SÁBADO, 10/05/2025

Árvore genealógica ajuda no processo para obter dupla cidadania

Pesquisa sobre antepassados auxilia na recuperação de informações de familiares nascidos em outros países

Publicado em 

Árvore genealógica ajuda no processo para obter dupla cidadania - News Rondônia

Por redação

O Brasil é um país miscigenado. Não à toa, muitas famílias apresentam diferentes ascendências, carregando histórias e culturas de diversos lugares do mundo. Esse fator, somado ao desejo de morar em outra nação, faz com que alguns indivíduos busquem pela dupla cidadania. 

Árvore genealógica ajuda no processo para obter dupla cidadania - News Rondônia
Foto: Divulgação/Miro

Segundo dados divulgados pelo Colégio Notarial do Brasil, em 2021 os cartórios emitiram 693 mil documentos para quem deseja estudar fora ou tirar a dupla cidadania. Esse número representa um aumento significativo, já que no ano anterior as emissões somaram 299,5 mil, metade do obtido no período seguinte.

Conseguir a dupla cidadania, porém, não é uma tarefa tão simples quanto parece. Afinal, é preciso comprovar a ancestralidade do requerente — um processo que, na maioria das vezes, pode levar tempo. A construção de uma árvore genealógica pode ser feita para facilitar o levantamento necessário sobre os familiares. 

Entenda o processo de dupla cidadania

Segundo o governo federal, a dupla cidadania é um status no qual um indivíduo é titular da nacionalidade de dois ou mais estados nacionais. Essa posição concede os mesmos direitos e deveres que qualquer outro cidadão de um país estrangeiro. Além disso, pessoas com dupla nacionalidade têm a integração facilitada à comunidade, com a entrada permitida no país sem a necessidade de visto. 

Pela Constituição Federal, todo brasileiro pode ter esse status. Há duas possibilidades para que o processo seja feito: quando há origem nacional reconhecida pela lei do outro país ou imposição da nacionalidade pelo processo de naturalização. 

De acordo com as informações divulgada pelo Colégio Notarial do Brasil, Portugal e Itália lideram o ranking de cidadanias mais procuradas pelos brasileiros, seguidos por Espanha e Alemanha. No panorama asiático, a liderança do é do Japão. 

Para dar entrada nesse processo, é preciso apresentar uma série de documentos, como certidão de nascimento, casamento e histórico escolar. No entanto, cada nação tem exigências específicas para a solicitação de cidadania.

De modo geral, filhos e netos de europeus podem dar entrada no processo em um país da Europa. Já os bisnetos só podem ter cidadania europeia caso os avós ainda estejam vivos. 

Assim como a naturalização por direito de sangue (jus sanguinis), pessoas casadas com estrangeiros também podem solicitar a dupla cidadania, mas devem conferir as exigências do país em questão. Além disso, quem mora fora do território brasileiro legalmente também consegue dar entrada no processo depois de alguns anos. 

Indivíduos que buscam a cidadania por jus sanguinis precisam reunir documentos dos ancestrais, como certidão de nascimento, casamento e óbito, e levá-los ao consulado no Brasil ou diretamente no próprio país onde há o desejo por dupla cidadania. 

Cabe ressaltar que o tempo para reconhecimento da solicitação varia conforme o processo, podendo demorar até anos. 

Como a árvore genealógica pode auxiliar

Diante da necessidade de reunir nomes e documentações de familiares de outras gerações, a elaboração de uma árvore genealógica ajuda a organizar todas as informações encontradas. Utilizada por muitos brasileiros no processo de identificação da própria ancestralidade, a pesquisa pode ser feita de diferentes formas. 

Geralmente, a árvore genealógica é um gráfico que traça a linha de ascendência de uma pessoa, começando por ela e seguindo pelas gerações anteriores. Esse documento pode conter diversas informações sobre os antepassados, como nome, profissão, data e local de nascimento, data e local do óbito.

Para quem busca por dupla cidadania, focar no nome completo, data e local de nascimento é o principal. A elaboração pode ser feita de diferentes formas, e a tecnologia otimiza esse processo. 

Como fazer uma árvore genealógica

Antes de começar, determine um ponto de partida — que, na maioria das vezes, é a própria pessoa que busca por dupla nacionalidade. Com um documento em mãos, como certidão de nascimento ou identidade, deve-se traçar uma linha e informar o nome completo e nacionalidade ao lado da data de nascimento. Em seguida, faça o mesmo com o nome dos pais, que também aparecerão no documento. 

Reúna a documentação e faça o mesmo movimento com as informações dos avós e bisavós até chegar no antepassado nascido no país estrangeiro. 

Atualmente, existem plataformas que disponibilizam modelos para a criação de uma árvore genealógica. Elas permitem o compartilhamento do arquivo com outros familiares que possam colaborar com a pesquisa de ancestralidade. Além disso, algumas ferramentas na internet possibilitam anexar arquivos, o que pode auxiliar a guardar as imagens dos documentos e acessá-los sempre que necessário, inclusive no processo se solicitação de dupla cidadania. 

Embora o processo possa parecer cansativo, criar uma árvore genealógica ajuda a entender mais sobre a história da família, fortalecendo a cultura e identificação com os ancestrais.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Mesmo fora da cota de alerta, operação humanitária no Rio Madeira segue em andamento

A operação segue entregando cestas básicas e água
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

FACER e ACEP debatem ICMS Difal e Regime Especial para bares e restaurantes com a Casa Civil do Estado

A reunião se mostrou bastante produtiva e a FACER está na expectativa de que uma solução seja encontrada para os dois temas tratados durante o encontro na Casa Civil.
L

Rafaela, mãe atípica, recebe apoio da Prefeitura nos cuidados com o filho com TEA

Ônibus multissensorial da Prefeitura faz o transporte da criança até a clínica onde é realizada a terapia
L

Maria Célia celebra o primeiro Dia das Mães em seu novo lar

Após anos vivendo em uma área de risco na Vila Tupi, ela agora se prepara para mudar de vida para o novo endereço
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L

Povoado Nerd | Entrevista Abhay Alberto, diretor e roteirista

Nesta sexta-feira, dia 09, às 17h, o programa Povoado Nerd recebe Abhay Alberto, diretor e roteirista, para uma conversa imperdível sobre os bastidores do cinema, processos criativos e os desafios de contar boas histórias nas telas. Não perca essa entrevista especial com quem vive e respira audiovisual!
L
Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Programa Vencer entrega kits profissionais e incentiva transformação de vida em Rondônia

Eles e tantos outros que tiveram suas vidas alcançadas pelo programa, são prova de que o Vencer encoraja e dá esperança e condições para construir uma vida diferente.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L

Eyder Brasil sugere criação de crédito emergencial voltado a mães atípicas em Rondônia

Indicação visa garantir apoio financeiro a mulheres que se dedicam integralmente ao cuidado de filhos com deficiência ou TEA
L

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L
Publicidade

POLÍCIA

Megaoperação da PCRO desmantela rota do tráfico e apreende 564 kg de entorpecentes

As investigações prosseguem no intuito de identificar e responsabilizar todos os envolvidos na atividade criminosa, bem como aprofundar a análise das conexões nacionais e internacionais do esquema desmantelado.
10
Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

Campanha Maio Amarelo 2025 é lançada em Porto Velho, com foco na preservação da vida

‘Desacelere. Seu bem maior é a vida’
L
Colisão entre motos deixa três feridos no centro

Colisão entre motos deixa três feridos no centro

De acordo com testemunhas, uma das motos que estava um casal, teria invadido a preferencial pela Getúlio Vargas e batida com a outra, ocupada por um homem.
10
Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

Foragido por estupro e homicídio é preso em ação conjunta das Polícias Civis de RO, AC e MT

A captura foi resultado de uma operação integrada entre os estados, que atuaram de forma coordenada para localizar o suspeito, que possuía mandados de prisão em aberto.
16
Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

Motociclista tem grave lesão na cabeça em acidente no centro

De acordo com testemunhas, o motociclista seguia na Dom Pedro II sentido Jorge Teixeira, quando a condutora do Honda Fit invadiu a preferencial e causou a batida.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pagamento dos voluntários do Programa Unidos pela Educação Inclusiva será realizado pela Semed na segunda-feira (12)

Devido a intercorrências nas documentações e contas apresentadas, não foi possível a efetivação do pagamento nesta sexta
L

Requerimento da Licença Ambiental de Operação: LOJÃO DO GARIMPEIRO SERVIÇOS E COMERCIO DE FERRAGENS E FERRAMENTAS LTDA

Licença Ambiental De Operação A Título Precário Nº 016.00009.006/2025-SUL.
L

Terceira edição da Feira da Mulher do Norte valoriza e apoia o empreendedorismo feminino

Com apoio da Prefeitura de Porto Velho, evento chega à terceira edição reunindo mais de 40 participantes
L
STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

STF forma maioria para condenar Carla Zambelli a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do CNJ

Deputada é julgada por invasão ao sistema eletrônico do CNJ
L
Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Governo de Rondônia realiza 3º Encontro de Controles Internos Setoriais do Executivo Estadual

Os encontros vêm se consolidando como espaço estratégico para fortalecimento da cultura de controle no estado.
L
Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

Zona Norte abre seleção para formação de cantores no Coral Cênico do IFRO

A iniciativa é uma ação do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e faz parte de um projeto de Formação Inicial e Continuada (FIC) gratuito, com 40 vagas disponíveis, voltado a estudantes, servidores e comunidade externa a partir de 14 anos.
L
Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

Imposto de Renda 2025: parceria entre IFRO e UNIR oferece capacitação e atendimento gratuito à comunidade em Porto Velho

O atendimento de 13 a 16 de maio inicia às 19 e segue até as 21 horas, no Laboratório de Informática do IFRO na Av. Jorge Teixeira de Oliveira, 3.146, Setor Industrial de Porto Velho (RO)
L
Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Mutirão de Limpeza mobiliza Nova Mutum Paraná em ação pelo meio ambiente, saúde pública e prevenção de doenças e queimadas

Iniciativa promovida pela Administração Distrital e pela Unidade Básica de Saúde contou com ampla participação comunitária e apoio de organizações e empresas locais
L
Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

Curso de Ivan Lara na Câmara de Porto Velho aborda comunicação para fortalecer mandatos

O curso foi ministrado por Ivan Lara, especialista em marketing político e autor do livro Marketing Político Sem Achismo.
L
Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

Atendimentos do mutirão de regularização fundiária continuam até a conclusão no Bairro Costa e Silva, em Porto Velho

A mobilização visa assegurar acolhimento adequado à população atendida, promovendo cidadania e justiça social por meio da legalização fundiária.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.