Desde quinta-feira (24) com a interdição total da BR-364 no KM 540 após a invasão das águas do rio Jamari sobre a pista entre Ariquemes e Alto Paraiso em Rondônia, uma fila gigantesca de carretas e caminhões formou no percurso da rodovia em ambos os lados. Os estados de Rondônia e Acre passaram a contar no relógio o risco de desabastecimento, já que dependem da estrada para se interligarem ao restante do Brasil.
Somente 72 horas após foi que o tráfego pode ser liberado, mas isso depois que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em parceria com o Departamento Estadual de Estradas de Transportes (DER-RO) iniciaram trabalho de manutenção no trecho comprometido, liberando os cerca de 20 km de congestionamento ao longo do percurso.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF-RO) informou por meio do seu Instagram, que o tráfego pelo sistema (pare e siga) começou no domingo (27) às 23h59, sendo interrompido às 06h0 da manhã desta segunda-feira (28). Ainda segundo o órgão, a medida voltará acontecer hoje às 22h00 se estendendo até as 06h da manhã da terça-feira, “sendo que não seria possível a liberação do tráfego com o maquinário dando manutenção”, informa a instituição. Neste momento o trânsito está interrompido para a continuidade dos trabalhos.
Estão no local aproximadamente 100 operários e aproximadamente 50 veículos entre caçambas e tratores. Para altear o ponto comprometido são usados mais de 3 mil metros cúbicos de rocha.