SEXTA-FEIRA, 18/04/2025

Opinião de Primeira: Vai ter música de protesto contra a morte de mais de mil crianças indígenas por fome e doenças, em apenas um ano?

Há que se lembrar que no dia 28 de maio de 2021, o então presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi denunciado pela ONU pela morte de indígenas e pela violência praticada contra as tribos Yanomami e Munduruku.

Por Sérgio Pires - ƒ

Publicado em 

Opinião de Primeira: Vai ter música de protesto contra a morte de mais de mil crianças indígenas por fome e doenças, em apenas um ano? - News Rondônia
Foto de criança Yanomami desnutrida virou símbolo da tragédia humanitária vivida pelo povo - Divulgação

Vamos tentar criar uma letra, modesta mas forte, para uma musiquinha que os artistas brasileiros, aqueles que defendiam a Amazônia, mas a abandonaram, agora que ela tanto precisa deles? “Salvem Nossas Crianças Indígenas” seria o título. Na letra, uma menção às mais de mil crianças indígenas que morreram apenas no ano passado. Cinco mortes a cada dois dias também poderia fazer parte da letra que o compositor, em lágrimas, certamente criaria. Há outros detalhes que podem ajudar no refrão: “todas essas mortes foram ou por fome ou por falta de medicamentos básicos, como, por exemplo, um soro que lhes repusesse alguma força vital”. Em um dos versos, poderia-se questionar, mas com todo o cuidado: para que foi criado o Ministério dos Povos Indígenas, comandado pela ministra Sonia Bone de Sousa Silva Santos, também chamada de Sonia Guajajara? Ela é uma das 100 pessoas mais influentes no mundo, segundo a Revista Time. Precisa de mais que isso no currículo? Defensora dos direitos dos povos indígenas, até agora, lamentavelmente, ela não abriu a boca para comentar a perda das 1.040 criancinhas que se foram. Por falta de comida e um pouco de remédio. Não daria uma triste, lamentável, funesta e lúgubre música, ao menos para homenagear a memória de tantas pequenas vidas que se foram?

Há que se lembrar que no dia 28 de maio de 2021, o então presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi denunciado pela ONU pela morte de indígenas e pela violência praticada contra as tribos Yanomami e Munduruku. Na época, a denúncia foi assinada por oito relatores especiais da ONU, apontando para a existência de uma preocupação internacional sobre o que “aparenta ser violações de normas e padrões internacionais”.

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e associações indígenas denunciaram e pediram “mobilização” de instâncias internacionais “para a proteção dos povos indígenas em situação mais vulnerável”. Documento encaminhado ao então governo do Brasil cobrava explicações sobre o aumento da violência contra os indígenas. A carta foi assinada por importantes “relatores” da ONU e alertava para a existência de uma preocupação internacional sobre o risco que viviam algumas tribos. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e outras “entidades de base” denunciaram o caso à ONU. Agora, foram registradas 1.040 mortes de crianças indígenas entre zero e quatro anos de idade em 2023, um número estarrecedor, o maior atingido neste século. As informações são do relatório “Violência contra os Povos Indígenas no Brasil”, com dados de 2023 e feito pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). Nem uma palavra do governo brasileiro. Nem um só lamento da ministra Guajajara ou das ONGs que juram falar em nome dos índios. Nem um apoio dos “relatores especiais da ONU”. Quem sabe uma música dos nossos artistas, tão apaixonados pela Amazônia, não seria um bom réquiem para tantas vítimas inocentes?


MARQUETEIROS DE EUMA A TIRARAM DA MESMICE DE UMA DISPUTA MORNA E CRIARAM UMA CAMPANHA POLÊMICA

Ah, vai dar polêmica! Na contramão dos que acham que a candidata à Prefeitura de Porto Velho, Euma Tourinho, exagerou na sua propaganda eleitoral gratuita, há questões que precisam ser analisadas. Em primeiro lugar, não se pode viver de hipocrisia. Não há anjos numa campanha eleitoral. Cada candidato procura seu espaço. Portanto, os marqueteiros de Euma decidiram tirar sua contratante do marasmo e da mesmice e torná-la mais conhecida, mesmo que em meio a críticas e polêmicas, que vieram muito mais dos seus adversários. Qual a alternativa? Fazer uma propaganda morna, cheia de termos politicamente corretos, que nada mexeria com os índices ainda baixos da candidata e a colocaria na vala comum daqueles que ela apontou, em vídeo, como “não têm chance nenhuma”? Ora, nesse momento, a única meta de Euma, seu alvo prioritário, é crescer nas pesquisas, passar Léo Moraes e ir para um segundo turno contra Mariana Carvalho, se é que haverá segundo turno. Se não fizesse isso, a juíza aposentada ficaria no meio do caminho entre os que estão de passagem e os que cairão no esquecimento do eleitorado. A tática criada, de tentar torná-la capaz de derrotar Mariana num segundo turno, como a mais forte opositora, pode até não dar certo, mas que foi inteligente e criativa, isso foi! Candidato com posições sem destaque nas pesquisas não muda de lugar sem ser notado. O marketing de Euma está fazendo sua candidata ser lembrada. Se isso vai dar certo ou não, saberemos depois que as urnas forem abertas, ou antes, em novas pesquisas feitas depois do horário eleitoral. Mas criticar a estratégia como se todos tivessem que ser santos numa campanha é apenas defender a tradicional hipocrisia.


CÉSAR CASSOL APONTA UNIÃO DE FORÇAS ENTRE UNIÃO, ESTADO, PREFEITURAS E POPULAÇÃO PARA ACABAR COM OS INCÊNDIOS

Ao contrário de informações oficiais, as queimadas na área de fronteira da Bolívia não são tão significativas para causar toda a fumaça que está atingindo Rondônia e principalmente sua capital. A afirmação é do megaempresário César Cassol, que tem fazendas com plantações além do outro lado do rio Mamoré, que nos separa do lado boliviano. César vai mais longe: tem como controlar os incêndios em Rondônia, desde que montada uma estratégia que envolva forças do governo federal, do governo do Estado e das prefeituras. “Vamos combater o fogo em Rondônia unindo forças. Por terra, com ações do Corpo de Bombeiros e DER, juntamente com apoio das prefeituras. Também temos que cobrar do governo federal para mandar aviões e helicópteros para a guerra contra o fogo por via aérea. Precisamos também mobilizar a população para que ela participe ativamente desse esforço. É caso de urgência e emergência. O DER precisa ser acionado para abrir acessos e fazer os aceiros, operações usadas no combate aos incêndios, isolando as áreas onde há fogo. E precisamos de caminhões-pipa para acompanhar os que têm tanques com água. Há necessidade de um esforço conjunto, de todos, mas já. Passou a hora de se agir”, resume, com suas sugestões, um dos maiores empresários de Rondônia. Todas as sugestões dele, aliás, já foram encaminhadas às autoridades competentes.


MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA DA UNIÃO E ESCUDO COLETIVO SE UNEM EM AÇÕES CONTRA O CAOS AÉREO EM RONDÔNIA

Mais uma batalha, mais uma ação conjunta: Ministério Público de Rondônia, Defensoria Pública da União (DPU) e a nova entidade de defesa do consumidor, o “Escudo Coletivo”, liderado pelo advogado Gabriel Tomasete, uniram forças para ampliar a luta contra o caos aéreo que se abateu sobre nosso Estado há longo tempo. O Ministério Público estadual, aliás, ingressou com ação civil pública contra as empresas em junho do ano passado, mas até agora não houve uma decisão que pudesse acabar com o problema. Agora, com uma integração de ações com o recém-criado Instituto Escudo Coletivo e o ingresso de uma entidade nacional, a Defensoria Pública da União, abrem-se novas possibilidades para combater nosso isolamento aéreo, agravado ainda mais com a temporada de queimadas e fumaça, que fecharam várias vezes nosso aeroporto, cancelando mais de 40 voos em poucos dias. As alternativas judiciais se ampliam, enquanto a pressão política contra a Anac e as aéreas também cresce. A deputada federal Cristiane Lopes, por exemplo, continua pressionando para que o projeto que abre voos na nossa região para empresas estrangeiras seja aprovado com a maior brevidade. Por enquanto, está vencendo o lobby das empresas que nos atendem muito mal, mas não aceitam concorrência.


BOLSONARO VAI A JI-PARANÁ DIA 25, PARA TENTAR REVERTER LIDERANÇA DE ISAU E ELEGER O DEPUTADO AFFONSO CÂNDIDO

Bolsonaro vem aí! Desde 22 de fevereiro de 2022, quando ainda na Presidência da República, ele esteve em Porto Velho, para um encontro binacional com o então presidente Pedro Castillo, do Peru. O candidato que teve mais de 70% dos votos na última eleição presidencial não pisa em terras rondonienses. Ele mesmo confirmou, através de vídeo nas redes sociais, que estará em Ji-Paraná, no próximo dia 25, uma quarta-feira. Sua presença é considerada decisiva para a campanha do candidato do seu partido, o PL, na disputa pela Prefeitura da segunda maior cidade do Estado. O deputado estadual Affonso Cândido, segundo as pesquisas, estaria em torno de 10 a 12 pontos percentuais atrás do atual prefeito, Isau Fonseca, do União Brasil, apoiado pelo PP e outros partidos. Ou seja, os dois principais candidatos representam siglas da direita ou do centro-direita. Desde que deixou o comando do país, Jair Bolsonaro tem percorrido dezenas de cidades de todas as regiões brasileiras, sempre sendo recebido por grande público, quando não multidões e ovacionado por onde passa. Um dos rondonienses mais próximos a ele, o empresário Bruno Scheid, certamente teve importância decisiva ao colocar Ji-Paraná na carregada agenda de Bolsonaro. Na cidade, ele encontrará aliados antes muito próximos, como a deputada federal Silvia Cristina, de quem é amigo, em palanque adversário. Bolsonaro é a grande esperança de Affonso Cândido para reverter o quadro da eleição municipal.


APENAS 30 DOS 81 SENADORES CONFIRMAM QUE VOTARIAM PELO IMPEACHMENT DO MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES

Seria uma injustiça acusar de covarde apenas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como o único responsável pelo não andamento de processos de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, por medidas exageradas e inconstitucionais que ele tem tomado. Apenas 37% dos 81 senadores votariam a favor da medida, mesmo que ela fosse colocada em votação. Os demais (incluindo-se aí praticamente todos os que apoiam o atual governo, como o rondoniense Confúcio Moura) ou disseram claramente que votariam contra o impeachment ou estão lavando as mãos, preferindo não se pronunciar. Dos 81 senadores, apenas 30 declaram abertamente que são favoráveis à retirada, por fórceps e pelo próprio Senado, do superhipertri ministro, hoje a figura mais poderosa do país. Muitos dos que estão silentes (porque há que se respeitar os que abriram seu voto a favor de Moraes, pela coragem) têm o rabo preso, com sérios rolos. Dos que são a favor do impeachment, destacam-se os dois rondonienses do PL, os senadores Jaime Bagattoli e Marcos Rogério. Os outros 28 são: Marcos Pontes, Beto Martins, Carlos Portinho, Cleitinho, Damares Alves, Eduardo Girão, Esperidião Amin, Flávio Azevedo, Flávio Bolsonaro, Hamilton Mourão, Izalci Lucas, Jorge Seif, Luis Carlos Heinze, Magno Malta, Márcio Bittar, Marcos do Val, Plínio Valério, Rosane Martinelli, Stevenson Valentin, Wilder Morais, Alan Rick, Sérgio Moro, Tereza Cristina, Vanderlan Cardoso, Zequinha Marinho, Castellar Neto, Jorge Kajuru e Nelsinho Trad. Nesta relação, a única dúvida é Kajuru, que um dia toma uma posição e no outro a muda.


OS SETE CANDIDATOS À PREFEITURA DE PORTO VELHO SERÃO SABATINADOS PELOS DINOSSAUROS, A PARTIR DESTA SEGUNDA-FEIRA

Cinco dias nesta semana que inicia. Dois dias na próxima. Os sete candidatos à Prefeitura de Porto Velho serão a atração principal da série de sabatinas que a SICTV/Record e a Rádio Parecis FM transmitirão ao vivo, simultaneamente, a partir desta segunda-feira, sempre no horário das 17h45. Os dinossauros Everton Leoni, Beni Andrade, Jorge Peixoto e Sérgio Pires vão fazer as perguntas para os concorrentes na capital. O programa terá também atrações inovadoras, como perguntas dos demais candidatos ao personagem que está sendo sabatinado. Terá muito mais, mas a emissora prefere guardar como surpresa para os telespectadores e ouvintes. As sabatinas realizadas pelo Grupo SIC têm sido consideradas de grande importância para o contexto da disputa eleitoral. Nelas, os candidatos não só apresentam seus planos e propostas, mas também se desnudam perante os que acompanham a atração, respondendo sempre questões que o próprio público gostaria de fazer. A série começa com a candidata Euma Tourinho, do MDB, nesta segunda, dia 9. Na terça, dia 10, será a vez de Mariana Carvalho, do União Brasil e mais onze partidos aliados. Dia 11, quarta-feira, será a vez de Samuel Costa, da Rede; na quinta, dia 12, Ricardo Frota, do Partido Novo; dia 13, sexta-feira, Benedito Alves, do Solidariedade; na outra segunda, dia 16, Léo Moraes, do Podemos; e encerra na terça, dia 17, com Célio Lopes. Agende aí, para não perder nada e ter informações suficientes para ajudar você a decidir em quem vai votar no 6 de outubro.


CRESCIMENTO DA ECONOMIA IGUAL À CHINA E MAIS DE 18 MIL EMPRESAS EM OITO MESES: RONDÔNIA SÓ CRESCE

A frase do presidente do Tribunal de Contas do Estado, o conselheiro Wilber Coimbra, de que Rondônia está crescendo mais que o ritmo chinês, dá uma ideia de como a economia rondoniense está se expandindo. A previsão de um aumento de arrecadação na faixa de 4,3% para o ano que vem é o resultado de uma série de medidas para que, mesmo com todas as dificuldades da economia, continuemos crescendo bem acima dos índices nacionais. Um exemplo claro neste contexto é o número impressionante de 18.580 novas empresas abertas em apenas oito meses deste ano (janeiro a agosto), segundo dados oficiais da Junta Comercial do Estado. Já são 4.626 negócios a mais desde o fechamento do balanço do primeiro semestre deste ano. O crescimento é de 2,28% em relação aos oito primeiros meses do ano passado. Desde 2019, até agosto passado, foram abertas 136.872 novas empresas em Rondônia, gerando empregos e renda, comemora o governador Marcos Rocha. “A velocidade do crescimento econômico impressiona e reflete na melhoria da qualidade de vida da população”, comemora. Para Rocha, as condições favoráveis criadas por seu governo têm ajudado os negócios a prosperar. Nossa economia vai muito bem, incluindo o crescimento das exportações, com nossos produtos chegando a cada vez mais países.


PACELE ATUA NOS DISTRITOS, COM ILUMINAÇÃO A LED E TAMBÉM ACOMPANHA AQUISIÇÃO DE CAMINHÕES PARA COMBATE ÀS QUEIMADAS

O vereador Márcio Pacele, que acumula a presidência da Câmara Municipal de Porto Velho com suas ações para beneficiar a comunidade, está atuando em várias frentes nessa missão de intermediar benefícios da Prefeitura da Capital para a população. Uma delas foi comemorar a troca de lâmpadas antigas pelas de LED no distrito de Vista Alegre do Abunã, como, aliás, já tinha conquistado para Nova Califórnia e Extrema. Outro resultado positivo do trabalho do edil foi conseguir melhorias para o trânsito da Avenida Alexandre Guimarães e do Beco da Lapa, no Jardim Santana. Por fim, na batalha diária em busca de melhorias para a coletividade porto-velhense, ele se reuniu com o secretário da Semusb para garantir a contratação de caminhões-pipa. O objetivo é combater a escassez de água, poeira e queimadas durante o verão amazônico. Segundo Márcio Pacele, a iniciativa dos caminhões-pipa visa não apenas fornecer água potável às famílias da região, mas também reduzir os efeitos das queimadas e da poeira, que têm causado grande desconforto e prejuízos à saúde dos moradores. O secretário Cleberson Pacheco informou que a contratação está em fase final, e os caminhões devem estar disponíveis até o dia 15 deste mês, com prioridade para atender a Ponta do Abunã e os distritos mais afetados pela estiagem e queimadas.


PERGUNTINHA

Na sua opinião, mesmo que comprovada alguma ilegalidade feita pelo agora demitido ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida, como as denúncias de assédio sexual contra várias mulheres, o peso da lei cairá sobre ele com a mesma força que cairia se ele não tivesse sido um dos nomes mais importantes do atual governo?

Opinião de Primeira: Vai ter música de protesto contra a morte de mais de mil crianças indígenas por fome e doenças, em apenas um ano? - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

TikTok lança sistema de verificação de fatos com notas da comunidade nos EUA para combater desinformação

TikTok lança sistema de verificação de fatos com notas da comunidade nos EUA para combater desinformação

São as chamadas notas de rodapé, um recurso de segurança
L
Infraero prevê 115 mil passageiros e 996 voos em aeroportos durante feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes

Infraero prevê 115 mil passageiros e 996 voos em aeroportos durante feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes

No Aeroporto Santos Dumont são esperados 101,7 mil passageiros
L

CEACLIN: confiança que se constrói com qualidade

Referência em Porto Velho, o laboratório aposta em auditorias constantes para garantir segurança nos exames e fortalecer a relação com pacientes e parceiros.
L

Poeta Elizeu Braga: presença em bate-papo com estudantes de Letras Espanhol, Inglês e Português da Unir

Em evento que marcou a reinauguração do clube de contos “Escrevivências”, Elizeu Braga compartilhou suas vivências, poesias e o processo criativo que o conecta às raízes do Baixo Madeira.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Agenda News: DigiEx leva imersão transformadora em marketing digital para Rondônia; confira as cidades do evento

Evento promete 10 horas de aprendizado com Mateus Ribeiro e Carla Rodrigues, explorando estratégias para escalar negócios e monetizar conhecimentos.
L

Crise nos supermercados: falta de funcionários trava o setor

Funções como operador de caixa, açougueiro e repositor estão entre as mais difíceis de preencher, afetando o atendimento e o funcionamento das lojas
L
IFRO abre vaga para bolsista colaborador externo na área de Psicologia no Campus São Miguel do Guaporé

IFRO seleciona bolsista externo para atuar em Psicologia no campus de São Miguel do Guaporé

O valor mensal da bolsa é de R$ 1.430,00, para carga horária de 20 horas semanais.
L
Conta de energia elétrica permanecerá sem cobrança extra em março

Governo propõe nova tarifa social de energia que pode beneficiar até 60 milhões de pessoas

A medida prevê isenção total na conta de luz para famílias de baixa renda com consumo mensal de até 80 kWh. A proposta, enviada à Casa Civil em 16 de abril, ainda pode passar por ajustes antes de ser enviada ao Congresso Nacional.
L
Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Gazin Porto Velho conquista o pentacampeonato Rondoniense com brilho de Digão nos pênaltis

Com o resultado, o clube iguala o número de títulos do Vilhena Esporte Clube (VEC), segundo maior campeão estadual.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Ieda Chaves vota favoravelmente às conclusões da CPI das Reservas Ambientais em Rondônia

Parlamentar elogiou a atuação da Comissão e defendeu a manutenção dos produtores em suas terras.
L
Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Relatório final da CPI das Reservas é apresentado por Pedro Fernandes e aprovado pelo plenário

Investigação conduzida por quase dois anos conclui que decretos que criaram 11 unidades de conservação são nulos e sem embasamento técnico
L
Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Visto de Duda Salabert é emitido no gênero masculino, contrariando documentos brasileiros

Parlamentar tem todos os documentos brasileiros com gênero feminino
L
José Guedes se desliga do PSDB após décadas de militância e fundação do partido em Rondônia

José Guedes se desliga do PSDB após décadas de militância e fundação do partido em Rondônia

Ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado federal constituinte, José Guedes anunciou oficialmente sua saída do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), legenda da qual foi um dos fundadores em nível nacional, estadual e municipal.
L
Silvia Cristina comemora resultado de pesquisa ao Senado, mas reforça foco no trabalho atual

Silvia Cristina comemora resultado de pesquisa ao Senado, mas reforça foco no trabalho atual

O levantamento, realizado entre 09 e 13 de abril com 1.640 eleitores em 35 municípios de Rondônia, a posiciona com 17,4% das intenções de voto para o Senado.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criança é atropelada por moto em frente à casa da avó

Com várias escoriações pelo corpo, a criança foi socorrida pelo Samu e levada para a UPA Leste.
12

Operação conjunta resulta em apreensão de armas e quatro presos

O flagrante aconteceu em uma fazenda na Linha Verde, distrito de Triunfo, município de Candeias do Jamari, nesta quinta-feira (17).
10
Batida entre carro e moto deixa mulher em estado grave na capital

Batida entre carro e moto deixa mulher em estado grave na capital

De acordo com testemunhas, a mulher que estava de moto teria avançado a preferencial quando foi atropelada pelo carro que seguia na Rui Barbosa.
16
Mulher é presa suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa; criança de 7 anos morreu

Mulher é presa suspeita de envenenar família com ovo de Páscoa; criança de 7 anos morreu

O caso resultou na morte de uma criança de 7 anos e deixou duas pessoas em estado grave.
14
Acidentes em rodovias federais causaram mais de 6 mil mortes e 84 mil feridos em 2024, aponta PRF

Acidentes em rodovias federais causaram mais de 6 mil mortes e 84 mil feridos em 2024, aponta PRF

PRF diz que 84,5 mil se feriram em mais de 73 mil sinistros
L
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, com 668 mortes confirmadas

Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, com 668 mortes confirmadas

País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença
L
Roland Garros fará homenagem a Rafael Nadal na abertura do torneio de 2025

Roland Garros fará homenagem a Rafael Nadal na abertura do torneio de 2025

Tenista espanhol é o recordista no saibro francês com 14 títulos
L
França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

França reconhece impacto negativo de dívida imposta ao Haiti em 1825 e cria comissão para reavaliar passado comum

Macron cria comissão sobre o tema, mas não indica reparação financeira
L

Governador Marcos Rocha e Luana Rocha anunciam auxílio emergêncial para famílias atingidas por enchentes em Rondônia

Marcos Rocha informou ainda que já encaminhou à Assembleia Legislativa o projeto de lei que prevê o orçamento para o auxílio e conta com o apoio dos deputados estaduais para aprovação.  
L
O clássico do stop-motion está de volta! "Coraline e o Mundo Secreto" será reexibido no Cine Araújo de Porto Velho

Cine Araújo exibe filme em Sessão Adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Porto Velho Shopping

Programação especial no Cine Araújo oferece ambiente inclusivo para famílias com crianças e adultos no espectro autista
L
Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb após denúncias e empresa é impedida de atuar no setor

Ministério do Turismo cancela cadastro da Hurb após denúncias e empresa é impedida de atuar no setor

Para a Senacon, atuação da empresa é inviável em vários aspectos
L
Prazo para se inscrever em curso gratuito sobre projetos esportivos é estendido até quinta-feira, 17 de abril

Prazo para se inscrever em curso gratuito sobre projetos esportivos é estendido até quinta-feira, 17 de abril

A Rede CT – Capacitação e Transformação fortalece iniciativas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, ampliando o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte.
L

Governo Federal amplia investimento no programa Cantinhos da Leitur

Serão investidos mais de R$ 16 milhões para atendimento às crianças da educação infantil em 2025.
L
Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para afetados pela enchente no Baixo Madeira

Terminal Rodoviário de Porto Velho vira centro de doações para afetados pela enchente no Baixo Madeira

Terminal se une à corrente de solidariedade e recebe doações para comunidades atingidas pelas inundações.
L
Governo de RO entrega sistema de abastecimento e muda a realidade de moradores de União Bandeirantes

Governo de RO entrega sistema de abastecimento e muda a realidade de moradores de União Bandeirantes

Iniciada em 2014, a obra foi paralisada em 2018 para ajustes contratuais e só foi retomada em 2021, após esforços do governo do estado para destravar burocracias.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.