Perdigão é acusada de reforçar estereótipo racista em nova campanha de Natal. Marca recebeu série de críticas de usuários após divulgar peça publicitária
Um comercial da Perdigão, que pertence à BRF, está sendo acusado de racismo por usuários. O vídeo divulgado para promover o chester Perdigão recebeu centenas de comentários negativos e criou grande discussão sobre estereótipo racista nas campanhas publicitárias.
O comercial mostra uma família pobre fazendo uma ceia de Natal com o chester da marca, agradecida e emocionada por receber o alimento gratuitamente por causa da compra de do mesmo produto por uma outra família. A ideia é mostrar a ação da Perdigão para a época: na compra de um chester, a marca doa outro para uma família que precisa.
O problema, porém, foi a representação. A família pobre era composta majoritariamente por pessoas negras, enquanto a outra família era composta por pessoas brancas, na maioria. Segundo usuários, a marca reforçou estereótipos racistas.
“A campanha de Natal da Perdigão é um poço de racismo“, disse uma usuária no Twitter. “De representação do branco bondoso e do negro feliz pela caridade. Surreal.
A campanha foi divulgada ontem no canal da marca no YouTube e conta com 180 mil visualizações e centenas de comentários — a maioria negativa.
“E a família branca novamente salva o Natal da pobre família negra que não pode comprar um Chester?“, ironiza um usuário. “E não venham com aquele papo de ‘coincidência’ ou ‘nós não enxergamos cor’, porque se fosse assim, teríamos mais famílias negras retratadas ajudando pobres famílias brancas por aí.”