Um dos momentos mais aguardados de Segundo Sol está reservado para os últimos capítulos: a descoberta, por parte de Luzia (Giovanna Antonelli) e Valentim (Danilo Mesquita), de que eles são mãe e filho.
O desenrolar dessa trama terá início quando Rosa (Letícia Colin) – que já sabe há tempos que o rapaz é filho da DJ – decide revelar para ele toda a verdade sobre seu nascimento, dando ênfase principalmente ao rapto praticado por Karola (Deborah Secco), que o pegou para criar como seu filho e deixou um bebê morto para Luzia.
Dias depois, quando consegue digerir minimamente essa história chocante, Valentim decide conversar com sua mãe biológica. O clima de emoção é muito forte, mas o moço, com toda a sinceridade que lhe é peculiar, se desculpa por não correr não direção de Luzia, abraçá-la ou lhe dizer coisas bonitas, pois o sentimento que o domina ainda é o de ter “perdido” uma mãe. No caso, Karola.
Confuso, Valentim desabafa e diz que está sentindo como se tivesse vivido uma mentira até aquele instante. Nesse momento, Luzia o conforta e afirma que sentiu algo especial por ele desde a primeira vez em que o viu, como se uma ligação entre os dois se estabelecesse instantaneamente. Em seguida, a DJ afirma que vai respeitar o tempo que for necessário para que eles possam construir uma relação de mãe e filho, e que o amará tanto quanto ama Manu (Luisa Arraes) e Ícaro (Chay Suede).