SEGUNDA-FEIRA, 20/05/2024

Naturalistas amadores contribuem com descobertas científicas

Várias espécies novas já foram encontradas pelos cientistas cidadãos.

Por Viitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - 20

Publicado em 

Naturalistas amadores contribuem com descobertas científicas
Eliana Ramos/Divulgação
Júlio Cesar Ribeiro e sua namorada caminhavam pela região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. A ideia era apenas conhecer uma nova cachoeira, em uma área próxima da casa dos avós dela. O jovem é um amante da natureza e tem como hobby fotografar o mio ambiente.Naturalistas amadores contribuem com descobertas científicas - News RondôniaNaturalistas amadores contribuem com descobertas científicas - News Rondônia

Como sempre faz nessas trilhas, Júlio começou a fazer seus registros de espécies vegetais em um paredão rochoso, nas proximidades da cachoeira. “Me bateu uma curiosidade. Pensei: ‘naqueles paredões rochosos, pode ter alguma coisa bacana’ [para fotografar]. Na minha curiosidade, vi essa planta, que parecia um capim-gordura, toda peludinha”.

Mais adiante, Júlio encontrou mais espécimes daquela planta diferente, desta vez com flor. “Ali eu tive a certeza que era uma espécie de planta nova. Na hora, fiquei encantado com as características da planta”.

13/10/2023, Cientista cidadão, Júlio César posa junto com sua descoberta, a bromélia Peluda 2. Foto: Paulo Gonella/Divulgação
Júlio César posa junto com sua descoberta, a bromélia Peluda – Paulo Gonella/Divulgação

Aquela não era uma experiência inédita para o jovem mineiro. Ele vive em uma área pródiga para a descoberta de novas espécies e já registrara, anteriormente, várias plantas desconhecidas para a ciência.

Ele já sabia o que fazer nessa situação. Mandou as fotos para especialistas na flora da região para a identificação da espécie. Para a surpresa dos cientistas, aquela espécie era diferente de tudo o que conheciam. Era uma bromélia, mas ao mesmo tempo, não se parecia com outras espécies desta família botânica, devido às suas folhas cobertas de pelos.

Após análise das características da planta, principalmente de sua flor, pesquisadores confirmaram que era uma bromélia, batizada de Krekananthus ribeiranus, em homenagem ao jovem descobridor.

Essa aliás é a segunda espécie de bromélia descrita neste ano, que foi descoberta por Júlio. Antes da bromélia-peluda, ele já tinha encontrado uma Stigmatodon enigmaticus.

“Eu trabalho como guia turístico na região há uns oito anos e estou sempre junto com os pesquisadores que vêm fazer pesquisas aqui, então isso me agrega muito conhecimento. Para quem gosta de natureza, não há nem palavras para descrever a sensação da experiência de descobrir uma nova espécie de planta. É muito prazeroso estar lá descobrindo novas plantas”, diz o jovem, que pretende estudar biologia e se especializar em bromélias e orquídeas.

Uma década antes, Júlio era apenas uma criança quando participou de uma expedição com o pai e outro explorador amador, o geógrafo Reginaldo Vasconcelos, em que foi avistada, na mesma região, uma planta carnívora nova.

Vasconcelos registrou imagens da planta e postou em um grupo de identificação na rede social Facebook, o DetWeb, que reúne especialistas nas mais diversas famílias botânicas e observadores amadores.

Também naquela ocasião, confirmou que se tratava de uma nova espécie, chamada de Drosera magnifica, que usa gotículas pegajosas em suas folhas para aprisionar insetos.

“Naquele dia chuvoso, estávamos eu, o especialista em bromélias Elton Leme, Edmilson Caetano Ribeiro e seu filho Júlio César. Nesse dia fotografei os exemplares da Drosera magnifica. Aquela planta me chamou muito atenção. Depois, postei a foto no grupo onde logo alguns entendedores se manifestaram”, conta Reginaldo. “A natureza é simplesmente surpreendente! Quando vamos para as expedições é como se acendesse uma chama dentro de nós, escutamos o chamado da natureza e percebemos toda sutil informação do ambiente. Descobrir uma espécie nova em dias atuais é um copo de esperança”, conta o geógrafo.

Júlio César e Reginaldo são o que os pesquisadores chamam de cientistas cidadãos (ou cidadãos cientistas), naturalistas amadores que observam e registram a natureza, ajudando a ciência com novas descobertas e com o monitoramento do meio ambiente.

“A gente chama de cidadão cientista a pessoa que não tem a formação técnica na área de pesquisa, mas que tem essa curiosidade sobre o mundo natural que se envolvem, de algum jeito, no levantamento de questões como a identificação das plantas, a distribuição delas etc”, afirma Paulo Gonella, pesquisador da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), que participou da descrição das duas espécies de bromélias e da planta carnívora.

Reginaldo Vasconcelos, por exemplo, não chega a ser um amador, já que é formado em Geografia, uma ciência humana. E, apesar de não ter uma formação específica em ciências biológicas, já contabiliza, segundo ele próprio, a descoberta de 60 novas espécies de plantas, sendo a primeira uma orquídea chamada de Encyclia oliveirana, há duas décadas. Sua última descoberta foi a Merianthera calyptrata, descrita em agosto deste ano.

As redes sociais são uma importante ferramenta para o compartilhamento de informações científicas entre cidadãos comuns e pesquisadores. Os celulares com câmeras acopladas também permitiram uma ampliação dos registros fotográficos da natureza.

“Antes de a gente ter as redes sociais, a gente já tinha os fóruns de discussão na internet. Num desses fóruns, foram postadas as primeiras fotos de uma planta carnívora que depois a gente confirmou ser nova, a Drosera chimaera, descrita em 2014. Outra descoberta muito legal feita nesse mesmo fórum de plantas carnívoras que foi, na verdade, uma redescoberta: a Drosera ascendens, uma espécie descrita originalmente em 1820 e nunca mais tinha sido vista, até que essas fotos foram divulgadas no fórum”, conta Gonella.

No país, existe uma Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC), que reúne representantes de instituições de pesquisa e cidadãos comuns interessados em contribuir com a ciência.

Uma das instituições que integram a rede, o Instituto Nacional da Mata Atlântica (Inma), por exemplo, mantém o Programa Ciência Cidadã, que reúne vários projetos envolvendo cidadãos cientistas.

A iniciativa, que conta com a contribuição de mais de 2.300 colaboradores, permitiu o mapeamento da ocorrência de 600 espécies da fauna do Espírito Santo, através de projetos como o Cantoria de Quintal, que estimula cidadãos a registrar a ocorrência de anfíbios em seus quintais, através de fotos, vídeos ou áudios.

“O projeto Cantoria de Quintal incentiva o público a enviar arquivos, sobretudo sonoros, contemplando sapos, rãs e pererecas que habitam quintais ou arredores de residências. As gravações são realizadas e enviadas utilizando aparelhos celulares. O projeto foi criado há menos de três anos e já conta com quase 500 arquivos enviados por 120 colaboradores, incluindo espécies raras, ameaçadas de extinção, pouco conhecidas pela ciência, endêmicas da Mata Atlântica e registros inéditos para o município foco do projeto”, conta o pesquisador do Inma João Victor Lacerda.

O cientista cidadão funcionaria como uma extensão dos braços e olhos do pesquisador, amplificando o alcance da observação científica. “O cientista cidadão, muitas vezes, possibilita a coleta de dados em regiões remotas e/ou em quantidades que não seriam tão cedo atingidas por cientistas profissionais sem essa colaboração”, afirma Lacerda.

Mas, segundo o pesquisador, essa colaboração traz impactos positivos também para o cidadão comum.

“Engana-se quem enxerga a ciência cidadã como uma via de mão única em que o público é considerado um mero instrumento de coleta e envio de dados para atender a demandas científicas. Um projeto de ciência cidadã pode, por exemplo, beneficiar a população envolvendo-a diretamente na busca por compreensão e resolução de problemas locais, como monitoramento da qualidade da água, alteração do regime de incêndios, ou proliferação de pragas e insetos vetores de doenças”.

Além disso, Lacerda explica, esse tipo de colaboração pode facilitar, para a população, a compreensão de como a ciência funciona, aumentando sua credibilidade junto ao cidadão comum. “Esse é um tema especialmente caro à humanidade moderna, sobretudo no Brasil, onde o negacionismo vem ganhando espaço e causando cada vez mais estragos”, completa.

Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Empresa inicia coleta de lixo na capital, com previsão de R$ 180 milhões em investimentos

Porto Velho passa ter novo contrato para a limpeza urbana e destinação dos resíduos sólidos
L

Nota Legal Rondoniense reforça a importância das ações do programa e doações para entidades sociais

Para cada nota participante, até R$ 0,25 é doado para instituições escolhidas pelo cidadão
L

Maio Laranja – “Operação Caminhos Seguros” combate a exploração sexual Infantil em Rondônia

Durante a semana foi realizado um ciclo de palestras em escolas de Porto Velho
L
Creas segue com campanha levando orientação nas escolas e no trânsito

Creas segue com campanha levando orientação nas escolas e no trânsito

Atividades buscam mobilizar a sociedade para proteger os direitos das crianças e adolescentes.
L
II Fórum Comunitário Selo Unicef acontecerá no dia 4 de junho

II Fórum Comunitário Selo Unicef acontecerá no dia 4 de junho

Evento é destinado para construção e implementação de políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sine Municipal de Porto Velho tem novas vagas disponíveis

55 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

Bado realiza show “Amazonialidades” e lança songbook durante agenda cultural

Nesse chão de quintais amazônicos, nasce a obra de Bado, pois Rondônia é a sua terra, Porto Velho, o seu lugar e a Amazônia, seu chão de vida e criação. Por isso, amazonialidades nasce para expressar esse lugar de vida, arte e cultura.
L

Agenda News: Noite dos Namorados, Amor e Rock no Grego Original Pub

Celebre o Dia dos Namorados com um jantar romântico ao som do Love Metal Acústico.
L

11ª Rondônia Rural Show Internacional: Sustentabilidade e Inovação no Agronegócio Amazônico

Feira acontece de 20 a 25 de maio em Ji-Paraná, destacando o desenvolvimento sustentável e oportunidades de negócios na agricultura da Amazônia.
L
RS precisa fazer estudos de riscos antes de projetos de novas obras

RS precisa fazer estudos de riscos antes de projetos de novas obras

Para especialistas, reconstrução deve levar em conta eventos extremos
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L
Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Taxa de desemprego fica em 7,9%; índice é o menor em 10 anos

Desocupação trimestral recua em 21 estados e no Distrito Federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet
L

Publicado o edital para contratar 44 profissionais: Vagas são para psicólogos e assistentes sociais

Os contratados serão lotados em Alta Floresta do Oeste, Ariquemes, Buritis, Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Espigão do Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Francisco do Guaporé e Vilhena.
L
Publicidade

POLÍTICA

Marcelo Cruz valoriza papel dos deputados estaduais para o fortalecimento da agricultura familiar

Parlamentar participou da solenidade de abertura no Centro Tecnológico Vandeci Rack.
L

Dra Taíssa indica ao DER a recuperação da rodovia 471, em Ministro Andreazza

Via apresenta falta de sinalização, além de muitos buracos.
L
Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 80 mil para Festa do Divino em Costa Marques

Cláudia de Jesus repassa mais de R$ 80 mil para Festa do Divino em Costa Marques

Deputada conseguiu com o governo, melhorias na estrada de acesso ao Forte Príncipe da Beira.
L
Pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim é autor de anteprojeto que cria o Bolsa Floresta

Pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim é autor de anteprojeto que cria o Bolsa Floresta

A princípio o projeto aborda especialmente os povos Tradicionais e Originários dos municípios de Guajará Mirim e Nova Mamoré.
L
Vereador Márcio Pacele participa da inauguração da Praça do distrito de Nova Califórnia

Vereador Márcio Pacele participa da inauguração da Praça do distrito de Nova Califórnia

Obra representa compromisso do governo em oferecer um espaço moderno e funcional para os moradores
L
Publicidade

POLÍCIA

Motociclista bate em pilar de madeira em acidente no Três Marias

Segundo testemunhas, o motociclista seguia sentido Guaporé, quando desviou de um carro modelo Argo que estava a frente, perdeu o controle da direção e bateu contra um pilar de madeira na calçada
12
polícia

Ex-presidiário acusado de roubo é atacado a tiro na BR-319 em Porto Velho

O rapaz foi socorrido às pressas para a UPA, onde a PM foi acionada para fazer o registro do ocorrido.
12

Celta invade cruzamento e causa grave acidente com motociclista

A vítima teve algumas lesões e foi socorrida pelo Samu para uma unidade médica.
12
Casa foi atingida por incêndio que pode ter origem criminosa, em Costa Marques

Casa foi atingida por incêndio que pode ter origem criminosa, em Costa Marques

Os policiais constataram que o fogo ainda não havia atingido a parte dos fundos da residência e com ajuda de populares, foi retirado o máximo de bens materiais que estava na casa.
10
Motorista desvia de motocicleta e morre após bater em árvore

Motorista desvia de motocicleta e morre após bater em árvore

As informações levantadas no local indicam que a vítima dirigia sua caminhonete na Avenida Jaru, sentido à BR-364, quando desviou de um motociclista e perdeu o controle do veículo.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prefeitura de Porto Velho participa da abertura da Rondônia Rural Show

Feira acontece até o dia 25 de maio, em Ji-Paraná
L

Prefeitura realiza Chamamento Público para exploração comercial de boxes e bancas nos Mercados Meu Pedacinho de Chão e Mercado KM 1

Inscrições e entrega dos documentos acontecem de 27 de maio a 17 de junho de 2024
L
Homem é preso pela Polícia Civil em razão de desobediência à Ordem Judicial em Seringueiras

Homem é preso pela Polícia Civil em razão de desobediência à Ordem Judicial em Seringueiras

O homem, bem conhecido pela sociedade foi detido em razão da desobediência a uma ordem judicial que determinava medidas protetivas de urgência em favor de sua ex-companheira.
12
Homem é alvejado por disparos de arma de fogo em conveniência de Posto de Combustível

Homem é alvejado por disparos de arma de fogo em conveniência de Posto de Combustível

O incidente ocorreu na saída para o município de Santa Luzia, e o autor dos disparos fugiu em um carro, permanecendo foragido.
16

Professores do sistema educacional de Porto Velho são capacitados em técnicas de primeiros socorros

Ação visa garantir atendimento rápido às crianças no ambiente escolar, em caso de acidentes ou engasgos.
L
Passageira de motocicleta morre em trágico acidente em Rolim de Moura

Passageira de motocicleta morre em trágico acidente em Rolim de Moura

O impacto foi tão forte que a motocicleta deslizou aproximadamente 120 metros do local da colisão.
18
Prefeitura realiza abertura oficial do período de festas no Mercado Cultural de Porto Velho

Prefeitura realiza abertura oficial do período de festas no Mercado Cultural de Porto Velho

Tradicional Arraial Municipal aconteceu durante todo o último final de semana.
L
Enquanto bombeiros atendiam um acidente, outro ocorre no mesmo local

Enquanto bombeiros atendiam um acidente, outro ocorre no mesmo local

Um homem se aproximou de um Corolla que seguia em baixa velocidade e de forma inesperada, subiu no capô do veículo e foi arremessado sobre ele, caindo no asfalto atrás do carro.
12
Porto Velho atinge 66,9% de aleitamento materno exclusivo e se aproxima de média mundial, revela pesquisa

Porto Velho atinge 66,9% de aleitamento materno exclusivo e se aproxima de média mundial, revela pesquisa

Estudo revela o compromisso da gestão na promoção à saúde integral da infância.
L
Usina Hidrelétrica de Jirau participa do seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” e fala sobre geração de energia sustentável

Usina Hidrelétrica de Jirau participa do seminário “Porto Velho: Oportunidades & Investimentos” e fala sobre geração de energia sustentável

A Usina de Jirau opera em Porto Velho há mais de dez anos, com 50 máquinas e 3.750 MW de capacidade instalada, cerca de 3,7% de toda a energia hidrelétrica do país.
L