O programa Comunidade News, transmitido pela News TV e pelas redes sociais do News Rondônia, recebeu em uma de suas edições o Coronel Nivaldo Azevedo Ferreira, comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia. Com olhar firme e palavras diretas, ele falou sobre os desafios enfrentados pela corporação diante das enchentes no Rio Madeira, do aumento dos incêndios florestais e das mudanças climáticas que impactam a região.
Durante a conversa, o coronel compartilhou dados e experiências, destacando o salto orçamentário histórico conquistado na atual gestão — de R$ 15 milhões para R$ 132 milhões — que tem permitido a modernização da estrutura, a compra de novos equipamentos e a ampliação do efetivo. Hoje, os Bombeiros estão presentes em 17 dos 52 municípios de Rondônia, com planos de expansão para áreas estratégicas, como Nova Mamoré.
Com as águas do Rio Madeira subindo e colocando comunidades em risco, o Corpo de Bombeiros tem trabalhado em conjunto com a Defesa Civil para garantir o socorro às famílias atingidas. “A gente tem visto oscilações cada vez mais severas entre estiagens e cheias. Não é mais possível trabalhar apenas na reação, é preciso antecipar as respostas”, destacou o comandante.
Já se preparando para o período mais seco do ano, a corporação intensificou as ações de prevenção a incêndios florestais. A formação de brigadas municipais e a orientação à população sobre o uso consciente do fogo são parte da estratégia. “Grande parte dos incêndios começa de forma descuidada. Prevenir ainda é a melhor forma de proteger”, afirmou.
A entrevista revelou não apenas números e estratégias, mas o comprometimento de uma corporação que tem na missão de salvar vidas a sua razão de existir. E mostrou que, com investimento, planejamento e união, é possível enfrentar até os desafios mais extremos da natureza.