DOMINGO, 20/04/2025

L

Saúde

Clínicas expressam preocupação por falta de vacina contra a dengue

Laboratório anunciou que vai priorizar pedidos do SUS.

Por Bruno de Freitas Moura - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Clínicas expressam preocupação por falta de vacina contra a dengue
Takeda/Divulgação
A decisão do fabricante do imunizante Qdenga, usado contra a dengue, o laboratório japonês Takeda, de priorizar o abastecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), preocupa as clínicas médicas particulares.

Clínicas expressam preocupação por falta de vacina contra a dengue - News RondôniaClínicas expressam preocupação por falta de vacina contra a dengue - News Rondônia

A Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC) manifestou nesta terça-feira (6) preocupação diante da possível falta da vacina na sua rede “especialmente em relação às faixas etárias não cobertas pelo setor público”. No SUS, o público-alvo é a população entre 10 e 14 anos de idade, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.

As pessoas que procuram estabelecimentos privados, o que inclui também laboratórios e drogarias, têm enfrentado dificuldades para conseguir o imunizante, com a aplicação de duas doses com intervalo de 90 dias.

Prioridade

Na segunda-feira (5), a Takeda esclareceu que, com o atual cenário da inclusão da vacina Qdenga no SUS por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), e os registros crescente da dengue no Brasil, “a empresa está concentrada em atender de forma prioritária ao Ministério da Saúde”.

Com isso, a multinacional não fará novos contratos com estados e municípios, assim como o fornecimento da vacina no mercado privado brasileiro “será limitado para suprir e priorizar o quantitativo necessário para que as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante na rede privada completem seu esquema vacinal”.

A Takeda informou que tem garantida a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para 2025. Isso representa capacidade de fornecer imunização para 7,8 milhões de pessoas (duas doses para cada).

A empresa acrescenta que busca todas as soluções possíveis para aumentar o número de doses disponíveis no país. “Não mediremos esforços para isso”, diz comunicado, que cita a intenção de atingir a meta de 100 milhões de doses por ano até 2030, o que inclui um novo centro global dedicado à produção de vacinas, em Singen, na Alemanha, previsto para lançamento em 2025.

O laboratório japonês expressou também que está “fortemente comprometido em buscar parcerias com laboratórios públicos nacionais para acelerar a capacidade de produção da vacina”.

Procura

A ABCVAC informou que a procura pela Qdenga tem tido uma escalada, mais notadamente desde outubro de 2023, quando foram aplicadas 1.463 doses, mais que o dobro do mês anterior, setembro. De lá para cá, a procura cresceu mais 237%, fechando janeiro de 2024 com 4.923 doses aplicadas. Em dezembro do ano passado, haviam sido 2.341.

No período acumulado de julho de 2023 a janeiro de 2024, foram administradas 13.290 doses da Qdenga. Os dados são relativos a cerca de 280 clínicas particulares do país. Cada aplicação custa, aproximadamente, a partir de R$ 350.

“Algumas clínicas privadas já relataram a falta do imunizante em algumas regiões devido à alta procura”, diz comunicado da ABCVAC.

“A ABCVAC compreende e logicamente apoia as ações do PNI, mas também ressaltamos o papel fundamental do setor privado complementando o setor público”, diz Fabiana Funk, presidente do conselho da associação.

“Expressamos nossa preocupação diante da possível falta da vacina nas clínicas particulares e especialmente em relação às faixas etárias não cobertas pelo setor público”, completa.

A ABCVAC ressalta a importância de soluções rápidas para garantir o abastecimento adequado.

“Observamos que a vacinação no setor privado desempenha um papel relevante, atendendo a faixa de 4 a 60 anos que, se não considerada, poderá gerar impactos no sistema de saúde como um todo. Por isso, esperamos que em breve sejam encontradas soluções eficazes que atendam à crescente demanda também para o setor privado”, conclui Fabiana Funk.

A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informou à Agência Brasil que não iria se posicionar sobre a decisão da Takeda “por dizer respeito a uma prerrogativa comercial da fabricante”. A associação afirmou não ter dados consolidados sobre procura do imunizante em drogarias.

Público-alvo

O Ministério da Saúde determinou que a Qdenga será aplicada em 521 municípios com maiores incidências de dengue. A vacina é segura, e o uso foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O imunizante é feito com o vírus vivo atenuado e interage com o sistema imunológico de modo a provocar uma resposta semelhante à gerada pela infecção natural. A vacina oferece proteção contra os quatro subtipos do vírus da dengue existentes: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.

calendário de aplicação deve ser definido pelo Ministério da Saúde esta semana, com a vacinação começando ainda em fevereiro.

Público x privado

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, a decisão da Takeda foi adequada e não compromete esforços para a imunização da população.

“Não compromete porque, infelizmente, a porcentagem de indivíduos que têm acesso a uma vacina com esse custo é muito pequena. Priorizar a saúde pública é uma decisão adequada do laboratório”, avalia.

Além disso, Kfouri considera que o alcance da imunização coletiva ainda é muito reduzido com a oferta de vacinas disponíveis no país.

“Nem no serviço público, com 6 milhões de doses de vacinas, a gente vai conseguir impactar no problema dengue este ano. Três por cento, 5%, 7% de vacina a mais no privado não repercutirá no tamanho do problema. Em proteção individual, claro que sim, tanto no público quanto no privado, vai se beneficiar aquele que for vacinado. Mas em termos de proteção coletiva, controle da doença, diminuição das taxas de incidência, nem uma coisa nem outra”, explica.

O vice-presidente da Sbim defende que, à medida que mais doses sejam recebidas pelo SUS, antes de aumentar a faixa etária do público-alvo, o esforço deve ser para ampliar a abrangência de municípios com campanha de vacinação, além dos 521 escolhidos pelo Ministério da Saúde.

“Quando chegar mais doses, a gente deve manter a faixa de 10 a 14 anos e incorporar mais áreas”, defende.

Outras vacinas

Além da Qdenga, há no Brasil outra vacina contra a dengue, a Dengvaxia, do laboratório francês Sanofi-Pasteur, que só pode ser utilizada por quem já teve dengue. O imunizante não foi incorporado ao SUS e é contraindicado para indivíduos que nunca tiveram contato com o vírus em razão de maior risco de desenvolver quadros graves da doença.

Agência Brasil preparou uma reportagem com tudo o que você precisa saber sobre a vacina contra a dengue.

Desde 2009, pesquisadores do Instituto Butantan estudam a produção de uma nova vacina contra a dengue. O imunizante se encontra atualmente em fase final de ensaios clínicos. A previsão do instituto é que, entre junho e julho deste ano, o pedido de registro seja submetido para análise da Anvisa.

Apesar dos esforços para mais vacinas disponíveis, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, tem defendido que o imunizante não será uma solução imediata para a doença, e pede a participação da população para acabar com criadouros do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue.

“Neste momento, ela [a vacina] não oferece uma resposta para a situação atual, porque ela é aplicada com o intervalo de 3 meses, já que é uma vacina de duas doses. Ela é muito importante, mas será uma estratégia progressiva para ter um impacto que a gente espera de controlar a dengue e, no futuro, não ter mais a dengue como um problema tão importante de saúde pública”, explicou.

Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Governo de Rondônia entrega Prêmio Equipe Rosa a Porto Velho, Nova Brasilândia e Pimenta Bueno

Durante a cerimônia, o titular da Sesau, Jefferson Rocha, parabenizou as equipes premiadas e todos os profissionais de saúde envolvidos.
L
Hábitos simples que fortalecem o cérebro e ajudam a prevenir demências

Hábitos simples que fortalecem o cérebro e ajudam a prevenir demências

“Alguns exercícios podem estimular o cérebro e melhorar a capacidade do sistema nervoso de criar novas conexões neuronais”, afirma o neurocirurgião
L
Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, com 668 mortes confirmadas

Brasil registra mais de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, com 668 mortes confirmadas

País contabiliza ainda 668 mortes confirmadas pela doença
L

Explosão de afastamentos por saúde mental no trabalho acende alerta nas empresas

Brasil registra aumento de 134% nos afastamentos por transtornos psicológicos; especialistas apontam urgência em políticas de bem-estar corporativo
L
Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Entidades criticam resolução do CFM que restringe acesso de jovens trans a tratamentos de transição de gênero

Resolução do CFM revisou critérios éticos e técnicos de atendimento
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Morre em Porto Velho Sílvio Roberto Freitas de Melo, professor do curso de Latim da Unir

Alunos manifestaram seu pesar por meio das redes sociais
L

Como proteger seu pet dos perigos do chocolate nesta Páscoa

Mesmo após a celebração, restos de ovos de chocolate permanecem em casa e podem colocar em risco a saúde de cães e gatos
L

Ford Mustang segue como o cupê esportivo mais vendido do mundo

Dez anos de liderança e um milhão de unidades vendidas consolidam o modelo como referência global
L

Mostra “Cinema Itinerante: Portal da Amazônia” leva sessões de cinema e rodas de conversa a comunidades rurais e urbanas de Vilhena

Com foco na inclusão cultural e valorização do cinema regional, a iniciativa deve alcançar 300 participantes até o fim de abril.
L

Hural Dynamics lança pulverizador elétrico autônomo com tecnologia 100% brasileira

Equipamento promete alta precisão, economia e respeito ao meio ambiente para o agronegócio brasileiro
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Sine de Porto Velho oferece oportunidades em diversos setores com quase 100 vagas

As vagas são para diversos níveis de escolaridade
L
Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Aprovados no Concurso Nacional Unificado começam a ser convocados em maio, anuncia governo

Ministério publicará portaria única autorizando órgãos a convocarem
L
Fiocruz abre 152 vagas para estágio

Fiocruz oferece 152 oportunidades de estágio em todo o país

A maioria para o Rio de Janeiro, mas tem vagas para outros Estados
L

Encontro de lideranças do Jiu-Jitsu reúne mestres e atletas em evento no CT Tubarão

Realizado na sexta-feira (04), evento celebrou união das academias, debateu temas importantes e apresentou programa inédito de patrocínio a atletas da Região Norte
L
Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Energisa tem vagas abertas para Porto Velho

Estão disponibilizadas vagas para estágios, técnicos e operadores, com prazo de inscrição até o dia 17 de abril.
L
Publicidade

POLÍTICA

Uma Páscoa de fé, esperança e renovação para Rondônia

Mensagem do Governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha
L

Luana Rocha entrega mais de R$ 80 mil em equipamentos para entidade do 3º setor ao participar de comemorações aos povos indígenas, em Guajará-Mirim

Para a secretária e primeira-dama, escutar as demandas dos povos indígenas e atende-las é uma das maneiras de mostrar respeito para com os primeiros habitantes do Brasil, em especial de Rondônia.
L
CNJ afasta desembargador por mensagens públicas de apoio a Bolsonaro

Desembargador é afastado pelo CNJ após declarações públicas a favor de Bolsonaro

Conselheiros reduziram período de afastamento de 90 para 60 dias
L
Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

Coronel Chrisóstomo participa de assinatura de ordem de serviço para obras de pavimentação e drenagem em União Bandeirantes

O investimento de R$ 5,7 milhões foi viabilizado por emenda de bancada apresentada pelo parlamentar em 2022.
L

Coronel Chrisóstomo lamenta mortes em acidente na BR-364, em Candeias do Jamari

Em respeito às vítimas e aos familiares, o parlamentar optou por não entrar em detalhes sobre o caso.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Corpo de homem desaparecido é localizado no Rio das Garças, em Porto Velho

Vítima de 34 anos foi encontrada por mergulhadores após horas de buscas; ele teria sido arrastado pela correnteza
18

URGENTE: Homem desaparece enquanto se divertia no Rio das Garças, em Porto Velho

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta do fim da manhã para iniciar as buscas no local.
10

NA MADRUGADA: Bandidos invadem residência de veterinário e furtam R$ 10 mil

Vítima estava fora da cidade quando vizinho notou movimentação suspeita no imóvel
10

NO BAR: Suspeito tenta sacar arma contra PM durante abordagem na zona leste de Porto Velho

Homem foi contido após luta corporal com policial e estava com pistola 9mm de numeração raspada
10

Motorista de Argo foge após causar acidente com capotamento no Centro

Os quatro ocupantes do Mobi saíram ilesos e não precisaram de atendimento médico.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estado de Rondônia nega tratamento a autista que foi criminalizada por professora

A solicitação de TFD foi protocolada em 30 de setembro de 2024 e, em menos de 24 horas, foi negada administrativamente pelo Estado de Rondônia.
L

Creme gelado de morango: a sobremesa perfeita para a Páscoa

Refrescante, leve e fácil de preparar – essa receita vai conquistar a família inteira!
L

Case IH Farmall C: tecnologia e eficiência para o produtor rural

O novo trator une tradição e inovação para atender às demandas da produção agrícola e pecuária
L

Mudança de sexo: CFM cria resolução que autoriza cirurgia e hormônios cruzados só na maioridade

A nova resolução impõe uma série de cuidados especiais e proibições.
L

Pedestre embriagado é atropelado em rotatória na zona leste

O rapaz ferido ficou caído na calçada de um posto de combustíveis.
10

Homem morre em acidente na BR-364 a caminho de noivado

Ele viajava de Porto Velho rumo a Vilhena, onde oficializaria o noivado e passaria a Páscoa com a família.
18

Vigilante sofre queda e gato morre em atropelamento na zona leste

Após a queda, a vítima permaneceu no chão, chorando e com fortes dores pelo corpo.
12

“Pura covardia”: garimpeiros denunciam destruição de balsas por PF e Ibama na Sexta-Feira Santa

Em meio à cheia do rio Madeira, ação do governo federal é classificada como desumana por afetar famílias ribeirinhas que lutam para sobreviver.
10

Povos indígenas de Rondônia: existência remete a mais de 10 mil anos

“Nossa ancestralidade carrega o gene local; a nossa cultura é indígena, e não colonizadora e opressora.”
L

No Dia dos Povos Originários, Neidinha Suruí convida para uma imersão nas culturas indígenas de Rondônia

1º Festival de Culturas Indígenas ocorre no Porto Velho Shopping com palestras, arte, música e roda de conversa até domingo (20)
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.