TERÇA-FEIRA, 21/05/2024

Guaporé vidros – blindex – apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.

Por News Rondônia - ƒ

Publicado em 

Guaporé vidros – blindex - apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia - News Rondônia

O empresário Oscar Garcia Pereira, proprietário da Empresa BLINDEX, atua com uma diversidade de vidros – divisórias, portas, box para banheiros, sacadas, varandas, paredes decorativas, fachadas prediais, comerciais e residenciais, com o objetivo de atender este mercado em geral, com um farto estoque de  produtos em vidro temperado em blindex, com um atendimento personalizado de excelência, com uma rica e variada diversidade de produtos e materiais em geral para atender a demanda do mercado dos consumidores em geral, com as linhas blindex em diversos segmentos, passando por públicos alvos nas áreas hospitalares, industriais e residenciais.

TEMOS A PRONTA ENTREGA:

  • Slide door;
  • Portas e janelas blindex;
  • Box para banheiro;
  • Espelhos;
  • Vidros para mesas;
  • Vidros refletivos;
  • Películas de segurança e protetor solar.

De acordo com o empresário Oscar Garcia Pereira, a empresa BlINDEX  vem combinando habilidade artesanal com tecnologia de porta para criar soluções de vidros personalizados que se encaixam perfeitamente em qualquer espaço. Seja na área de instalações de vidros, espelhos, box de banheiro, envidraçamento de sacadas, portas elegantes ou janelas deslumbrantes, estamos aqui para atender às suas necessidades.

Segundo Oscar Garcia, a equipe da BLINDEX é dedicada e não apenas oferece produtos de qualidade impecável, mas também um atendimento ao cliente excepcional.

FOTO 02: Mesas e portas em Blindex, a pronta entrega.

Para o presidente Nélio Alencar, a realização do 2º CEARO é de suma importância para todos os ramos da Engenharia e da Agronomia de Rondônia e região uma vez que a qualificação desta mão de obra para atender, a contento, as exigências do mercado de trabalho, surgem a cada dia de forma progressiva e nós que atuamos nestas áreas estratégicas da Engenharia não podemos ficar omissos e de braços cruzados e temos que buscar alternativas para atender a estas demandas por tecnologia, através de qualificação técnica, para atender a este mercado de trabalho que a cada dia vem se tornando mais carente e mais exigente.

Mesas e portas em Blindex, a pronta entrega.

Durante a realização do evento, no período de 10 a 14 de junho de 2024, a empresa Guaporé Vidros BLINDEX irá participar de uma Exposição, em conjunto com outras, a exemplo do Grupo ROVEMA, MAROX e Grupo Inoxx, foram convidadas para exporem seus produtos e divulgarem suas marcas, na área de exposição do Shopping Porto Velho, com datas e horários pré-estabelecidos.

Para Luisa Cabral Santos, secretária geral do 2º CEARO,  a Empresa CAPACITAR – Consultoria e Soluções Ltda., está preparada e apta para promover a qualificação de alunos, profissionais do ramo da Engenharia e da Agronomia e de áreas afins, para atuar em nível estadual com Cursos de extensão e aperfeiçoamento com o objetivo em promover a melhoria da qualificação de mão obra para melhor atender o mercado de trabalho que a cada dia vem necessitando de uma melhor qualificação e tem se tornado mais carente e mais exigente.

Guaporé vidros – blindex - apoia a realização do 2º CEARO de Rondônia - News Rondônia

Para o coordenador do 2º CEARO, Antônio de Almeida Sobrinho, Engenheiro de Pesca, este evento será muito oportuno para se discutir os problemas do setor primário, em especial no que tange à piscicultura, uma vez que os horizontes desta atividade não refletem fortes raios e bons fluidos para o desenvolvimento da atividade aquícola para Rondônia e região para as próximas safras. Quando o poder público (Governo) fortaleceu a cadeia produtiva do pescado, através de financiamentos subsidiados – com infraestrutura para estocagem, produção e comercialização da produção – acarreta a eliminação dos micros e pequenos piscicultores e a elevação dos médios a categorias de grandes; e os grandes a se tornarem mega-piscicultores.

O jornalista MAURO BRISA entrevista o Engenheiro de Pesca Antônio de Almeida Sobrinho:

MAURO BRISA: Como profundo conhecedor da piscicultura na região, qual a sua preocupação ao ouvir os rumores de que a piscicultura em Rondônia tem um grande risco em sofrer um “boom” e até um colapso, a curto e médio prazos?

AAS: De acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023, o estado de Rondônia teve uma produção de 57,2 mil toneladas de pescado em 2023, ocupando o 3º lugar no ranking nacional de produção em volume de pescado, e o 1º lugar no ranking nacional em produção nacional de espécies de peixes de bacia amazônica. Para que o estado de Rondônia não perca o ritmo na produção de pescado e continue crescendo para se manter no topo da produção nacional de pescado, o Governo do Estado deve atentar para vários detalhes que até então vem sendo esquecido, tais como:

  • Exigir e incentivar que a EMATER, SENAR e Prefeituras planejem a prestação de assistência técnica para os micros, pequenos e médios piscicultores e produtores rurais que atuam em seus respectivos municípios para que incluam a piscicultura como carro chefe na agricultura familiar;
  • Dotar os Escritórios da EMATER, SEDAM e IDARON de infraestrutura, com recursos humanos, financeiros e materiais, com também, com profissionais, de preferência graduados em Engenheiros de Pesca, para atenderem aos micos e pequenos piscicultores e agricultores com potenciais e que queiram criar peixes em suas propriedades;
  • Viabilizar através de orçamento próprio do Estado ou de Emenda Parlamentar para dotar as prefeituras de infraestruturas para Produção de Alevinos (Laboratórios de Análise e Reprodução de Alevinos – LARA) para atender as demandas de alevinos junto aos piscicultores locais;
  • Viabilizar a distribuição programada de calcário, através da Secretaria de Estado da Agricultura – SEAGRI- com programação de acordo com as demandas das entidades associativistas do determinado município para correção de solo de viveiros escavados.

MAURO BRISA: Qual a mensagem que você gostaria de mandar para o Governador Marcos Rocha a fim de fortalecer a piscicultura no estado de Rondônia e qual o exemplo a ser seguido?

AAS: Temos um exemplo que até já falei recentemente em outra entrevista para a mídia regional. O governador do Paraná, Ratinho Júnior,  percebendo a fragilidade da piscicultura no estado do Paraná ordenou a sua assessoria a realização de um levantamento estadual que o revelasse quantos profissionais graduados em Engenharia de Pesca existiam fora do mercado de trabalho em seu Estado. Como resultado – que deve ser seguido por os demais estados do Brasil –  este Governador contratou todos os profissionais disponíveis com formação em Engenharia de Pesca e os lotou em Escritórios da EMATER-PR e prefeituras com potenciais para a piscicultura para promover a melhoria do atendimento aos produtores rurais e, assim, o Estado passou a receber uma injeção de tecnologia e prestar uma assistência técnica de qualidade com uma uma prioridade especial aos produtores rurais que tinham interesse em criar peixes, em suas propriedades. Vejam o que ocorreu:  com a estruturação de seus Escritórios, em níveis de municípios, e com um novo ânimo para a piscicultura o estado do Paraná pulou de 182,020 ton. de pescado em 2022 para 194,100 ton. de pescado em 2023 e se mantendo como o maior produtor de pescado do Brasil, de acordo com o Anuário Peixe BR da Piscicultura 2023.

MAURO BRISA: Se o poder público não modificar o quadro e não tomar nenhuma medida para minimizar os pontos de estrangulamentos da piscicultura o que poderá ocorrer com esta atividade em Rondônia?

AAS: Nós que atuamos e estudamos as engrenagens da piscicultura aprendemos que esta atividade requer tecnologia e que qualquer vacilo está tem tudo para dar errado. Pode-se comparar a piscicultura como o ato de administrar. Não existe média ou razoável administração. Administra-se bem ou não se administra. Um dia eu falei durante a realização de um Curso de Pós-Graduação que a piscicultura tem tudo para dar errado. ‘Isto foi um Deus nos acuda’. Eu tive que explicar com os mínimos detalhes. Se a piscicultura em Rondônia continuar sendo assistida na base da improvisação e se o Governo do Estado não der um basta e com urgência não der um choque de tecnologia, a tendência lógica e óbvia é o declínio progressivo decrescente, uma espécie de um “boom” com um colapso, até a inviabilização desta atividade que tem potenciais para contribuir significativamente com a economia e fortalecer o PIB de Rondônia. Hoje, os grandes piscicultores de Rondônia, em especial aqueles que têm infraestrutura com Frigoríficos, com cultivo semi-intensivo e intensivo, com beneficiamento e exportação do pescado, não vem se preocupando em apoiar e oferecer um preço justo para comprar a produção de pescado dos micros e dos pequenos piscicultores, quando estes estão encerrando suas atividades por estas se tornarem insustentáveis – ausência de preço mínimos para suas produções que desta maneira não chegam a pagar os custos de produção. Eu sou muito positivo e até poderei ferir a interesses maiores, porém eu nunca acreditei sobre estes números de pesquisas e estatísticas de produção de pescado que têm sido publicados nos últimos anos, atribuídas como a produção de Rondônia. No nosso entendimento a produção de pescado em Rondônia vem caindo significativamente abruptamente nos últimos anos, uma vem que um significativo contingente de produtores rurais, incluindo micros e pequenos, que iniciaram a criar peixes vem fechando seus viveiros (aterrando) para desenvolverem outras atividades e uma grande maioria que obtiveram financiamentos bancários estão inadimplentes junto aos agentes financeiros, tendo como alegações inviabilidade da atividade.  Eu, como profissional Engenheiro de Pesca, investi boa parte da minha juventude à implementação e desenvolvimento da piscicultura no estado de Rondônia, desde o primeiro momento até os dias atuais. Hoje, ao ver este quadro de incertezas nos rumos da piscicultura no Estado fico frustrado em não poder celebrar a consolidação desta atividade, por ausência de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável, em uma atividade que tem tudo para promover a produção de alimento, com geração de emprego e renda; inclusão social; segurança alimentar e a preservação dos recursos pesqueiros.

Venham participar do 2º Congresso Estadual de Engenharia e Agronomia de Rondônia através do site: www.cearo.com.br

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Campanha Solidária pela Educação Infantil do Rio Grande do Sul

Porém, o vídeo a seguir demonstra o tamanho do estrago que abateu essa louvável iniciativa.
L

Governador e 1ª dama reiteram parceria do governo de RO com o Rio Grande do Sul

Uma carreta bitrem e um caminhão truck carregados de mantimentos e roupas foram levados ao povo gaúcho.
L

ALE-RO contrata ex-atleta de vôlei por R$ 118 mil para palestrar na Rondônia Rural Show Internacional

O ex-atleta foi contratado para realizar uma palestra intitulada “A vida é um jogo”, na próxima quarta-feira (22), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná, interior de Rondônia.
L

Avião de pequeno porte cai dentro de um rio no Acre, em Tarauacá: Ninguém morreu

A aeronave Cessna 150 saiu do município do Jordão, distante 811 km de Rio Branco.
L
Orangotango usa planta medicinal para tratar ferida e surpreende cientistas

Orangotango usa planta medicinal para tratar ferida e surpreende cientistas

Ele então começou a mastigar uma trepadeira, planta conhecida por ter propriedades antiinflamatórias e analgésicas.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Marina Silva diz que super-ricos devem custear os danos ao meio ambiente

Ficamos quatro séculos usando a natureza para transformar em dinheiro. No entanto, vamos ter que pegar parte do dinheiro para preservar o que ainda existe
L
Primeira etapa do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva acontece nos dias 1 e 2 junho

Primeira etapa do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva acontece nos dias 1 e 2 junho

Torneio de pesca embarcada será realizado no rio Madeira, em Jaci-Paraná, e a segunda etapa será em Porto Rolim, dias 29 e 30 de junho
L

#AgendaNews | Entrevista Deivide Souza – Barbeiro Empreendedor

Com 11 anos de carreira, Deivide é o fundador da Elite Barber Tattoo, uma barbearia e estúdio de tatuagem de prestígio.
L

Música tema da Rondônia Rural Show é apresentada e faz até o governador mexer o esqueleto

A música escrita por ele, foi entoada em ritmo sertanejo.
L

Programa Giro News entrevista: Robson Damasceno Júnior, pré-candidato

Nesta segunda-feira, dia 20, às 16h35, o programa Giro News traz uma entrevista exclusiva com Robson Damasceno Júnior, pré-candidato a vereador de Porto Velho.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto de georreferenciamento apoiado pelo senador garante as primeiras titulações em RO

Parceria entre o Incra e o Ifro busca alcançar cerca de 24 mil famílias assentadas
L
Vereador Everaldo Fogaça destaca assinatura do contrato histórico para coleta de lixo com a Eco Rondônia - Marquise

Vereador Everaldo Fogaça destaca assinatura do contrato histórico para coleta de lixo com a Eco Rondônia – Marquise

Marquise Porto Velho deu um passo significativo na gestão de resíduos sólidos com a assinatura do contrato com a empresa Eco Rondônia – Marquise.
L
Em Rondônia, Cristiane Lopes coordena o Projeto “Defesa Lilás” que capacita mulheres para a participação política em 2024

Em Rondônia, Cristiane Lopes coordena o Projeto “Defesa Lilás” que capacita mulheres para a participação política em 2024

Segunda edição do evento promove a participação política das mulheres e destaca a importância do engajamento feminino no cenário político
L

Marcelo Cruz valoriza papel dos deputados estaduais para o fortalecimento da agricultura familiar

Parlamentar participou da solenidade de abertura no Centro Tecnológico Vandeci Rack.
L
Publicidade

POLÍCIA

Acidente com capotamento deixa três vítimas no centro

Acidente com capotamento deixa três vítimas no centro

A mulher com a adolescente e o pedestre ficaram feridos, sendo socorridos pelo Samu para unidades médicas.
12
Bandidos tentam matar comerciante em distribuidora na zona leste

PORTO CRISTO: Homem é espancado e jogado de carro em matagal na zona leste

A PM ficou encarregada de fazer o registro.
12

Motociclista bate em pilar de madeira em acidente no Três Marias

Segundo testemunhas, o motociclista seguia sentido Guaporé, quando desviou de um carro modelo Argo que estava a frente, perdeu o controle da direção e bateu contra um pilar de madeira na calçada
12
polícia

Ex-presidiário acusado de roubo é atacado a tiro na BR-319 em Porto Velho

O rapaz foi socorrido às pressas para a UPA, onde a PM foi acionada para fazer o registro do ocorrido.
12

Celta invade cruzamento e causa grave acidente com motociclista

A vítima teve algumas lesões e foi socorrida pelo Samu para uma unidade médica.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Expectativa para este ano é ultrapassar o volume de negócios do ano passado, afirma o governador sobre a RRShow

Expectativa para este ano é ultrapassar o volume de negócios do ano passado, afirma o governador sobre a RRShow

A Rondônia Rural Show Internacional segue sua programação até sábado, e a entrada é franca.
L
Abrigo feminino cria berçário para acolher mães de bebês no RS

Abrigo feminino cria berçário para acolher mães de bebês no RS

A missão do berçário é uma só, levar um pouco de conforto em meio ao caos no RS.
L
Metallica doa 100 mil dólares para vítimas das enchentes no RS; saiba como ajudar!

Metallica doa 100 mil dólares para vítimas das enchentes no RS; saiba como ajudar!

Foram os próprios membros que decidiram como as doações seriam organizadas na época.
L
RS: prefeitura de Roca Sales estuda realocar cerca de 40% da população

RS: prefeitura de Roca Sales estuda realocar cerca de 40% da população

Medida é necessária para aumentar segurança e evitar novas tragédias
L
Flávio Dino mantém afastamento de desembargadores do TRF4

Flávio Dino mantém afastamento de desembargadores do TRF4

Ambos foram afastados pelo CNJ por descumprimento de decisão do STF
L

TRANSFERÊNCIA DE RENDA: Bolsa Família chega a 126,2 mil famílias de Rondônia em maio

Valor médio recebido pelos beneficiários no estado é de R$ 691,81. Cronograma de pagamentos segue até o dia 31
L
Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

Norma previa responsabilizações civis e penais
L
Regras de distribuição de prêmios de sorteios são flexibilizadas no RS

Regras de distribuição de prêmios de sorteios são flexibilizadas no RS

Medida reduzirá impacto de enchentes sobre promoções comerciais
L
Projeto da USP estimula o interesse de meninas pelas ciências exatas

Projeto da USP estimula o interesse de meninas pelas ciências exatas

Estudantes pretas, pardas e indígenas têm 20% das vagas
L
Simero avança na defesa da valorização da classe médica em reunião com a deputada estadual Taíssa Sousa

Simero avança na defesa da valorização da classe médica em reunião com a deputada estadual Taíssa Sousa

A deputada Dra. Taíssa, demonstrando solidariedade à causa, comprometeu-se a analisar todos os itens apresentados e a apoiar a classe médica em suas reivindicações.
L