SÁBADO, 10/05/2025

veja como fazer esse prato saboroso e vegano da cozinha indiana

Tudo isso favorece a reflexão sobre o que é bom e gostoso para cada um de nós, com nossos tantos gostos divergentes.

Publicado em 

veja como fazer esse prato saboroso e vegano da cozinha indiana - News Rondônia

Autor – Rinaldo de Oliveira

Hoje, na coluna vegana do Só Notícia Boa, vamos aprender como se faz o Dahl, um prato típico da cozinha indiana muito saboroso e agridoce, feito com legumes.

veja como fazer esse prato saboroso e vegano da cozinha indiana - News Rondônia

 

Receita do Dahl, prato vegano comum na culinária da Índia – Foto: Santuário Vale da Rainha

“Cozinhar é sabor, já falamos, mas também é saber. Hoje conheceremos mais da culinária indiana, rica em especiarias e sabedoria, uma gastronomia que não ignora a medicina e usa a cura que o alimento propicia”, explica nossa colunista Patrícia Varela, do Santuário Vale da Rainha, em MG.

Na Índia antiga, principalmente, cada família tinha sua própria massala- um combinado de temperos que retrata o paladar da casa. E as receitas não eram dadas com quantidades, apenas ingredientes.

Tudo isso favorece a reflexão sobre o que é bom e gostoso para cada um de nós, com nossos tantos gostos divergentes. Mas também traz a criatividade, para nos aventurarmos na alquimia que se apresenta nas bocas dos fogões.

A receita desta semana

O Dahl é um prato bastante comum naquele país e tem variações com outras leguminosas.

O agridoce é um espaço a ser explorado e a dieta lactovegetariana, explorada ali, com queijo local deles – o paneer -, vem honrando aqui a “Mestra Vaca Divina” substituída por opções veganas.

Esse prato é nutritivo, colorido e apetitoso. Recomenda-se ser servido com arroz e com os tradicionais pães sem fermento indianos – os famosos chapatis.

Observemos que em pratos que levam muitos ingredientes, a quantidade superior deve estar sempre na base, aqui o grão de bico. Isso é importante para a predominância do sabor.

E é importante sempre favorecer toda receita com o primeiro ingrediente que devemos preparar nossas refeições e edificar nossa vida: o amor.

Ingredientes

500 gramas de grão de bico

2 cenouras médias

250 gramas shimeji

250 gramas tofu firme

3 pimentões – 1 vermelho, 1 amarelo e 1 verde

1/2 brócolis de cabeça

3 tomates

2 cebolas

1/2 coco seco

1/2 pimenta dedo de moça

1 cheiro verde

Açafrão da Terra

Preparo

Deixar o grão de bico em demolho por pelo menos 24 horas – o que auxilia a digestão e também libera fitato – ácido fítico que as plantas usam para armazenamento de fósforo

Cozinhar o grão de bico por 30 minutos em água nova com as duas cenouras. Reserve.

veja como fazer esse prato saboroso e vegano da cozinha indiana - News Rondônia

 

O Dhal pronto para servir – Foto: Santuário Vale da Rainha

Paralelo ao cozimento, gratinar o brócolis e shimeji com um fio de óleo vegetal, em vez de fervê-los – isso preserva textura e nutrientes. Reserve

Colocar os pimentões e cebolas cortados em tiras e o tofu em uma panela com um fio de óleo até cozinharem, sem ficarem com uma textura amolecida. Reserve

Abrir o coco seco e colocar metade dele no liquidificador com um pouco de água do cozimento do grão de bico e cinco colheres de sopa de grão de bico, sal a gosto e uma colher rasa de sopa de curry, além do pedaço da pimenta que combine com o paladar escolhido e as cenouras. Bater até que se torne um caldo homogêneo

Misturar o caldo com todos os demais ingredientes já reservados

Picar o cheiro verde e os tomates e acrescentá-los na receita

Servir quente e com carinho

Tempo de preparo: 40 minutos

Serve até 6 pessoas, dependendo do acompanhamento escolhido.

Bom apetite!

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Creme gelado de morango: a sobremesa perfeita para a Páscoa

Refrescante, leve e fácil de preparar – essa receita vai conquistar a família inteira!
L

Centro Pop desenvolve oficina de culinária para pessoas em situação de vulnerabilidade

Participantes aprenderam a preparar salgados assados
L

Pão de abóbora fofinho: uma delícia caseira para aquecer seus dias

Surpreenda-se com este pão de abóbora macio, perfeito para o café da manhã ou lanche da tarde
L

Três sobremesas brasileiras estão entre as melhores do mundo, diz ranking

No ranking das melhores sobremesas do mundo, o Brasil aparece com três delícias. O pudim de leite condensado está no topo
L

Ceia de Natal em países ao redor do mundo!

A mais proeminente são os pratos herdados dos britânicos, como aves recheadas, purê de batata e presunto.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Linha 2008 mostra a evolução da Peugeot no Brasil

Nova geração do SUV foi avaliada em diferentes cenários urbanos e rodoviários
L

Troca de Comando no 9º BPM reforça compromisso da PMRO com a zona Sul e distritos de Porto Velho

Solenidade realizada no residencial Morar Melhor marcou a transição entre os tenentes-coronéis Ewerson Pontes e Francisco Wesley, com presença da comunidade e autoridades
L

Toca do Panda está de volta: ponto de encontro para músicos e amantes da cena underground

Sob o comando de Alexandre Panda, o espaço cultural ressurge como um reduto artístico independente, onde arte e diversão se encontram em perfeita harmonia.
L

Amazônia, Gente e Justiça | Entrevista Aparecida Maria da Silva Fernandes

Nesta sexta-feira (09), às 18h, o programa Amazônia, Gente e Justiça recebe Aparecida Maria da Silva Fernandes, doutoranda e mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (UNIR/EMERON), para uma conversa imperdível sobre os desafios e avanços da modernização tecnológica no Poder Judiciário.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Semed publica homologação dos recursos do Edital 02 do processo seletivo de voluntários

Serviços serão prestados de forma voluntária, ou seja, sem vínculo empregatício
L

Semed informa mudança no cronograma do processo seletivo de voluntários

Errata que altera o cronograma do edital foi publicada no Diário Oficial no dia 02 de maio
L
Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L
Publicidade

POLÍTICA

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Redução de pena a golpistas de 8 de janeiro, por Julio Cardoso

Democracia não se pratica com balbúrdia, nem com desrespeito às regras democráticas.
L
Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Everaldo Fogaça apoia atletas com entrega de passagens para competição em São Paulo

Utilize a chave PIX via CNPJ 84.638.014/0001-25 para fazer doação aos atletas na sua estadia em São Paulo.
L
JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

JAIME BAGATTOLI: Projeto do senador busca tornar obrigatório o ensino de Libras dentro da educação básica

Mais de 61 mil alunos possuem alguma deficiência relacionada à surdez
L
Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Deputado Coronel Chrisóstomo acompanha assinatura da ordem de serviço das obras de pavimentação em Vista Alegre do Abunã

Os recursos, no valor de R$ 9.2 milhões, foram viabilizados por emenda de bancada encaminhada por Chrisóstomo ainda em 2022, e agora empenhados pela atual gestão municipal.
L
Ieda Chaves recebe informação de que o "Tchau Poeira" estará de volta no Três Marias

Ieda Chaves recebe informação de que o “Tchau Poeira” estará de volta no Três Marias

Direção do DER-RO confirma reinício das obras até o dia 15 de maio, na zona Leste, de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão

Ciclista fica gravemente ferido após colisão com caminhão

Segundo informações, o ciclista atravessou a via preferencial e bateu na parte traseira do caminhão, que seguia pela Avenida Maringá.
14
PRF apreende 4,9 kg de Skank em máquina de lavar

PRF apreende 4,9 kg de Skank em máquina de lavar

A droga estava dividida em três tabletes próximos ao motor do eletrodoméstico.
12
Polícia Civil prende três suspeitos de furtos e roubos

Polícia Civil prende três suspeitos de furtos e roubos

Segundo investigações, os indivíduos são responsáveis por pelo menos seis ocorrências de crimes na região.
16
Tombamento de carreta-tanque interrompe tráfego na BR 364 entre Vilhena e Comodoro

Tombamento de carreta-tanque interrompe tráfego na BR 364 entre Vilhena e Comodoro

Ainda não foram divulgadas as causas do acidente nem se houve feridos.
10
Engavetamento entre três carretas é registrado na BR-174 próximo a Vilhena

Engavetamento entre três carretas é registrado na BR-174 próximo a Vilhena

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou o acidente, que não deixou feridos — apenas danos materiais.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem News destaca Márcio Coimbra, exemplo de liderança e inovação em Porto Velho

Empresário e diretor público aos 20 anos, Márcio inspira jovens com trajetória de superação e compromisso social
L

Servidores e pais protestam por educação digna em Nova Mamoré

Pais, alunos e servidores cobraram respeito, transporte digno e salário justo
L
Filipe Toledo vence Julian Wilson e conquista etapa de Gold Coast do Circuito Mundial de Surfe

Filipe Toledo vence Julian Wilson e conquista etapa de Gold Coast do Circuito Mundial de Surfe

Vitória faz brasileiro ganhar cinco posições no ranking da WSL
L
Capotamento na BR-364 perto de Vilhena deixa três feridos leves

Capotamento na BR-364 perto de Vilhena deixa três feridos leves

O veículo, possivelmente uma Chevrolet S-10, seguia em direção à cidade quando saiu da pista e capotou. As causas do acidente ainda não foram esclarecidas.
12
Mulher sofre fratura exposta ao colidir com poste após manobra para evitar caminhão

Mulher sofre fratura exposta ao colidir com poste após manobra para evitar caminhão

O impacto causou fratura exposta na perna direita da vítima.
16
Homem é preso com 84 kg de skunk em rodovia

Homem é preso com 84 kg de skunk em rodovia

Segundo apuração, o suspeito é concursado desde 2017 e atua como motorista em uma secretaria municipal.
10
Motorista é preso com 105 kg de pasta base de cocaína transportada de Rondônia

Motorista é preso com 105 kg de pasta base de cocaína transportada de Rondônia

A prisão foi realizada pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron), que apreendeu 105 quilos de pasta base de cocaína escondidos na carroceria de um caminhão.
14
Previsões do Horóscopo deste sábado (10/5) para seu signo

Previsões do Horóscopo deste sábado (10/5) para seu signo

Confira as previsões deste sábado (10/5) para o seu signo. Saiba o que os astros reservam nas áreas de amor, carreira e saúde
L
Apenado monitorado é morto a facadas no meio da rua em Porto Velho

Apenado monitorado é morto a facadas no meio da rua em Porto Velho

A testemunha ao voltar pela Rua Bem-te-vi, se deparou com a vítima caída próximo de um carro de cor branca, e ferido a golpes de faca.
18
CMN reduz número de cooperativas obrigadas a destinar recursos da LCA ao crédito rural a partir de julho

CMN reduz número de cooperativas obrigadas a destinar recursos da LCA ao crédito rural a partir de julho

Número de instituições obrigadas a cumprir regra cai de 127 para 28
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.