Em um debate realizado pela TV Norte na noite desta quinta-feira (17), a candidata à prefeitura de Porto Velho, Mariana Carvalho, demonstrou segurança ao apresentar seu plano de governo, reforçando que suas propostas são as melhores para a capital rondoniense. Durante uma hora de debate, Mariana detalhou seus compromissos e soluções para os principais desafios da cidade.
“Porto Velho atravessa um momento de avanços e vamos dar continuidade a esse processo, mas queremos avançar mais. Nosso compromisso é fazer mais e melhor pela nossa população”, afirmou Mariana ao iniciar sua participação no debate.
Confronto de ideias
O debate contou com a participação de candidatos derrotados no primeiro turno, que fizeram perguntas aos dois concorrentes. Euma Tourinho abriu a rodada questionando sobre as primeiras ações do candidato eleito. Mariana respondeu destacando o trabalho já iniciado na atual gestão, liderada por Hildon Chaves, que asfaltou mais de 800 quilômetros de vias. “Vamos concluir 100% do asfalto na capital, levar água para os bairros e distritos, e lutar para resolver os problemas de saneamento básico e falta de água, desde o início da nossa futura gestão”, garantiu.
Célio Lopes, outro ex-candidato, questionou Mariana sobre a regularização fundiária. “Mais de 20 mil imóveis foram regularizados, inclusive nos distritos. Regularizar esses imóveis é essencial para melhorar as condições de moradia, já que com o título em mãos, é mais fácil para as famílias acessarem serviços e valorizarem seus imóveis”, explicou.
Educação e ações inovadoras
No segundo bloco, durante o confronto direto entre os candidatos, Mariana perguntou a seu oponente sobre as propostas para a educação e aproveitou para anunciar suas ações no setor. Ela pretende regulamentar a flexibilização do ponto eletrônico para profissionais com dois contratos na educação, uma medida que já foi objeto de um Termo de Ajuste de Gestão firmado com o Tribunal de Contas e o Ministério Público.
“A transformação na educação já começou, mas vamos construir um centro multidisciplinar para atender crianças com deficiência, implementar o ensino integral, construir novas creches e ampliar seus horários para atender crianças a partir de um ano. Também vamos valorizar os servidores com cursos de capacitação, corrigir os Planos de Cargos e realizar novos concursos públicos para todas as áreas”, pontuou Mariana.
Segurança pública
Quando o tema foi segurança, Mariana destacou que essa é uma de suas prioridades, apresentando várias propostas que o município pode executar. “A iluminação pública foi ampliada de 20 mil para 80 mil pontos de LED, o que ajuda a reduzir a insegurança. Também vamos implantar a guarda municipal, embora isso demande tempo para concurso, treinamento e implantação. Além disso, propomos parcerias com o governo estadual para criar folgas remuneradas para policiais militares e ampliar o número de totens de segurança”, afirmou.
Propostas para a saúde
Para a saúde, Mariana trouxe propostas significativas, como a construção do hospital municipal, ao qual ela destinou parte dos recursos durante seu mandato como deputada federal. “Vamos fortalecer a saúde básica e o programa Saúde da Família. Também planejo ampliar as UBS, construir uma unidade pediátrica, além de implementar a Carreta da Saúde e o programa Saúde Itinerante para os distritos”, destacou. Ela ainda questionou o oponente sobre a aplicação dos recursos que ele teria destinado à saúde, sem uma resposta clara do adversário.
Participação dos candidatos a vice
Durante um dos blocos do debate, os candidatos a vice-prefeito também tiveram a oportunidade de expor suas ideias. O pastor Valcenir, candidato a vice de Mariana Carvalho, anunciou a construção de um Centro de Especialidades e Diagnóstico para crianças com deficiência, com foco no transtorno do espectro autista. “O grande desafio é garantir um diagnóstico precoce para que as famílias possam acessar as políticas públicas de acolhimento e cuidado”, explicou Valcenir.
Ele também destacou a importância da regularização de igrejas e templos religiosos, permitindo que essas instituições tenham escrituração e contribuam de forma mais organizada para as ações sociais, como a recuperação de dependentes químicos.
Com um desempenho sólido no debate, Mariana Carvalho reafirmou seu compromisso com Porto Velho e apresentou propostas detalhadas para áreas prioritárias como infraestrutura, educação, segurança e saúde, fortalecendo sua candidatura na reta final das eleições.