QUARTA-FEIRA, 22/01/2025
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia

L

Brasil

8 DE JANEIRO:  Lula: “Ainda estamos aqui. A democracia venceu”

Ato com representantes dos três poderes e autoridades e abraço pela democracia na Praça dos Três Poderes marcam dois anos das invasões ao Planalto, Congresso e STF

Por Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Publicado em 

8 DE JANEIRO:  Lula: "Ainda estamos aqui. A democracia venceu" - News Rondônia
O presidente Lula durante evento de exaltação da democracia no Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PR

“Se hoje estamos aqui para renovar nossa fé no diálogo entre os opostos, na harmonia entre os Três Poderes e no cumprimento da Constituição, é porque a democracia venceu. Estamos aqui porque é preciso lembrar. Para que ninguém esqueça. Para que nunca mais aconteça”.

Com essas palavras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sublinhou a importância do alinhamento institucional do país para preservar o Estado Democrático de Direito. O discurso na manhã desta quarta-feira, 8 de janeiro, foi durante solenidade que marcou os dois anos das invasões às sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, em 8 de janeiro de 2023.
“Democracia para poucos não é plena. Por isso, a democracia será sempre uma obra em construção. Seremos intransigentes na defesa da democracia e renovaremos sempre nossa fé inabalável no diálogo, na união, na paz e no amor ao próximo”

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República
» Confira a íntegra do discurso lido pelo presidente Lula

O evento reuniu representantes da cúpula dos Três Poderes, governadores, ministros, parlamentares e representantes de movimentos sociais no Palácio do Planalto. Lula reforçou que a cultura e os valores da sociedade não serão sequestrados por aqueles que não compreendem a importância da pluralidade. “Democracia para poucos não é plena. Por isso, a democracia será sempre uma obra em construção. Seremos intransigentes na defesa da democracia e renovaremos sempre nossa fé inabalável no diálogo, na união, na paz e no amor ao próximo”, pontuou.

O ministro em exercício do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, leu um texto enviado pelo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, que reiterou valores da instituição. “Nós, ministros do STF, sabemos que existimos na democracia, vivemos pela democracia e da democracia jamais desistiremos”, registrou. “Precisamos lembrar do que aconteceu para que não se repita, para que as novas gerações não esqueçam das dores de uma ditadura e dos males que o autoritarismo traz”, completou.

Veneziano Vital do Rêgo, presidente em exercício do Senado, também enfatizou o caráter estratégico de recordar o 8 de janeiro de 2023 para evitar recuos autoritários. “Essa realidade precisa ser contada, reavivada às mentes, principalmente daqueles que ainda ousam dizer que prefeririam os arbítrios a conviver com democracia. Precisamos demonstrar que viver com liberdade de imprensa e conviver com a contestação é muito melhor do que sob o manto de quaisquer ditaduras”, destacou o senador.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Governo do Brasil (@governodobrasil)

COMBATE À INTOLERÂNCIA – Representando o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, a deputada federal Maria do Rosário ressaltou que a democracia exige não apenas defesa de instituições, mas combate ativo à intolerância. “Nós, no âmbito dos nossos poderes, que vivem sempre contradições pela pluralidade que os caracteriza no ambiente democrático, não podemos ser tolerantes com intolerantes. Não podemos homenagear o fascismo, o ódio político. Precisamos aprender com a história”, afirmou.

O evento também foi marcado pela entrega de 21 obras do patrimônio cultural brasleiro, entre pinturas, esculturas e um relógio do Século XVII, que haviam sido vandalizadas e foram restauradas. Em outro momento, o presidente Lula assinou decreto que cria o Prêmio Eunice Paiva de defesa da democracia.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, ex-ministro do STF, declarou que a democracia é a concretização dos direitos fundamentais do ser humano. “Esse conceito evoluiu, mas sempre manteve a essência: a participação ativa do povo na gestão da coisa pública. Cada ameaça contra o regime democrático deve ser um lembrete do valor inestimável do que ele representa e da importância da luta cotidiana de todos nós para a sua preservação”, disse.

8 DE JANEIRO:  Lula: "Ainda estamos aqui. A democracia venceu" - News Rondônia

DEMOCRACIA – Após a solenidade, o presidente desceu a rampa do Palácio do Planalto com autoridades para se juntar ao público que estava na Praça dos Três Poderes para o Abraço da Democracia. Eles se posicionaram ao lado de uma estrutura composta por centenas de vasos de flores que formavam a palavra democracia.

CONSCIÊNCIA – Vinda de Goiânia, a professora e funcionária pública Marta Luíza viajou com o esposo, Junior Rabelo, para a celebração. Ela destacou a difícil recuperação do país após os episódios de invasão e vandalismo. “A recuperação física já é todo um trabalho, um esforço consciente em torno do que representam esses símbolos na Praça dos Três Poderes, mas a recuperação política e social é ainda mais difícil e lenta”, disse Marta.

8 DE JANEIRO:  Lula: "Ainda estamos aqui. A democracia venceu" - News Rondônia

Abraço da democracia, ato na Praça dos Três Poderes. Foto: Ricardo Stuckert / PR

CARÁTER HISTÓRICO — Os irmãos Enzo Gimenez, de 18 anos, e Murilo Gimenez, 21, de São Paulo, aproveitaram a visita à capital federal para participar com a família. Coincidentemente, o evento ocorreu no dia do aniversário de Enzo. “A gente veio para conhecer a cidade, era um desejo. Como meu aniversário caiu no dia, aproveitei e vim. Esse ato é importante para relembrar o que aconteceu”, destacou Enzo. Murilo complementou a fala do irmão: “É um marco, porque fica registrado na história. Vão passar uns dez anos e vão sempre lembrar que teve aquilo no dia 8 de janeiro”, relatou.

VALORES – Dandara Macedo, enfermeira de 34 anos e trabalhadora da Fiocruz Brasília, também entrou no time dos que reforçam a importância de proteger valores democráticos. “Eu não vivenciei a época da ditadura militar, mas estudei. E hoje é importante para a gente estar aqui, mais uma vez, para defender a nossa democracia, para que a gente continue tendo o direito à voz, à fala”, disse Dandara.

8 DE JANEIRO:  Lula: "Ainda estamos aqui. A democracia venceu" - News Rondônia
Marta e Júnior vieram de Goiânia. Os irmãos Enzo e Murilo trouxeram a família. Maria Maia, Marucia e Odulia chegaram juntas. Dandara reforçou o simbolismo da data. Todos pela democracia. Fotos: Vitor Vasconcelos / Secom / PR

 

CONQUISTAS — Moradoras do Distrito Federal, a cineasta Maria Maia, a psicanalista Marucia Lima e a servidora aposentada Odulia Capelo ressaltaram a necessidade de proteger as conquistas democráticas do país. “O Brasil conquistou a democracia depois de uma ditadura militar terrível e, em 8 de janeiro de 2023, essa democracia foi ameaçada por um bando de bárbaros. Estamos aqui hoje para defender essa florzinha maravilhosa que faz com que a gente viva”, enfatizou Maria Maia. Marucia completou: “Na democracia as instituições convivem em liberdade, autonomia e o povo pode se expressar.” Já para Odulia, o evento simboliza a rejeição aos atos de violência. “Estamos aqui para reafirmar que foi horrível o que ocorreu há dois anos. Para dizer: ‘não, não queremos mais isso’.”

DIREITOS – Também entre as vozes que se uniram no “Abraço à Democracia” estavam as professoras Ivonei Calado e Francilma Rodrigues. “Isso é uma resposta que a gente tem que dar a esses grupos que estão tentando dominar não só o Brasil, mas o mundo. É para mostrar que não queremos mais. Essa história já conhecemos”, afirmou Ivonei. Já Francilma destacou o papel da proteção à democracia em tempos de desinformação. “Para mim, esse dia representa a resistência da democracia num momento tão difícil como esse que a gente está vivendo, onde grupos pediram a ditadura de volta por falta de conhecimento histórico, por alienação, por fake news e uma série de coisas”, explicou.

 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo Federal edita Medida Provisória para reforçar gratuidade do Pix

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, explicou que a Medida Provisória reforça a gratuidade do uso do Pix e todas as cláusulas de sigilo bancário em torno do método.
L

Funcionário público que estava desaparecido é encontrado morto submerso em rio

Wellinton foi visto pela última vez por testemunhas nas proximidades de uma ponte, perto de uma pedreira. Após essa última aparição, ele desapareceu sem deixar pistas.
18

Governo lança Plano de Comunicação para promover igualdade racial na administração pública

Iniciativa inédita foi construída a partir de escuta qualificada e recebeu mais de 400 contribuições de movimentos sociais, mídias negras e especialistas.
L
Chefes de Estado recebem selo especial do G20

Chefes de Estado recebem selo especial do G20

Emitido pelos Correios
L
Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

Brasil contabiliza 1,5 mil casos de mpox em 2024

OMS convocou reunião sobre o tema para a próxima sexta-feira.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Coluna do Simpi: Pequenas Empresas são notificadas pelo Fisco sobre diferenças de imposto a pagar relacionado ao Pix

A medida abrange movimentações realizadas de 2022 a dezembro de 2024 e prevê um prazo de 30 dias para que as empresas regularizem a situação.
L

Rondônia em evidência no cinema nacional: a força do Norte do Brasil

O filme evidenciará as riquezas naturais e culturais da região e contará com o apoio de empresas privadas que se beneficiam de incentivos fiscais oferecidos pelo governo.
L

INMET: órgão alerta para chuva com grau de perigo

As chuvas mais intensas se concentram no Nordeste e Noroeste de Rondônia, onde são esperados volumes de até 100 milímetros.
L
Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Carteira de Trabalho Digital agora permite consultas a vagas do Sine

Trabalhador deve atualizar dados para receber ofertas de emprego
L
Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte

Rondônia avança no comércio global e se torna segundo maior exportador do Norte

O indicador, conforme o Relatório de Dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), é resultado das políticas públicas da atual gestão, que fortalece setores estratégicos para elevar o mercado global.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

Plataforma oferta mais de 2,4 mil vagas de emprego e cursos de qualificação para diversas áreas em Rondônia

A plataforma tem sido fundamental ao recrutamento de profissionais qualificados ao oferecer uma interface mais fácil aos usuários, tanto como quem busca emprego ou é empregador.
L
Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

Inscrições para concurso da Ebserh terminam nesta segunda

As 545 vagas são distribuídas por 45 hospitais e também para a sede
L
Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Taxa de desemprego global permanece em 5% em 2024, diz OIT

Jovens de países pobres sofrem mais para conseguir um emprego
L
Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Correios: sai resultado preliminar de concurso para carteiro

Salário inicial é R$ 2,4 mil, com vale-alimentação de R$ 1,4 mil
L
Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Resultados de concurso dos Correios serão divulgados nesta sexta-feira

Pouco mais de 1 milhão de candidatos concorreram a 3,5 mil vagas
L
Publicidade

POLÍTICA

Lei da deputada Cláudia de Jesus é sancionada e reforça direitos de crianças e adolescentes em Rondônia

Agora é Lei: Estatuto da Criança e do Adolescente será distribuído nos registros de nascimento e adoção.
L

Resultado positivo: operação contra crime organizado gera 22 prisões, apreensão de armas, drogas e mostra força do trabalho integrado das forças de segurança

Nos últimos dias, Rondônia enfrentou uma onda de ataques coordenados por uma organização criminosa, que causou tensão em Porto Velho e em algumas cidades do interior.
L
Coronel Chrisóstomo: Após pressão, Força Nacional fica na região amazônica por mais três meses para ajudar contra o crime organizado

Coronel Chrisóstomo: Após pressão, Força Nacional fica na região amazônica por mais três meses para ajudar contra o crime organizado

Essa decisão foi formalizada por portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (20).
L

Ieda Chaves solicita melhorias na infraestrutura viária na RO-267, em Castanheiras

Remoção dos quebra-molas em pontes está entre as demandas a serem sanadas pelo DER/RO.
L
Deputada Dra. Taíssa cobra providências do DNIT para melhorias urgentes na BR-364

Deputada Dra. Taíssa cobra providências do DNIT para melhorias urgentes na BR-364

Parlamentar aponta deterioração da BR-364 e risco estrutural na ponte sobre o Rio Mutum como prioridades de intervenção urgente.
L
Publicidade

POLÍCIA

Dupla é presa com arma e celulares roubados na zona sul

Ambos foram encaminhados ao Departamento de Flagrantes.
10

Polícia Militar de Rondônia intensifica segurança com resultados expressivos no programa Aliança pela Vida, Moradia Segura

Ações da PMRO promovem segurança e qualidade de vida com abordagens estratégicas e apreensões significativas
L
Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido, em Ji-Paraná

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido, em Ji-Paraná

De acordo com as informações coletadas no local, o motociclista subia a Avenida Maringá no sentido T-20 quando colidiu com a porta dianteira esquerda do Toyota Corolla, que atravessava a via.
14
Mãe e filho são atropelados após colisão entre veículos

Mãe e filho são atropelados após colisão entre veículos

O incidente deixou uma mulher e seu filho feridos, após a colisão entre dois veículos.
16
Força Tática prende suspeito com arma de fogo, em Ji-Paraná

Força Tática prende suspeito com arma de fogo, em Ji-Paraná

O imóvel, descrito como abandonado e frequentemente utilizado para festas, foi alvo de denúncia que resultaram na apreensão de uma arma de fogo.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rios de Rondônia estão subindo dentro da normalidade e abaixo da cota de alerta para enchente

Rios de Rondônia estão subindo dentro da normalidade e abaixo da cota de alerta para enchente

Os dados também podem ser consultados pelo público por meio do aplicativo SipamHidro.
L
Governo de RO realiza Encontro Estadual sobre Calamidade Pública e Emergência, e prepara municípios para enchentes

Governo de RO realiza Encontro Estadual sobre Calamidade Pública e Emergência, e prepara municípios para enchentes

Rondônia está em situação de preparação, caso tenha situação de emergência devido às enchentes, que historicamente ocorrem neste período do ano.
L

Inscrições para o programa são prorrogadas até o dia 23

Cota preferencial foi ampliada para garantir mais inclusão e diversidade no ensino superior
L
Intolerância religiosa: Disque 100 registra 2,4 mil casos em 2024

Intolerância religiosa: Disque 100 registra 2,4 mil casos em 2024

Número de violações cresce 66,8% em um ano
L
MPF pede prioridade no tombamento de quartel que abrigou DOI-Codi

MPF pede prioridade no tombamento de quartel que abrigou DOI-Codi

Local foi espaço de tortura e morte de dezenas de presos políticos
L

Prefeitura de Jaru trabalha na reconstrução de ponte sobre o Rio Tari na Linha 630 em Tarilândia

Prefeitura de Jaru trabalha na reconstrução de ponte sobre o Rio Tari em Tarilândia.
L
TikTok remove vídeo fake de Haddad após notificação da AGU

TikTok remove vídeo fake de Haddad após notificação da AGU

Conteúdo foi apagado na manhã desta terça-feira
L
Força-tarefa evitou prejuízo de R$ 393,8 bi à Previdência em 2024

Força-tarefa evitou prejuízo de R$ 393,8 bi à Previdência em 2024

Ações reuniram Ministério da Previdência, PF e Ministério Público
L

Filha de vendedora de lanches conta para mãe que passou em medicina em 8º lugar; emoção

O vídeo da filha Ana contando para a mãe, uma vendedora de lanches, que foi aprovada na UERJ em medicina, estourou nas redes
L

Bolsa Família tem pagamento unificado nos 52 municípios rondonienses nesta segunda (20)

Valor médio do benefício no estado é de R$ 678,56. Pagamento no estado é unificado em decorrência das ações de enfrentamento a desastres.
L