SÁBADO, 21/06/2025

Pesquisa revela que 90% dos brasileiros acreditam que adolescentes não recebem apoio emocional suficiente para lidar com redes sociais

Entrevistados querem psicólogos nas escolas para mudar cenário

Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Pesquisa revela que 90% dos brasileiros acreditam que adolescentes não recebem apoio emocional suficiente para lidar com redes sociais
Arquivo/EBC

Uma pesquisa realizada em abril mostrou que 90% dos brasileiros maiores de 18 anos que têm acesso à internet acreditam que adolescentes não recebem o apoio emocional e social necessário para lidar com o ambiente digital, em especial as redes sociais. Foram ouvidos no levantamento mil brasileiros conectados de todas as regiões e classes sociais, com 18 anos ou mais.

A margem de erro é de 3 pontos percentuais para o total da amostra, considerando um intervalo de confiança de 95%.

Segundo a pesquisa, 9 em cada 10 brasileiros acreditam que os jovens não têm apoio emocional e social suficiente, enquanto 70% defendem a presença de psicólogos nas escolas como caminho essencial para mudar esse cenário.

O levantamento foi realizado pelo Porto Digital, em parceria com a Offerwise, empresa especializada em estudos de mercado na América Latina e no universo hispânico, a partir da repercussão de um seriado que abordou o lado sombrio da juventude imersa no mundo digital e o abismo entre pais e filhos.

Para 57% dos entrevistados, o bullying (agressão intencional e repetitiva, que pode ser verbal, física, psicológica ou social, para intimidar uma pessoa) e violência escolar são um dos principais desafios de saúde mental. Também estão entre os principais desafios atualmente enfrentados pelos jovens a depressão e a ansiedade (48%) e a pressão estética (32%).

Na avaliação do presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, a série Adolescência, apresentada pela rede de streaming Netflix, colocou em evidência a necessidade de se debater a questão.

“O cuidado com a juventude deve ser um compromisso compartilhado, que envolve escolas, famílias, empresas e governos. Essa pesquisa evidencia que não basta discutir inovação tecnológica – é preciso humanizá-la e colocá-la a serviço da sociedade”, disse. “O futuro da inovação está diretamente ligado à forma como cuidamos dos nossos jovens. Não basta impulsionar avanços tecnológicos — é fundamental criar pontes entre a tecnologia e a transformação social real”, afirmou.

A pesquisa mostra que uma das ferramentas usadas pelos pais é o controle do tempo de navegação na internet. Segundo o estudo, entre crianças de até 12 anos, o controle tende a ser mais rígido e constante, inclusive com o uso de mecanismos de monitoramento. No entanto, apenas 20% dos pais responderam que pretendem usar futuramente alguma ferramenta de controle.

Já entre os adolescentes de 13 a 17 anos, a supervisão tende a diminuir. Os pais ainda acompanham, mas de forma mais flexível, permitindo maior autonomia.

Para o diretor-geral da Offerwise, Julio Calil, o cenário mostra a necessidade de desenvolvimento de espaços de acolhimento e orientação, tanto para os pais quanto para os filhos, como alternativas para proteção no ambiente digital.

“Os resultados da pesquisa nos mostram que a população enxerga a necessidade de um esforço conjunto para criar espaços mais seguros e de apoio nas escolas, especialmente diante do uso precoce e intenso das redes sociais”, apontou.

Plataformas

Recentemente, as principais plataformas digitais modificaram suas regras para restringir ou excluir a moderação de conteúdos publicados na internet, dificultando a identificação de contas ou publicações com conteúdos considerados criminosos.

Para o professor adjunto de psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, Luciano Meira, tal decisão parece priorizar interesses comerciais e políticos dos proprietários das redes.

“Essa decisão diminui a responsabilidade social das big techs, das corporações, das organizações controladoras das plataformas. Isso tem um impacto direto na proliferação de ódio, desinformação, conteúdos prejudiciais em diversas camadas, especialmente, entre populações vulneráveis. Muito jovens ficam mais expostos a conteúdos inadequados sem essa moderação e, claro, quando se trata de desinformação, isso ataca instituições e a própria democracia”, avaliou.

Na outra ponta, o Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando a constitucionalidade do Artigo 19 do Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), segundo o qual, provedores, websites e redes sociais só podem ser responsabilizados por conteúdo ofensivo ou danoso postado por usuários caso descumpram uma ordem judicial de remoção.

Ph.D. em educação matemática pela Universidade da Califórnia e mestre em psicologia cognitiva, Meira pontua que a ausência de uma decisão sobre o tema pode levar a uma potencial sobrecarga judicial.

“Pode haver um aumento considerável de casos judiciais justamente pela falta dessas ações preventivas. Então, é possível preservar a liberdade de expressão com moderação responsável. A meu ver, o posicionamento é uma rediscussão do Artigo 19 do Marco Civil da Internet para fortalecer o que seria a proteção social, não só de crianças e jovens, mas de avaliar o que se faz com o grupo de idosos hoje, vulnerabilizados por todo um conjunto de ataques, de cooptação a determinados tipos de ideologia”, acrescentou.

Além disso, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2.630 de 2020, conhecido como PL das Fake News, principal proposta de regulação das plataformas digitais. O texto já foi aprovado pelo Senado e está travado na Câmara dos Deputados. A proposta trata da responsabilidade civil das plataformas e também tem elementos de prevenção à disseminação de conteúdos ilegais e danosos a indivíduos ou a coletividades.

“Regular essas plataformas é vital para que tenhamos a manutenção de um espaço social online, produtivo e saudável para todas as pessoas – principalmente jovens e crianças que têm menos mecanismos individuais de proteção”, afirmou. “Aqueles que defendem a desregulamentação total das redes certamente têm uma uma ideia frágil e inconsistente do que é liberdade. Uma liberdade restrita sem controle social destrói, degenera as bases da nossa capacidade de construir e de fazer evoluir uma civilização. Então, claramente, a autorregulação é insuficiente, especialmente em se tratando de empresas que buscam lucro através, por exemplo, da publicidade, do comércio, enfim, as grandes plataformas, as big techs”, alertou.

Enquanto não há uma decisão sobre o tema, o professor considera necessário construir um ambiente de confiança, na escola, na família e nos demais espaços onde crianças e jovens são acolhidos para evitar que crianças e adolescentes acabem sendo submetidos a situações de disseminação de ódio e bullying, entre outras.

“O principal é a construção da confiança entre as pessoas. Sem a construção desses laços, desse relacionamento baseado na confiança, qualquer dessas estratégias não terá os efeitos desejados. A primeira orientação é estabelecer um diálogo aberto. Então, pais, mães, filhos e filhas, eles têm que, de alguma forma, estabelecer, manter, ou evoluir essa interlocução confiante.

De acordo com Meira, esse ambiente propicia a realização de conversas sobre os riscos online e também sobre a forma como se dão os relacionamentos com e nas redes sociais. “Eu entendo que essas são conversas íntimas que, baseadas na confiança, podem progredir de forma saudável”, afirmou.

Outro ponto defendido pelo professor é o estabelecimento de limites claros sobre o uso da internet e de redes sociais como, por exemplo, de tempo e de tipos de relacionamento.

“Isso não vai ser realizado, não vai ser cumprido se não existir um diálogo aberto em que crianças e adolescentes entendam que existem conteúdos inadequados e que precisam ter senso crítico, ter seu pensamento e formas de raciocínio. No entanto, nessa faixa etária, eles simplesmente ainda não conseguem capturar os riscos. Por isso, precisam de um adulto que tenha pelo menos uma intuição mais apurada para identificar formas de cyberbullying, de exposição excessiva, de conteúdos inadequados, de contato com estranhos entre outros tipos de relacionamentos”, disse.

Luciano Meira ressalta que pais e responsáveis tendem a simplesmente restringir ou proibir o uso de redes sociais, sem um diálogo consistente sobre o porquê da decisão.

“Sinto dizer que os responsáveis o proíbem de uma forma muito autocrática e que talvez não surta efeito, porque não se tem controle absoluto sobre o que acontece na vida de absolutamente ninguém. Você pode estabelecer uma forma de monitoramento participativo, em que busca conhecer, e esse monitoramento pode ser apoiado, do ponto de vista técnico, inclusive por softwares, com aplicações computacionais que você instala no notebook, no computador de mesa ou no dispositivo móvel dessa criança ou jovem para ter acesso ao que está acontecendo nesses dispositivos”, sugeriu.

Por fim, o professor afirma defende que não se deve deixar de lado o mundo real e exemplifica com a legislação que proíbe o uso de celulares nas escolas.

“Mais recentemente, as escolas têm visto alguma movimentação em torno das crianças voltarem a construir relações no mundo físico. Por exemplo, ao proibir o uso de dispositivos nas escolas, convidam as crianças para uma existência que é também offline. No final das contas, um equilíbrio é necessário entre esses mundos para que no final a gente tenha a construção de relacionamentos sociais mais duradouros e que ganhe sustentação na confiança entre as pessoas e não apenas em algoritmos”, concluiu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Governo de RO amplia estrutura do Corpo de Bombeiros com entregas e inaugurações

Uma dessas unidades foi destinada ao quartel de Pimenta Bueno.
L
Detran-RO aprimora serviços com investimentos em infraestrutura, tecnologia e acessibilidade

Detran-RO aprimora serviços com investimentos em infraestrutura, tecnologia e acessibilidade

Além disso, um convênio de R$ 10 milhões com o Batalhão de Trânsito (BPTran) possibilitou a compra de 30 motocicletas, veículos com câmeras OCR, rádios digitais e etilômetros.
L
'Copella Arnoldi': Conheça o peixe amazônico que desova fora da água e tem cuidado parental único

‘Copella Arnoldi’: Conheça o peixe amazônico que desova fora da água e tem cuidado parental único

De acordo com Fernando Dagosta, essa espécie de água doce, pertencente à família Lebiasinidae, é encontrada na Amazônia brasileira e em países vizinhos como Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
L
RAIZ VENCE GRIFE: O Rei esta nu e o mundo viu

RAIZ VENCE GRIFE: O Rei esta nu e o mundo viu

Sim, o futebol de verdade deu as caras. Aquele futebol que respira emoção, improviso e paixão, coisas que o dinheiro ainda não conseguiu comprar.
L
Entregadores de aplicativo buscam melhores condições de trabalho enquanto iFood anuncia novos benefícios

Entregadores de aplicativo buscam melhores condições de trabalho enquanto iFood anuncia novos benefícios

Plataforma vai oferecer bônus, mas sindicato vê risco de “armadilha”
L
Publicidade
ENERGISA
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Momento Agro | Entrevista Jefferson Siqueira, coordenador de território da Nutron-Cargill

Neste sábado, o Momento Agro recebe Jefferson Siqueira, coordenador de território da Nutron-Cargill, uma das maiores referências em nutrição animal no país.
L

Sintonia 360 | Entrevista Igor Marques, do Areal FC, e Maria Raimunda, do Juventude FC

O Sintonia 360 deste sábado, 21 de junho, às 9h, recebe dois nomes que representam a força do futebol de várzea em Porto Velho: Igor Marques, presidente da equipe Areal FC, e Maria Raimunda, presidente da Juventude FC.
L
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 130 milhões neste sábado (21)

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 130 milhões neste sábado (21)

Apostas podem ser feitas até as 19h, horário de Brasília
L

Inverno chega à Amazônia, trazendo seca, calor e friagem

Na estação seca, queimadas e incêndios proporcionam cenários de devastação.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Jaime Bagattoli: Esclarece que não votou a favor do aumento na conta de energia

Bagattoli lembrou de medida do governo que repassará impacto bilionário a consumidores
L
Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

FORÇA DO CAMPO: Projeto do Ifro apoiado pelo senador Bagattoli leva cursos e maquinários a associações rurais

Iniciativa foca na capacitação do pequeno produtor e agricultura familiar.
L

Jaime Bagattoli: Senador reafirma apoio à emancipação dos distritos de Rondônia

Bagattoli apontou grande disparidade, como o distrito de União Bandeiras, em Porto Velho
L
Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Deputado Eyder Brasil realiza 2ª edição do Projeto Cidadania nos Bairros

Ação acontece neste sábado na E.M.E.F Maria Francisca de Jesus, no Residencial Orgulho do Madeira e levará serviços gratuitos à população
L

Deputada Cristiane Lopes ao lado do povo na investigação de fraudes contra aposentados

CPMI do INSS é oficialmente lida no Congresso Nacional
L
Publicidade

POLÍCIA

Mulher é morta a tiro e marido suspeito é preso na zona leste

A vítima chegou a ser socorrida pelo Samu e levada à UPA Leste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
18

Criminosos são recebidos a bala durante furto em comércio na zona sul

O empresário contou que estava em casa, que fica na parte superior do comércio, quando viu, pelas câmeras, a presença de quatro criminosos tentando arrombar o estacionamento.
10
Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Colisão frontal entre carro e caminhão-tanque deixa um morto em RO

Três pessoas estavam no carro, e, lamentavelmente, um óbito já foi confirmado no local.
18
Passageiro de moto por aplicativo morre atropelado por ônibus ao fugir de assalto

Passageiro de moto por aplicativo morre atropelado por ônibus ao fugir de assalto

O piloto da moto seguiu para uma base da Guarda Civil Municipal e relatou o ocorrido. Em patrulhamento, policiais militares localizaram um dos suspeitos, C.F.S., em uma moto com placa adulterada, e o prenderam.
18
Detalhes do balão que caiu: Cesto de seis metros, custo de R$ 550 e voo a mil metros de altura

Detalhes do balão que caiu: Cesto de seis metros, custo de R$ 550 e voo a mil metros de altura

O balão pertencia à Sobrevoar, uma das diversas operadoras que oferecem passeios pelos cânions da região, conhecida como a “Capadócia do Brasil”.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Além das orientações técnicas sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, o evento vai proporcionar troca de experiências e estimular a criação de estratégias locais para promoção e desenvolvimento do setor de forma sustentável.
L
Burnout: Exaustão crônica ligada ao trabalho afeta 32% dos brasileiros e não é "frescura"

Burnout: Exaustão crônica ligada ao trabalho afeta 32% dos brasileiros e não é “frescura”

Caracterizada por um esgotamento tão intenso que até atividades básicas como sair da cama se tornam um desafio, a síndrome não deve ser confundida com depressão, pois está diretamente vinculada ao contexto profissional.
L
Montanhistas localizam brasileira que caiu em trilha na Indonésia após 16 horas de espera

Montanhistas localizam brasileira que caiu em trilha na Indonésia após 16 horas de espera

O resgate completo está programado para ser retomado na manhã deste sábado (21), horário local.
L
Vídeo mostra pessoas saltando de balão em chamas; acidente resulta em oito mortes

Vídeo mostra pessoas saltando de balão em chamas; acidente resulta em oito mortes

O acidente ocorreu na região sul do estado, conhecida por ser um popular destino de balonismo.
18

Requerimento da Licença Ambiental (LAS): L A G TAVARES

Licença Ambiental Simplificada – LAS
L
Câmara aprova aumento de vagas para deputados federais de 513 para 531

A competência da Câmara dos Deputados nos processos do 8 de janeiro

A Suprema Corte, entretanto, entendeu que não e até impôs uma restrição, decidindo que só poderia o Legislativo suspender aquilo que foi realizado durante o período em que o acusado já era deputado, mas não pelo período anterior.
L
MEC inicia pagamento da 2ª parcela do Pé-de-Meia a 3,4 Milhões de estudantes a partir de 26 de maio

PÉ-DE-MEIA: Caixa inicia pagamento do incentivo frequência nesta segunda-feira (23)

Valores serão creditados, para cerca de 3,2 milhões de estudantes, em Poupança CAIXA Tem, movimentada pelo aplicativo CAIXA Tem
L
Motociclista e pedestre ficam feridos em colisão no centro

Motociclista e pedestre ficam feridos em colisão no centro

A Polícia Militar foi acionada por uma testemunha que presenciou a colisão. Ao chegarem, os policiais encontraram duas vítimas, ambos homens, caídas no chão com ferimentos faciais, múltiplas escoriações e queixando-se de dores.
14
Motocicleta furtada é recuperada pela PM minutos após o crime

Motocicleta furtada é recuperada pela PM minutos após o crime

Os policiais foram ao local indicado e encontraram a moto. Poucos minutos depois, a proprietária apareceu, relatando que a moto havia sido furtada enquanto ela visitava uma casa na Rua Frei Caneca, esquina com a Rua Afonso José.
10
Homem tenta invadir casa com punhal para atacar suposto rival

Homem tenta invadir casa com punhal para atacar suposto rival

Uma guarnição da Polícia Militar, em patrulhamento preventivo, avistou o indivíduo tentando arrombar o portão da casa.
16
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.