Nos Estados Unidos, o Natal é celebrado no dia 25 com muito eggnog: uma bebida à base de leite, ovo e açúcar, com uma pitada de noz-moscada, podendo ou não ser alcoólica! Outro elemento que não pode ficar de fora, e que inclusive já foi incorporado aos enfeites da época, são os biscoitos de gengibre, servidos no formato de pessoas ou em forma de casinhas muito decoradas com glacê e doces! Assim como no Brasil, os estadunidenses têm uma mistura de culturas de diversos grupos que ocuparam o território. A mais proeminente são os pratos herdados dos britânicos, como aves recheadas, purê de batata e presunto.
No México, a herança da colonização espanhola leva à mesa um bolo feito com muitas frutas cristalizadas, conhecido como Rosca de Reyes, que também é consumido no Dia de Reis, no início de janeiro.
No Sul do continente americano, o Natal mistura costumes locais, que podem incluir comidas típicas — como a chipa guasú no Paraguai e os assados na Argentina e Uruguai.
Em Portugal, o bacalhau é o protagonista no jantar na maioria dos lares. É comum também que o Bolo de Reis comece a aparecer nas mesas, tanto na versão com frutas cristalizadas quanto na sem.
Muitos italianos ainda seguem a tradição de fazer capeletti para servir na ceia de Natal. A produção reúne a família inteira no processo! Ah, e tem o panetone também, uma sobremesa bem conhecida dos brasileiros que chegou junto com os imigrantes.
Na França, o antigo costume de reunir a família ao redor da fogueira criou a tradição do Bûche de Noël — um rocambole decorado para se parecer com um tronco.
Na Inglaterra, que influenciou diversos países levando sua cultura junto com os colonos, é costume o peru recheado, acompanhado de vegetais e molho de cranberry. Mas um hábito que ficou restrito à Terra do Rei Charles III foi o consumo do Yorkshire pudding, uma espécie de pão que acompanha a refeição.
Em Moçambique, o cabrito é o prato principal do Natal e, por influência da colonização portuguesa, o bolo de castanhas é servido como sobremesa.
Na Rússia ortodoxa, o Natal é celebrado no dia 7 de janeiro com kutja, uma receita feita com grãos e mel. Nas famílias mais tradicionais, nada de carne vermelha na mesa, apenas peixes.
Feliz Natal!!!