QUARTA-FEIRA, 03/07/2024

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia

Após longos debates dentro do Fórum, uma pausa para receber a reportagem do News Rondônia que aproveitou o bojo para uma entrevista especial.

Por Wanglézio Braga - ƒ

Publicado em 

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia - News Rondônia

Das paixões que desfruta na vida, como por exemplo, o gosto pela música e a afeição por gatos, há uma em especial que Ana Lúcia Pacini, Secretária Estadual de Educação de Rondônia, jamais conseguira esconder de nós: a dileção mor pela Educação. Tal apreço está trazendo à tona questões muito importantes, muitas das vezes consideradas invisíveis no país, sobre o rumo da Educação Indígena.

Marcando presença em Rio Branco, capital do Acre, nos debates da Câmara Setorial de Educação do 27° Fórum de Governadores da Amazônia Legal, Ana Lúcia levantou voz sobre o compromisso da gestão Marcos Rocha em melhor a educação, e muito acima disso, sobre metas para fortalecer a base educacional indígena visando ser, num futuro próximo, referência no país.

Aos seus pares, secretários de outros estados, ela apresentou modelos de legislação específica, contratação de professores indígenas, formação de profissionais, construção de escolas e a valorização da cultura e línguas indígenas como passos significativos rumo à inclusão e preservação das tradições locais.

Após longos debates dentro do Fórum, uma pausa para receber a reportagem do News Rondônia que aproveitou o bojo para uma entrevista especial que você confere a seguir:

NEWS RONDÔNIA – Qual a importância de incluir a educação de Rondônia dentro do Fórum de Governadores da Amazônia realizado aqui no Acre?  

Essa Câmara de Educação está sendo resgatada agora e é de suma importância. Quando a gente fala no Fórum dos Governadores, isso tem uma força muito grande para os povos da Amazônia, porque aqui é discutido diversos temas, não só voltado às questões climáticas e de meio ambiente, mas todas as questões econômicas, financeiras dos nossos estados da Amazônia. E a educação não pode ficar fora disso porque é a partir da educação que tudo inicia, principalmente quando o tema é meio ambiente e as questões climáticas. Então, esse resgate da Câmara de Educação, eu tenho certeza que vai fortalecer muito a educação em Rondônia e também de todos os outros estados da região norte.

NEWS RONDÔNIA – Qual a pauta central de Rondônia dentro da Câmara Setorial de Educação?

Eu acabei de ser eleita vice-presidente do CONSED, que é o Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Brasil. Eu represento a região norte e na primeira reunião que nós tivemos no CONSED Norte, um tema que é comum a todos os estados da região é a educação escolar indígena, porque nenhum estado das outras regiões tem a dimensão do que é a educação indígena aqui nessa região, com essa extensão territorial imensa e com essa diversidade cultural, linguística, social que nós temos aqui. Então, nós trouxemos a discussão para a primeira câmara da educação escolar indígena.

NEWS RONDÔNIA – Tem algum projeto que o Estado esteja executando para que isso possa também ser de certa forma modelo aos outros estados?

O Estado de Rondônia já é um modelo para os outros estados, porque nós fomos o primeiro a ter a nossa legislação específica para a educação escolar indígena, que é a Lei N° 578. E o nosso estado foi o primeiro a lançar concurso para indígenas, para professores indígenas. Hoje nós temos professores do quadro que são indígenas, sabedores indígenas que levam a cultura e toda a parte cultural daquela etnia para os estudantes e também professores de língua materna.

E agora tivemos a outra inovação, que foi a contratação de técnicos, merendeiras e serviços de limpeza nas escolas indígenas, porque não existia, era o próprio professor que fazia esse trabalho. Além disso, nós hoje já temos um padrão de escola indígena, próprio para Rondônia, e estaremos agora construindo 22 escolas indígenas ali na região de Guajará-Mirim e também em outras regiões do Estado de Rondônia.

Tivemos o Projeto Açaí, que é a formação dos nossos professores em magistério, e já temos professores também no Intercultural da Universidade Federal de Rondônia, inclusive já temos professores indígenas, doutores e mestres.

Eu acho que o primeiro passo é dar a eles a oportunidade de discutir a educação indígena.

NEWS RONDÔNIA – Há tempos os indígenas saíram da sintonia de ficar bonito apenas nas fotografias, e passaram a lutar com mais afinco por seus direitos. A pergunta é: Existe diálogo entre Governo, por meio da sua pasta, junto aos Povos Originários para definir o que é o melhor na educação deles?

Eu acho que o primeiro passo é dar a eles a oportunidade de discutir a educação indígena. O primeiro passo foi o nosso governador, o coronel Marcos Rocha, ter criado a Superintendência Indígena, que assumiu, na semana passada, um indígena e que vai compor a equipe com pessoas estudiosas na área. Na educação em específico, nós já temos a nossa gerência de educação escolar indígena, que está à frente, o Antônio Puroborá, que é um indígena, e que tem feito um trabalho excepcional, que além de gerente, ele também é conselheiro do Conselho Estadual de Educação.

Nas coordenadorias regionais, nós temos 18 coordenadorias que apoiam o trabalho da sede, nós já estamos nessa perspectiva de colocar nos espaços os indígenas. É óbvio que a gente precisa capacitar para que eles possam fazer um trabalho a contento, porque tem toda uma questão administrativa e não é só pedagógica.

A questão administrativa também tem um peso muito importante, mas a gente vem trabalhando nessa perspectiva de substituir os professores e os profissionais brancos por indígenas para que eles possam discutir educação indígena da melhor forma possível.

ós precisamos investir na rede municipal que está com dificuldade, da mesma forma que a gente investe na rede estadual.

NEWS RONDÔNIA – Publicamos uma reportagem sobre a posição de cinco cidades rondonienses no ranking de competitividade 2023. Das 400 cidades analisadas em todo o país, ficamos acima da 205° posição no quesito educação. Onde estamos falhando e como melhorar neste ranking?

O nosso governador é um governador municipalista. E no entendimento dele, e que ele passa isso constantemente para a gente, é que não existe aluno do Estado e do município. Existe aluno de Rondônia. Nós precisamos investir na rede municipal que está com dificuldade, da mesma forma que a gente investe na rede estadual.

Hoje, uma das maiores deficiências é a questão da alfabetização. O aluno muitas vezes chega no sexto ano com dificuldade de leitura, com dificuldade de interpretação, com dificuldade de escrita, com dificuldade de modificações, de visões básicas da matemática. Então, ele leva essa lacuna de aprendizagem para o resto da vida dele, até a universidade, e ele vai ter dificuldade. Então, se você trabalha na base, se você fortalece a base, que é a alfabetização, você traz esse aluno muito mais bem preparado para o ensino fundamental 2 e o ensino médio. É claro que isso às vezes não é muito atrativo, porque não é um plano de governo. É um plano a longo prazo.

A educação não se faz de forma imediatista. E o governador tem muito essa visão de querer deixar um legado para o futuro. E não importa se ele será governador ou se eu serei a secretária. O que importa é que o nosso aluno seja bem alfabetizado e que daqui a 9, 10 anos, ele esteja chegando na rede estadual, no ensino médio, muito mais bem preparado e certamente será um excelente profissional, com muito mais sucesso e condição de sustentar sua própria família.

Ana Pacini almeja deixar uma marca consagrada na educação indígena do Estado de Rondônia - News Rondônia

NEWS RONDÔNIA – Agora, Secretária, se a sua gestão passasse por uma prova, neste instante, que nota ela receberia? Passaria de ano ou iria para recuperação, pra final?

Na verdade, nós temos um caminho longo a seguir. É difícil você dar uma nota porque tem vieses, né? Nós temos modalidades. Então, a gente tem trabalhado o regime de colaboração muito bem. Os municípios fortalecendo os municípios. O nosso ensino médio hoje, nós temos alunos que tiram notas de 980 na redação do Enem. A gente tem investido no material de qualidade, em alunos. Agora, nesse momento, está acontecendo um aulão para mais de mil alunos na Talismã.

A gente tem investido muito! Mas a gente não pode dizer que nós estamos 100% porque a gente ainda tem um caminho, né? Eu vou me abster de dar uma nota porque eu vou ser parcial. Lógico, eu quero dar 10 para mim, mas eu não posso ser mentirosa também e dizer que está tudo perfeito. Mas assim, se for pela nossa vontade, pode ter certeza que vai ser 11. E a nossa luta é para que a gente alcance aí para ser uma das melhores educações no Brasil. Já estamos, assim, em nível de Brasil, a gente já tem se destacado. Mas a gente quer melhorar ainda mais.

NEWS RONDÔNIA – Ana Pacini, muito obrigado pela entrevista. Que todos os projetos da educação possam ser concretizados e que alcancemos a nota máxima em excelência ainda num futuro breve! Foi bom compreender o compromisso de garantir que os povos indígenas tenham acesso a uma educação de qualidade, que respeite e valorize suas identidades culturais. Sucesso!

Rondônia ocupa a 17ª posição no ranking geral, com 92,6 pontos de maturidade. É o segundo melhor desempenho da região norte. Na nossa região, o Amapá fica na 9ª posição, com grau de maturidade de 111,5.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Polícia militar lança Operação Adsumus para reduzir crimes violentos em Rondônia

A iniciativa visa fortalecer a presença policial ostensiva em áreas com maior incidência criminal, como condomínios residenciais populares e regiões comerciais, além de corredores de acesso estratégicos.
L

Coluna do Simpi – Custo da energia elétrica vai deixar de ser problema. Acredite!

A iniciativa, resultado de uma colaboração com uma empresa ENERZEER sediada em Cuiabá (MT), que representa um fundo americano e opera em todo o Brasil, oferece duas soluções revolucionárias para reduzir significativamente os custos de energia.
L
Inauguração Centro de Saúde Marlene Vaz Lopes no bairro Morumbi será nesta quarta-feira, 03

Inauguração Centro de Saúde Marlene Vaz Lopes no bairro Morumbi será nesta quarta-feira, 03

E beneficiará diretamente os moradores do Morumbi, Orleans e região.
L
Mais asfalto: Jaru será contemplado com R$ 16 milhões em asfalto novo; lançamento acontece na próxima sexta-feira, 05

Mais asfalto: Jaru será contemplado com R$ 16 milhões em asfalto novo; lançamento acontece na próxima sexta-feira, 05

O município de Jaru, será contemplado com mais uma remessa de pavimentação asfáltica.
L
Presidente do TJRO dá boas vindas ao ministro Geraldo Alckmin

Presidente do TJRO dá boas vindas ao ministro Geraldo Alckmin

O des. Raduan Miguel Filho discursou em evento da Fiero, durante a visita do vice-presidente.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

O teatro vai à escola é sucesso em Atalaia do norte

Dois espetáculos foram apresentados em Atalaia do Norte, no ginásio Professor Lucival Brotas e na praça de alimentação Vale do Javarí.
L
#ComunidadeNews | Entrevista Carlos Oliveira, pré-candidato a vereador de Porto Velho

#ComunidadeNews | Entrevista Carlos Oliveira, pré-candidato a vereador de Porto Velho

O programa Comunidade News apresentará uma entrevista exclusiva com o pré-candidato a vereador de Porto Velho, Carlos Oliveira.
L

Governo de RO reforça Segurança Pública com entrega de 241 novos veículos

O contrato tem validade de dois anos e meio e representa um investimento de R$ 10.737.530,52, do Governo do Rondônia, através da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec).

Com Assinatura de Contrato, Obras de Dragagem do Rio Madeira Começam em Breve

A recuperação acontecerá no trecho do rio entre Porto Velho/RO e Manicoré/AM.
L

Antes das eleições, Rio Crespo estabelece novos subsídios para futuro Prefeito, Vice-Prefeito e Secretários

Para o prefeito ou prefeita foi estipulado o valor mensal de R$ 18.954,50. Para o vice-prefeito (a) o valor é menor: R$ 9.477,25. Já para os futuros secretários ou secretárias os subsídios mensais serão de R$ 6.954,92.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Pré-candidatura a vereador de Luiz Paraquedas por Pimenta Bueno é lançada oficialmente com apoio do deputado Jean Oliveira e do prefeito Araújo

O pré-candidato Luiz Paraquedas destacou os apoios do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Jean Oliveira.
L
Obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim alcança 65% de conclusão, destaca Dra. Taíssa

Obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim alcança 65% de conclusão, destaca Dra. Taíssa

Deputada agradece os envolvidos por seu compromisso e dedicação para tornar este projeto uma realidade.
L
Cláudia de Jesus prestigia entrega de equipamentos agrícolas para Teixeirópolis

Cláudia de Jesus prestigia entrega de equipamentos agrícolas para Teixeirópolis

Deputada autorizou pagamento de emenda parlamentar para associação dos trabalhadores.
L
Caerd responde pedido da Dra. Taíssa sobre escassez hídrica com Plano de Contingência

Caerd responde pedido da Dra. Taíssa sobre escassez hídrica com Plano de Contingência

Documento contém medidas que devem ser adotadas para enfrentar os efeitos da crise.
L

Entrevista com Samuel Costa no Giro News: Propostas para uma Porto Velho melhor

Pré-candidato a Prefeito de Porto Velho apresenta visões e propostas para a capital Rondoniense
L
Publicidade

POLÍCIA

SE RENDEU: Após horas de negociação, BOPE prende homem surtado e apreende arma

Uma equipe do Samu prestou apoio encaminhando o suspeito até a UPA Leste.
10

URGENTE: Ex-presidiário é executado em residência na Avenida Mamoré

O corpo foi removido ao IML pelo rabecão.
18
Motorista de caminhão fica ferido após Fiat Toro causar acidente no centro

Motorista de caminhão fica ferido após Fiat Toro causar acidente no centro

Testemunhas contaram que o caminhão seguia na preferencial quando foi atingido pela Toro, em seguida, ainda colidiu contra o muro de uma vila de apartamentos.
12
Colisão entre veículos deixa dois feridos na zona leste

Colisão entre veículos deixa dois feridos na zona leste

Kwid seguia na Francisco Barbosa quando o motorista invadiu a preferencial e foi batido pela Strada que depois colidiu contra o muro da Semob.
14
polícia

Corpo de fazendeiro é encontrado com perfurações de bala na porteira de sua propriedade, em Cerejeiras

Vilmar J. P.. morava no Paraná, mas vinha com frequência a sua fazenda
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: COZIAMAR GENEROS ALIMENTICIOS LTDA

 LAMP – Licença Ambiental de Médio Porte – Licença Ambiental Prévia. Licença Ambiental de Instalação, Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: S F CAMPOS E CIA LTDA ME

LICENÇA PRÉVIA (LP), LICENÇA DE INSTALAÇÃO (LI) e LICENÇA DE OPERAÇÃO (LO)
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: GAMMA SERVICOS DE CENTRAIS DE AR LTDA

Licença Ambiental de Operação – LAO n° Nº 65 SOL/DLA
L

Recebimento da Licença Ambiental: GAMMA SERVICOS DE CENTRAIS DE AR LTDA

Licença Ambiental de Operação – LAO n° Nº 65 SOL/DLA
L
Dólar fecha em R$ 5,66 após superar R$ 5,70 durante o dia

Dólar fecha em R$ 5,66 após superar R$ 5,70 durante o dia

Bolsa sobe 0,26% impulsionada por empresas exportadoras
L
De virada, Brasil bate Montenegro no Pré-Olímpico de basquete

De virada, Brasil bate Montenegro no Pré-Olímpico de basquete

Seleção masculina volta à quadra às 13h de quinta (4) contra Camarões
L
Acidentes fatais com a rede elétrica caem 8% em 2023, aponta Abradee

Acidentes fatais com a rede elétrica caem 8% em 2023, aponta Abradee

Associação lança campanha para prevenção de acidentes
L
"Precisamos colocar a carne na cesta básica", diz Lula sobre isenção

“Precisamos colocar a carne na cesta básica”, diz Lula sobre isenção

Presidente ressaltou diferença entre carnes nobres e populares
L
Alexandre de Moraes mantém de prisão de Fátima de Tubarão

Alexandre de Moraes mantém a prisão de Fátima de Tubarão

Ela é acusada de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023
L
Professores que atuam em salas de recursos multifuncionais participam de curso de Libras Básico

Professores que atuam em salas de recursos multifuncionais participam de curso de Libras Básico

Segundo a gerente de Educação Especial da Seduc, Vera Lúcia de Lima, participam do curso professores que pertencem às 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs).
L