Ar quente, vento e fumaça no Norte do Brasil ajudarão a provocar uma manhã de quinta-feira ainda bastante abafada. No decorrer da tarde, o cenário vai mudar totalmente com a queda de temperatura ocasionada pelo ar polar, que está sendo soprado para o Brasil, vindo de Buenos Aires, na Argentina.
Essa previsão é um prognóstico para o Sul do Brasil, mas durante o final de semana começará a interferir no clima de outros estados. Na análise do tempo, espera-se que, a partir de sexta-feira, 23, até o dia 24, o frio quebre a barreira de calor e penetre com mais intensidade, principalmente nas regiões onde as temperaturas oscilam acima dos 40ºC.
Nesta quinta-feira, 22, o Inmet emitiu dois importantes avisos para Rondônia. Devido à cúpula de calor com maior formação no Centro-Oeste, os alertas indicam perigo em razão da baixa umidade do ar e pela forte incidência de calor.
No Sul do estado, como em Vilhena, as temperaturas podem atingir a casa dos 40ºC. Em Porto Velho, a tendência também é de muito calor, com altas temperaturas.