 meses. Ele é causado pelo aquecimento acima do normal das águas do Oceano Pacífico à altura da linha do Equador, entre as costas oeste da América do Sul e leste da Oceania.

O resultado disso é sentido em todo o mundo, com secas mais intensas em algumas partes, como, por exemplo, Austrália, Filipinas, Equador e regiões Norte e Nordeste do Brasil, e chuvas torrenciais e inundações em outros, como no sul país e no México e Estados Unidos.

Além disso, os verões e primaveras podem ser mais quentes em regiões como o Sudeste brasileiro e os invernos mais intensos em outras, como a Europa, os furacões mais moderados no Atlântico e os ciclones mais fortes no Pacífico. O último El Niño ocorreu entre o final de 2015 e início de 2016 e foi um dos mais intensos já registrado, desde que o fenômeno começou a ser monitorado em 1950.

Relatórios indicam probabilidade superior a 96% de ocorrência de novo El Niño

SINAIS DO EL NIÑO

No dia 19, o Inmet divulgou seu Prognóstico Climático de Verão, com as previsões para a estação que começa na sexta-feira. Segundo o Instituto, o aumento da temperatura da superfície do mar no oceano Pacífico Equatorial começou no final de junho, exceto na região mais próxima da América do Sul. Ou seja, a porção mais central daquele oceano esteve mais quente nos últimos meses.

INFLUENCIADO PELO EL NIÑO, VERÃO NO BRASIL DEVERÁ SER MAIS QUENTE E CHUVOSO - News Rondônia

Durante as primeiras semanas de novembro, no entanto, houve uma expansão de águas com temperaturas mais altas em toda faixa equatorial do Pacífico, o que indica o surgimento do El Niño.

Ainda de acordo com a nota técnica do Inmet, a maioria dos modelos dinâmicos e estatísticos, gerados pelos principais centros internacionais de meteorologia, indicam uma probabilidade superior a 96% de ocorrência de um novo El Niño. Isso significa que é praticamente certo que o verão que se inicia vai ser influenciado pelo fenômeno.

Além do El Niño, outros fatores também podem ter impacto no regime de chuvas no país, segundo o Inmet. Entre eles estão a temperatura na superfície do oceano Atlântico Sudoeste, na costa da Argentina e Uruguai – que está acima da média – e o Atlântico Subtropical, próximo ao litoral do Nordeste.

O Oceano Atlântico Norte, por sua vez, estará passando de uma fase quente para uma fria, fenômeno chamado de Oscilação Multidecadal do Atlântico (OMA), o que poderá aumentar as precipitações no norte do Nordeste nos próximos meses e anos.

PARTICULARIDADES REGIONAIS

As previsões do Inmet apontam também que as temperaturas ficarão acima das médias do verão anterior em todas as cinco regiões do país, com algumas diferenças entre estados.

No Nordeste, por exemplo, serão mais altas no Maranhão, centro e sul do Piauí, sul do Ceará e no oeste de Pernambuco. Já no Centro-Oeste fará mais calor no Mato Grosso do Sul, norte do Mato Grosso e sul de Goiás. No Sudeste, as temperaturas deverão variar de normal a acima do normal em toda a região.

No caso da Região Sul, elas devem ficar um pouco acima da média em praticamente toda a região, com exceção apenas do sul do Rio Grande do Sul, onde podem ficar dentro da normalidade.

Quanto às chuvas, as previsões do Inmet indicam que a variação será maior que as temperaturas entre as regiões. Uma das mais acentuadas ocorrerá na Região Norte, onde haverá áreas com precipitações dentro, acima ou abaixo do normal. Elas devem ser superiores à média em Tocantins, grande parte do Amapá e de Roraima, além do oeste e sul do Pará e sul do Acre e Rondônia. No Amazonas, deve chover um pouco menos do que de costume, com exceção apenas do leste do estado.

As previsões para o Nordeste indicam que haverá predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas acima da média na Bahia, litoral de Alagoas até o Rio Grande do Norte e no sul do Piauí e do Maranhão. Nas demais, as chuvas ficarão próximas ao normal ou ligeiramente abaixo. No Centro-Oeste, por sua vez, as precipitações deverão ficar dentro do de costume ou ligeiramente acima em toda a região, exceto no sul do Mato Grosso do Sul, onde elas serão mais próximas à média ou um pouco menos.

No caso da região Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de chuvas variando de normal a ligeiramente acima em grande parte de Minas Gerais, no centro-norte do Espírito Santo e no centro de São Paulo. No Rio de Janeiro elas deverão ficar abaixo da média. Tempestades, normais durante o verão na região, não estão descartadas. Na Região Sul, deverá chover mais do que de costume no sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e no norte do Paraná. Nas demais áreas, as chuvas ficarão na média ou um pouco abaixo.

Para os meteorologistas não se pode ligar essas previsões de um verão mais quente e chuvoso com as mudanças climáticas e o aquecimento global. “É muito complicado associarmos um verão isolado com esses fenômenos”, diz Priscila Pereira Coltri, diretora associada do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“Embora um dos padrões descritos para as mudanças climáticas sejam eventos extremos mais intensos, não podemos afirmar cientificamente que esse verão será de um jeito ou de outro por causa das mudanças climáticas globais. Elas são um assunto mais abrangente, que exige mais estudos.”

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

A Prefeitura de Porto Velho reforça a fiscalização para combater os maus-tratos a animais

Denúncias recebidas serão registradas por meio dos canais da Sema
L

Defesa Civil leva hipoclorito de sódio para comunidades ribeirinhas

Prefeitura de Porto Velho realiza monitoramento das comunidades em relação ao nível do rio Madeira
L

Monitoramento de áreas verdes urbanas é reforçado para preservação e sustentabilidade do meio ambiente

Estão previstos mais de 20 monitoramentos semanais até o mês de julho
L

Atividades voltadas à prevenção contra queimadas são iniciadas pelo governo de RO

As atividades do Plano Multinível de Prevenção às Queimadas, Incêndios Florestais e Desmatamento Ilegal no estado iniciaram nesta segunda-feira (10)
L

Fase estadual da Conferência Nacional do Meio Ambiente abordará cinco eixos temáticos

Foram escolhidos cinco eixos para organizar as propostas da sociedade brasileira em relação às mudanças do clima.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT

Saiba como vai funcionar o crédito consignado CLT

Programa lançado pelo governo começa em 21 de março
L

Patrícia Pimenta: Transformando o mercado editorial de Rondônia com empreendedorismo e visão

A CEO da Editora Pimenta compartilha sua trajetória de superação e sucesso, destacando a importância do empreendedorismo feminino e da leitura como ferramentas de transformação social no programa Agenda News.
L
Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Lula autoriza uso do eSocial para ofertar consignado a empregados CLT

Febraban prevê adesão de 19 milhões de celetistas ao sistema em 4 anos
L

#InFocoPodCast | Entrevista Anderson de Paula – massoterapeuta e quiropraxista

In Foco Podcast recebe Anderson de Paula nesta quarta-feira (12), às 15h!
L

Chuvas intensas e organizadas entre 24 e 48 horas em todo o estado de Rondônia

Para esta quarta-feira (12), as chuvas se concentram mais no início da tarde, inclusive com pancadas mais pesadas entre o Norte e o Nordeste de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Governador Marcos Rocha antecipa Operação Hileia para combater desmatamento e incêndios ilegais em Rondônia

A inovação tecnológica é uma das marcas da nova fase desta operação, que ganhou reforço significativo com o uso de tecnologias avançadas.
L
Deputada Cristiane Lopes destina 450 mil para construção de pontos de táxi e mototáxi em Nova Mamoré

Deputada Cristiane Lopes destina 450 mil para construção de pontos de táxi e mototáxi em Nova Mamoré

Além desse investimento, a parlamentar já destinou mais de R$ 1 milhão para melhorias em Nova Mamoré, incluindo a aquisição de um veículo para atender as demandas da assistência social e a compra de equipamentos hospitalares.
L

Nova Dimensão recebe 2ª etapa do Regional Norte de Motocross com emenda de R$ 100 mil da deputada Dra. Taíssa

A competição que acontece nos dias 15 e 16 de março, conta com investimento da parlamentar e parcerias estratégicas.
L

Deputada Cláudia de Jesus reforça articulação por moradias em Rondônia

Parlamentar discutiu avanços no Ministério das Cidades e falou sobre a retomada de projetos habitacionais no estado.
L
Prefeitos de Rondônia: Conheça Marcilene Rodrigues, de Pimenta Bueno

Prefeitos de Rondônia: Conheça Marcilene Rodrigues, de Pimenta Bueno

Marcilene Rodrigues da Silva Souza, a Professora Marcilene, nasceu no dia 22 de maio de 1971, em Guairaçá (PA). Educadora, traz consigo uma trajetória de mais de 35 anos de serviço público.
L
Publicidade

POLÍCIA

Agente funerário sofre grave acidente de moto no centro

Agente funerário sofre grave acidente de moto no centro

O agente funerário seguia de moto na João Goulart sentido a Nações Unidas, quando a condutora do carro teria invadido a preferencial e causado a batida.
16
Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Além disso, foram apreendidos balanças de precisão, sacolas plásticas, uma máquina de cartão e joias.
14
Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

O suspeito, identificado pelo vulgo “Indiano”, tentou fugir ao perceber a presença da guarnição no bairro Primavera, mas foi capturado após uma intensa perseguição.
12
Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Ao perceber a irregularidade, os policiais realizaram a consulta da numeração do chassi no sistema do DETRAN, confirmando que o veículo possuía restrição por furto ou roubo.
10
Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Na BR-364, saída para Ji-Paraná, a Polícia Militar foi acionada para atender um chamado sobre um homem caído à margem da rodovia.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental:` ACRONAVE LOG LTDA

Licença Ambiental de Operação-LAO
L

Requerimento da Licença Ambiental:. ACRONAVE LOG LTDA

Licença Ambiental de Instalação-LAI
L

Veja como resgatar dinheiro esquecido do PIS/PASEP; passo a passo

O governo calcula que o valor médio que cada trabalhador tem para receber é de R$ 2,8 mil. Os saques terão início dia 28 de março.
L
Em 2024, 63% dos brasileiros usaram o PIX ao menos uma vez por mês

Em 2024, 63% dos brasileiros usaram o PIX ao menos uma vez por mês

Em média, cada usuário realizou 32 transações mensais, diz FGV
L
Ronaldo desiste de disputa pela presidência da CBF

Ronaldo desiste de disputa pela presidência da CBF

Ex-jogador afirmou que não conseguiu reunir apoio de federações
L
Papa permanece estável e radiografia confirma melhora, diz Vaticano

Papa permanece estável e radiografia confirma melhora, diz Vaticano

Vaticano não deu um prazo para alta hospitalar de Francisco
L

Sesc Saúde Mulher realizou mais de 4.600 atendimentos gratuitos em Cuiabá

Projeto percorre o estado oferecendo atendimentos gratuitos de Papanicolau e mamografia 
L

Prefeitura de Jaru firma novas parcerias com a Controladoria-Geral da União

O programa dispõe de materiais como gibis, vídeos e histórias que, com o auxílio do educador, cria situações em que o aluno terá estimulado seu senso de parceria e colaboração social. 
L
Igualdade constitucional é pilar para combate às violências de gênero, adverte Procuradora em capacitação no MPRO

Igualdade constitucional é pilar para combate às violências de gênero, adverte Procuradora em capacitação no MPRO

Integrante do MP de Goiás advertiu para o tempo histórico do Estado na garantia de direitos.
L

OAB Rondônia apoia OAB Nacional na reiteração do pedido de suspensão das mudanças no processo de intimação

A alteração também pode resultar em aumento no número de recursos, sobrecarregando ainda mais o sistema judiciário e prejudicando a regularidade do cumprimento dos prazos processuais, o que pode impactar diretamente os direitos dos jurisdicionados.
L