Os calçados são peças de vestuário essenciais para qualquer pessoa e até quem passa a maior parte do tempo em casa descalço tem um par de calçados favorito. Para manter os tênis duráveis, por exemplo, existem algumas dicas que podem ser aplicadas por você mesmo na sua lavanderia, além de haver serviços que podem ser contratados para fazer a limpeza dos calçados.
Foto: Rachel Nelson/ Pexels
Afinal, qual a melhor forma de manter sapatos, chinelos, botas e sandálias sempre limpos e sem danos? Confira as dicas a seguir para fazer os seus calçados durarem mais, reduzindo o consumo e a produção de lixo, além de ficar com as suas peças favoritas por mais tempo.
De quanto em quanto tempo se deve limpar os calçados?
Há quem use tênis diariamente para praticar esportes, ir trabalhar, estudar ou simplesmente fazer tarefas de rotina na rua. Existem também as pessoas que usam tênis com pouca frequência, optando por calçados abertos como sandálias e chinelos.
No caso de pessoas que usam tênis para a prática de atividades físicas, o ideal é sempre passar um pano úmido com água e uma gota de sabão neutro na parte externa, deixando o calçado respirar em local ventilado. A lavagem, portanto, pode ser feita a cada dois meses ou menos, dependendo do tempo de uso do calçado e do tipo de material de que é feito.
Já os calçados usados com menos frequência podem ser limpos sempre após usados e antes de guardar. Para estes, o ideal é fazer a higienização a cada seis meses ou um ano, dependendo da forma de uso e da quantidade de sujeira.
Lavanderia de sapatos vale a pena?
Quem tem pouco espaço no apartamento para possuir uma lavanderia ou opta pela praticidade de só deixar peças de roupa e voltar para buscar depois, pode contar com as lavanderias de calçados. Elas são muito procuradas para limpeza de sapatos, principalmente femininos, confeccionados em materiais como couro, cetim e outros que requerem cuidados mais finos.
Esses calçados costumam custar caro, então você não vai querer rasgar o seu sapato favorito usando uma escova ou produto inapropriado desses que se tem em casa.
Como lavar calçados em casa
Se você não quer arriscar acidentes causados por produtos como químicos de lavagem a seco ou, ainda, economizar nos gastos, é possível lavar os calçados em casa de forma prática e eficiente. O recomendado é sempre higienizar qualquer tipo de calçado à mão, principalmente os mais delicados, como alpargatas, sapatos de couro, cetim e camurça.
Calçados de couro
Botas, sapatos, chinelos e sandálias de couro devem ser evitados na lavagem. O ideal é usar um pano macio e úmido com água para remover sujeiras da superfície. Para a limpeza interna, use uma mistura de água com vinagre. As ceras naturais ou graxas ajudam a manter os calçados de couro sempre renovados. Para os de cor branca, leites demaquilantes removem a sujeira e hidratam ao mesmo tempo.
Calçados de tecido
A maioria dos tênis é confeccionada em tecidos, sejam eles naturais ou sintéticos. Você pode optar por lavá-los à mão ou na máquina. Se optar pela lavagem em máquina, alguns cuidados são necessários:
●remova excesso de terra, pedregulhos e resíduos maiores com auxílio de uma escova;
●retire palmilhas, cadarços e outros itens que podem ficar presos ou danificar a máquina durante a lavagem;
●se possível, utilize sacos para lavagem de roupas delicadas, evitando danos ao tecido dos tênis;
●lave os tênis de forma separada e respeitando a diferença de cores, usando sabão neutro e ciclo de lavagem sem centrifugação.
Sapatos e botas
Para quem usa traje social no dia a dia, os sapatos devem estar sempre impecáveis para uma excelente apresentação no trabalho. Ao chegar em casa, use um pano macio levemente umedecido com água e álcool, deixando em um local arejado até o dia seguinte.
Se o sapato molhou, o ideal é remover o excesso enrolando em um pano ou toalha e deixar em um local também arejado. Você pode manter os calçados molhados perto de um aquecedor por alguns minutos, para que ele não se deforme com o excesso de calor.
Chinelos e sandálias
Por serem calçados abertos, eles costumam acumular mais sujeira. No caso dos chinelos de borracha, a limpeza pode ser feita durante o banho, com sabonete e uma escova macia. As sandálias devem ser limpas com pano úmido e guardadas lado a lado, evitando que o elástico ou tiras deformem ao serem empilhadas.