SEGUNDA-FEIRA, 12/05/2025

Em 2024, 60% dos projetos de lei sobre LGBT eram a favor da comunidade

Dados levantados até outubro são da Observatória

Por LETYCIA BOND - REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL - 20

Publicado em 

Em 2024, 60% dos projetos de lei sobre LGBT eram a favor da comunidade
LILLEN/PIXABAY

O ano legislativo chega ao fim com um saldo relativamente positivo para a comunidade LGBTQIA+. Na Câmara dos Deputados, dos 41 projetos de lei (PLs) apresentados até outubro deste ano relativos a esta comunidade, 26 eram favoráveis ao grupo e 15 contra, o que representa 63% dos projetos favoráveis. No Senado Federal não houve registro de nenhum dos dois lados. .

De acordo com a Observatória, plataforma da Diadorim, agência de jornalismo independente que tem esse grupo como nicho, em 2023, a Câmara dos Deputados teve quase o dobro de PLs, 81, sendo 44 para promover retrocesso nos direitos das pessoas LGBTQIA+ e 37 para assegurá-los. Na outra Casa, o Senado Federal, a ordem foi inversa, com predominância de projetos a favor da comunidade. Foram sete pró-LGBTQIA+ ante dois contra.

No ano em que Luiz Inácio Lula da Silva reassumiu a presidência da República, em seu terceiro mandato, foi constatado o maior pico de propostas de deputados federais, dentro do intervalo de seis anos analisados (de 2019 a 2024). O ano de 2021 foi o que teve a segunda maior quantidade, 50, sendo 32 em prol do grupo que desafia a heteronormatividade e 18 contra.

Em 2019, primeiro ano de Jair Bolsonaro na presidência da República, também houve muitas iniciativa por parte dos deputados federais e certo equilíbrio quantitativo entre os que lutam ao lado dos LGBTQIA+ (26 propostas) e os que se opõem a eles (17). Naquele ano, as cinco propostas legislativas dos senadores foram pela defesa da comunidade, característica que permaneceu nos anos de 2020 (4) e 2022 (4). Nestes dois anos, a vontade dos deputados de fazer os direitos se ampliarem venceu, de certo modo, já que, respectivamente, assinaram 16 e 12 projetos.

A Observatória contabilizou 149 PLs que beneficiariam ou beneficiaram essa parcela da população na Câmara Federal, entre janeiro de 2019 e outubro de 2024. No Senado, foram 27.

Além de reconstituir o panorama em números, a plataforma compartilha detalhes sobre os temas mais recorrentes nos projetos pró-LGBTQIA+. De 2019 a 2024, 149 tramitaram na Câmara dos Deputados e, desse total, 62 (41,6%) buscavam estabelecer medidas e políticas públicas de combate ao preconceito e à violência. No Senado foram 27 e a mesma temática existiu em maior quantidade, sendo verificada em 11 deles (40,7%).

Propostas

Em relação aos objetos mais comuns nas propostas que tinham como finalidade cercear algum direito, o que se sobressaiu, ao longo dos últimos anos, na Câmara foram os que queriam proibir linguagem neutra em documentos públicos, escolas e outros ambientes. O mesmo se aplica aos senadores.

Outra contribuição da plataforma é a pormenorização quanto às siglas que apresentaram as propostas. O PSOL, o PSDB e o PT são os partidos que mais apoiam a causa na Câmara dos Deputados, enquanto PL, PSL, que foi rebatizado de União Brasil, e o Republicanos estão na outra ponta.

No Senado, PSOL, Rede, MDB e PSDB são aliados do movimento. O PL aparece novamente como o que mais se esforça para emplacar a PLs contra a comunidade.

Artimanhas

O advogado Paulo Malvezzi, cofundador da Diadorim e profissional responsável pela pesquisa da plataforma, diz que há, por vezes, impressão de que em todos os lugares é possível que os membros da comunidade sejam livres para expressar afeto publicamente, quando na verdade, esta é a realidade de poucos espaços. “Às vezes, a gente fica muito viciada, por conta de uma representação muito forte do movimento LGBTQIA+ nos grandes centros urbanos, de que a coisa está muito boa, de que você pode se mostrar da forma como quer na sociedade, mas isso ocorre só em lugares muito pequenos, em bairros muito bem demarcados dentro das grandes cidades. O resto do país é vedado às pessoas LGBTQIA+”, afirma ele.

“Ou, se você está nesses lugares e enfrenta a repressão, isso, muitas vezes, significa risco de vida ou colocar sua integridade física em perigo”, emenda.

Uma das táticas dos parlamentares conservadores, aponta Malvezzi, é instalar uma atmosfera de pânico moral, engendrada, com frequência, a partir de enganações, enquanto os que buscam igualdade os direitos dos LGBTQIA+ aos do resto da população se atêm à realidade. “São projetos com justificativas pífias, que usam o pânico moral, que trazem, às vezes, argumentos com base no que aconteceu no exterior, algo que dizem que aconteceu na Inglaterra sobre uma pessoa trans que atacou outra pessoa no banheiro e isso, de repente, vira uma avalanche de projetos sobre banheiros e que são replicados ipsis litteris [exatamente com os mesmos termos] em outros estados, no Congresso Nacional. Cria-se uma onda de projetos para atacar um problema que não existe na realidade. O que eles buscam é capitalizar politicamente em cima de pânico moral, isso é evidente”, defende.

Malvezzi também recomenda que se repare em outra manobra feita com engenhosidade pela bancada conservadora. “Há também uma estratégia muito clara de opor direitos de crianças e adolescentes ao direito de pessoas LGBTQIA+. Isso é um completo absurdo, porque não há contradição aí. Você vê, por exemplo, muitos projetos de cirurgias [de redesignação sexual] e outros processos [afins], quando eles [os voltados a menores de idade] não são permitidos no Brasil, somente em caráter experimental, em condições muito específicas e com o acompanhamento e a autorização dos pais. Eles proíbem coisas que já não são permitidas aqui, tentam vedar coisas e políticas que não são políticas públicas no país. É muito preocupante que se tenha tantos parlamentares engajados nesse tipo de construção de fantasia e mobilização de afetos, ódio e preconceitos para conseguir ganhos políticos”, explica.

Para o cofundador da Diadorim, a tentativa dos políticos conservadores que atuam no Legislativo é cimentar uma agenda anti-LGBTQIA+ como degrau de um trampolim para angariar votos e aproveitar prerrogativas dos cargos. “Não acho, inclusive, que eles tenham qualquer interesse na aprovação desses projetos anti-LGBTQIA+. A aprovação é completamente incidental, é conjuntural. O que eles querem é apresentar, e, depois de apresentados, eles pouco se mobilizam para aprovar, é surfar em cima do pânico que se cria, da exposição midiática que conseguem e depois passam para o próximo tema”, avalia Malvezzi, ponderando que a proporção maior de PLs favoráveis no Congresso Nacional, atingida graças à ala progressista, prova que o país não é tão retrógado, se se examinar objetivamente.

Perfil nos estados

De acordo com o levantamento, as Assembleias Legislativas mais LGBTQIA+fóbicas são a do Rio de Janeiro, a de São Paulo e a de Mato Grosso. Nesse nível do Poder Legislativo, as maiores preocupações são quanto à linguagem neutra, ao controle do que se difunde em materiais escolares e ao compartilhamento de banheiros públicos que adotem como regra o respeito à identidade de gênero das pessoas.

As casas legislativas que mais saem em defesa dos LGBTQIA+ são São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. As pautas tidas como mais relevantes são as de combate à discriminação, medidas simbólicas, como a instituição de datas especiais no calendário, e a elaboração de censos, pesquisas e dossiês temáticos, fundamentais para municiar as autoridades governamentais e especialistas e entidades com essa bandeira.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Com público recorde e show de Jads & Jadson, Paulo da Remap consolida Machadinho como destaque regional nos 37 anos do município

O evento contou com show nacional da dupla Jads & Jadson e marcou a entrega oficial do novo Centro Poliesportivo.
L
Especialistas defendem a importância da mídia pública brasileira como contraponto à cobertura internacional dominante

Especialistas defendem a importância da mídia pública brasileira como contraponto à cobertura internacional dominante

Avaliação é de especialistas em especial de 35 anos da Agência Brasil
L
Lula reafirma compromisso do Brasil pela paz na Ucrânia e critica militarização mundial durante visita à Rússia

Lula reafirma compromisso do Brasil pela paz na Ucrânia e critica militarização mundial durante visita à Rússia

Presidente também diz que Brasil não é quintal dos Estados Unidos
L
Lula busca parcerias com a Rússia para expandir exploração de minerais críticos e fortalecer comércio bilateral

Lula busca parcerias com a Rússia para expandir exploração de minerais críticos e fortalecer comércio bilateral

Ele vai atuar para equilibrar a balança comercial entre os dois países
L
Ministro do Trabalho defende debate sobre redução da jornada e fim da escala 6x1, mas vê dificuldade em mudanças imediatas

Ministro do Trabalho defende debate sobre redução da jornada e fim da escala 6×1, mas vê dificuldade em mudanças imediatas

Governo é favorável à redução, mas desde que haja um debate saudável
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Cine Araújo no Porto Velho Shopping: Ação, Emoção e Mistério nas Telonas!

Prepare-se para uma semana cinematográfica repleta de adrenalina, nostalgia e suspense no melhor cinema da cidade
L

Promoção imperdível: News Rondônia e Cine Araújo levam você para o cinema!

Participe do sorteio e concorra a ingressos para curtir o melhor do cinema em Porto Velho
L

Resultado no ar! RondônCAP Especial das Mães já aconteceu

Mais de meio milhão em prêmios, solidariedade e muitos ganhadores marcaram essa edição!
L

Dia das Mães: História, significado e curiosidades

Uma celebração mundial de amor, gratidão e história, que vai além dos presentes e revela o papel essencial das mães na construção da sociedade.
L

Mulheres celebram o “Dia das Mães” como mães de pets

A data mobiliza reflexões sobre maternidade, afeto e novos arranjos familiares afetivos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso da Conab oferece 403 vagas com salários de até R$ 8 mil

Inscrições seguem abertas até 15 de maio e despertam grande interesse entre concurseiros de todo o país
L

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L
Publicidade

POLÍTICA

Senador Jaime Bagattoli chama população para audiências públicas sobre a privatização da BR-364 em Ji-Paraná e Vilhena

Senador Jaime Bagattoli chama população para audiências públicas sobre a privatização da BR-364 em Ji-Paraná e Vilhena

Já está definida a data para as duas primeiras diligências que discutirão a concessão da BR-364 no Estado de Rondônia. Os encontros, marcados para o próximo dia 19 de maio, ocorrerão nos municípios de Ji-Paraná e Vilhena.
L
Prazo para regularização de título eleitoral termina na próxima segunda-feira (19); cinco milhões de eleitores ainda têm pendências

Prazo para regularização de título eleitoral termina na próxima segunda-feira (19); cinco milhões de eleitores ainda têm pendências

Desde março, mais de 111 mil eleitores regularizaram a situação
L

Vista Alegre do Abunã recebe van destinada por emenda do vereador Márcio Pacele e dá início às ações Cidade Limpa e Tapa-Buraco

A assinatura da ordem de serviço para pavimentação de vias históricas na região foi outro marco comemorado pelos moradores.
L

Coronel Chrisóstomo destina ônibus para transporte de universitários em Alto Paraíso

A cerimônia reuniu autoridades locais, estudantes e representantes da comunidade acadêmica.
L
STF tem maioria para restringir decisão da Câmara sobre Ramagem

STF mantém ação contra Alexandre Ramagem, com suspensão de dois crimes até o fim de seu mandato

A Primeira Turma do STF decidiu, por unanimidade, que Ramagem continuará a responder por três dos cinco crimes imputados a ele, incluindo tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
L
Publicidade

POLÍCIA

Quinta vítima de colisão entre ambulância e carreta na BR-364 morre após quase um mês internado

Quinta vítima de colisão entre ambulância e carreta na BR-364 morre após quase um mês internado

A única sobrevivente, uma enfermeira, foi transferida para Vilhena e está em recuperação, fora de risco.
18
Adolescentes pedem ajuda à PM após homem ameaçar companheira com faca

Adolescentes pedem ajuda à PM após homem ameaçar companheira com faca

Temendo pela própria vida, a mulher fugiu para a rua, enquanto os filhos buscaram apoio junto à polícia.
16
Jovem morre em acidente na RO-463; Perda de controle pode ter causado colisão fatal

Jovem morre em acidente na RO-463; Perda de controle pode ter causado colisão fatal

O impacto foi violento, deixando a vítima presa às ferragens. Apesar dos esforços dos bombeiros, que utilizaram um desencarcerador para resgatar A.P.L.F., ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
18
Adolescente de 16 anos é morto a tiros na entrada do Parque Expo Show Norte

Adolescente de 16 anos é morto a tiros na entrada do Parque Expo Show Norte

A polícia segue investigando o caso, ouvindo testemunhas e analisando imagens do local para esclarecer como a situação levou à tragédia. 
18
Suspeito de matar jovem em evento rural se entrega à polícia

Suspeito de matar jovem em evento rural se entrega à polícia

A defesa de W.J.L.M. afirmou que ele se apresentou de forma voluntária e está colaborando com as autoridades, mas não comentou detalhes da investigação devido ao sigilo.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra foragido da Justiça do Acre em Extrema

Empresário é preso após morte de adolescente em evento em Rondônia

O crime ocorreu na madrugada de sábado (10), em frente ao estacionamento do Parque Expo Show Norte, durante um evento na cidade.
18
FICCO/RO cumpre um mandado de busca e apreensão e combate a associação criminosa

FICCO/RO cumpre um mandado de busca e apreensão e combate a associação criminosa

A medida judicial visa buscar elementos da prática criminosa e recuperar os objetos subtraídos
10
Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo imediato após dias de combates, mediado pelos EUA

Índia e Paquistão concordam com cessar-fogo imediato após dias de combates, mediado pelos EUA

Decisão ocorre após quarto dia de ataques e contra-ataques
L
Equipe da UFF é a única do Brasil selecionada para competição internacional de rovers no Canadá

Equipe da UFF é a única do Brasil selecionada para competição internacional de rovers no Canadá

A The Myths Brazil foi o único time formado por alunos brasileiros classificado para participar do Canadian International Rover Challenge (CIRC) 2025, um dos principais eventos de projeção e construção de rovers aberto a estudantes do ensino superior.
L
Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 55 milhões para o próximo sorteio

Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 55 milhões para o próximo sorteio

Próximo sorteio será terça-feira em São Paulo
L
Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

Bioeconomia impulsiona desenvolvimento sustentável na Amazônia e atrai investimentos públicos e privados

No Pará, modelo de produção pode atingir 4,5% do PIB estadual até 2030
L
Papa Leão XIV faz apelo global por fim das guerras em sua primeira mensagem pública no Vaticano

Papa Leão XIV faz apelo global por fim das guerras em sua primeira mensagem pública no Vaticano

Leão XIV comemorou também a trégua entre Índia e Paquistão
L
Alckmin representará Brasil na posse do papa Leão XIV e anuncia ações do governo em feira da reforma agrária

Alckmin representará Brasil na posse do papa Leão XIV e anuncia ações do governo em feira da reforma agrária

Católico, vice-presidente diz que será uma honra prestigiar novo papa
L
Semana S é aberta com programação nacional gratuita de cultura, saúde, empreendedorismo e capacitação profissional

Semana S é aberta com programação nacional gratuita de cultura, saúde, empreendedorismo e capacitação profissional

Programação vai até o próximo domingo em todo o país
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.