A massa de ar frio de origem continental que chegou com força na madrugada desta terça-feira, (13), promete se estender durante todo o decorrer desta semana. Os municípios de Rondônia já sentem a queda brusca no tempo. Jaru e Ouro Preto D’Oeste, neste momento registram as marcas de 14 e 15ºC.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de ‘declínio’ do tempo com grau para perigo potencial, isso quer dizer uma redução dos termômetros entre 3 e 5º C.
A meteorologia do Clima Tempo, Josélia Pegórim aponta a diferença dessa massa de ar que invade praticamente todo o país, mas que não tem tido o mesmo efeito por enquanto no Sudeste.
De acordo com a especialista, essa vertente implica porque o ar gelado tem se concentrado no interior da América do Sul e não no litoral. “Nessa forma, o ar gelado entra com mais facilidade no interior do Brasil chegando com mais facilidade nas regiões Centro-Oeste e Norte como em Rondônia e no Acre”, aponta.
As próximas 48 horas vão marcar quedas acentuadas nos termômetros, inclusive com o registro de até menos de 10ºC em regiões do Mato Grosso. Em Rondônia, Vilhena e Colorado D’Oeste, os termômetros chegam aos 10ºC. No Acre, Rio Branco faz 18 ºC agora. Assis Brasil, Epitaciolândia e Brasiléia marcam 12º C neste momento.