QUARTA-FEIRA, 01/05/2024

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE BOLSONARO E HADDAD PARA O MEIO AMBIENTE

Candidatos têm posicionamentos opostos sobre o setor

Publicado em 

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE BOLSONARO E HADDAD PARA O MEIO AMBIENTE - News Rondônia

Em meio a uma campanha eleitoral focada principalmente na questão das notícias falsas, os desafios do meio ambiente têm sido pouco debatidos pelos candidatos à Presidência da República. Nas propostas de governo entregues pelos candidatos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a questão é tratada de forma diversa e reflete a polaridade entre os presidenciáveis.

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE BOLSONARO E HADDAD PARA O MEIO AMBIENTE - News Rondônia

O candidato Jair Bolsonaro (PSL) propõe a junção dos ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura e extinção de órgãos de fiscalização ambiental, investimento em energia limpa no Nordeste e prazo menor para concessão de licenças ambientais. Fernando Haddad (PT) propõe taxa de desmatamento zero, demarcação de terras indígenas e redução de impostos para investimentos verdes.

Jair Bolsonaro (PSL)

Na proposta do candidato do PSL, não há menção direta ao tema. No trecho dedicado à agricultura, a proposta aponta, sem detalhes, um novo modelo institucional para o setor e que “o primeiro passo é sair da situação atual onde instituições relacionadas ao setor estão espalhadas e loteadas em vários ministérios, reunindo-as em uma só pasta”.

O documento sugere que será criada uma “nova estrutura federal agropecuária que teria as seguintes atribuições: Política e Economia Agrícola (inclui comércio), Recursos Naturais e Meio Ambiente Rural, Defesa Agropecuária, Segurança Alimentar, Pesca e Piscicultura, Desenvolvimento Rural Sustentável (Atuação por Programas) e Inovação Tecnológica”.

Ainda na área de agricultura, a proposta de governo prevê atender as demandas de “segurança no campo; solução para a questão agrária; logística de transporte e armazenamento; uma só porta para atender as demandas do agro e do setor rural; políticas especificas para consolidar e abrir novos mercados externos e diversificação”.

O candidato destaca que o Nordeste será uma das regiões mais beneficiadas por um novo modelo de energia e que “pode se tornar a base de uma nova matriz energética limpa, renovável e democrática”. O programa pretende expandir não somente a produção de energia, mas toda a cadeia produtiva, como instalação e manutenção de painéis fotovoltaicos, além de firmar parceria com universidades locais para o desenvolvimento de novas tecnologias e instalação de indústrias que tem uso intensivo de energia elétrica.

Em entrevistas e durante a campanha, Bolsonaro declarou que pode extinguir o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O candidato do PSL também disse que pode flexibilizar a legislação que regula a exploração econômica de áreas verdes preservadas, inclusive na Amazônia. “O Brasil abre a Amazônia para o mundo explorar seu ouro, enquanto seus garimpeiros são tratados como bandidos”, disse Bolsonaro em sua página do Facebook.

“O Brasil não suporta ter mais de 50% do território demarcado como terras indígenas, áreas de proteção ambiental, parques nacionais e essas reservas todas, atrapalha o desenvolvimento. Você quer derrubar uma árvore que já morreu leva dez anos, quer fazer uma pequena central hidrelétrica é quase impossível, não podemos continuar admitindo uma fiscalização xiita por parte do ICMBio e do Ibama, prejudicando quem quer produzir”, disse Bolsonaro a jornalistas durante uma atividade de campanha na cidade de Porto Velho.

O texto da proposta de governo afirma que as pequenas centrais hidrelétricas “têm enfrentado barreiras quase intransponíveis no licenciamento ambiental”, que pode superar o tempo de dez anos, segundo o documento. O candidato propõe que o licenciamento ambiental seja avaliado em um prazo máximo de três meses.

Em outra ocasião, Bolsonaro também declarou publicamente que não vai conceder “nenhum centímetro de terra” para indígenas e quilombolas. Outra intenção já manifestada por Bolsonaro seria a de retirar o Brasil do chamado Acordo de Paris, que prevê a limitação do aumento da temperatura global abaixo de 2º ou 1,5 graus Celsius.

CONHEÇA AS PROPOSTAS DE BOLSONARO E HADDAD PARA O MEIO AMBIENTE - News Rondônia

Fernando Haddad (PT)

A proposta do candidato petista fala na “transição ecológica para a nova sociedade do século 21”. De acordo com o programa, em eventual governo, Haddad irá buscar uma economia de baixo carbono, investir na agroecologia e “garantir práticas e inovações verdes” para impulsionar o crescimento inclusivo, desenvolvimento nacional e bem-estar da população.

Os recursos naturais serão protegidos da devastação e que pretende zerar a taxa de desmatamento líquido até 2022, limitando a expansão da fronteira agropecuária. A proposta destaca o papel da Amazônia na criação de políticas inovadoras de transição ecológica.

Com relação aos desafios da água, o plano de governo do PT cita investimento na gestão sustentável de recursos hídricos, proteção de aquíferos e lençóis freáticos, recuperação de nascentes, despoluição de rios e ampliação das obras de saneamento e infraestrutura urbana para evitar o racionamento de água. A proposta prevê a revitalização de bacias hidrográficas, como a do São Francisco, e ampliação do programa de construção de cisternas, além de melhoria na gestão de resíduos sólidos.

O programa petista diz que vai promover a reforma agrária, a titulação das terras quilombolas e a demarcação das áreas indígenas e assegurar os direitos dos ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, aldeados, entre outros.

O candidato do PT propõe políticas de financiamento público para as atividades econômicas de baixo impacto ambiental, além do que chama de “reforma fiscal verde”, para reduzir em 46,5% a incidência de tributos sobre os investimentos verdes de tributos, como IPI, ICMS e PIS/Cofins. A proposta afirma ainda que a reforma fiscal verde que criará um tributo sobre carbono, sem elevar a carga tributária, como adotado em outros país para aumento o custo das emissões de gases de efeito estufa.

Na proposta do governo petista, há a intenção de aperfeiçoar o modelo energético com o objetivo de zerar a emissão de gases de efeito estufa da matriz energética brasileira até 2050. O projeto fala em criar um novo marco regulatório da mineração, que prevê “a responsabilização das empresas e pessoas físicas quanto aos impactos ambientais e sociais por práticas que desrespeitem a legislação”. O marco também criaria órgãos de fiscalização e regulação da atividade mineradora e estímulo ao desenvolvimento tecnológico e inovação das empresas do setor, além de instituição de políticas para as comunidades atingidas pela mineração, inclusive com compensação financeira.

Com relação ao cumprimento do Acordo de Paris e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, o programa de Haddad propõe a criação de um Fundo de Adaptação para apoiar países da América Latina e do Caribe a enfrentar desastres climáticos e o fortalecimento da “cooperação Sul-Sul em mitigação e adaptação".

O candidato petista defende o desenvolvimento de políticas de educação ambiental com a participação de estados, municípios, escolas, universidades, movimentos sociais e instituições da sociedade civil.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cláudia de Jesus: União transfere área do bairro Planalto para prefeitura de Porto Velho

Presidente do Incra estará em Rondônia para solenidade oficial de transferência
L
COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Solicitação visa garantir a aquisição de pavimentos intertravados, contribuindo para melhorar a infraestrutura do município.
L

Abertura do Motocross em Cacoal é um sucesso com o apoio do deputado Cássio Gois: pilotos locais se destacam na competição

Com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal proporcionou momentos de muita adrenalina e emoção para o público presente.
L
Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

O recurso é fruto de emenda parlamentar federal que deve ser direcionado para as ações de saúde pública na região da Zona da Mata rondoniense.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades
L

Não perca a chance única: News Rondônia e Cine Araújo convidam você para uma sessão de cinema inesquecível

Participe da promoção e ganhe ingresso para assistir aos filmes em cartaz no melhor cinema da cidade. O sorteio será realizado na sexta-feira, dia 10 de maio.
L

01 de maio, Dia do Trabalhador

Honrando as conquistas e desafios dos trabalhadores em um mundo em constante mudança
L

Promoção: concorra a uma Cachaça Estação da Cana Amburana

Saiba como participar da promoção e concorrer a uma bebida suave com notas amadeiradas, adocicada e que remete ao gosto de baunilha.
L

Celebre o Amor Materno com o Super Sorteio do Dia das Mães Cacau Show

Participe e Concorra a uma Cesta Exclusiva de Chocolates da Cacau Show!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra se encontra abandonada e se tornou um ponto focal para atividades ilícitas.
L
Ieda Chaves cobra capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas de Rondônia

Ieda Chaves cobra capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas de Rondônia

Parlamentar reforça a necessidade de aplicação da Lei Federal 13.722/2018.
L

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal informou que as obras tem previsão de reinicio no mês de maio deste ano
L
Vereador Márcio Pacele firma parceria para implementação de iluminação em LED nos distritos

Vereador Márcio Pacele firma parceria para implementação de iluminação em LED nos distritos

Reunião entre vereador Márcio Pacele e equipe da EMDUR define ações para implantação do projeto nos distritos.
L
Dr. Fernando Máximo manifesta repúdio ao Decreto nº 11.999 da Comissão Nacional de Residência Médica

Dr. Fernando Máximo manifesta repúdio ao Decreto nº 11.999 da Comissão Nacional de Residência Médica

A legislação dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições que os ofertem.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a tiros por dupla em moto na Jorge Teixeira

O Samu foi acionado e socorreu o rapaz para o Hospital João Paulo II.
12
URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

A PM ficou encarregada de fazer o registro da ocorrência.
14

NA BOATE: Dupla é presa após tentar matar segurança de casa noturna na zona leste

A PM foi acionada e conseguiu localizar e prender os dois suspeitos, que possuem passagens pelo sistema prisional.
18

Câmera flagra motorista passando com caminhonete em cima de um cachorro

Crime ocorreu na manhã desta terça, 01, em Porto Velho.
10
ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LOGIC-TEC LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação,  Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: 51.272.306 DARLIANA DE FREITAS STEN

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L
Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Temos que cumprir todas as orientações da OMSA, e uma delas, é a declaração de rebanhos à Idaron
L
Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Os indicadores econômicos mostram o quanto o Estado evoluiu, beneficiando os trabalhadores.
L
Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Através do trabalho, combatemos a pobreza, promovemos a justiça social e construímos uma sociedade mais justa e igualitária.
L
Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Todos empreendedores e artesãos do Giro têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem)
L
Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Comerciante vende o produto há 27 anos nas feiras livres de Porto Velho
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO UNIVERSITÁRIO

Na sede da Associação localizada na Rua Capão da Canoa– Porto Velho
L

Começa contagem regressiva para a Rondônia Rural Show Internacional

Evento acontece entre os dias 20 a 25 de maio, em Ji-Paraná
L

Conectando trabalhadores ao mercado de trabalho, Sine Municipal é essencial para desenvolvimento socioeconômico de Porto Velho

Empresários recomendam a captação de mão de obra através do Sine
L