QUARTA-FEIRA, 01/05/2024

Deputados Dr. Neidson e Adelino Follador encaminharão indicação ao Executivo sobre projeto para o Saúde na Escola

Com a matéria os parlamentares querem assegurar recursos para o Programa de Saúde Escolar

Publicado em 

Deputados Dr. Neidson e Adelino Follador encaminharão indicação ao Executivo sobre projeto para o Saúde na Escola - News Rondônia

Durante audiência pública realizada no plenário da Assembleia Legislativa os deputados Dr. Neidson (PMN) e Adelino Follador (Democratas) decidiram apresentar indicação ao Executivo para que o governador encaminhe ao Legislativo um projeto de lei sobre a promoção e prevenção da saúde e educação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Eles asseguraram que, conforme tratativas com os colegas parlamentares, a matéria será aprovada o mais breve possível pela Casa.

Os deputados Dr. Neidson e Adelino Follador também decidiram encaminhar indicação para que o Executivo inclua no Plano Plurianual (PPA) recursos destinados ao Programa de Saúde Escolar (PSE). Os parlamentares explicaram que, desta forma, será possível realizar as políticas públicas através do Governo do Estado.

Deputados Dr. Neidson e Adelino Follador encaminharão indicação ao Executivo sobre projeto para o Saúde na Escola - News Rondônia

Na abertura, o deputado Dr. Neidson disse que a realização da audiência pública ocorre após o tema ter sido discutido previamente em outras ocasiões. "Essa audiência é fruto de algumas reuniões que tivemos, nas Comissão de Saúde e de Educação da Casa e também em nosso gabinete. Hoje vamos abordar mais profundamente esse tema", destacou.

O deputado Adelino Follador citou que a Constituição é muito bonita, distribuindo obrigações, mas muita coisa não chega na ponta, na infância, onde muitas vezes a criança sofre as consequências pelo resto da vida, prejudicando o desenvolvimento escolar. “Eu vim mais para ouvir, mas parece que o Estado está bem. Mas vamos falar com os prefeitos. Muitas vezes a informação chega para o secretário e o prefeito não sabe, deixando de aderir a um programa interessante”, destacou.

O parlamentar explicou que já existe um projeto de lei, mas causa despesa, o que é inconstitucional, por isso o melhor caminho é levar a matéria até a Seduc, para que o Executivo envie à Assembleia.

Adelino Follador lembrou que foi prefeito por 12 anos, em três mandatos, e os prefeitos reclamam que o Estado não tem contribuído. “Deveria contribuir, para que seja um valor maior por aluno. Passam atribuições aos municípios e não repassam recursos”, citou.

Ele recordou que, quando prefeito, contratou psicólogo e assistente social, melhorando o desempenho dos estudantes. Também citou que há aluno que não produz porque tem problemas em casa, por isso precisa de acompanhamento.

Pronunciamentos

A coordenadora do Saúde na Escola, Maria Inez Fernandes, abriu os debates apresentando um amplo apanhado sobre o tema. "Obrigado ao deputado Dr. Neidson e à Assembleia Legislativa, por nos oportunizar apresentar o Programa Saúde na Escola para a sociedade. Discutir essa lei estadual, que venha a garantir as condições, recursos humanos e ferramentas, para o seu pleno funcionamento", disse.

Segundo ela, "esse tema ganhou forças graças ao decreto lei, que surgiu em 2007, com o objetivo de promover saúde e educação aos jovens matriculados na rede de ensino, mas interligados com os objetivos do milênio. Entre 2014/2015 eram 29 municípios pactuados, chegando a 150 mil alunos atendidos em Rondônia".

Ela ainda mostrou um vídeo das Nações Unidas, com os fundamentos dos desafios para a construção de um novo cenário de inclusão e de políticas públicas. "Temos muitos desafios, como a alimentação e nutrição dos alunos, que devem ser tratados de forma prioritária", citou.

A gerente de vigilância epidemiológica da Agevisa, Arlete Baldez disse que o Programa Saúde na Escola garante acompanhamento até os 4 anos de idade, o que é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ela afirmou que muitos prefeitos desconhecem o programa, e que não se negariam em aderir. “É preciso garantir o suplemento alimentar à criança para assegurar seu desenvolvimento e o intelecto adequado. Creche para nós é um grande desafio”, especificou.

Apesar disso, ela citou que o covid é a grande prioridade, nesse momento em que as escolas voltaram às aulas presenciais e as chuvas propiciam aparecimento de criadouros de mosquitos, aumentando também os casos de dengue.

Arlete Baldez adiantou que a saúde precisa caminhar junta com a educação, em uma programação integrada. “Devemos efetivar, ver como faremos na prática, porque na teoria já está aí. Temos que trabalhar com as crianças todas essas ações”, citou.

O gerente de reinserção social da Sejus, Fábio Recalde, disse que muitas crianças que não tiveram assistência do poder público acabam indo parar no sistema prisional. Assim, ele afirmou que os direitos das crianças devem ser garantidos.

O chefe do núcleo de atenção primária da saúde, da Sesau, Claudemilson Duran, disse ser preciso trabalhos casados, pois em alguns casos há recursos em algumas secretarias e em outras não. Ele lembrou que há municípios sem estrutura, sem computadores, e agora a prefeitura que não lançar as ações perderá recurso federal. “Há prefeituras com sistemas próprios que não estão conectados com o Governo Federal”, disse.

Ele lembrou que a maioria dos adolescentes está nas escolas estaduais, e que os maiores problemas como tabagismo e drogas está na adolescência. “Muitas vezes programas são desenvolvidos em escolas municipais, enquanto estudantes estão nos colégios estaduais. Os recursos vêm para os municípios, mas as prefeituras podem aderir ao PSE, atendendo os adolescentes e recebendo mais recursos”, explicou.

A diretora geral de Educação, Irany Oliveira, representando a Seduc, disse que o assunto é bastante debatido na Secretaria de Estado de Educação. Ela afirmou ser importante a pactuação entre educação e Sesau, porque a Seduc não pode ter gastos com a saúde, como acontecia há 20 anos.

“Não temos mais essas prerrogativas. As dificuldades aparecem quando os municípios são envolvidos nesses repasses. Para desenvolver o PSE precisamos de apoio. Não podemos vacinar as crianças sem autorização dos pais. Temos problemas de alunos envolvidos com drogas, de gravidez na adolescência e sozinhos não podemos desenvolver várias ações”, finalizou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cláudia de Jesus: União transfere área do bairro Planalto para prefeitura de Porto Velho

Presidente do Incra estará em Rondônia para solenidade oficial de transferência
L
COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Deputado Alan Queiroz destina emenda parlamentar para pavimentar vias de Nova Mamoré

Solicitação visa garantir a aquisição de pavimentos intertravados, contribuindo para melhorar a infraestrutura do município.
L

Abertura do Motocross em Cacoal é um sucesso com o apoio do deputado Cássio Gois: pilotos locais se destacam na competição

Com entrada gratuita ou mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, o Campeonato Estadual de Motocross em Cacoal proporcionou momentos de muita adrenalina e emoção para o público presente.
L
Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

Fernando Máximo destina quase 500 mil para a saúde de Rolim de Moura

O recurso é fruto de emenda parlamentar federal que deve ser direcionado para as ações de saúde pública na região da Zona da Mata rondoniense.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Governo lança campanha “Fé no Brasil” e destaca avanços na economia

Iniciativa ressalta resultados alcançados em pouco mais de um ano da atual gestão federal, a partir de políticas que fomentam a geração de empregos e combatem as desigualdades
L

Não perca a chance única: News Rondônia e Cine Araújo convidam você para uma sessão de cinema inesquecível

Participe da promoção e ganhe ingresso para assistir aos filmes em cartaz no melhor cinema da cidade. O sorteio será realizado na sexta-feira, dia 10 de maio.
L

01 de maio, Dia do Trabalhador

Honrando as conquistas e desafios dos trabalhadores em um mundo em constante mudança
L

Promoção: concorra a uma Cachaça Estação da Cana Amburana

Saiba como participar da promoção e concorrer a uma bebida suave com notas amadeiradas, adocicada e que remete ao gosto de baunilha.
L

Celebre o Amor Materno com o Super Sorteio do Dia das Mães Cacau Show

Participe e Concorra a uma Cesta Exclusiva de Chocolates da Cacau Show!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Concurso selecionará profissionais de TI para contrato temporário

Servidores atuarão em transformação digital do governo federal
L

Prefeitura prorroga prazo de inscrição para processo seletivo de diretores e vice-diretores escolares

Interessados podem procurar a Secretaria Municipal de Educação até o dia 15 de maio
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita retomada do Complexo Esportivo João Saldanha em Guajará-Mirim

Obra se encontra abandonada e se tornou um ponto focal para atividades ilícitas.
L
Ieda Chaves cobra capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas de Rondônia

Ieda Chaves cobra capacitação em noções básicas de primeiros socorros nas escolas de Rondônia

Parlamentar reforça a necessidade de aplicação da Lei Federal 13.722/2018.
L

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal informou que as obras tem previsão de reinicio no mês de maio deste ano
L
Vereador Márcio Pacele firma parceria para implementação de iluminação em LED nos distritos

Vereador Márcio Pacele firma parceria para implementação de iluminação em LED nos distritos

Reunião entre vereador Márcio Pacele e equipe da EMDUR define ações para implantação do projeto nos distritos.
L
Dr. Fernando Máximo manifesta repúdio ao Decreto nº 11.999 da Comissão Nacional de Residência Médica

Dr. Fernando Máximo manifesta repúdio ao Decreto nº 11.999 da Comissão Nacional de Residência Médica

A legislação dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de programas de residência médica e das instituições que os ofertem.
L
Publicidade

POLÍCIA

URGENTE: Homem é atacado a tiros por dupla em moto na Jorge Teixeira

O Samu foi acionado e socorreu o rapaz para o Hospital João Paulo II.
12
URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

URGENTE: Três pessoas ficam feridas em acidente com capotamento no centro

A PM ficou encarregada de fazer o registro da ocorrência.
14

NA BOATE: Dupla é presa após tentar matar segurança de casa noturna na zona leste

A PM foi acionada e conseguiu localizar e prender os dois suspeitos, que possuem passagens pelo sistema prisional.
18

Câmera flagra motorista passando com caminhonete em cima de um cachorro

Crime ocorreu na manhã desta terça, 01, em Porto Velho.
10
ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

ATUALIZADA: Corpo de motoboy é encontrado em matagal no Morar Melhor

O crime está sendo investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: LOGIC-TEC LTDA

Licença Ambiental Prévia, Licença Ambiental de Instalação,  Licença Ambiental de Operação
L

Requerimento da Licença Ambiental: 51.272.306 DARLIANA DE FREITAS STEN

Licença Ambiental – (Modo Simplificado)
L
Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Primeira etapa da campanha de declaração de rebanhos 2024 tem início em Rondônia

Temos que cumprir todas as orientações da OMSA, e uma delas, é a declaração de rebanhos à Idaron
L
Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Rondônia evolui com cursos gratuitos e geração de vagas de empregos; confira as oportunidades

Os indicadores econômicos mostram o quanto o Estado evoluiu, beneficiando os trabalhadores.
L
Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Parabéns, rondonienses! O trabalho que nos une e nos fortalece!

Através do trabalho, combatemos a pobreza, promovemos a justiça social e construímos uma sociedade mais justa e igualitária.
L
Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Como o Giro Empreendedor impulsionou o pequeno negócio de uma vendedora ambulante de bolos

Todos empreendedores e artesãos do Giro têm a oportunidade de participar do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem)
L
Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Venda de açaí garante sustento de feirante e de toda a família

Comerciante vende o produto há 27 anos nas feiras livres de Porto Velho
L

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – ASSEMBLÉIA GERAL: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO UNIVERSITÁRIO

Na sede da Associação localizada na Rua Capão da Canoa– Porto Velho
L

Começa contagem regressiva para a Rondônia Rural Show Internacional

Evento acontece entre os dias 20 a 25 de maio, em Ji-Paraná
L

Conectando trabalhadores ao mercado de trabalho, Sine Municipal é essencial para desenvolvimento socioeconômico de Porto Velho

Empresários recomendam a captação de mão de obra através do Sine
L