SEGUNDA-FEIRA, 08/07/2024

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos

Esse grupo de forró morou por muitos anos na cidade de Vilhena-RO. Hoje o grupo reside no nordeste e viaja o Brasil levando a sua boa música.

Publicado em 

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

Por Átila Ibáñez França

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

(Vilhena-RO / Curitiba-PR) – Lawrence Pablo Ibañez França e sua amada Pâmela. Dr. Pablo Ibañez (advogado) esteve de aniversário. Seu velho pai deseja-o muitos anos de vida e que seja feliz em sua caminhada. Parabéns pela passagem do seu aniversário.

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

(Vilhena/Vilhena-RO) – Jornalista Julio Olivar e Nilton Locatelli. O empresário Locatelli era amigo deste colunista. Locatelli faleceu na cidade Cascavel – PR. Que Deus conforte os amigos e familiares. Nosso sentimento.

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

(Porto Velho/Porto Velho-RO) – O grande colunista social Zuza Carneiro nos deixou na semana passada. Zuza era um dos mais antigos colunistas social do Estado de Rondônia. Era amigo do colunista. Meu sentimentos a família e amigos. Era um colunista atuante. Zuza promoveu grandes eventos sociais por todo o estado. “Miss Rondônia”, “Mulher Notável” – jantares memoráveis, com muito glamour.

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

(Guajará-Mirim-RO) – O Guajaramirense Helito Chué promoveu sua noite de autógrafos na cidade de Porto Velho-RO. Amigos de infancia e juventude estiveram presente ao evento cultural. O livro “Guajará – Causos em prosas e versos.” Antes mesmo do lançamento do livro, alguns textos foram publicados nas redes sociais. Desejo ao escritor Chué, sucesso. E que venha outras obras contando causos de nossa amada Guajará-Mirim.

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

(Curitiba-PR) – Luana Ibañez Viegas; filha deste colunista, e  esposa do Dr. Fernando Viegas (advogado). Luana esteve de aniversário. Os amigo e familiares cantaram o parabéns para a estilista. Que Deus à abençoe e os anjos toquem as trombedas em homenagem ao seu aniversário.

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

(Vilhena-RO/Noirdeste) – “Forró dos Matutos” – esse grupo de forró morou por muitos anos na cidade de Vilhena-RO. Hoje o grupo reside no nordeste e viaja o Brasil levando a sua boa música. Parabéns para o grupo “Forró dos Matutos.”

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

(Porto Velho-RO) – Caté Casara esteve prestigiando e animando a noite de autógrafos do escritor guajaramirense Helito Chué. Helito lançou o livro “Guajará Causos e Prosas.” Peço desculpas ao meu amigo Chué, amigo de infancia lá na nossa amada cidade Guajará-Mirim-RO. Ao músico Caté Casara nosso abraço. Sempre levando aos ouvidos de seus fãs boa música.

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

Poeta Sabiá.

Há muitos anos atrás. Lá em Guajará Mirim – RO. Ainda adolescente, menino, com muitos sonhos a ser realizado, cidade prospera, minha cidade, há amada Guajará Mirim. Realmente, a minha cidade, era uma Pérola, a Pérola do Mamoré, pequena, aconchegante, continua pequena, sempre acolhedora.

Na época o trem da Estrada Ferro Madeira Mamoré ainda circulava por aquelas bandas, de Porto Velho a Guajará Mirim, Guajará Mirim a Porto Velho. Soprava fumaça pelos ares, era a nossa Maria fumaça, a máquina da alegria, a máquina da cultura, a máquina da ferrovia sonhada, aquela que para trás deixou muitas mortes, sonhos frustrados, sonhos realizados, por muitos anos acalentou e deslumbrou o progresso. Era nossa, a nossa Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

Uma vez por semana o trem trazia os colonos da Vila do Iáta para vender seus produtos na feira de Guajará Mirim. Na época era um frevo por àquelas bandas. A chegada do trem e os feirantes movimentavam a economia da cidade, com seus alimentos gostosos, produzidos nos sítios, nas redondezas da Pérola do Mamoré.

Como eu disse; na época era um adolescente. Meu tio era funcionário da E.F.M.M. Um tio espetacular, um amigo, um companheiro, irmão do meu pai. Seus irmãos; Sandoval, Arkibal, Dorival e meu pai Roberval. In memoriam.

Que Deus o tenha em um bom lugar. Assim como os outros três irmãos. Todos jogaram futebol passaram pelo Guajará Esporte Clube, Fronteira Esporte Clube, onde esse que ora escreve essa resenha também jogou por muitos anos.

Tio Arkibal de Souza França chegou a chefe da estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré em Guajará Mirim; por muitos anos. Precisamente trabalhou por 28 anos. Aposentou-se antes da estrada encerrar suas atividades em 1972.

Sempre fui curioso, continuo até hoje, não perco os detalhes que a vida nos oferece. Sempre ia a estação para ver o trem chegar, trazendo todos aqueles colonos.

Chegavam e vendiam seus produtos na feira, traziam; capoeiras de galinha, doces caseiros, pé de moleque, farinha d´água, carne de porco, leite de vaca, peru, picote (galinha de angola), biscoito de goma (polvilho), macaxeira e outras guloseimas maravilhosas.

Eram muitas mercadorias a serem negociadas na agitada feira. Por muitos anos a feira serviu como espaço cultural para que o artista local pudesse mostra a sua arte. A sua música; os sanfoneiros, artesanato, gastronomia rural, e outras atividades no campo da arte.

Naquele tempo tínhamos por toda a cidade de Guajará, armazéns que vendiam de tudo e as tabernas eram pequenos locais onde vendia desde ferragem a jabá (carne seca). Muitas mercadorias eram vendidas por quilo ou por gramas nesse local.

Geralmente, pela manhã, meus pais iam ao mercado municipal para comprar carne e verduras, na vinda para casa paravam na padaria mais famosa da cidade. Padaria do “Seu” Turíbio trazia seis pães amarrados em um barbante e uma colher de manteiga para que os filhos tomassem o café da manhã.

Na padaria do “Seu” Turíbio tinha um pão que gostoso “pão recife” era uma delícia. Era o melhor pão.

Muitas vezes faltava manteiga, a famosa “cabeça de touro” para passar no pão. Manteiga? Era luxo em nossa casa. A manteiga vinha envasadas em grandes latões e era vendida a granel nas tabernas e armazéns da cidade. A falta de dinheiro era constante, quando sobrava algum, coisa rara de acontecer, minha mãe mandava um de seus filhos para comprar manteiga na taberna. Muitas vezes comíamos o pão seco com chá de folha de laranja quando tinha açúcar para adoçar.

Uma colher de manteiga tinha que ser o suficiente para passar no pão de seis crianças. Com meu pai e minha mãe, completava a família de oito pessoas. Minha mãe e meu pai às vezes não passavam manteiga em seus pedaços de pão. Faltava manteiga para eles. Disfarçavam e comiam a seco seus pedaços, de pão, tomavam suas xicaras de café ralo, e iam cuidar da vida.  Na época não existia a tal de margarina. Era manteiga mesmo, vendida a granel, em papel manteiga.

Era uma época de vacas magras, mas; era divertido, ninguém roubava ninguém, ficávamos até tarde vendo a lua, sentados em nossas cadeiras de balanço, tomando uma fresca que vinha do rio Mamoré. Todos eram amigos de todos; o bom dia, o boa tarde, boa noite era sagrado entre as pessoas, educação existia e respeito um pelo outro também. Guajará Mirim era amizade, respeito, amor, solidariedade.

Nesse tempo tínhamos grandes artistas, músicos, artistas plásticos, cantadores, repentistas, poetas, declamadores, dançarinos, os famosos “pé de valsa” – aqueles que quando chegavam a festas eram conhecidos como limpa bancos; nenhuma mulher ficava sem dançar, dançavam com as novinhas, com as novas, com as de mais idade, até com aquelas bem de idade avançada. Ninguém ficava sem dançar.

O respeito pelos mais velhos era primordial. Para dançar com alguma dama que estava sentada, íamos até o lugar onde estava e pedíamos para dançar, ao termino da dança levávamos de volta e enquanto não se sentava ficávamos ali aguardando em sinal de respeito. Agradecíamos à contradança. Era assim que um cavalheiro de respeito comportava-se diante de uma mulher.

No meio dos artistas da época para mim tinha um que era especial. Quando eu o encontrava ficava por horas admirando. Era um grande declamador, um poeta nato, ficava parado, estático, quando ele começava a declamar seus poemas e seus cordéis. Meus olhos brilhavam de alegria e meu coração acelerava, dizia a mim mesmo, um dia; quem sabe? Eu gostaria de escrever algo parecido como este poeta escreve.

Muitas vezes minha mãe, mandou-me até a taberna para comprar algo, e ao encontrar o poeta por lá, ficava eu, ouvindo-o; esquecia-me de voltar para casa, esquecia que tinha que levar as compras para casa, algumas vezes cheguei a levar algumas chineladas de minha mãe ao chegar e ter me esquecido de voltar a tempo com as compras. O poeta encantava-me, deixava-me embriagado de tanta beleza em seus poemas e em suas declamações.

Eu gostava tanto do poeta, que já sabia o dia e a taberna que ele iria tomar sua pinga e tirar o gosto da pinga com jabá e farinha. Se fossem nos dias de hoje eu o seguiria pelas redes sociais. Naquele tempo eu o procurava nas tabernas, os bares da época só para vê-lo declamar e mostrar seus mais recentes poemas e seus improvisos.

Quando o poeta declamava seus cordéis, me encantava muitos mais, as rimas, a colocação das palavras no tempo certo, à linguagem culta e ao mesmo tempo simples e suave como o voo de um colibri. Quero dizer a todos vocês que o poeta de quem falo tem nome de ave. O meu eterno e grande incentivador, meu mestre, a quem tenho grande respeito e admiração. O meu poeta passarinho. O poeta e declamador o Sabiá lá de Guajará – Mirim – RO; nossa terra natal.

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

(Porto Velho-RO) – Para o seu deleite. Aberto todos os dias das 11h às 15h. “O Compadre Restaurante” é o melhor lugar para você que mora em Porto Velho ou está passando na BR 364. Pare e saboreie as delícias que o Compadre Restaurante lhe oferece. O Compadre Restaurante; é um lugar familiar. Visite o restaurante. Tenho certeza que você não irá esquecer o espaço e ó vai se apaixonar pelos sabores que ali são servidos. BR 364 Km4 sentido Cuiabá. Porto Velho-RO. (69) 3222-5828 – 9 9228-1596.

Coluna Night In Black Tie: Forró dos Matutos - News Rondônia

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia realiza reforma em ala do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Governo de Rondônia realiza reforma em ala do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro

Com o objetivo de oferecer um ambiente de qualidade, conforto e que impulsione a melhora na saúde dos pacientes, o governo de Rondônia realizou a revitalização e reforma da ala psiquiátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro.
L
Licenciamento anual para proprietários de veículos com placa final 7 termina dia 31 de julho

Licenciamento anual para proprietários de veículos com placa final 7 termina dia 31 de julho

Licenciamento anual de veículos com placa final 7 tem até 31 de julho para regularização.
L
Governo de RO realiza campanha para efetivação de matrículas em cursos do programa Vencer no estado

Governo de RO realiza campanha para efetivação de matrículas em cursos do programa Vencer no estado

Objetivo do Vencer é capacitar anualmente, em todo o estado, cerca de 10 mil pessoas, com a oferta de 45 cursos em 13 eixos.
L
Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Fraudes contábeis nas Americanas superaram os R$ 25 bilhões

Dois ex-diretores chegaram a ter prisão preventiva decretada
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Câncer de bexiga ultrapassa 19 mil mortes em 4 anos

Câncer de bexiga ultrapassa 19 mil mortes em 4 anos

Julho é o mês de conscientização da doença
L
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 9 milhões

Dezenas sorteadas foram 22, 27, 30, 43, 51 e 56
L
Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Decisão do STF sobre porte de maconha demanda novos procedimentos

Peritos, Senad, CNJ e advogados aguardam acórdão do Supremo
L

RondônCap sorteou 300 mil reais em prêmios no domingo, dia 07

Dentre os prêmios, destacamos o quarto, que foi uma RAMPAGE REBEL avaliada em 240 mil reais.
L

Nova obra de construção no Cemetron vai ampliar leitos de UTI, em Porto Velho

A construção será conduzida pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) especializado em infraestrutura, e que possui acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

CNU: candidatos podem pedir devolução de taxa de inscrição até domingo

Valor será reembolsado somente em agosto, após aplicação da prova
L
Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Resultado final do CNU será divulgado em 21 de novembro

Decreto prevê novas regras para evitar novo adiamento do certame
L
Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Candidatos ao CNU poderão solicitar devolução de taxa de inscrição

Prazo para fazer o pedido será desta sexta-feira a domingo
L
CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

CNU: governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

Medidas valem apenas para local afetado por evento extremo
L

Vagas de emprego para vendedor de ótica

Conhecimentos: Habilidades com negociação e atendimento ao cliente.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Pedro Fernandes celebra aprovação de projeto de lei que facilita o licenciamento ambiental em Rondônia

Durante a defesa do projeto, Pedro Fernandes destacou a relevância da proposta para o desenvolvimento do estado.
L

Deputado Pedro Fernandes defende produtores rurais e celebra aprovação de projeto de lei sobre a moratória da soja em Rondônia

Durante a sessão, foi aprovado o Projeto de Lei 521/24, que visa alinhar-se aos princípios constitucionais de livre iniciativa e redução das desigualdades sociais e regionais.
L

Alero aprova projeto de lei que mitiga efeitos da Moratória da Soja em Rondônia

Objetivo é promover a livre iniciativa e desenvolvimento municipal.
L

Chegada de trator assegura o fortalecimento da agricultura familiar em Theobroma

Trabalho desenvolvido em prol da agricultura familiar conta com emenda do deputado Marcelo Cruz.
L

Dr. Marcuce Antônio apresenta propostas para Porto Velho

Entrevista no Comunidade News revela visão inovadora do pré-candidato a vereador
L
Publicidade

POLÍCIA

Jovem é baleada durante ataque a tiros que deixou um morto e outro em estado grave, em Vilhena

Jovem é baleada durante ataque a tiros que deixou um morto e outro em estado grave, em Vilhena

Assustada pelos momentos de terror que vivenciou, a jovem que foi ferida na perna não quis falar sobre o ocorrido.
16
Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar resulta na prisão de três suspeitos, e na apreensão de arma, munições e drogas

Ação conjunta entre Polícia Civil e Militar resulta na prisão de três suspeitos, e na apreensão de arma, munições e drogas

O mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma residência do bairro Cidade Verde III.
14
Homem baleado durante ataque a “boca” é flagrado novamente com pedras de crack, em Vilhena

Homem baleado durante ataque a “boca” é flagrado novamente com pedras de crack, em Vilhena

Dono da droga assumiu o crime e foi preso com o “amigo” que fazia o transporte.
12
Rapaz baleado em tabacaria não resiste e vai a óbito, em Vilhena

Rapaz baleado em tabacaria não resiste e vai a óbito, em Vilhena

Mãe do jovem assassinado é moradora da cidade de Ji-Paraná.
18
polícia

Jovem tem vísceras expostas após ser esfaqueada no Cristal da Calama

A PM foi acionada, mas a vítima estava sem condições de dizer como e quem cometeu o crime.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental e Outorga: ANTÔNIO JOSÉ PIRES DE OLIVEIRA

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO, OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L

Recebimento da Licença Ambiental: VIEIRA RIBEIRO LTDA

Licença Ambiental Simplificada Nº016.00321.002/2024-SUL
L
Rede 5G completa 2 anos presente em quase 600 municípios

Rede 5G completa 2 anos presente em quase 600 municípios

Prestadoras anteciparam mais de 70% das metas para 2025
L

Requerimento da Licença Ambiental: ROAD TIRES LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Entenda o que é PMMA e os riscos do uso em procedimentos estéticos

Entenda o que é PMMA e os riscos do uso em procedimentos estéticos

CFM alerta para risco de intervenções consideradas invasivas
L
Entenda nova versão do projeto que regulamenta reforma tributária

Entenda nova versão do projeto que regulamenta reforma tributária

Câmara incluiu carro elétrico e apostas no Imposto Seletivo
L
Especialistas alertam para impacto de possíveis cortes na Previdência

Especialistas alertam para impacto de possíveis cortes na Previdência

Aposentadorias movimentam consumo e economia dos municípios
L
Brasil vence Letônia e se classifica para Paris 2024 no basquete

Brasil vence Letônia e se classifica para Paris 2024 no basquete

Equipe tem melhor atuação no Pré-Olímpico
L
Programa “Remédio aqui em Casa” atendeu mais de 8 mil pacientes nos primeiros seis meses de 2024

Programa “Remédio aqui em Casa” atendeu mais de 8 mil pacientes nos primeiros seis meses de 2024

Parceria entre o governo de Rondônia e Correios, permite a entrega do medicamento na residência do paciente.
L
Lula afirma que aliança progressista na França serve de inspiração

Lula afirma que aliança progressista na França serve de inspiração

Líderes latino-americanos comemoram vitória da esquerda francesa
L