SEGUNDA-FEIRA, 20/05/2024

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia

Após longos debates dentro do Fórum, uma pausa para receber a reportagem do News Rondônia que aproveitou o bojo para uma entrevista especial.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia - News Rondônia

Das paixões que desfruta na vida, como por exemplo, o gosto pela música e a afeição por gatos, há uma em especial que Ana Lúcia Pacini, Secretária Estadual de Educação de Rondônia, jamais conseguira esconder de nós: a dileção mor pela Educação. Tal apreço está trazendo à tona questões muito importantes, muitas das vezes consideradas invisíveis no país, sobre o rumo da Educação Indígena.

Marcando presença em Rio Branco, capital do Acre, nos debates da Câmara Setorial de Educação do 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Ana Lúcia levantou voz sobre o compromisso da gestão Marcos Rocha em melhor a educação, e muito acima disso, sobre metas para fortalecer a base educacional indígena visando ser, num futuro próximo, referência no país.

Aos seus pares, secretários de outros estados, ela apresentou modelos de legislação específica, contratação de professores indígenas, formação de profissionais, construção de escolas e a valorização da cultura e línguas indígenas como passos significativos rumo à inclusão e preservação das tradições locais.

Após longos debates dentro do Fórum, uma pausa para receber a reportagem do News Rondônia que aproveitou o bojo para uma entrevista especial que você confere a seguir:

NEWS RONDÔNIA – Qual a importância de incluir a educação de Rondônia dentro do Fórum de Governadores da Amazônia realizado aqui no Acre?  

Essa Câmara de Educação está sendo resgatada agora e é de suma importância. Quando a gente fala no Fórum dos Governadores, isso tem uma força muito grande para os povos da Amazônia, porque aqui é discutido diversos temas, não só voltado às questões climáticas e de meio ambiente, mas todas as questões econômicas, financeiras dos nossos estados da Amazônia. E a educação não pode ficar fora disso porque é a partir da educação que tudo inicia, principalmente quando o tema é meio ambiente e as questões climáticas. Então, esse resgate da Câmara de Educação, eu tenho certeza que vai fortalecer muito a educação em Rondônia e também de todos os outros estados da região norte.

NEWS RONDÔNIA – Qual a pauta central de Rondônia dentro da Câmara Setorial de Educação?

Eu acabei de ser eleita vice-presidente do CONSED, que é o Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Brasil. Eu represento a região norte e na primeira reunião que nós tivemos no CONSED Norte, um tema que é comum a todos os estados da região é a educação escolar indígena, porque nenhum estado das outras regiões tem a dimensão do que é a educação indígena aqui nessa região, com essa extensão territorial imensa e com essa diversidade cultural, linguística, social que nós temos aqui. Então, nós trouxemos a discussão para a primeira câmara da educação escolar indígena.

NEWS RONDÔNIA – Tem algum projeto que o Estado esteja executando para que isso possa também ser de certa forma modelo aos outros estados?

O Estado de Rondônia já é um modelo para os outros estados, porque nós fomos o primeiro a ter a nossa legislação específica para a educação escolar indígena, que é a Lei N° 578. E o nosso estado foi o primeiro a lançar concurso para indígenas, para professores indígenas. Hoje nós temos professores do quadro que são indígenas, sabedores indígenas que levam a cultura e toda a parte cultural daquela etnia para os estudantes e também professores de língua materna.

E agora tivemos a outra inovação, que foi a contratação de técnicos, merendeiras e serviços de limpeza nas escolas indígenas, porque não existia, era o próprio professor que fazia esse trabalho. Além disso, nós hoje já temos um padrão de escola indígena, próprio para Rondônia, e estaremos agora construindo 22 escolas indígenas ali na região de Guajará-Mirim e também em outras regiões do Estado de Rondônia.

Tivemos o Projeto Açaí, que é a formação dos nossos professores em magistério, e já temos professores também no Intercultural da Universidade Federal de Rondônia, inclusive já temos professores indígenas, doutores e mestres.

Eu acho que o primeiro passo é dar a eles a oportunidade de discutir a educação indígena.

NEWS RONDÔNIA – Há tempos os indígenas saíram da sintonia de ficar bonito apenas nas fotografias, e passaram a lutar com mais afinco por seus direitos. A pergunta é: Existe diálogo entre Governo, por meio da sua pasta, junto aos Povos Originários para definir o que é o melhor na educação deles?

Eu acho que o primeiro passo é dar a eles a oportunidade de discutir a educação indígena. O primeiro passo foi o nosso governador, o coronel Marcos Rocha, ter criado a Superintendência Indígena, que assumiu, na semana passada, um indígena e que vai compor a equipe com pessoas estudiosas na área. Na educação em específico, nós já temos a nossa gerência de educação escolar indígena, que está à frente, o Antônio Puroborá, que é um indígena, e que tem feito um trabalho excepcional, que além de gerente, ele também é conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Nas coordenadorias regionais, nós temos 18 coordenadorias que apoiam o trabalho da sede, nós já estamos nessa perspectiva de colocar nos espaços os indígenas. É óbvio que a gente precisa capacitar para que eles possam fazer um trabalho a contento, porque tem toda uma questão administrativa e não é só pedagógica.

A questão administrativa também tem um peso muito importante, mas a gente vem trabalhando nessa perspectiva de substituir os professores e os profissionais brancos por indígenas para que eles possam discutir educação indígena da melhor forma possível.

ós precisamos investir na rede municipal que está com dificuldade, da mesma forma que a gente investe na rede estadual.

NEWS RONDÔNIA – Publicamos uma reportagem sobre a posição de cinco cidades rondonienses no ranking de competitividade 2023. Das 400 cidades analisadas em todo o país, ficamos acima da 205° posição no quesito educação. Onde estamos falhando e como melhorar neste ranking?

O nosso governador é um governador municipalista. E no entendimento dele, e que ele passa isso constantemente para a gente, é que não existe aluno do Estado e do município. Existe aluno de Rondônia. Nós precisamos investir na rede municipal que está com dificuldade, da mesma forma que a gente investe na rede estadual.

Hoje, uma das maiores deficiências é a questão da alfabetização. O aluno muitas vezes chega no sexto ano com dificuldade de leitura, com dificuldade de interpretação, com dificuldade de escrita, com dificuldade de modificações, de visões básicas da matemática. Então, ele leva essa lacuna de aprendizagem para o resto da vida dele, até a universidade, e ele vai ter dificuldade. Então, se você trabalha na base, se você fortalece a base, que é a alfabetização, você traz esse aluno muito mais bem preparado para o ensino fundamental 2 e o ensino médio. É claro que isso às vezes não é muito atrativo, porque não é um plano de governo. É um plano a longo prazo.

A educação não se faz de forma imediatista. E o governador tem muito essa visão de querer deixar um legado para o futuro. E não importa se ele será governador ou se eu serei a secretária. O que importa é que o nosso aluno seja bem alfabetizado e que daqui a 9, 10 anos, ele esteja chegando na rede estadual, no ensino médio, muito mais bem preparado e certamente será um excelente profissional, com muito mais sucesso e condição de sustentar sua própria família.

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia - News Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Agora, Secretária, se a sua gestão passasse por uma prova, neste instante, que nota ela receberia? Passaria de ano ou iria para recuperação, pra final?

Na verdade, nós temos um caminho longo a seguir. É difícil você dar uma nota porque tem vieses, né? Nós temos modalidades. Então, a gente tem trabalhado o regime de colaboração muito bem. Os municípios fortalecendo os municípios. O nosso ensino médio hoje, nós temos alunos que tiram notas de 980 na redação do Enem. A gente tem investido no material de qualidade, em alunos. Agora, nesse momento, está acontecendo um aulão para mais de mil alunos na Talismã.

A gente tem investido muito! Mas a gente não pode dizer que nós estamos 100% porque a gente ainda tem um caminho, né? Eu vou me abster de dar uma nota porque eu vou ser parcial. Lógico, eu quero dar 10 para mim, mas eu não posso ser mentirosa também e dizer que está tudo perfeito. Mas assim, se for pela nossa vontade, pode ter certeza que vai ser 11. E a nossa luta é para que a gente alcance aí para ser uma das melhores educações no Brasil. Já estamos, assim, em nível de Brasil, a gente já tem se destacado. Mas a gente quer melhorar ainda mais.

NEWS RONDÔNIA – Ana Pacini, muito obrigado pela entrevista. Que todos os projetos da educação possam ser concretizados e que alcancemos a nota máxima em excelência ainda num futuro breve! Foi bom compreender o compromisso de garantir que os povos indígenas tenham acesso a uma educação de qualidade, que respeite e valorize suas identidades culturais. Sucesso!

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Creas segue com campanha levando orientação nas escolas e no trânsito

Creas segue com campanha levando orientação nas escolas e no trânsito

Atividades buscam mobilizar a sociedade para proteger os direitos das crianças e adolescentes.
L
II Fórum Comunitário Selo Unicef acontecerá no dia 4 de junho

II Fórum Comunitário Selo Unicef acontecerá no dia 4 de junho

Evento é destinado para construção e implementação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
L

Professores do sistema educacional de Porto Velho são capacitados em técnicas de primeiros socorros

Ação visa garantir atendimento rápido às crianças no ambiente escolar, em caso de acidentes ou engasgos.
L
Prefeitura realiza abertura oficial do período de festas no Mercado Cultural de Porto Velho

Prefeitura realiza abertura oficial do período de festas no Mercado Cultural de Porto Velho

Tradicional Arraial Municipal aconteceu durante todo o último final de semana.
L
Porto Velho atinge 66,9% de aleitamento materno exclusivo e se aproxima de média mundial, revela pesquisa

Porto Velho atinge 66,9% de aleitamento materno exclusivo e se aproxima de média mundial, revela pesquisa

Estudo revela o compromisso da gestão na promoção à saúde integral da infância.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Bado realiza show “Amazonialidades” e lança songbook durante agenda cultural

Nesse chão de quintais amazônicos, nasce a obra de Bado, pois Rondônia é a sua terra, Porto Velho, o seu lugar e a Amazônia, seu chão de vida e criação. Por isso, amazonialidades nasce para expressar esse lugar de vida, arte e cultura.
L

Agenda News: Noite dos Namorados, Amor e Rock no Grego Original Pub

Celebre o Dia dos Namorados com um jantar romântico ao som do Love Metal Acústico.
L

11ª Rondônia Rural Show Internacional: Sustentabilidade e Inovação no Agronegócio Amazônico

Feira acontece de 20 a 25 de maio em Ji-Paraná, destacando o desenvolvimento sustentável e oportunidades de negócios na agricultura da Amazônia.
L
RS precisa fazer estudos de riscos antes de projetos de novas obras

RS precisa fazer estudos de riscos antes de projetos de novas obras

Para especialistas, reconstrução deve levar em conta eventos extremos
L
Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS

Avião da FAB leva 20 toneladas de ração para pets do RS

Entre as doações estão caixas e transporte e bebedouros
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 80 mil para Festa do Divino em Costa Marques

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 80 mil para Festa do Divino em Costa Marques

Deputada conseguiu com o governo, melhorias na estrada de acesso ao Forte Príncipe da Beira.
L
Pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim é autor de anteprojeto que cria o Bolsa Floresta

Pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim é autor de anteprojeto que cria o Bolsa Floresta

A princípio o projeto aborda especialmente os povos Tradicionais e Originários dos municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré.
L
Vereador Márcio Pacele participa da inauguração da Praça do distrito de Nova Califórnia

Vereador Márcio Pacele participa da inauguração da Praça do distrito de Nova Califórnia

Obra representa compromisso do governo em oferecer um espaço moderno e funcional para os moradores
L
Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

Deputado Cássio Gois solicita nova ponte na Estrada da Figueira, que liga Cacoal e Espigão D’Oeste

No esforço contínuo para promover o progresso com a segurança da comunidade, o deputado estadual Cássio Gois (PSD) apresentou ao Governo de Rondônia uma indicação crucial para a infraestrutura da região.
L
Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Vereador Valtinho Canuto agradece a EMDUR pela manutenção e instalação de lâmpadas de LED na Rua Madeira Mamoré

Então procuramos a EMDUR, relatamos os fatos e fomos prontamente atendidos pela equipe, sendo realizado o serviço de manutenção de iluminação pública trocando lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED.
L
Publicidade

POLÍCIA

Casa foi atingida por incêndio que pode ter origem criminosa, em Costa Marques

Casa foi atingida por incêndio que pode ter origem criminosa, em Costa Marques

Os policiais constataram que o fogo ainda não havia atingido a parte dos fundos da residência e com ajuda de populares, foi retirado o máximo de bens materiais que estava na casa.
10
Motorista desvia de motocicleta e morre após bater em árvore

Motorista desvia de motocicleta e morre após bater em árvore

As informações levantadas no local indicam que a vítima dirigia sua caminhonete na Avenida Jaru, sentido à BR-364, quando desviou de um motociclista e perdeu o controle do veículo.
18
Homem é preso pela Polícia Civil em razão de desobediência à Ordem Judicial em Seringueiras

Homem é preso pela Polícia Civil em razão de desobediência à Ordem Judicial em Seringueiras

O homem, bem conhecido pela sociedade foi detido em razão da desobediência a uma ordem judicial que determinava medidas protetivas de urgência em favor de sua ex-companheira.
12
Homem é alvejado por disparos de arma de fogo em conveniência de Posto de Combustível

Homem é alvejado por disparos de arma de fogo em conveniência de Posto de Combustível

O incidente ocorreu na saída para o município de Santa Luzia, e o autor dos disparos fugiu em um carro, permanecendo foragido.
16
Passageira de motocicleta morre em trágico acidente em Rolim de Moura

Passageira de motocicleta morre em trágico acidente em Rolim de Moura

O impacto foi tão forte que a motocicleta deslizou aproximadamente 120 metros do local da colisão.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Enquanto bombeiros atendiam um acidente, outro ocorre no mesmo local

Enquanto bombeiros atendiam um acidente, outro ocorre no mesmo local

Um homem se aproximou de um Corolla que seguia em baixa velocidade e de forma inesperada, subiu no capô do veículo e foi arremessado sobre ele, caindo no asfalto atrás do carro.
12
Usina Hidrelétrica de Jirau participa do seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” e fala sobre geração de energia sustentável

Usina Hidrelétrica de Jirau participa do seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” e fala sobre geração de energia sustentável

A Usina de Jirau opera em Porto Velho há mais de dez anos, com 50 máquinas e 3.750 MW de capacidade instalada, cerca de 3,7% de toda a energia hidrelétrica do país.
L
Contratos em andamento somam cerca de R$ 140 milhões em obras em Porto Velho

Contratos em andamento somam cerca de R$ 140 milhões em obras em Porto Velho

Mais de dez contratos contemplam diversos tipos de serviços na capital.
L

Coluna Espaço Aberto: Invisíveis da Câmara de Vereadores de Porto Velho vão tentar permanecer nas sombras por mais quatro anos

Dá para contar nos dedos, quem e o que  fizeram pela população da capital.
L
Eletrobras apresenta resultados do processo de capitalização e contribuição gerada pelo rio Madeira durante seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos”

Eletrobras apresenta resultados do processo de capitalização e contribuição gerada pelo rio Madeira durante seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos”

Bruno Eustáquio, diretor de Relações Institucionais e Programas Setoriais da empresa, destacou a parceria com a Prefeitura de Porto Velho.
L
Fortalecimento da indústria e desenvolvimento sustentável em Porto Velho é discutido durante seminário na Fiesp

Fortalecimento da indústria e desenvolvimento sustentável em Porto Velho é discutido durante seminário na Fiesp

Marcelo Thomé evidenciou o crescimento e o fortalecimento da indústria, e o avanço do setor primário com a verticalização do agronegócio.
L
Inscrições abertas para contratação de 74 técnicos administrativos

Inscrições abertas para contratação de 74 técnicos administrativos

O concurso destina-se tanto ao provimento de vagas existentes quanto de novas vagas disponibilizadas à UNIR para a carreira dos Técnicos Administrativos em Educação (TAE).
L
Boletim da Conab verifica queda de preços no atacado para batata e banana no último mês

Boletim da Conab verifica queda de preços no atacado para batata e banana no último mês

Os preços ficaram mais baixos mesmo com a menor oferta do tubérculo se compararmos março e abril, uma vez que a demanda pelo produto também caiu.
L
Reunião no MPRO destaca ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Rondônia

Reunião no MPRO destaca ações de enfrentamento à violência contra a mulher em Rondônia

A reunião, parte do calendário ordinário da Rede Lilás, teve como objetivo discutir pontos estratégicos para o enfrentamento da violência contra as mulheres neste momento do ano.
L
ABP realiza 41ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria

ABP realiza 41ª edição do Congresso Brasileiro de Psiquiatria

Promovido e organizado pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, o XLI CBP tem público estimado de 6.000 congressistas, dos quais 85% médicos.
L