SEXTA-FEIRA, 04/04/2025

L

Saúde

Reajuste de plano de saúde individual será no máximo de 6,91%

Contratos coletivos ficam fora do limite autorizado pela ANS

Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Reajuste de plano de saúde individual será no máximo de 6,91%
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os planos de saúde individuais e familiares terão reajuste anual máximo de 6,91%, valendo para o período entre maio de 2024 e abril de 2025. O valor limite da correção foi anunciado nesta terça-feira (4) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Na modalidade individual, os contratos são celebrados diretamente com as operadoras para a própria pessoa e dependentes. O país tem quase 8 milhões de beneficiários desses tipos de plano, contratados após 1º de janeiro de 1999, e que representam 15,6% dos 51 milhões consumidores de planos de saúde.

Os demais 84,4% são pertencentes a planos coletivos – empresariais ou por adesão a associações corporativas, que têm reajustes não determinados pela ANS.

O índice de 6,91% foi apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião de diretoria colegiada da ANS. A agência explica que o percentual é um teto, ou seja, operadoras podem aplicar valores menores, mas, de forma alguma, ultrapassar o percentual calculado.

Cálculo

Para chegar à variação máxima permitida, a ANS aplica, desde 2019, uma metodologia que leva em conta duas variáveis: o Índice de Valor das Despesas Assistenciais (IVDA) e o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, já descontado o subitem plano de saúde. Segundo a ANS, o cálculo é uma forma de manter o equilíbrio econômico do contrato.

Isso significa que o custo dos planos leva em consideração o aumento ou queda da frequência de uso do plano de saúde e os custos dos serviços médicos e dos insumos, como produtos e equipamentos médicos. A inclusão de novos procedimentos no rol de coberturas obrigatórias também influencia o resultado.

O Índice de Valor das Despesas Assistenciais é influenciado também pela faixa etária dos beneficiários (quanto mais alta, mais custosa, pois esse usuário tende a fazer mais consultas, exames e cirurgias) e ganhos de eficiência (corte de gastos) conseguidos pelas operadoras.

O IVDA responde por 80% do cálculo; e o IPCA, 20%. De acordo com a ANS, as contas dos planos de saúde são enviadas pelas operadoras à agência e tornam-se públicas para consultas.

O índice de 6,91% fica abaixo do determinado em 2023 e 2022: 9,63% e 15,5%, respectivamente. Em 2021, pela primeira vez desde o ano 2000, houve redução (-8,19%). Isso se explica por ter sido um ano de pandemia, em que os custos de operadoras com alguns procedimentos e cirurgias eletivas, por exemplo, foram reduzidos.

Cobrança

O reajuste poderá ser aplicado pela operadora no mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês da data de contratação do plano. Para os contratos que aniversariam em maio e junho, a cobrança deverá ser iniciada em julho ou, no máximo, em agosto, com cobrança retroativa.

Para os demais, as operadoras deverão iniciar a cobrança em até, no máximo, dois meses após o aniversário do contrato, retroagindo até o mês de aniversário.

O consumidor deve ficar atento ao boleto de cobrança para checar se o percentual de reajuste e o número máximo de cobranças retroativas (duas) estão sendo obedecidos.

Planos coletivos

O Instituto de Defesa de Consumidores (Idec) reforçou o pedido para que seja discutida a regulação dos planos coletivos, contratados por mais de 80% dos beneficiários.

“Os beneficiários ficam desprotegidos e devem se virar para suportar os reajustes de dois dígitos, com aumentos abusivos chegando na casa dos 20% ou mais”, adverte o coordenador do programa de Saúde do Idec, Lucas Andrietta.

Este ano, por exemplo, os planos coletivos com até 29 vidas têm reajuste médio de 17,85%. No ano 2021, enquanto os contratos individuais tiveram redução de preço (-8,19%), a média dos coletivos foi aumento de 6,49%, um patamar 14,64 pontos percentuais mais alto.

O instituto destaca também que o índice de reajuste supera a inflação do país. Em 2023, o IPCA ficou em 4,62%. A ANS defende que não é correto fazer comparação simples entre inflação e reajuste dos planos.

“O percentual calculado pela ANS considera aspectos como as mudanças nos preços dos produtos e serviços em saúde, bem como as mudanças na frequência de utilização dos serviços de saúde”, afirma.

Em maio, o Idec enviou à ANS um ofício que pede a abertura urgente de audiência pública para debater a regulação dos planos de saúde coletivos no Brasil. De acordo com o Idec, outro problema é que essa modalidade permite cancelamento unilateral do contrato por iniciativa da operadora.

“Os reajustes também são formas veladas de expulsar pessoas consideradas ‘indesejáveis’ de seus planos de saúde, assim como o cancelamento unilateral. É preciso encontrar uma solução para os altos reajustes e cancelamentos unilaterais dos planos coletivos”, afirma Andrietta.

A questão foi parar também no Congresso Nacional. Na terça-feira passada (28), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou acordo com operadoras para interromper o cancelamento de contratos de beneficiários com “algumas doenças e transtornos”.

A suspensão não tem prazo definido e deve ser mantida enquanto acontecem negociações sobre o tema. Um projeto que prevê alterações na Lei dos Planos de Saúde (Lei 9.656, de 1998) tramita na Câmara há quase 20 anos.

Operadoras

A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa as operadoras, avalia que o índice autorizado pela ANS reflete esforços de gestão das empresas do setor, no entanto, “está, em muitos casos, aquém da variação real das despesas assistenciais de parte das operadoras”.

Em nota, a FenaSaúde lembra que, nos últimos 12 meses, as gestoras de planos reforçaram as iniciativas de controle de custos, negociação de preços, aperfeiçoamento de contratos, redução de desperdícios e combate a fraudes. “Com isso, atenuaram em alguma medida o desequilíbrio financeiro do setor, mas sem conseguir eliminá-lo, por conta de condições que fogem ao controle das operadoras.”

Segundo a FenaSaúde, dados da ANS mostram que as operadoras fecharam 2023 com prejuízo operacional de R$ 5,9 bilhões.

Entre os fatores que influenciaram o percentual de reajuste, a FenaSaúde cita a inflação específica do setor – historicamente maior do que a registrada no conjunto das atividades econômica; obrigatoriedade de oferta de tratamentos cada vez mais caros, “com doses de medicamentos que, em alguns casos, chegam a cifras milionárias”; ocorrência cada vez mais frequente de fraudes; e “judicialização predatória”.

A cada ano, aponta a federação, os planos cobrem mais de 1,8 bilhão de procedimentos – entre consultas, exames, internações, terapias e cirurgias. Em 2023, responderam por 81% das receitas dos principais hospitais privados do país e mais de 88% das receitas dos laboratórios de medicina diagnóstica.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Ministro da Saúde defende mobilização nacional contra o negacionismo e reforça campanha de vacinação contra gripe e sarampo

Saúde promete atuar em diversas frentes para aumentar a vacinação
L
Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

Campanha de doação de sangue será realizada em Itapuã do Oeste e Ouro Preto do Oeste neste fim de semana

A participação na ação de doação de sangue está aberta tanto para doadores já cadastrados quanto para aqueles que desejam se voluntariar pela primeira vez.
L

Início da 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Porto Velho reúne mais de 230 participantes

Representantes de diversas instituições reforçaram a necessidade de atualização das políticas públicas de saúde do trabalhador
L
Caminhada integra ações do projeto "Caps fora do Caps" em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Caminhada integra ações do projeto Caps fora do Caps em celebração ao Dia Mundial da Saúde

Ação tem a finalidade de conscientizar população sobre os benefícios das atividades físicas para a saúde mental do indivíduo.
L
Fiocruz firma parceria para produção 100% nacional de insulina e reduzir dependência externa

Fiocruz firma parceria para produção 100% nacional de insulina e reduzir dependência externa

Acordo prevê transferência de tecnologia para produção do hormônio
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Indígenas cultivam cupuaçus gigantes de mais de 3kg em Tarauacá

Plantio consorciado e manejo tradicional garantem frutos surpreendentes e segurança alimentar na aldeia Amparo
L

Cine Laser e News Rondônia revelam ganhadores da promoção de ingressos para cinema

Fique atento para mais promoções, sorteios e conteúdos exclusivos que prometem trazer ainda mais diversão para os amantes da telona.
L

#AmazoniaGenteeJustiça | Entrevista Dr. Breno Dias de Paula

Nesta sexta-feira, dia 04, às 18h, o programa traz uma entrevista especial com o advogado Dr. Breno de Paula, do escritório Arquilau de Paula Advogados Associados.
L

#PovoadoNerd | Entrevista o influencer digital e repórter Lero Amaral

Nesta sexta-feira, dia 04, o programa Povoado Nerd recebe o influencer digital e repórter Lero Amaral para um bate-papo descontraído e cheio de conteúdo.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Prefeitura de Jaru convoca mais 53 candidatos aprovados no Concurso público

Todos os procedimentos devem ser concluídos no prazo máximo 30 dias.
L
Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Prefeitura de Jaru chama aprovados para cargo de motorista de veículos pesados

Os profissionais têm o prazo de cinco dias úteis para se apresentarem.
L
Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Marinha do Brasil lança concurso para ingresso no Colégio Naval

Os interessados devem ter o Ensino Fundamental completo, ter entre 15 anos e menos de 18 anos no dia 30 de junho de 2026, entre outros requisitos presentes no edital.
L
ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

ABDI e governo lançam concurso para desenvolvimento de bengalas inteligentes para pessoas com deficiência visual

Objetivo é melhorar equipamento para pessoas com deficiência visual
L
Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Segunda edição do Concurso Unificado adotará código de barras para identificação de candidatos

Termo para escolha da banca examinadora deve ser lançado este mês
L
Publicidade

POLÍTICA

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Casa da Comunidade continua ofertando cursos em Ji-Paraná e demais municípios

Sílvia Cristina destinou recurso para projeto do Ifro de Ji-Paraná, que oferece qualificação gratuita.
L
Nota de Esclarecimento - Hildon Chaves

Nota de Esclarecimento – Hildon Chaves

Circula nas redes uma fake news sobre eleições de 2026.
L

Produtores sofrem com preço da arroba do boi e recebem apoio de Cláudia de Jesus durante Comissão

Parlamentar defende mais atenção ao setor produtivo e políticas públicas.
L

Lei da deputada Dra. Taíssa assegura aos pais o direito de decidir sobre vacinação infantil contra a covid-19 em Rondônia

Medida reforça o direito dos pais na decisão sobre imunização.
L

Deputado Alan Queiroz solicita Audiência Pública para debater alta dos combustíveis em Rondônia

A Audiência Pública está prevista para ocorrer no dia 7 de abril.
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida entre carro e moto deixa homem ferido na Avenida Calama

A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência.
10

Pedestre é atropelado por caminhonete na Avenida Amazonas

A vítima ficou desacordada e foi amparada por populares até a chegada do Corpo de Bombeiros.
12

Motorista perde o controle em lombada e capota carro no Centro

A motorista ferida foi retirada do veículo com a ajuda de populares e socorrida pelo Corpo de Bombeiros para um hospital particular.
12
Homicídios prende dois suspeitos de matar e enterrar jovem em cova rasa na capital

Homicídios prende dois suspeitos de matar e enterrar jovem em cova rasa na capital

O corpo foi jovem foi encontrado enterrado em uma cova rasa, na Rua Beira Sul, bairro Três Marias, zona leste de Porto Velho no último dia (31).
10
Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos

Ônibus com estudantes cai em ribanceira e deixa sete mortos

Alunos de Santa Maria fariam visita a cactário na cidade de Imigrante
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Representantes da Suíça visitam Rondônia para ampliar parcerias em meio ambiente e infraestrutura

Representantes da Suíça visitam Rondônia para ampliar parcerias em meio ambiente e infraestrutura

O embaixador destacou a importância da cooperação internacional e a possibilidade de novas parcerias ambientais.
L

Energia que transforma: Robson Medeiros fala sobre carreira, mitos e futuro da energia solar no #FalaêPodCast

Jovem especialista de Porto Velho mostra como a energia solar pode mudar vidas e empresas com economia e sustentabilidade
L

Infraestrutura, mobilidade e orgulho regional: os avanços de Rondônia em destaque no #GiroNews

Diretor do DER-RO, Eder André Fernandes fala sobre obras, desafios e a campanha que convida a população a valorizar o estado
L

Proteção e resposta: o trabalho incansável dos Bombeiros de Rondônia em destaque no Comunidade News

Coronel Nivaldo fala sobre enchentes, incêndios e o fortalecimento da corporação no estado
L

Governador Marcos Rocha e secretária Luana Rocha fortalecem apoio às famílias do médio e baixo Madeira com ações de segurança alimentar

Ao todo, o Governo de Rondônia já distribuiu 1.040 cestas básicas e mais de 10 mil unidades de água potável, reforçando o apoio às comunidades atingidas.
L

Prefeitura de Porto Velho trabalha para reativar cargos técnicos de engenheiros e arquitetos no quadro municipal

Medida reforça compromisso com a valorização do serviço público e com o planejamento urbano e estrutural da capital
L

Gestão de dados e planejamento de ações de assistência são reforçados para reduzir impactos em Porto Velho

Pasta está atuando na Sala de Situação com análise de informações para captação e destinação de recursos.
L
Justiça do Trabalho assegura teletrabalho a bancário responsável por filha autista

Justiça do Trabalho assegura teletrabalho a bancário responsável por filha autista

Decisão reconhece o dever de adaptação razoável e prioriza o cuidado familiar a dependente com TEA em localidade sem estrutura adequada.
L
INCLUTEA: Evento gratuito promove inclusão e apoio a famílias de pessoas com autismo na capital

INCLUTEA: Evento gratuito promove inclusão e apoio a famílias de pessoas com autismo na capital

Programação oferece rodas de conversa, workshops e feira de empreendedorismo para ampliar a conscientização sobre o TEA
L
Receita Federal recebe 8,2 milhões de declarações do IR 2025 até o fim de março, 17,75% do total previsto

Receita Federal recebe 8,2 milhões de declarações do IR 2025 até o fim de março, 17,75% do total previsto

Prazo para entrega termina às 23h59min59s de 30 de maio
L
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.