SÁBADO, 05/07/2025
Publicidade

A Prefeitura de Porto Velho reforça a fiscalização para combater os maus-tratos a animais

Denúncias recebidas serão registradas por meio dos canais da Sema

Por Sema/SMC \PMPV -010

Publicado em 

A Prefeitura de Porto Velho reforça a fiscalização para combater os maus-tratos a animais - News Rondônia
Foto: Leandro Morais/ Ana Flávia

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), estabeleceu o Plano de Fiscalização de Maus-Tratos a Animais, que define diretrizes e procedimentos para a proteção e o bem-estar animal no município, assegurando a aplicação rigorosa da legislação vigente.

“A fiscalização será conduzida em quatro etapas, sendo as seguintes: recebimento de denúncias, avaliação veterinária, diligência fiscal e resgate dos animais, quando necessário”, comentou o secretário Vinícius Miguel, titular da Sema.

Conforme determinação do prefeito Léo Moraes, todas as denúncias recebidas serão registradas e, em seguida, elas serão analisadas e priorizadas conforme a gravidade do caso.

Ao processar a denúncia de maus-tratos, um médico veterinário será encaminhado ao local junto à equipe fiscal, submetendo o animal a uma avaliação veterinária para emissão de relatório técnico. Caso necessário, medidas administrativas cabíveis serão adotadas, podendo contar com o apoio da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Contra o Meio Ambiente (DERCCMA), conforme acordado anteriormente.

A Prefeitura de Porto Velho reforça a fiscalização para combater os maus-tratos a animais - News RondôniaFiscalização define diretrizes e procedimentos para a proteção e o bem-estar animal no município

“Nos casos em que for constatado risco iminente à vida ou à integridade do animal, será promovido o resgate, com posterior encaminhamento para local adequado”, disse o secretário.

A Prefeitura, por meio da Sema, manterá registros detalhados das ocorrências e promoverá revisões periódicas das estratégias adotadas, garantindo a eficácia da fiscalização e a responsabilização dos infratores. Dessa forma, reforça-se o compromisso com a defesa dos direitos dos animais, a preservação ambiental e o cumprimento das normativas legais.

COMO DENUNCIAR?

A denúncia pode ser feita pelo canal de WhatsApp (69) 8423-4092 do Departamento de Fiscalização da Sema, devendo conter fotos, endereço e a motivação. Em seguida, a denúncia será encaminhada para o Departamento de Proteção e Conservação Ambiental e para a Divisão de Controle e Proteção Animal. O médico veterinário, junto com a equipe de fiscais da Sema, irá ao local vistoriar o fato, sendo constatado maus-tratos, as devidas providências serão tomadas.

Outros meios de comunicação para denúncia de maus-tratos também podem ser feitos pelo 197 contato da polícia civil, bem como o Ministério Público.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Organizações sociais propõem plano de investimentos para conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia na COP30

Organizações sociais propõem plano de investimentos para conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia na COP30

Estudo visa criar fluxos de financiamento climático para a região
L
Corte Interamericana de Direitos Humanos reconhece emergência climática como obrigação de direito internacional

Corte Interamericana de Direitos Humanos reconhece emergência climática como obrigação de direito internacional

Decisão pode sevir de base para evitar retrocessos legislativos
L

Prefeitura intensifica ações de poda preventiva de árvores em Porto Velho

Medida visa garantir a segurança da população, preservar o meio ambiente urbano e evitar acidentes com fiações e vias obstruídas
L

Ações do governo de RO levam educação ambiental aos distritos de Alta Floresta d’Oeste

A atividade teve como foco reforçar a importância da preservação do meio ambiente para crianças e adolescentes
L
Queimadas no Brasil caem 67,7% no primeiro semestre de 2025, mas Pampa e Caatinga registram aumento

Queimadas no Brasil caem 67,7% no primeiro semestre de 2025, mas Pampa e Caatinga registram aumento

Total equivale a um terço da extensão afetada em igual período de 2024
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Fábio Botelho destaca importância de eventos como esse para fortalecer a pecuária em Rondônia

Médico veterinário e organizador reforça o papel do diálogo, da troca de experiências e da qualidade genética no avanço do agro
L

Cláudio da RondoAgro reforça compromisso com o agro e destaca parcerias durante evento em Rondônia

Com mais de 30 anos de experiência no campo, empresário fala sobre genética, tecnologia e união no agronegócio
L

Amandio Marcos Rabel Damatta destaca apoio da Sicredi à inovação no agro durante cobertura do Momento Agro na Fazenda Raízes

Gerente de Negócios Agro ressalta sustentabilidade e produtividade como pilares para o futuro do campo
L

Fazenda Raízes e Mateus do Sicoob Amazônia impulsionam inovação e sustentabilidade no Momento Agro

Parceria fortalece o agronegócio com tecnologia, crédito e impacto positivo na comunidade
L

Cairo celebra a sucessão familiar e defende tecnologia no campo para fortalecer a pecuária de Rondônia

Produtor rural compartilha trajetória de aprendizado, modernização e respeito à genética na fazenda da família
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Prazo final para isenção da taxa da Prova Nacional Docente encerra nesta sexta-feira (4)

Inscritos no CadÚnico e doadores de medula têm direito à gratuidade
L
Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Concurso Nacional Unificado: mais de 100 mil inscritos em 23 horas

Total de candidatos será conhecido após prazo para pagar inscrição
L
Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

Concurso Nacional Unificado: simplificada isenção de taxa e alteradas opções de pagamento

MGI publica retificações no edital do certame. Confira outras mudança
L

Inscrições para o Projeto Voluntariar da Segurança Pública seguem até o dia 22 de julho

O processo seletivo oferece 260 vagas para cadastro de reserva e está com inscrições abertas até 22 de julho
L

Feirão do Emprego e Empreendedorismo acontecerá no dia 11 de agosto, no Ginásio Cláudio Coutinho

A ação estava prevista para acontecer no dia 7 deste mês, mas para melhor atender à população será realizada em agosto
L

POLÍTICA

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Dilma Rousseff defende desenvolvimento sustentável e soberano em 10 anos do Banco do Brics

Comemoramos 10ª década do banco renovada de propósito
L

Deputado Cássio Gois prestigia inauguração do estande da ALE-RO na 4ª Cafecau em Cacoal

Evento contou com oficina de fotografia e programação cultural
L
Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Cartilha da Abong analisa retomada da participação social no governo Lula e aponta desafios

Documento foi lançado hoje pela Associação Brasileira de ONGs
L
Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Deputada Lebrinha assegura mais de R$ 500 mil para ampliar atendimento odontológico em São Francisco do Guaporé

Unidade móvel odontológica será adquirida com recurso de emenda parlamentar destinado à saúde do município.
L

Cláudia de Jesus solicita construção de quadra poliesportiva na escola Cora Coralina, em Ji-Paraná

Proposta visa beneficiar cerca de 500 alunos no bairro Nova Brasília.
L
Publicidade

POLÍCIA

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central nuclear de Zaporizhia fica sem energia pela nona vez após ataque russo

Central perdeu a ligação ao sistema elétrico às 17h36 locais, diz AIEA
L
Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Três jovens ficam feridos em engavetamento na ponte do Rio Machado

Todos os feridos foram encaminhados para o Hospital Municipal e para a UPA de Ji-Paraná, onde receberam atendimento médico. Apesar da gravidade dos ferimentos, todos sobreviveram.
14
Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

Homem é encontrado morto em construção abandonada na Avenida JK

O local, que funcionava anteriormente como banheiro, é conhecido por ser frequentado por pessoas em situação de rua, segundo relatos de moradores.
18
Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Homem tenta matar padrasto com faca na zona rural

Ao receber o pedido de socorro, uma equipe policial foi até o local e encontrou o suspeito tentando fugir pelos fundos, em direção a uma área de pasto.
16
Homem conhecido como "Juruna" é assassinato a tiros

Homem conhecido como “Juruna” é assassinato a tiros

A vítima, que tinha passagens pela polícia por roubo, foi executada em via pública com ao menos quatro disparos. Até o momento, não há informações sobre o autor do crime, a motivação ou a dinâmica exata da execução.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Edital de Convocação AGO: ASSOCIAÇÃO DAS FEDERAÇÕES ESPORTIVAS DO ESTADO DE RONDÔNIA – ASFERON

Rua Rui Barbosa nº 1000 – sala 1 – bairro Arigolandia – PORTO VELHO/RO
L
Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Ucrânia ataca base aérea russa enquanto Rússia intensifica bombardeios com drones

Bombardeio visa diminuir capacidade militar da Rússia
L

Helena da Planalto Alto Vidro defende a genética de qualidade na pecuária

Pecuarista destaca a importância do investimento em touros de alto padrão para garantir resultados econômicos e produtividade no campo
L

Carlão da Idaron reforça: “Somos parceiros do produtor rural, não estamos aqui para punir”

Em evento agropecuário, representante da Idaron destaca papel do órgão no crescimento da pecuária em Rondônia e convida produtores ao diálogo
L

Rosa, do Grupo Rovema, fala sobre conexão do agro com o setor automotivo e apoio à APROM

Representante da Fiat destaca importância de parcerias com produtores rurais e oportunidades exclusivas para o setor agropecuário
L

Josué Jacometti fortalece o agro de Rondônia com genética de ponta e união entre produtores

Evento na Fazenda Raízes mostra que qualidade, organização e parceria são os pilares da nova pecuária no estado
L

Ivanir Gurgel do Amaral destaca desafios e união da pecuária em Rondônia

Tesoureiro da APROM fala sobre regularização fundiária, queimadas e o papel da pecuária no futuro sustentável do estado
L

Momento Agro Edição especial: Fazenda Raízes

Neste sábado, 05 de julho, às 11h, o Momento Agro apresenta uma edição especial diretamente da Fazenda Raízes. O programa contará com a presença de convidados importantes, que irão compartilhar experiências, desafios e soluções voltadas ao fortalecimento do agronegócio em Rondônia.
L
Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

Polícia apreende quase 2 kg de drogas e detém cinco pessoas na zona rural

O grupo estaria transportando as drogas com destino a Machadinho do Oeste.
12
Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

Caminhonete do DER é encontrada em ribanceira após falha no freio de mão

As investigações iniciais, que levaram a uma intensa busca por supostos criminosos, esclareceram que o veículo não foi levado por bandidos.
10
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.