Buscando intensificar as medidas de vigilância, prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti, o Ministério da Saúde (MS) iniciou, no dia 25 de novembro, a Semana Nacional de Combate ao Aedes nos estados e municípios brasileiros.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Rondônia (CRMV/RO) alertam sobre a campanha e para a necessidade de enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.
Segundo dados do MS, no total, 210 mil unidades públicas e privadas de todo o país estão sendo mobilizadas, sendo 146 mil escolas da rede básica, 11 mil Centros de Assistência Social e 53 mil Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A semana será finalizada com o dia D (30/11) de combate ao Aedes, com a realização de mutirões de limpeza em todos os espaços, incluindo os órgãos públicos.
O médico-veterinário é cada vez mais atuante na saúde pública e na prevenção e controle do Aedes aegypti, já que trabalha de forma integrada, em conjunto com outras áreas da Saúde.