SÁBADO, 10/05/2025

Inovação, sem exclusão – por Renata Fabris e Alex Cavalcante Alves

Os avanços obtidos para a transparência por meio do Processo Judicial Eletrônico, do sistema de processo administrativo eletrônico (SEI) e de instrumentos para a obtenção de informações sob a égide da Lei de Acesso à Informação, são expressivos.

Por Assessoria

Publicado em 

Inovação, sem exclusão - por Renata Fabris e Alex Cavalcante Alves - News Rondônia
Foto: Freepik

Renata Fabris1
Alex Cavalcante Alves2

O Brasil tem se tornado referência mundial em governo digital. São louváveis os esforços de modernização dos softwares e da ampliação de serviços disponíveis à população para o exercício dos atos de sua vida civil e seu relacionamento com a Administração Pública por meio de ferramentas eletrônicas. Esses esforços tiveram seu ponto de partida normativo com a edição de Decreto em 18 de outubro de 2000, que criou o Comitê Executivo do Governo Eletrônico, no Conselho de Governo, tiveram marco importante com o Decreto nº 8.638, de 15 de janeiro de 2016, que instituiu a Política de Governança Digital no âmbito dos órgãos e entidades da administração pública federal, e culminaram com a edição do Decreto nº 10.332, de 28 de abril de 2020, que instituiu a Estratégia de Governo Digital, ainda vigente. Os avanços obtidos para a transparência por meio do Processo Judicial Eletrônico, do sistema de processo administrativo eletrônico (SEI) e de instrumentos para a obtenção de informações sob a égide da Lei de Acesso à Informação, são expressivos.

Em paralelo aos avanços tecnológicos, os esforços de inovação em geral na Administração Pública também têm ganhado espaço na última década, com criação de Comitês, Coordenações e mesmo Diretorias e Secretarias dedicadas ao assunto. Nelas, servidores públicos buscam, por meio da aplicação de técnicas e consolidação de reflexões, construir, “prototipar” e implementar soluções inovadoras para os problemas da população. Entretanto, todos esses esforços, sejam de tecnologia de informação, sejam de mudança de cultura organizacional e implementação de soluções inovadoras, muitas vezes esbarram em fatores como a ausência de uma gestão comprometida com sua efetiva implementação e, consequentemente, interpretações de agentes públicos restritivas dos direitos à informação, o que pode culminar numa espécie de análise de admissibilidade do requerimento, negando o seu recebimento por não ser o local ou a forma adequada para a protocolização.

Inovação, sem exclusão - por Renata Fabris e Alex Cavalcante Alves - News Rondônia
Foto: Freepik

Além disso, é usual não haver padronização, seja dos requerimentos administrativos, seja da forma para se efetivar o acesso à pretendida informação. E mais, há também os casos em que a Administração não oferece alternativa para aqueles que não tenham condições de utilizar os meios eletrônicos disponibilizados, promovendo exclusão por fatores como falta de poder aquisitivo e dificuldade no manuseio de novas tecnologias, o que afeta, por exemplo, pessoas com deficiência e idosos, obrigando-os a se socorrer da ajuda de terceiros. Promove-se, dessa forma, a invisibilidade digital e, por sua vez, a violação aos direitos e garantias fundamentais do cidadão, risco já apontado pelos professores Justo Reyna, Emerson Gabardo e Fábio de Sousa Santos no artigo “Governo Eletrônico, Invisibilidade Digital e Direitos Fundamentais Sociais”.

Há ainda casos em que o processo é eletrônico, porém, exige-se que a protocolização ocorra em ambiente virtual, por meio de envio de e-mail ao endereço eletrônico disponibilizado e, também, fisicamente, no balcão do órgão, o que vai de encontro ao princípio da desburocratização positivado pela Lei nº 14.129/2021 (Lei do Governo Digital). Com essa ausência de padronização e de oferta de alternativas, o que deveria ser uma vantagem para o cidadão acaba dificultando o acesso aos serviços públicos o que, por sua vez, gera demandas administrativas totalmente desnecessárias e caras para o povo, que sustenta a máquina administrativa.

O controle prévio de conteúdo ou forma de atos/requerimentos das partes praticados nos processos eletrônicos, e que não ocorra nos próprios autos, afigura-se inconstitucional e gera insegurança jurídica, ainda mais se for o caso de duplicidade de atos por meio da reprodução física dos processos digitais, pois não há garantia de que os atos praticados em qualquer dos ambientes, virtual ou físico, serão reproduzidos integralmente em ambos os volumes.

Não é demais lembrar que, apenas em processos cujo sigilo tenha sido decretado, torna-se legítima porventura limitação de acesso a quem não seja parte, terceiros interessados ou seus representantes sem a apresentação de procuração. Criar barreiras onde não deveriam existir no acesso à informação significa o descumprimento do princípio da legalidade, porque a atividade administrativa realizada contrariamente ao assinalado pela lei é vedada e, por sua vez, ineficiente, sem falar que o ideal republicano exige que o Poder Público atue consoante ao princípio democrático na persecução das suas atividades meio e fim, como bem salientado por Maurício Zockun, Carolina Zancaner e Gabriela Bandeira de Mello em “A participação popular no Direito Administrativo e o princípio da eficiência”, no qual assinalam que a participação popular no desempenho das atividades estatais não é uma faculdade outorgada aos titulares do Poder, mas sim uma garantia constitucional.

Contudo, como qualquer cidadão poderá exercer seu direito de controle se o Administrador dificultar, indeferir e limitar o acesso a processos? Os dirigentes públicos precisam estabelecer o acesso à informação como objetivo de governança, e assegurar que os diversos níveis de gestão estejam cumprindo essa determinação legal. Assim, a fim de prevenir dispêndios ilegítimos e abusos de autoridade por violação a direitos dos cidadãos, recomenda-se que, mediante cadastro prévio realizado diretamente pelo cidadão, no próprio sistema, com uso de CPF, senha ou token, o acesso, bem como o protocolo/peticionamento, seja permitido e desburocratizado, garantindo-se resposta aos seus pedidos por agente competente, e de forma motivada. Deveria ser essa a regra, mas se não houver gestão sobre a efetividade das ferramentas e ofertas de alternativas de contato ao uso dos sistemas, todo o empenho em inovar terá se demonstrado ineficiente.

Em entrevista concedida por um dos autores deste artigo ao jornal A Gazeta, do Espírito Santo, em novembro de 2017, foi destacada a necessidade da Administração Pública se reestruturar, até mesmo para fazer frente ao grau de exigência – e de celeridade – cada vez mais elevado das demandas da população, em especial com o surgimento das novas tecnologias. Essa modernização, entretanto, não pode esquecer da sua razão de ser: prestar um serviço de excelência, da melhor forma possível. Isso diz respeito a oferecer ferramentas modernas para uma população que domina ferramentas tecnológicas, tem plenas condições e deseja utilizar-se delas em sua relação com a Administração; e oferecer atendimento igualmente eficiente e desburocratizado à significativa parcela da população que não dispõe de acesso efetivo a essas ferramentas.

Se os esclarecimentos demandados pela população sobre algum serviço público podem ser fornecidos por e-mail, é justo que determinado órgão se recuse a responder e- mails, obrigando os usuários a utilizar sistemas de processo que demandam até mesmo a leitura de um extenso manual de operação? É justo que um órgão se furte de disponibilizar telefones para contato, com vistas a esclarecer dúvidas sobre determinada situação, mantendo apenas canais tecnológicos impessoais? Quem está gerenciando o atendimento desses canais, zelando pela tempestividade, qualidade e completude das respostas às informações requeridas? São perguntas legítimas, para as quais muitas vezes faltam respostas – ou a transparência necessária, que talvez seja propositalmente.

A inovação, portanto, é muito salutar e bem-vinda, tendo alcançado grande avanço no período pandêmico com o cadastro para acesso a serviços públicos por meio da plataforma Gov.br, mas, apesar disso, é preciso que a sociedade esteja vigilante para que essa não acabe se tornando, por vias transversas, o oposto do espírito que permeou os incessantes trabalhos de seus dignos idealizadores na academia, na classe política, na advocacia e no serviço público, que tanto se dedicaram a implementar inovações com vistas a tornar os serviços públicos mais céleres, acessíveis, transparentes e eficientes, em consonância com o que estabelece a Constituição Federal. Inovação não pode, de maneira alguma, significar exclusão.

Inovação, sem exclusão - por Renata Fabris e Alex Cavalcante Alves - News Rondônia

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mesmo fora da cota de alerta, operação humanitária no Rio Madeira segue em andamento

A operação segue entregando cestas básicas e água
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

FACER e ACEP debatem ICMS Difal e Regime Especial para bares e restaurantes com a Casa Civil do Estado

A reunião se mostrou bastante produtiva e a FACER está na expectativa de que uma solução seja encontrada para os dois temas tratados durante o encontro na Casa Civil.
L

Rafaela, mãe atípica, recebe apoio da Prefeitura nos cuidados com o filho com TEA

Ônibus multissensorial da Prefeitura faz o transporte da criança até a clínica onde é realizada a terapia
L

Maria Célia celebra o primeiro Dia das Mães em seu novo lar

Após anos vivendo em uma área de risco na Vila Tupi, ela agora se prepara para mudar de vida para o novo endereço
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Megaoperação da PCRO desmantela rota do tráfico e apreende 564 kg de entorpecentes

As investigações prosseguem no intuito de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na atividade criminosa, bem como aprofundar a análise das conexões nacionais e internacionais do esquema desmantelado.
10
Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pagamento dos voluntários do Programa Unidos pela Educação Inclusiva será realizado pela Semed na segunda-feira (12)

Devido a intercorrências nas documentações e contas apresentadas, não foi possível a efetivação do pagamento nesta sexta
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: LOJÃO DO GARIMPEIRO SERVIÇOS E COMERCIO DE FERRAGENS E FERRAMENTAS LTDA

Licença Ambiental De Operação A Título Precário Nº 016.00009.006/2025-SUL.
L

Terceira edição da Feira da Mulher do Norte valoriza e apoia o empreendedorismo feminino

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento chega à terceira edição reunindo mais de 40 participantes
L
STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.