TERÇA-FEIRA, 17/06/2025
Publicidade

Brasil registra 45.747 homicídios em 2023, com queda na taxa de violência, aponta Atlas da Violência

De cada 100 casos, 71 foram por arma de fogo, revela Atlas

Por Bruno de Freitas Moura – Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Brasil registra 45.747 homicídios em 2023, com queda na taxa de violência, aponta Atlas da Violência
Valter Campanato/Agência Brasil

No ano de 2023, a violência matou 45.747 pessoas no Brasil, uma média de 125 mortes por dia. O número, entretanto, registra uma pequena redução em relação ao ano anterior quando foram contabilizadas 46.409 mortes violentas.

O dado faz parte do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado ao governo federal, e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), uma organização sem fins lucrativos.

O estudo faz comparativos desde 2013, quando o número de mortes chegou a 57.396. Ou seja, de lá para cá, houve redução de 20,3% na quantidade de homicídios.

O ano com mais casos foi 2017, com 65.602 homicídios. O menor, 2019, registrou 45.503 mortes. Na comparação com o ano que registrou mais casos, a queda em 2023 é de aproximadamente 30%.

Os dados do Atlas da Violência são coletados de fontes oficiais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela contagem da população, e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Taxa de homicídio

Como a população brasileira aumentou ao longo dos últimos anos, uma forma de saber como se comporta a proporção de homicídios no país é por meio da taxa de homicídios registrados por 100 mil habitantes.

Esse indicador revela que em 2023 foram 21,2 homicídios por 100 mil habitantes, a menor taxa já registrada no estudo, coordenado pelo pesquisador Daniel Cerqueira, do Ipea, e pela diretora executiva do FBSP, Samira Bueno.

Em 2022, a taxa era 21,7 homicídios por 100 mil habitantes – redução de 2,3% na taxa de um ano para o outro. O pico foi em 2017, quando alcançou 31,8 registros.

NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO BRASIL

2013: 57.396 2019: 45.503
2014: 60.474 2020: 49.868
2015: 59.080 2021: 47.847
2016: 62.517 2022: 46.409
2017: 65.602 2023: 45.742
2018: 57.956

TAXA DE HOMICÍDIOS POR 100 MIL HABITANTES

2013: 28,8 2019: 21,7
2014: 30,1 2020: 23,6
2015: 29,1 2021: 22,5
2016: 30,6 2022: 21,7
2017: 31,8 2023: 21,2
2018: 27,9

Motivos para a queda

Apesar de o estudo trazer comparações a partir de 2013, o pesquisador Daniel Cerqueira afirmou à Agência Brasil que a redução na taxa de homicídios vai além desse período.

“Apesar do número exorbitante de mortes, trata-se da menor taxa de homicídios que o Brasil atingiu nos últimos 31 anos”, pontua.

Segundo ele, dois fatores principais explicam essa tendência decrescente. Um deles é o envelhecimento da população, uma vez que jovens são mais associados à violência.

“O que nós sabemos das evidências científicas é que um ator importante, seja como vítima, seja como o perpetrador nesse drama da violência é o jovem. Quando a população envelhece, isso provoca uma maré a favor de redução de homicídios”.

Revolução invisível

O outro fator, destaca Cerqueira, é uma “revolução invisível”, que pode ser explicada por uma mudança nas políticas públicas de segurança, em que a atuação das polícias conta com mais qualificação e inteligência.

Ele aponta que tem havido uma troca da “segurança pública baseada simplesmente no policiamento ostensivo para uma política baseada em planejamento, em dados, em ciência”.

“Uma polícia inteligente em vez da polícia da brutalidade”, completa. Cerqueira avalia que a qualificação do trabalho policial permite identificar e prender os criminosos.

O coordenador do estudo percebe ainda que há “políticas multissetoriais de prevenção social para disputar cada jovem naquelas favelas, disputar com o crime organizado e desorganizado”.

Estados

O Atlas da Violência também apresenta os dados por unidades da federação (UF). Em 2023, 20 estados apresentaram taxa de homicídio por 100 mil habitantes superior à média nacional, com destaque negativo para Amapá (57,4), Bahia (43,9) e Pernambuco (38).

Das sete UFs abaixo da média nacional, as menores taxas foram registradas em São Paulo (6,4), Santa Catarina (8,8) e Distrito Federal (11).

Ao fazer uma análise mais expandida, o documento ressalta que “há pelo menos oito anos, nada menos que 11 UFs têm conseguido reduzir sistematicamente a taxa de homicídios”.

São eles Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba e São Paulo.

Na ponta contrária, nos últimos 11 anos o aumento das mortes no Amapá foi de 88,2%, mostra o levantamento.

Armas de fogo

O Atlas da Violência revela que 32.749 homicídios foram cometidos por arma de fogo no país. Em 2017, ano mais violento, esse número chegou a 49 mil.

O dado de 2023 equivale a 15,2 mortes por arma de fogo a cada 100 mil habitantes. Representa também que 71,6% das mortes violentas no país foram praticados com esse tipo de armamento.

Amapá (48,3), Bahia (36,6) e Pernambuco (30,8) são os estados com as maiores taxas. Por outro lado, se destacam positivamente São Paulo (3,4), Santa Catarina (4,4), Distrito Federal (5,3) e Minas Gerais (8,3).

O relatório aponta fragilidades na fiscalização de armas no país e afirma que “quanto maior a circulação e a prevalência de armas de fogo, maior tende a ser a taxa de homicídios”.

Homicídios ocultos

Os pesquisadores do Ipea e do FBSP chamam de “homicídios ocultos” os casos de violência que não foram adequadamente identificados pelos sistemas oficiais. Por meio de modelos matemáticos, eles chegam a uma taxa estimada de homicídios.

“No período compreendido entre 2013 e 2023, identificamos a ocorrência de 51.608 homicídios ocultos no Brasil, que passaram ao largo das estatísticas oficiais de violência no país, uma média anual de 4.692 homicídios que deixaram de ser contabilizados”, diz o texto.

Com o acréscimo desses dados, a taxa estimada de homicídios no país chega a 23 casos por 100 mil habitantes. Assim como a taxa de casos efetivamente registrados, trata-se também da menor desde 2013.

O ponto mais alto ocorreu em 2017, com 33,6 casos por 100 mil habitantes. Em 2022, o indicador marcou 24,5.

O Atlas da Violência nota que a inclusão dos homicídios ocultos faz mudar significativamente os indicadores dos estados.

São Paulo é o caso mais extremo: em 2023, o estado deixou de registrar 2.277 homicídios. Dessa forma, enquanto a taxa de homicídios registrados era de 6,4 para cada 100 mil habitantes, a estimada naquele ano era de 11,2.

“Com isso, o estado de São Paulo deixa de ser a UF menos violenta da nação, passando para a segunda posição, atrás de Santa Catarina [9 estimados por 100 mil habitantes]”, frisa o documento.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mamoplastia sem silicone: conheça as técnicas modernas para reduzir e remodelar os seios naturalmente

Cada vez mais mulheres buscam alternativas ao implante de silicone. Dr. Marcelo Almeida explica como é possível alcançar um colo bonito e firme com técnicas avançadas e sem próteses.
L
MPRO organiza reunião para discutir poluição sonora em Porto Velho

Acolhendo manifestação do MP, TJ mantém medidas cautelares contra magistrado aposentado, investigado nas Operações Partialis e Intocável

As restrições judiciais que se buscava reformar incluem o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de viajar para o exterior.
L

Em nota, Azul anuncia suspensão de voo entre Porto Velho e Rio Branco

A linha, que começou a operar em outubro do ano passado, vai ser descontinuada por questões de “ajuste de mercado”, segundo a empresa.
L

UNIR sedia Encontro de Reitores da região Norte

Objetivo do evento é debater os desafios e avanços na produção científica e no ensino na região Norte.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Peugeot 208 2025 se renova com versão GT e motor turbo eficiente

Linha é composta por quatro versões e aposta em identidade visual e pacote completo de recursos
L

Giro News | Entrevista André Coelho, presidente – SINJUR

O Giro News desta terça-feira, 17 de junho, às 16h, recebe André Coelho, presidente do SINJUR (Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Rondônia), e Rafael Campanha, diretor de Comunicação da entidade.
L

Região Norte: Pará e Amazonas entre os nove estados com maior incidência de crimes ambientais

Cálculo pode ser ainda maior, uma vez que o levantamento não considera os crimes contra as populações tradicionais, como indígenas, ribeirinhos e quilombolas.
L

Pix Automático: Sicredi lança nova funcionalidade

Solução permite o pagamento periódico de contas recorrentes de forma ainda mais prática
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Projeto Jovem Aprendiz da Inclusão é aprovado em Porto Velho

De autoria do prefeito Léo Moraes, o projeto garantirá vagas de emprego para jovens neurodivergentes
L
Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

Polícia Federal prorroga inscrições para concurso público até 17 de junho

São vagas para delegado, perito, escrivão, agente e papiloscopista
L
Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas de emprego em várias cidades de RO

Energisa está com vagas abertas em Porto Velho, Guajará, Montenegro, Alto Paraíso, São Miguel, Jaci, Jaru, Ariquemes e Cacoal.
L
Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

Sine Municipal de Porto Velho anuncia 140 oportunidades de emprego

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Deputada Sílvia Cristina participa da entrega de R$ 100 mil à Apae de Jaru

Parlamentar é madrinha das Apaes em Rondônia e encaminha recursos todos os anos para as entidades.
L

Ieda Chaves confirma R$ 800 mil para a obra do Centro de Convivência do Idoso em Itapuã do Oeste

Recursos serão liberados através de emenda parlamentar e a obra será de responsabilidade da Administração Municipal.
L

Eyder Brasil defende poder de decisão popular em audiência sobre emancipação de distritos

Durante audiência pública, o parlamentar cobrou agilidade e criticou “amarrações políticas” que impedem o desenvolvimento de localidades como as da Ponta do Abunã.
L

Deputada Dra. Taíssa prestigia festa cultural Café com Milho em Espigão do Oeste

Parlamentar participou da 3ª Festa do Café com Milho, da 13ª PomerFest e das comemorações pelos 44 anos de Espigão do Oeste.
L
Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

Vitória do povo brasileiro: Cristiane Lopes Vota a favor pela urgência em Projeto que suspende aumento do IOF

O requerimento foi aprovado por 346 votos favoráveis e 97 contrários.
L
Publicidade

POLÍCIA

Mãe e filha ficam feridas após colisão entre carro e moto no centro

O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o socorro das vítimas, que foram encaminhadas à UPA para atendimento médico
16

Briga entre caminhoneiro e travesti após suposto calote viraliza em grupos de WhatsApp em Rondônia

Durante a briga, o caminhoneiro, visivelmente em desvantagem, foi agredido com socos e chutes
16

Adolescente sem CNH causa acidente; mãe e futuro sogro são responsabilizados

Além da mãe do menor, o futuro sogro também deverá responder criminalmente pela retirada do veículo da cena do acidente, prejudicando o trabalho da perícia
14

Vulgo “Polaco” é agredido com tijoladas na cabeça em matagal na zona leste

A PM foi chamada para fazer o registro.
12
Polícia prende suspeito de participar da morte de médica da Marinha

Polícia prende suspeito de participar da morte de médica da Marinha

Traficante Emerson Silveira é integrante da facção Comando Vermelho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TAPIRI CINEMA DA FLORESTA: Documentários “O Sagrado do Divino” e “Como Matar um Rio” na programação desta semana

Os documentários, que dão visibilidade a riqueza cultural rondoniense, serão exibidos nos dias 19 e 20 de junho. A entrada é gratuita e com acessibilidade em Libras.
L
Audiência Pública no TJRO discute melhorias para sistema carcerário com participação social

Plano Pena Justa – Audiência Pública no TJRO discute melhorias para sistema carcerário com participação social

A iniciativa faz parte de um esforço nacional, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
L
Bee Hackathon reúne profissionais em Vilhena; equipe da Dotum Software House apresentou solução que aproxima o cidadão e o município

Bee Hackathon reúne profissionais em Vilhena; equipe da Dotum Software House apresentou solução que aproxima o cidadão e o município

Equipe da Dotum conquista 2º lugar no Bee Hackathon com app que fortalece a conexão entre população e gestão pública em Vilhena.
L

Justiça mantém condenação de empresário por esquema de sonegação fiscal de quase R$ 900 mil

A condenação foi mantida por unanimidade, e a pena levou em conta os maus antecedentes do réu, que já possuía outras condenações.
L
Jovens da Amazônia propõem soluções para a crise climática 

Jovens da Amazônia propõem soluções para a crise climática 

Simulação de conferência climática e rodas de conversa nas comunidades marcam atividades do Programa Rede, que une leitura, cultura e ação ambiental na floresta.
L

Audiência pública do Plano Pena Justa conta com participação do MP de Rondônia

O Plano Pena Justa foi criado em resposta a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu violações de direitos humanos nas prisões.
L

Requerimento da Licença Ambiental (LD): ANTONIO ROBERTO MENINE

LICENÇA DE DEMOLIÇÃO.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: PETROPOLIS TRANSPORTES E LOGISTICA LTDA

Dispensa de Licenciamento Ambiental de processo: SUL.0000020247/2024-E
L

Requerimento da Licença Ambiental (LP, LI): MAURO DA SILVA FIGUEIREDO

LICENÇA AMBIENTAL PREVIA E INSTALAÇÃO.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.