SEGUNDA-FEIRA, 05/05/2025

QUASE METADE DAS EMPRESAS DE 'VAQUINHA' ONLINE PARA CANDIDATOS DESCUMPRE REGRA DO TSE

Em fevereiro deste ano, o TSE baixou a Resolução nº 23.553 para regulamentar a arrecadação e a prestação de contas das eleições de 2018.

Publicado em 

QUASE METADE DAS EMPRESAS DE 'VAQUINHA' ONLINE PARA CANDIDATOS DESCUMPRE REGRA DO TSE - News Rondônia

Das 41 empresas de financiamento coletivo de campanhas atualmente autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apenas 25 cumprem a regra do próprio tribunal que exige que as taxas administrativas da plataforma sejam de conhecimento dos candidatos e dos eleitores. Levantamento do Congresso em Foco aponta que, mesmo dentre as empresas que cumprem a norma, pelo menos metade “esconde” as taxas em outras páginas de seus sites.

Em fevereiro deste ano, o TSE baixou a Resolução nº 23.553 para regulamentar a arrecadação e a prestação de contas das eleições de 2018. A modalidade do crowdfunding, a popular “vaquinha online”, é uma das novidades deste ano eleitoral. Segundo a regulamentação, as empresas de arrecadação de recursos precisam, entre outros requisitos, dar “ampla ciência a candidatos e eleitores acerca das taxas administrativas a serem cobradas pela realização do serviço”.

A reportagem examinou, entre os dias 5 e 7 de junho, cada um dos 41 sites que já obtiveram autorização do TSE para operar esse tipo de serviço. Pelo menos 16 deles não especificam as taxas cobradas. Um dos sites estava em manutenção.

QUASE METADE DAS EMPRESAS DE 'VAQUINHA' ONLINE PARA CANDIDATOS DESCUMPRE REGRA DO TSE - News Rondônia

Questionado pela reportagem, o TSE afirmou que a omissão das taxas nas páginas principais é irregular, mesmo que elas sejam descritas nas páginas individuais dos pré-candidatos, uma vez que os ”custos devem ser detalhados e transparentes nos termos da resolução”. Ainda segundo a Corte eleitoral, a omissão de despesas pode acarretar em reprovação das contas eleitorais.

“Transparência”

A transparência em relação à coleta de doações é um conceito flexível, e varia segundo cada site. As empresas oferecem as informações como entendem ser melhor e há nove delas que sequer se identificam como operadoras de vaquinhas eleitorais (veja quais são abaixo). Muitas são voltadas apenas para que os pré-candidatos possam adquirir o serviço, sem informações claras ou voltadas para o eleitor. Boa parte não mostra quais candidatos aderiram à plataforma, e algumas sequer mostram a lista geral de doações.

Um dos casos é a plataforma usada para arrecadação de fundos para a campanha do ex-presidente Lula, pré-candidato do PT preso há dois meses na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. O site principal da empresa, Um a Mais Serviços de Tecnologia e Consultoria, não mostra as taxas cobradas nem quais os pré-candidatos que estão usando o serviço da empresa.

Segundo Antônio de Andrade, sócio da Um a Mais, as taxas são especificadas nas páginas individuais dos pré-candidatos. Ele cita a própria página de arrecadação de Lula. No site, estão especificadas as taxas, antes da opção para confirmar a doação: 8% do valor das doações feitas via cartões de crédito ou de débito; e R$ 5,89, acrescidos de 4% do valor doado, para as feitas com boleto bancário. Não é possível saber se a empresa cobra alguma outro valor do candidato.

Até as 7h45 desta segunda-feira (11), Lula já tinha angariado R$ 138 mil em doações.

Andrade afirmou entender que o regulamento do TSE exige que as taxas sejam exibidas nas páginas.

Segundo o TSE, as empresas interessadas em prestar o serviço de “vaquinhas” têm perfis diferentes. “Desde de empresas de TI, de marketing político e até tradicionais de financiamento coletivos. Diante da ausência de parâmetros objetivos, atividades minimamente correlacionadas ao mecanismo de arrecadação vêm sendo aceitas, cabendo ao candidato optar por aquela que atenderá melhor seus interesses em termos de custo e transparência”, explicou a assessoria de imprensa do tribunal.

Labirinto

Para o eleitor curioso em descobrir quais pré-candidatos estão usando as plataformas e quais as taxas cobradas sobre as doações, é necessária uma maratona de cliques e uma boa dose de pesquisa. Poucas plataformas mostram quem são os candidatos que querem arrecadar recursos para suas campanhas.

Para saber quais são as taxas cobradas pelas empresas, o potencial doador precisa pesquisar em outras páginas dos sites, como aquelas que se prestam às “perguntas frequentes” ou as que definem “termos e condições”. Poucas empresas informam com clareza, ou na página inicial, quanto é cobrado pela adesão ao serviço.

A reportagem encontrou 16 empresas que não identificam quais candidatos aderiram às suas plataformas de arrecadação. Dentro desse universo, há a Fundii, que mostra a lista de doações feitas por meio da plataforma. Mesmo assim, é necessário abrir cada uma das doações para descobrir para quem o valor foi destinado.

A Eleitor Presente, por sua vez, informa apenas os CPFs de doadores e candidatos, sem nomes para identificar quem doou e a quem o recurso foi destinado. O TSE exige que sejam divulgados, além do CPF, o nome completo, os valores das quantias doadas individualmente, a forma de pagamento e a data das respectivas doações.

Nos casos em que a empresa sequer informa ser operadora de vaquinhas para políticos estão AixMobil, Alumiar Consultre, PrimeFidelity, EvoeCultural, Doação Solutions, Multi Inovações, PicPay, Kicks e RoiStart.

A lista de todas as empresas de financiamento coletivo com cadastros deferidos, pendentes e incompletos está disponível no site do TSE.

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Pedro Fernandes sugere criação de Grupo de Trabalho para enfrentar desafios da pecuária em Rondônia

Pedro Fernandes sugere criação de Grupo de Trabalho para enfrentar desafios da pecuária em Rondônia

Parlamentar alerta para prejuízos bilionários e cobra articulação entre governo, setor produtivo e entidades representativas
L

Deputada Dra. Taíssa solicita explicações sobre ocorrência envolvendo o Barco Hospital Walter Bártolo

Parlamentar protocolou o requerimento exigindo informações sobre causas, responsáveis e medidas adotadas após o ocorrido.
L
Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes cobra agilidade na regularização de terras e reforça apoio aos agricultores

Em Vista Alegre do Abunã, Cristiane Lopes cobra agilidade na regularização de terras e reforça apoio aos agricultores

Deputada federal destaca projeto de lei de sua autoria que visa transferir terras da União para o Estado de Rondônia, como forma de garantir segurança jurídica e dignidade aos moradores da região.
L

Deputada Sílvia Cristina garante entrega de cadeiras de rodas a pacientes do Centro de Reabilitação Dream da Amazônia

Deputada federal garantiu mais esse benefício, em parceria com a Fundação Pio XII, para assegurar locomoção e autonomia
L

2º Encontro Turístico do Ferrovia Motoclube é realizado em Guajará-Mirim com apoio da deputada Dra. Taíssa

Motociclistas de todo o estado se reúnem para celebrar cultura, turismo e paixão sobre duas rodas
L
Publicidade
Águas Minalinda
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Divulgado resultado final do Concurso Público para servidores (as) Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia

O certame ofereceu 25 vagas imediatas além da formação de cadastro reserva, contemplando oportunidades para Técnico Judiciário (nível médio) e Analista Judiciário (nível superior) em diversas especialidades.
L

Jovem News | Entrevista Márcio Coimbra

O programa Jovem News desta segunda-feira, 05 de maio, às 17h, recebe Márcio Coimbra.
L

Ponto & Contra-ponto | Entrevista Samuel Costa Menezes

Na estreia do programa Ponto e Contra Ponto, nesta segunda-feira, dia 05, às 16h, o entrevistado é Samuel Costa Menezes.
L

Ginásio lotado, luta e união: Campeonato Interno da Família Márcio Frank movimenta a cidade

Uma participação que demonstrou imparcialidade, ética e profissionalismo exemplar.
L

Sicredi realiza Rodada de Negócios Pré-Rondônia Rural Show até 23 de maio

Se você é produtor rural e deseja aproveitar essa chance de impulsionar seus negócios, não perca tempo!
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Rondônia ocupa o primeiro lugar na geração de empregos formais no Norte durante o primeiro trimestre de 2025

Segundo os dados do Novo Caged, a maioria das vagas geradas em março foram preenchidas por mulheres (816) e por pessoas com ensino médio completo (760).
L
Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Saiba como consultar os locais de prova do concurso do MPU

Provas serão aplicadas no próximo domingo em todas as capitais do país
L
Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Governo define locais de lotação dos primeiros 370 aprovados no Concurso Nacional Unificado

Vagas irão compor quadro do Ministério da Gestão em vários estados
L
Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

Brasil registra saldo de 71.576 novas vagas formais em março, segundo Novo Caged

No acumulado do ano, saldo positivo é de 654.503 empregos
L
Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Polícia Federal abre concurso com 192 vagas para níveis médio e superior; inscrições vão até 21 de maio

Cargos são de níveis médio e superior na área administrativa
L
Publicidade

POLÍTICA

Samuel Costa defende regulamentação da profissão de gari como avanço social, sanitário e ambiental

O projeto estabelece direitos fundamentais como piso salarial de dois salários mínimos, adicional de insalubridade em grau máximo e jornada de trabalho de 36 horas semanais
L
Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Deputada Sílvia Cristina apoia CPI do INSS, mas é alvo de fake news por adversários políticos

Páginas na internet, a serviço de grupos políticos, tentam criar narrativa mentirosa contra a parlamentar.
L
Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Lula sanciona lei que garante apoio contínuo à cultura com a Política Nacional Aldir Blanc

Texto amplia prazos para aplicação de R$ 15 bilhões em cultura
L

Com apoio de Cássio Gois, Prefeitura de Cacoal promove 1ª Festa do Trabalhador e atrai público recorde

Evento reuniu 20 mil pessoas e distribuiu R$ 200 mil em prêmios, marcando nova era de valorização dos trabalhadores no município
L

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência após escândalo no INSS

Lula nomeia Wolney Queiroz para o cargo após prejuízo bilionário com descontos indevidos em benefícios
L
Publicidade

POLÍCIA

CICLO DA MORTE: Polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados de busca e apreensão em Vilhena

Polícia Civil prende homem condenado por estupro de vulnerável em Porto Velho

O homem havia sido sentenciado a 18 anos de prisão, com a condenação já confirmada em definitivo. Após investigações, os agentes localizaram o suspeito e cumpriram o mandado de prisão.
16
Polícia Civil prende homem por ameaça e violação de medida protetiva

Polícia Civil prende homem por ameaça e violação de medida protetiva

O suspeito responde a processo por ameaça e pelo descumprimento de medida protetiva judicial.
10
PRF em Rondônia cumpre quatro mandados de prisão e realiza duas prisões em flagrante relativas a crimes violentos

PRF em Rondônia cumpre quatro mandados de prisão e realiza duas prisões em flagrante relativas a crimes violentos

Essas ocorrências se distribuíram nos municípios de Porto Velho, Vilhena e São Miguel do Guaporé, entre os dias 30 de abril e 04 de maio
10
Quadrilha do Matogrosso é presa após furto em agência da Sicoob em Candeias

Quadrilha do Mato Grosso é presa após furto em agência da Sicoob em Candeias

De acordo com as primeiras informações, após o furto, a quadrilha chegou a gastar parte do dinheiro com bebidas em um comércio local.
10

Motorista de aplicativo é esfaqueada e tem carro roubado em Porto Velho

Informações apuradas pelo site dão conta de que, durante o roubo, a motorista foi sequestrada e esfaqueada no pescoço pelos criminosos.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dólar sobe para R$ 5,68 com dados fortes da economia dos EUA

Dólar sobe para R$ 5,68 com dados fortes da economia dos EUA

Bolsa cai 1,22% e volta aos 133 mil pontos
L
Edital para investimentos em minerais estratégicos tem 124 propostas

Edital para investimentos em minerais estratégicos tem 124 propostas

Chamada do BNDES e da Finep vai apoiar pesquisa e inovação
L
Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

Atleta do América-MG é solto, após prisão em flagrante por racismo

Miguelito teria cometido injúria racial contra Allano, do Operário-PR
L
O média-metragem mergulha nas raízes e vozes que construíram Vilhena, a "Princesinha da Amazônia".

Associação Diversidade Amazônica produz documentário sobre a história e a cultura de Vilhena

O média-metragem mergulha nas raízes e vozes que construíram Vilhena, a “Princesinha da Amazônia”.
L

Recebimento da Licença Ambiental:. AGROPECUÁRIA MASUTTI LTDA

LICENÇA PRÉVIA 006.000096/2025-35, LICENÇA DE INSTALAÇÃO 007.000090/2025-35 e LICENÇA DE OPERAÇÃO 008.000081/2025-35
L

15º Barco Cross e 1º Festival de Pesca de Jaru batem recorde de público

Promovido pela Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo em parceria com o Departamento de Comunicação, o Barco Cross, chegou a sua 15ª edição, consolidando-se como o maior evento do segmento na Região Norte do Brasil
L

MPRO inicia 9ª edição do projeto MP Itinerante na região do Baixo Madeira

População ribeirinha é contemplada com atendimentos de serviços essenciais
L
Governo Lula anuncia medidas para reembolsar aposentados vítimas de descontos indevidos no INSS

Governo Lula anuncia medidas para reembolsar aposentados vítimas de descontos indevidos no INSS

Ele lembrou que a prática acontecia desde 2019
L

Requerimento de Outorga e Licença Ambiental: COMERCIAL R. ARAUJO LTDA

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS e LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L
Publicidade
ECO
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.