TERÇA-FEIRA, 21/05/2024

Na Amazônia, 77% do garimpo está a menos de 500 m de cursos d’água

Levantamento é da rede colaborativa MapBiomas

Por Camila Boehm - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Na Amazônia, 77% do garimpo está a menos de 500 m de cursos d’água
Policia Federal/divulgação
Levantamento do MapBiomas revelou que 77% das áreas de garimpo na Amazônia brasileira estão a menos de 500 metros de algum corpo d’água, como rios, lagos e igarapés. Os dados, referentes a 2022, mostram ainda que o bioma concentrava 92% de toda a área garimpada no país, um total de 241 mil hectares (ha), ou seja, 186 mil ha ficavam a menos de meio quilômetro de cursos d’água.

A MapBiomas é uma rede colaborativa, formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia.

Balsas de garimpeiros no rio Madeira
Balsas de garimpeiros no rio Madeira – Reuters/Bruno Kelly/Direitos Reservados

O coordenador técnico do mapeamento de mineração no MapBiomas, Cesar Diniz, alerta que toda a ilegalidade em torno da atividade garimpeira na região reforça a gravidade dos resultados encontrados. “O garimpo amazônico quase sempre é ilegal de alguma maneira, seja porque não tem licença, seja porque a licença que tem é inapropriada para a existência do garimpo, seja porque faça uso de substâncias proibidas, como o mercúrio e o cianeto”, disse.

Com a proximidade aos rios, a dispersão dos poluentes relacionados ao garimpo é amplificada. “Essa atividade é de alto impacto e alto risco na sua essência. Na Amazônia, ainda pior, porque 77% dela está literalmente ao lado de um grande rio, que é um dispersor dos problemas trazidos pelo garimpo”.

Segundo o técnico, o assoreamento gerado pela movimentação de terra na proximidade das bordas de rios e igarapés e a contaminação da água pelo mercúrio, e mais recentemente por cianeto, alcançam áreas muito maiores do que os locais específicos de atuação dos garimpeiros.

“Do jeito que a gente tem o garimpo hoje na Amazônia, ele é ilegal, está em franca expansão, faz uso de substâncias proibidas, é danoso ao meio ambiente, é danoso ao garimpeiro, é danoso aos ribeirinhos e aos índios e aumenta a mortalidade infantil. Está tudo errado”, ressaltou.

Soluções

Para Diniz, a questão do garimpo ilegal não se resolve por falta de vontade política e de prioridade para a situação. “A postura precisa mudar, o senso de urgência e de critério precisa mudar. Se quiser resolver verdadeiramente o problema, precisa colocar a invasão garimpeira nas terras indígenas, unidades de conservação e proteção permanente como prioridade na agenda política brasileira”, disse.

“A gente já sabe onde estão [os garimpeiros], qual é o tamanho do problema, que tipo de substâncias eles usam, quem os financia, a gente já sabe de muita coisa. Não é por falta de informação que não se faz algo mais adequado. É verdadeiramente por falta de prioridade”, acredita.

O levantamento do MapBiomas identificou também a quantidade de pistas de pouso em terras indígenas na Amazônia. A TI Yanomami lidera, com 75 pistas de pouso, seguida por Raposa Serra do Sol (58), Kayapó (26), Munduruku e Parque do Xingu (com 21 pistas cada). As imagens de satélite mostram que no interior delas há proximidade entre as pistas e o garimpo.

No caso Yanomami, um terço das pistas – 28 do total de 75, ou 33% – está a menos de 5 quilômetros de alguma área de garimpo. Percentual semelhante (34%) foi encontrado na terra Kayapó (nove de 26 pistas). Já no caso da TI Munduruku, 80% das pistas (17 de 21) estão a menos de 5 quilômetros de áreas de garimpo.

Lucro

Alto Alegre (RR), 10/02/2023 - Áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami vistas em sobrevoo ao longo do rio Mucajaí. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Áreas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami vistas em sobrevoo ao longo do Rio Mucajaí – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O garimpo está intrinsecamente relacionado aos cursos d’água e ao uso de substâncias químicas proibidas, porque esses elementos levam à redução dos custos da operação. Para o ouro, isso significa minerar em superfície, nos primeiros metros de sedimentos carregados e depositados pelos rios, os chamados depósitos aluvionares.

“Por isso que os garimpeiros estão onde estão. Se eles tentassem recuperar ouro de outra forma, o custo da operação seria muito maior, e não teria como uma rede de garimpeiros operacionalizar essa extração. É uma questão de lucro. Só se faz o que se faz porque é ali que se gasta menos na operação de extração”, explicou.

Diniz reforça que o garimpo é uma atividade de risco e sempre terá. No entanto, a atividade não é ilegal, mas, segundo ele, precisa haver uma extração responsável. “Existem normas para garimpar. Não se pode garimpar com o uso de substâncias proibidas, por exemplo, mercúrio e cianeto; nem dentro de terras indígenas, porque é uma ilegalidade espacial. Não se pode dizer que está na fase de pesquisa do garimpo e já estar extraindo ouro, é um uso inapropriado de licença”, apontou.

“[Quem faz a mineração] é responsável pelos seres humanos que ali estão trabalhando e pelos seres humanos que provavelmente, em algum grau de risco, poderão vir a se contaminar. E é responsável pelo meio ambiente. Esse é o problema do garimpo no Brasil. Ninguém é responsável por nada. Todo mundo faz o que quer de acordo com a sua cabeça e o seu método de extração”, lamentou.

Diniz afirma que águas e regiões próximas ao garimpo que estejam contaminadas por mercúrio ou cianeto são impróprias para a vida humana. “Para indígenas e ribeirinhos, e para os próprios garimpeiros, a contaminação é um desafio à vida futura deles. Eles vão ter a diminuição da capacidade de se manter vivos e plenos por muito mais tempo”, disse.

Terra Indígena

Surucucu (RR), 09/02/2023 - Mulheres e crianças yanomami em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami.  Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Mulheres e crianças yanomami, em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da área garimpada na Amazônia, 10% fica dentro de terras indígenas (TI), ou seja, 25,1 mil hectares. Os territórios indígenas mais ocupados por garimpeiros são as TI Kayapó, Munduruku e Yanomami, que concentram 90% da área garimpada dentro de terras indígenas.

Nas terras Kayapó, a área garimpada ocupa 13,79 mil hectares – dos quais 70% (9,6 mil) ficam a menos de 500 metros de algum curso d’água. Na Munduruku, o garimpo ocupa 5,46 mil hectares – 39% dos quais (2,16 mil) a menos de 500 metros da água. Na Yanomami, são 3,27 mil hectares de garimpo e 2,10 mil hectares (64%) a menos de meio quilômetro dos cursos d’água.

No Brasil, de 1985 a 2022, as TI perderam menos de 1% de sua vegetação nativa, enquanto nas áreas privadas 26%. “As terras indígenas são as áreas mais preservadas da Amazônia. Ainda assim, no seu interior, a concentração de garimpos próximo aos cursos d’água é extremamente preocupante, uma vez que populações indígenas e ribeirinhas usam quase que exclusivamente dos rios e lagos para sua subsistência alimentar”, alertou.

No caso do mercúrio, ele aponta que “até quem está comendo peixe em Santarém pode se contaminar com mercúrio, porque ele é bioacumulador, ele passa para a água, da água para o peixe, do peixe para o humano”. Os garimpeiros devolvem ainda para dentro dos rios uma quantidade grande de sedimentos que havia sido dragado das margens do leito ou de regiões próximas ao rio, denuncia.

“Além de contaminar a água, isso troca as características físico-químicas da água. Ela deixa de ser, por exemplo, como as águas do rio Xingu, que são cristalinas de fundo escuro, e passam a ser leitosas amarronzadas, como a gente viu acontecer, por exemplo, em Alter do Chão, alguns anos atrás. Isso afeta até o turismo”, disse.

Yanomami

Mineração ilegal no Território Yanomami em Roraima 
 6/12/2023   REUTERS/Ueslei Marcelino
Mineração ilegal no Território Yanomami, em Roraima – Reuters/Ueslei Marcelino/Direitos reservados

Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgada no começo deste mês, indicou que a contaminação por mercúrio afeta quase toda a população de nove aldeias yanomami situadas em Roraima. Os resultados foram obtidos a partir da análise de amostras de cabelos colhidas em outubro de 2022. De acordo com os pesquisadores, o estudo mostra uma situação preocupante e contribui para aprofundar o conhecimento sobre os impactos do garimpo ilegal de ouro na região.

De acordo com o pesquisador da Fiocruz Paulo Basta, a presença de mercúrio no organismo pode afetar qualquer local do corpo humano e qualquer órgão. Há relatos de danos, por exemplo, aos rins, ao fígado e ao sistema cardiovascular, gerando aumento da pressão arterial e risco de infarto. Mas o maior afetado geralmente é o sistema nervoso central. Os sintomas geralmente começam brandos e evoluem e, muitas vezes, há dificuldade para reconhecer que eles estão associados à exposição ao mercúrio.

“No cérebro, ele provoca lesões definitivas, irreversíveis. Adultos submetidos à exposição crônica podem ter alterações sensitivas que envolvem alterações na sensibilidade das mãos e dos pés, na audição, no paladar. Pode envolver também insônia e ansiedade. Também pode haver alterações motoras, que incluem problemas de tontura, de equilíbrio, de marcha. Pode ter sintomas semelhantes à Síndrome de Parkinson. E há também alterações cognitivas, incluindo perda de memória e dificuldade de articulação de raciocínio. Pode chegar a um quadro similar ao da doença de Alzheimer”, explica o pesquisador na ocasião.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mais de 60 bairros já receberam os serviços de pavimentação e recapeamento através da Prefeitura de Porto Velho

Mais de 60 bairros já receberam os serviços de pavimentação e recapeamento através da Prefeitura de Porto Velho

São mais de 700 quilômetros de asfalto para a população
L
Departamento de Vigilância em Saúde monitora violências sexuais contra crianças e adolescentes

Departamento de Vigilância em Saúde monitora violências sexuais contra crianças e adolescentes

Mais de 600 casos foram notificados entre 2019 e 2023 segundo levantamento da Semusa
L
Próxima audiência pública para elaboração do PLOA 2025 acontece na quinta-feira (23)

Próxima audiência pública para elaboração do PLOA 2025 acontece na quinta-feira (23)

Evento será transmitido on-line e cidadão pode participar de forma remota ou presencial
L
Alunos do Programa Vencer já fazem aulas práticas no SENAI-RO

Alunos do Programa Vencer já fazem aulas práticas no SENAI-RO

Márcio Leão que se matriculou para se qualificar como mecânico de máquinas de refrigeração e climatização e também quer seguir no ramo do empreendedorismo e ter seu próprio negócio.
L

Entrevista com Robson Damasceno Júnior, pré-candidato a vereador de Porto Velho, no Giro News

Ex-secretário de Meio Ambiente apresenta propostas para um Porto Velho mais sustentável e colaborativo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Traíra assume mandato na câmara de Vilhena nesta terça, 21

A solenidade foi marcada para as 15h, no plenário.
L
PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

PF deflagra a Operação Senhores da draga contra o tráfico internacional de drogas em RO

Na ação, dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Velho.
10
Coronel Chrisóstomo se posiciona firmemente contra o aborto

Coronel Chrisóstomo se posiciona firmemente contra o aborto

O parlamentar rondoniense é totalmente a favor da vida e vai propor um projeto de lei no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L

11ª Rondônia Rural Show Internacional 2024 | Agro Talk: “O direito que passa pela porteira”

O evento abordará questões jurídicas essenciais para o agronegócio, com o objetivo de esclarecer dúvidas e promover o desenvolvimento do setor rural.
L
Auxílio Reconstrução: governo lança site para cadastro das famílias

Auxílio Reconstrução: governo lança site para cadastro das famílias

Benefício de R$ 5,1 mil será pago a quem teve de deixar casa no RS
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Emenda da deputada Dra Taíssa contempla equipes de Guajará-Mirim com uniformes e materiais esportivos

Recurso de R$268 mil foi direcionado à Associação Grande Família.
L
Deputada Sílvia Cristina participa de entrega da ponte sobre o rio Piau, em Theobroma

Deputada Sílvia Cristina participa de entrega da ponte sobre o rio Piau, em Theobroma

Parlamentar destinou R$ 700 mil para a construção da ponte mista, em concreto e aço.
L
Cláudia de Jesus promove homenagens para sindicatos e trabalhadores rurais na Rondônia Rural Show

Cláudia de Jesus promove homenagens para sindicatos e trabalhadores rurais na Rondônia Rural Show

O evento será realizado na quinta-feira, 23 de maio, no estande da Alero, em Ji-Paraná.
L

JAIME BAGATTOLI: Projeto de georreferenciamento apoiado pelo senador garante as primeiras titulações em RO

Parceria entre o Incra e o Ifro busca alcançar cerca de 24 mil famílias assentadas
L
Vereador Everaldo Fogaça destaca assinatura do contrato histórico para coleta de lixo com a Eco Rondônia - Marquise

Vereador Everaldo Fogaça destaca assinatura do contrato histórico para coleta de lixo com a Eco Rondônia – Marquise

Marquise Porto Velho deu um passo significativo na gestão de resíduos sólidos com a assinatura do contrato com a empresa Eco Rondônia – Marquise.
L
Publicidade

POLÍCIA

Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

Criminosos furtam cofre em residência e fogem em carro, em Alta Floresta do Oeste

No total, foram levados uma quantia de R$ 3.300 (Três mil e trezentos reais), além de Joias em ouro avaliadas em aproximadamente R$ 20.000.00 (Vinte mil reais), e documentos.
14
Polícia Militar prende suspeito de furtar moto em Nova Brasilândia 

Polícia Militar prende suspeito de furtar moto em Nova Brasilândia 

Conforme informações, o proprietário de uma Honda Pop, de cor vermelha, havia deixado seu veículo estacionado e ao retornar verificou que foi vítima de furto.
12
Jovem morre em acidente envolvendo duas motos na BR 429, em Seringueiras

Jovem morre em acidente envolvendo duas motos na BR 429, em Seringueiras

O corpo da empresária foi levado para a cidade de Pimenta Bueno, onde moram seus familiares.
18
Motociclista sofre graves lesões em acidente na Carlos Gomes

Motociclista sofre graves lesões em acidente na Carlos Gomes

De acordo com testemunhas, a motociclista seguia na Carlos Gomes e a Toro pela Guanabara, quando houve a colisão.
16
polícia

Corpo de travesti é encontrado às margens da RO-135 em Ji-Paraná

As circunstâncias da morte sugerem um homicídio realizado a facadas.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: ROLIM COMERCIO DE CEREAIS LTDA

Licença Prévia – LP, a Licença de Instalação – LI e Licença de Operação – LO
L

Entrevista com o pré-candidato a vereador de Porto Velho, Dione Berto, no Programa Giro News

Pré-candidato a vereador de Porto Velho fala sobre sua trajetória e propostas para o setor agropecuário
L
Detran-RO divulga edital para participação da população no Programa de Integridade para incentivo à transparência

Detran-RO divulga edital para participação da população no Programa de Integridade para incentivo à transparência

Ato de adesão do Detran-RO ao Proin do governo coordenado pela CGE.
L
Governo de RO anuncia processo seletivo simplificado para contratação de médicos

Governo de RO anuncia processo seletivo simplificado para contratação de médicos

O processo seletivo oferece um total de 611 vagas em seis municípios. As inscrição estão abertas de 22 a 26 de maio.
L
Com sede em Rondônia, maior fabricante de bicicletas, peças e capacetes do país defende potencial de Porto Velho

Com sede em Rondônia, maior fabricante de bicicletas, peças e capacetes do país defende potencial de Porto Velho

Empresa emprega mais de 2 mil pessoas, além de investir e atuar no setor de agronegócios.
L

Grupo Simões destaca importância do terminal portuário da capital no seminário “Porto Velho: Oportunidades e Investimentos”

Originário de Manaus, grupo empresarial investe no terminal de grãos de Porto Velho.
L
Campanha do Ministério Público do Trabalho foca na segurança dos profissionais do transporte durante o Maio Amarelo

Campanha do Ministério Público do Trabalho foca na segurança dos profissionais do transporte durante o Maio Amarelo

“Juntos por um Ambiente de Trabalho Seguro e Saudável” destaca esse mês a segurança de entregadores, motoristas de aplicativo e condutores de veículos de carga.
L
Empresário valoriza potencial da capital no seminário “Porto Velho: Oportunidades e Investimentos"

Empresário valoriza potencial da capital no seminário “Porto Velho: Oportunidades e Investimentos”

Evento aconteceu na capital paulista na manhã de sexta-feira (17).
L
Ações educativas promovem conscientização no trânsito durante Feira da Mulher Empreendedora, em Porto Velho

Ações educativas promovem conscientização no trânsito durante Feira da Mulher Empreendedora, em Porto Velho

Ações educativas são intensificadas em escolas e no trânsito durante o Maio Amarelo.
L
Obras da Escola Tânia Barreto são retomadas; previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano

Obras da Escola Tânia Barreto são retomadas; previsão de entrega é para o segundo semestre deste ano

A Prefeitura de Jaru, retomou nesta semana, as obras de construção da Escola Tânia Barreto no setor 05.
L