QUARTA-FEIRA, 12/03/2025

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO

'QUEM É DO MAR NÃO ENJOA'

Publicado em 

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

O profissional Engenheiro de Pesca tem o 14 de dezembro como a data alusiva a celebração desta profissão que tem um significativo potencial e uma grande responsabilidade para produção de alimento, com geração de emprego e renda, segurança alimentar, inclusão social e de preservação dos recursos hídricos e pesqueiros — considerados como importantes pilastras de sustentação da economia, de desenvolvimento socioeconômico e de sustentação e da consolidação do PIB nacional.

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

Por definição, de acordo com o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – CONFEA pode definir que o Engenheiro de Pesca é um profissional de formação superior com competência para desenvolver o ensino, pesquisa, extensão, supervisão, planejamento, coordenação e execução de atividades integradas para aproveitamento dos recursos naturais aquícola, o cultivo e a exploração sustentável dos recursos pesqueiros marítimos, fluviais e lacustres e sua industrialização.

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia
Uma viagem ao mar para celebrar o dia do Engenheiro de Pesca

Dentre as principais áreas de atuação do Engenheiro de Pesca, podemos destacar: Aquicultura; Ecologia Aquática; Tecnologia da Pesca; Tecnologia do Pescado; Extensão Pesqueira; Ensino e Pesquisa; Administração e Economia Pesqueira e Planejamento Pesqueiro.

Para tanto, o profissional necessita estudar a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos visando à aplicação biotecnológica; planejar, gerenciar, construir e administrar obras que envolvam o cultivo de organismos aquáticos; desenvolver atividades de manejo e exploração sustentável de organismos aquáticos; utilizar técnicas de cultivo de organismos aquáticos.

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

Dentre as principais atribuições do Engenheiro de Pesca, têm destaques:

  • adotar o planejamento estratégico do potencial aquícola regional e nacional;
     
  • projetar o dimensionamento na administração e na gestão da pesca e  da aquicultura;
     
  • viabilizar a instalação e a manutenção de equipamentos usados pela indústria pesqueira e de beneficiamento;
     
  • estudar e aprimorar técnicas de reprodução e de cultivo de animais e vegetais aquáticos, tais como: peixes, crustáceos, moluscos, répteis, quelônios, algas e outros;
     
  • empregar métodos e técnicas de captura, beneficiamento, conservação de produtos aquáticos;
  • atuar na administração e gestão da pesca e da aquicultura, bem como no dimensionamento das instalações e manutenção de equipamentos empregados na indústria pesqueira e no beneficiamento do pescado;
     
  • participar da exploração de pescado, como planejamento, estudo, pesquisa, ensino, assessoramento, execução de obras, produção e vistoria de projetos e indústrias;
     
  • atuar no ordenamento dos recursos pesqueiros e na política de fomento à pesca e à aquicultura;
     
  • inspecionar a produção de pescado e na prestação de assistência técnica em todos os níveis da extensão pesqueira, difusão de tecnologia e fomento.

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

Na ADMINISTRAÇÃO e na ECONOMIA PESQUEIRAno sentido de promover o planejamento, a implantação e o gerenciamento de empresas pesqueiras;

Na AQUICULTURA: na projeção fazendas e viveiros e desenvolver técnicas para cultivo de organismos aquáticos, marinhos e de água doce, e, ao mesmo tempo realizar estudos de viabilidade técnica, econômica, social, jurídica e ambiental;

Na ECOLOGIA AQUÁTICA: no sentido de estudar os diversos ecossistemas aquáticos a fim de garantir a exploração sustentável;

Na EXTENSÃO PESQUEIRAna orientação de comunidades pesqueiras a fim de promover o aumento de produtividade e da promoção socioeconômica e sustentável;

Na INVESTIGAÇÃO: a fim de viabilizar a realização de pesquisas científicas na região e, ao mesmo tempo, explorar o potencial pesqueiro eaquícola disponível para implementação de projetos produtivos para atender as demandas da população;

No PLANEJAMENTO: viabilizar a realização de um planejamento estratégico a fim de dimensionar as potencialidades e vulnerabilidades da região para elaborar projetos e programas para promover o desenvolvimento e desenvolver tecnologias apropriadas para realizar de capturas e de processamento da produção.

Na TECNOLOGIA PESQUEIRA: estudar o potencial pesqueiro a fim de promover a exploração racional dos recursos pesqueiros e elaborar programas e projetos para promover o desenvolvimento através de técnicas de localização e de captura de animais aquáticos;

Na TECNOLOGIA DO PESCADO: promover a qualificação técnica através da difusão de tecnologia e fazer o controle sanitário e inspeção da conservação, o beneficiamento e a industrialização, agregando valor e desenvolvendo novos produtos.

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

Neste dia 14 de dezembro dedicado ao profissional Engenheiro de Pesca venho através desta ESPINHA NA GARGANTA fazer votos de sucesso e de plena realização profissional para todos os colegas e as colegas amigos e amigas dos peixes e que tenham dedicação plena e máximas realizações no pleno exercício desta prazerosa profissão que é ser Engenheiro de Pesca.

Eu, a exemplo de tantos outros colegas engenheiros de pesca de todo o país,  temos tanta dedicação a esta profissão que até nossas companheiras escolhidas são Engenheiras de Pesca.

Portanto, nesta data dedicada ao profissional Engenheiro de Pesca venho saudar e parabenizar a LUISA CABRAL SANTOS, Engenheira de Pesca, companheira de todas as horas, parceira, esposa, mulher, amante  e colega de tantas lutas e de tantas travessias, provando por A + B que “quem é do mar não enjoa”.

O MAR TEM DOIS MISTÉRIO:

  • a força de suas ondas bravias que se transforma em fúria e produz violência;
  • a imensidão de seu volume que  nos remete ao menino Jesus e ao amor infinito.

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

Neste sentido, se podem provar que o MAR não é apenas o palco de trabalho dos bravos, mas, também, tem espaços amplos e camarotes especiais para  se celebrar estas datas comemorativas, para o deleite e para o amor.

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

Rondônia perde neste dia 13 de dezembro um de seus destemidos pioneiros. Faleceu nesta data o empresário BENTO DA MOTA BRAGA, nascido no município de Boca do Acre (AM), no dia 16 de novembro de 2027 e faleceu em Porto Velho neste dia 13 de dezembro de 2018, com 91 anos de vida.

DIA DO ENGENHEIRO DE PESCA: 14 DE DEZEMBRO - News Rondônia

Bento da Mota Braga se dedicou ao ramo de Madeireira quando se tornou o pioneiro nesta atividade, com a Madeireira Santo Antônio, no Trevo do Roque, depois, com a Madeireira Transamazônica, na Av. Governador Jorge Teixeira e, posteriormente, com a Madeireira IBEMALTA, na BR-364, próximo a Club ABB do Banco do Brasil.

Por seu instinto preservacionista, Bento da Mota Braga se tornou o primeiro criador de tartarugas na Amazônia brasileira e, ao mesmo tempo, o primeiro piscicultor de Rondônia, por sua ousadia e espírito empreendedor.

Rondônia perde um bravo pioneiro, um homem de visão que contribuiu decisivamente, no âmbito empresarial, com a construção civil, com a indústria e com o início da piscicultura de Rondônia.

Em nome de meus filhos, Rodrigo Tasso e Filipe Octávio, seus netos, registro nossos sentimentos de perda e de pesar por seu falecimento.

Que Deus em Sua Onipotência e Onipresença o conduza aos caminhos e à estrada da vida eterna até a consumpção dos tempos.


Antônio de Almeida Sobrinho prestou consultoria técnica junto aos seguintes organismos nacional e internacional:

  • ELETRONORTE- Centrais Elétrica do Norte do Brasil, no período de 2003 a 2005 com vistas à implementação e operacionalização do Projeto Unidades Produtivas Comunitárias para Criação de Tambaqui em Tanques-rede, na sub-bacia hidrográfica do baixo rio Candeias, no município de Candeias do Jamari-RO;
  • CNPq- Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – de 1998 a 2000, na condição de Consultor DTI, junto ao Governo do Estado de Rondônia e responsável técnico por difusão de tecnologia do pescado, em nível Estadual;
  • PNUD- Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – de 2000 a 2002, na condição de Consultor Técnico, junto ao CNPT/IBAMA, com relevantes serviços prestados a vários estados da Região Norte, com destaques para Rondônia, Acre e Amazonas.

Antônio de Almeida Sobrinho é graduado em Engenharia de Pesca (UFC-CE); Pós-Graduação em Tecnologia do Pescado (Lato sensu) pela (FAO/UFRPE e MAPA); Pós-Graduação (Lato sensu) em Análise Ambiental na Amazônia Brasileira pela (UNIR/CREARO); Pós-Graduação (Lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior – UCAM-MG (Conclusão) e tem Pós-Graduação (Stricto sensu), em nível de Mestrado, em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela (UNIR).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Chuvas intensas e organizadas entre 24 e 48 horas em todo o estado de Rondônia

Para esta quarta-feira (12), as chuvas se concentram mais no início da tarde, inclusive com pancadas mais pesadas entre o Norte e o Nordeste de Porto Velho.
L

“Fale Bem de Rondônia”: campanha promove as conquistas e o potencial do estado

A apresentação da Campanha “Fale Bem de Rondônia” aconteceu no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.
L

Cultura: Prefeitura de Jaru publica planilha com resultado definitivo dos projetos contemplados nos editais da lei Aldir Blanc

A relação completa dos projetos e espaços está disponível numa planilha, que também detalha as observações e especificidades de cada um dos selecionados.
L

Laboratório de Toxicologia é inaugurado pelo governo de RO e fortalece segurança pública em Vilhena

Nova estrutura agiliza perícias e reforça o combate ao crime no Cone Sul do estado.
L
Previsões do Horóscopo desta quarta (12/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta (12/3) para seu signo

Previsões do Horóscopo desta quarta-feira (12/3) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Rondônia se destaca e ocupa a 11ª posição no ranking de menor desnutrição infantil

O levantamento mede a proporção de crianças entre 0 e 5 anos incompletos classificadas com “magreza acentuada”, um indicador essencial para avaliar as condições nutricionais da população infantil.
L

Coronel Chrisóstomo comemora liberação de contato entre Bolsonaro e Valdemar Costa Neto

Entre os entusiastas da medida, está o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), que celebrou o fim da restrição imposta no ano passado.
L
Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS

Projeto também regulamenta cordão que identifica pessoas autistas
L
Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep

Caixa divulga calendário de pagamento do Fundo PIS/Pasep

Dinheiro começará a ser transferido em 28 de março
L

#MomentoEmpresarial | Entrevista Dra. Vanessa Carvalho

Nesta quarta-feira (12), às 09h, o programa Momento Empresarial recebe a Dra. Vanessa Carvalho, dentista especialista em implantes dentários, próteses odontológicas e estética dental. Com uma história inspiradora, Vanessa transformou um desafio pessoal em sua maior motivação profissional, dedicando-se a devolver sorrisos e autoestima aos seus pacientes.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Aprovados no CNU já podem se inscrever em cursos de formação

Terceira etapa do concurso para nove cargos tem caráter eliminatório
L

Prefeitura divulga nomes de convocados para o programa Unidos da Educação

Os voluntários irão receber uma ajuda de custo de R$ 80 por dia
L
Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Ministério desmente que inscrições para novo CNU estejam abertas

Alerta foi feito nas redes sociais da pasta
L
CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

CNU: matrícula para cursos de formação da Enap começa nesta segunda

Quem não se inscrever no prazo será automaticamente eliminado
L
Resultados finais do CNPU são homologados

Resultados finais do CNPU são homologados

36,5% dos classificados são de cidades do interior do país
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para fortalecer a produção rural em Monte Negro

Deputado Pedro Fernandes entrega implementos agrícolas para fortalecer a produção rural em Monte Negro

O investimento tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, garantindo mais produtividade e melhores condições de trabalho no campo.
L

Vereador Márcio Pacele vai à EMDUR buscar esclarecimentos sobre furtos de lâmpadas na Estrada dos Periquitos

Caso o problema persista, o vereador pretende buscar apoio junto à Secretaria de Segurança Pública, comandada pelo coronel Vital, para verificar possíveis ações que ajudem a coibir os furtos e garantir mais segurança à população.
L
Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Será que realmente Rondônia precisa de um chefe da Casa Civil?

Governador Marcos Rocha está se saindo um grande articulador.
L
STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

STF vai decidir se fim da saidinha se aplica a condenados antes de lei

Desfecho será seguido em casos semelhantes por todas as instâncias
L

Deputada Dra. Taíssa comemora o nascimento do primeiro bebê no Hospital Regional de Guajará-Mirim

Uma nova vida, um novo capítulo para o município, destaca a parlamentar.
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Polícia apreende mais de 8 kg de drogas e prende suspeito

Além disso, foram apreendidos balanças de precisão, sacolas plásticas, uma máquina de cartão e joias.
14
Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

Criminoso com mandado de prisão tentar fugir, mas é capturado pelo PATAMO

O suspeito, identificado pelo vulgo “Indiano”, tentou fugir ao perceber a presença da guarnição no bairro Primavera, mas foi capturado após uma intensa perseguição.
12
Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Polícia recupera motocicleta furtada durante patrulhamento

Ao perceber a irregularidade, os policiais realizaram a consulta da numeração do chassi no sistema do DETRAN, confirmando que o veículo possuía restrição por furto ou roubo.
10
Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Homem que sofreu acidente na BR-364 é identificado como autor de furto

Na BR-364, saída para Ji-Paraná, a Polícia Militar foi acionada para atender um chamado sobre um homem caído à margem da rodovia.
12
Homem é assassinado a tiros na região rural de Urupá

Homem é assassinado a tiros na região rural de Urupá

As testemunhas teriam gritado com o autor do disparo para que ele parasse com a agressão, e Manguinha deixou o local em uma motocicleta Honda 150.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: DECANDEIAS FARMACEUTICA LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

Recebimento e Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: AADM FARMA LTDA

RENOVAÇÃO DA LICENÇA AMBIENTAL
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: PORTO FARMA CANDEIAS LTDA

ENOVAÇAO DA LICENÇA AMBIENTAL
L
Indivíduo armado com revólver é preso dentro de estabelecimento comercial

Indivíduo armado com revólver é preso dentro de estabelecimento comercial

A arma trata-se de um revólver calibre .38, que continha 06 munições intactas.
14
Homem é preso por praticar ato obsceno em frente Escola Pública

Homem é preso por praticar ato obsceno em frente Escola Pública

Diante do fato, o homem, de 42 anos, que ainda tentou resistir à prisão, foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil.
16
Rondoniense é morta a facadas pela namorada

Rondoniense é morta a facadas pela namorada

A suspeita foi presa em flagrante momentos após o crime.
18

Ji-Paraná recebe curso de operador de trator e máquinas agrícolas, através do Cidadania Plena

Deputada Sílvia Cristina destinou o recurso que garante cursos de qualificação em vários municípios.
L

Investimentos e ações estratégicas reduzem criminalidade em Rondônia

Marcos Rocha ressalta que os números de redução foram possíveis devido à integração entre as forças de segurança e aos investimentos contínuos em tecnologia.
L
Grande apreensão de drogas resulta na prisão de dois suspeitos

Grande apreensão de drogas resulta na prisão de dois suspeitos

Além dos entorpecentes, foram apreendidos R$ 1.033,60 em notas e moedas, um aparelho celular, dois pés de maconha plantados no quintal e um terceiro dentro de uma estufa na sala da residência.
14