SEXTA-FEIRA, 09/05/2025

Encontro de Bolsonaro com presidente do Peru em Porto Velho é mais um passo para consolidar integração iniciada pela Fiero há 30 anos

A Fiero defende luta pela integração comercial e turística entre Rondônia e Peru há mais de 30 anos, quando o visionário engenheiro Miguel de Souza e o jornalista e empresário Luiz Malheiros Tourinho, lideraram a primeira caravana de rondoniense rumo ao país andino.

Publicado em 

Encontro de Bolsonaro com presidente do Peru em Porto Velho é mais um passo para consolidar integração iniciada pela Fiero há 30 anos - News Rondônia

A reunião de trabalho entre o presidente da República, Jair Bolsonaro, e o presidente do Peru, José Pedro Castillo, nesta quinta-feira, 3, em Porto Velho é mais um passo rumo à consolidação de uma iniciativa da Federação das Indústria de Rondônia (Fiero), logo na sua segunda presidência, na década de 1990.

Encontro de Bolsonaro com presidente do Peru em Porto Velho é mais um passo para consolidar integração iniciada pela Fiero há 30 anos - News Rondônia

Jair Messias Bolsonaro – Presidente do Brasil/Foto: Reprodução

A Fiero defende luta pela integração comercial e turística entre Rondônia e Peru há mais de 30 anos, quando o visionário engenheiro Miguel de Souza e o jornalista e empresário Luiz Malheiros Tourinho, lideraram a primeira caravana de rondoniense rumo ao país andino. O que a Fiero já deslumbrava naquele tempo era o fortalecimento das relações comerciais entre empresas e empresários rondonienses com os peruanos.

O presidente da Fiero, Marcelo Thomé destaca a importância do encontro do presidente Bolsonaro com o presidente do Peru Pedro Castillo para o desenvolvimento regional de Rondônia e fortalecimento das relações comerciais entre os dois países.

Thomé lembra da relevância histórica da Fiero na defesa dos interesses da indústria rondoniense e o efetivo trabalho realizado para o fortalecimento das exportações dos produtos de Rondônia. O líder empresarial também reitera o pioneirismo da Fiero, assim como a marca indelével deixada pela iniciativa do engenheiro Miguel de Souza, presidente da entidade no período de 1990 a 1998.

O Peru tem se destacado em crescimento na América Latina desde 2009. A mineração no país andino é o seu pilar principal da economia, em que o coloca como um dos maiores produtores de ouro, cobre e prata, com forte atuação empresarial brasileira como Votorantim, Gerdau, dentre outras.

Marcelo Thomé, em nome da indústria, reforça a necessidade das medidas por parte do governo brasileiro junto ao peruano para incremento do comércio bilateral. As relações com Peru passam por um excelente momento dentro do novo contexto político de ambos países, com claros sinais de desenvolvimento fronteiriço através de iniciativas públicas permitindo melhores condições para os cidadãos e uma interligação cada vez mais fortalecida.

A balança comercial em 2021, registrou a cifra de USD 4,2 bilhões, sendo superavitária para o Brasil em USD 3,07, no mesmo eixo, o crescimento das exportações através da fronteira de Assis Brasil/AC alcançou USD 179 milhões em vendas. Esta rota vem se firmando a cada ano, no entanto, obstáculos das gestões passadas ainda são preponderantes e precisam receber total atenção do poder público.

Há a necessidade de ações urgentes do governo federal do Brasil e da República do Peru, os macros eixos de melhoria em matéria de: infraestrutura, logística, comércio e indústria, cooperação técnica e sustentável pela Amazônia e Turismo. São evidentes as diversas oportunidades que transitam pela estrada transoceânica rumo ao Oceano Pacífico e aos países andinos, o estado de Rondônia é, pela sua localização e diversa matriz econômica, o mais importante elo articulador que alavancará o crescimento da região norte com o país do Peru.

"Michel de Souza, em sua gestão, foi um visionário. "Em 2012, graças a esse primeiro grande passo dado por ele, a Fiero, na gestão do então presidente Denis Baú, de 2009 a 2015, foi empreendida a missão empresarial "Fronteiras do Progresso", ao Peru, realizada pela entidade em parceria com o governo de Rondônia. Houve a participação de 40 empresários rondonienses. Foi realmente um marco histórico", afirma Thomé.

Marcelo Thomé pontua que "a iniciativa fosse apenas o governo, seria apenas o lado político sem o lado dos negócios. Se a Federação fosse sozinha teríamos apenas o contato com os empresários, e certamente a missão não teria o mesmo clima e a empolgação favorável quando unimos a classe política e a empresarial. Este projeto de integração Brasil, Rondônia, Peru, certamente rendeu frutos e abriu portas para o mercado andino, uma oportunidade de intercâmbio comercial com o povo peruano e expandindo a nossa produção e contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do estado".

Via de mão dupla

Outro ponto destacado pelo presidente da Fiero, a inauguração da Ponte do Abunã, conhecida como a rota do pacífico, uma bandeira defendida pela entidade, é uma estrada binacional que liga o noroeste do Brasil ao litoral sul do Peru, através do estado brasileiro do Acre. Além de favorecer a integração sul-americana na circulação de pessoas, o turismo e o comércio bilateral entre o Brasil e o Peru, a estrada garante o acesso dos produtos peruanos ao oceano Atlântico e o acesso dos produtos brasileiros ao Pacífico.

A ponte de Abunã integra a chamada "Rota Interoceânica" ou "Estrada do Pacífico", um caminho pavimentado de quase 2.400 km, que interliga Porto Velho (Rondônia) e San Juan de Marcona, na costa do Peru, dando acesso aos portos de Matarani e Ilo.

Conforme o líder empresarial, a Federação tem inúmeras prioridades, e uma delas é empreender e garantir novos negócios e para isso o intercâmbio econômico e cultural entre o Brasil via região, e o Peru, é fundamental, pois a população do Peru atinge mais 32 milhões de habitantes enquanto a Bolívia possui uma população de 11,51 milhões de habitantes, certamente um grande mercado em potencial", finalizou.

Geografia favorável

A situação geográfica de Rondônia em relação aos países vizinhos do norte da América do Sul coloca o Estado em posição estratégica, o que facilita a conquista de novos mercados. "Apenas como ilustração, faremos uma comparação de distâncias, tendo Porto Velho como referência: de Porto Velho a Santos, são 3 mil e 300 quilômetros, enquanto que, de Porto Velho a La Paz, na Bolívia, são 1 mil e 300 quilômetros. Quer dizer, com exceção de Rio Branco e Manaus, La Paz está muito mais perto de Porto Velho do que de qualquer outra Capital brasileira. Cuiabá está a 1 mil e 500 quilômetros e Brasília, a 2 mil e 586 quilômetros. Em direção ao Nordeste, Recife está a 5 mil quilômetros", explica Thomé.

Liderança Peruana

O chefe de Estado, Pedro Castillo, anunciou que pedirá ao seu homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, a criação de um Gabinete Binacional para "promover o desenvolvimento das cidades fronteiriças" compartilhadas pelos dois países. "Existem demandas comuns na maior fronteira que o país tem e eu vou sentar e conversar para atender a população, e que eles não sejam mal interpretados e digam que estamos indo contra a soberania", disse o presidente de Caballococha, em Loreto. Somos verdadeiramente peruanos, nos sentimos e vivemos como peruanos", acrescenta Castillo Terrones.

De acordo com os dados do Ministério da Indústria e Comércio, neste primeiro trimestre, o mercado peruano comprou mais de 1,6 milhão de dólares em carne bovina congelada, fresca ou resfriada.

Miguel de Souza faz história

Miguel de Souza levantou a bandeira da integração com os países andinos em 1990, quando promoveu o seminário "A saída para o Pacífico". A ideia era mobilizar e viabilizar a construção da rodovia que ligará o Norte do Brasil aos portos do Oceano Pacífico, buscando concretizar a integração econômica e cultural dos países limítrofes de nossa região. Em 1992, liderou a Caravana da Integração, realizando uma viagem pioneira entre Porto Velho e os Portos IIo e Matarani, no Peru, provando assim a viabilidade do projeto.

Os resultados dessa viagem estão narrados no seu livro "A Saída para o Pacífico, publicado pela Edições Sebrae — Série Ideias e Pensamentos", no qual relaciona não só as possíveis variantes para essa integração, como as diversas fontes de aproveitamento em termos de desenvolvimento local e regional. Promoveu o 2º Encontro Internacional de Integração Brasil/Peru/Bolívia, tendo como tema central exatamente a saída para o Pacífico.

Publicidade
Publicidade Governo de Rondônia
Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Em reunião com novo titular da Super BB, SEEB-RO cobra soluções para questões de emprego, saúde e segurança do funcionalismo

Atualmente há um déficit de 89 vagas em agências de varejo no estado. O SEEB-RO entende ser urgente a realização de concurso público para preencher essas vagas não ocupadas.
L

Último dia de inscrições para escolas participarem da feira de profissões da UNIR

As atividades acontecem por todo o campus: nas salas de aula, nos laboratórios e auditórios, e também no ginásio de esportes Tatuzão.
L

Chinelos confeccionados por reeducandos do sistema prisional são doados à comunidade ribeirinha

Iniciativa alia ressocialização de internos à assistência social e beneficia população com entrega de 100 pares de calçados.
L

Governo de RO garante acesso ao Centro Tecnológico Vandeci Rack para a 12ª Rondônia Rural Show Internacional

Equipes do DER-RO intensificaram os trabalhos de manutenção e melhorias tanto na BR-364, principal via de acesso à Ji-Paraná, quanto na Estrada Santa Rita.
L
Prefeitura de Porto Velho abre seleção com mais de 600 vagas na saúde e salários de até R$ 9,3 mil

Prefeitura de Porto Velho abre seleção com mais de 600 vagas na saúde e salários de até R$ 9,3 mil

São mais de 600 vagas imediatas e formação de cadastro reserva para atuação em unidades urbanas e rurais do município.
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Casos de gripe aumentam na região Norte

Casos de gripe aumentam na região Norte

Pesquisadora recomenda uso de máscara em ambientes fechados
L

Ram relança a 1500 Express e amplia opções na linha de picapes

Modelo é reposicionado e ganha novas configurações, mantendo foco em custo-benefício
L

Só um deputado de Rondônia apoia aumento de vagas na Câmara em Brasília

Os demais integrantes da bancada rondoniense se posicionaram contra o aumento.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Aprovados no Concurso Unificado têm 30 dias para tomar posse no Ministério da Gestão

Plataforma SouGov.Br traz nova função para agilizar ingresso
L

Concurso público aberto em Alto Alegre dos Parecis

IBADE e Prefeitura ofertam vagas para auditor fiscal e agente administrativo tributário com salários de até R$ 5,4 mil
L

Prefeitura de Porto Velho informa que não há seleção vigente na área da saúde

Edital para seleção está em fase de elaboração
L

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L
Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Sílvia Cristina lança projeto Olhar de Amor para oferecer cirurgias de catarata e pterígio

Lançamento oficial será na próxima segunda, dia 12, no Hospital de Amor em Ji-Parana.
L

Assembleia Legislativa aprova concessão de gratificação a auditores fiscais

Votação ocorreu durante a sessão ordinária desta semana.
L

Com apoio da deputada Cláudia de Jesus, servidores da Emater garantem direito à licença-prêmio

Benefício foi aprovado na Assembleia Legislativa com apoio da deputada.
L
STF julga nesta sexta decisão da Câmara que suspendeu ação penal contra Ramagem no caso da trama golpista

STF julga nesta sexta decisão da Câmara que suspendeu ação penal contra Ramagem no caso da trama golpista

Casa suspendeu ação penal contra deputado no caso da trama golpista
L
Relação entre governador e seu vice não tem abalos até agora. E Sérgio Gonçalves reafirma que não tem plano B

Relação entre governador e seu vice não tem abalos até agora. E Sérgio Gonçalves reafirma que não tem plano B

Harmonia entre Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves resiste a rumores e fortalece governo.
L
Publicidade

POLÍCIA

Operação nacional contra o crime organizado resulta em 541 prisões e prejuízo estimado de R$ 35 milhões

Operação nacional contra o crime organizado resulta em 541 prisões e prejuízo estimado de R$ 35 milhões

A ofensiva, realizada entre 18 de abril e 2 de maio, foi coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (Diopi).
10
Homem perde R$ 7 mil no “golpe dos nudes” e procura a polícia

Dupla recebe mais de 10 anos de prisão por golpe do nudes em Rondônia

Os acusados, identificados como G.S. e M.R., foram sentenciados a 10 anos e 10 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de extorsão e falsidade ideológica.
16
Empresas não protegem crianças na internet, dizem 9 em cada 10 pessoas

Morador cai em golpe ao tentar comprar triciclo pela internet

Durante a negociação, o golpista solicitou dois depósitos no valor de R$ 1.100 cada, totalizando R$ 2.200, com a promessa de reservar e entregar o triciclo.
14
Motociclista foge após colisão com outra moto em cruzamento

Motociclista foge após colisão com outra moto em cruzamento

A colisão deixou um dos condutores ferido, enquanto o outro fugiu do local.
10
Quatro suspeitos de envolvimento em homicídio ligado ao crime organizado são presos

Quatro suspeitos de envolvimento em homicídio ligado ao crime organizado são presos

O corpo da vítima, com mãos e pés amarrados, foi localizado na linha 180 Sul, levantando a suspeita de que o crime esteja relacionado a facções criminosas.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cadeirante é executado a tiros dentro de casa; caso pode estar ligado ao tráfico

Cadeirante é executado a tiros dentro de casa; caso pode estar ligado ao tráfico

De acordo com a Polícia Militar, dois suspeitos armados invadiram o imóvel e efetuaram diversos disparos contra a vítima, que morreu no local após ser atingida por pelo menos seis tiros.
18
Adolescente investigado por envolvimento com facção é apreendido após debochar da polícia nas redes sociais

Adolescente investigado por envolvimento com facção é apreendido após debochar da polícia nas redes sociais

O jovem estava com mandado de internação decretado pela Justiça e é suspeito de aplicar punições conhecidas como “salves” contra membros do próprio grupo criminoso.
10

Governo de RO amplia em quase 40% o número de cirurgias eletivas

Cirurgias aumentam quase 40% em Rondônia, com foco na descentralização e redução de filas.
L

Nota Pública do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia

É inadmissível que se propaguem conjecturas que insinuem eventual renúncia voluntária para fins de criação de oportunidade político-partidária.
L
Mulher denuncia ameaças e agressões do ex-marido em restaurante e pede proteção

Mulher denuncia ameaças e agressões do ex-marido em restaurante e pede proteção

A vítima afirmou que ele não aceita o fim do casamento e já havia sido alvo de outras ameaças, o que motivou o pedido de medida protetiva anterior.
16
PRF apreende 84 kg de skunk e prende homem na BR-364

PRF apreende 84 kg de skunk e prende homem na BR-364

O entorpecente estava escondido em bolsas no porta-malas de um veículo Hyundai HB20 alugado. A abordagem ocorreu por volta das 14h40 no km 48 da rodovia.
10

54º Concurso Internacional de Cartas: estudante de Espigão d’Oeste é a vencedora da etapa estadual

Além de premiação em dinheiro, autora da melhor redação estadual receberá um troféu.
L

Justiça do Trabalho reforça combate ao assédio em Webinário e Palestra sobre Convenção 190 da OIT

Eventos abordaram prevenção ao assédio moral, sexual, religioso, eleitoral e destacaram importância da escuta institucional.
L

Projeto do Centro de Atenção Psicossocial de Jaru fica em primeiro lugar em mostra estadual de experiências municipais em saúde

O psicólogo e diretor do CAPS, Allan Matos, falou mais sobre os encontros.
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.