Muitos já ouviram falar em “táxi compartilhado” em Porto Velho, mas já ouviram falar em “Samu compartilhado”…. Então, esse episódio aconteceu na madrugada da última segunda-feira (21), quando foi feito o registro se uma ambulância do Samu que está emprestada para secretaria municipal de saúde do município de Ariquemes, chegando no hospital e pronto Socorro João Paulo II, sendo ocupada por dez pessoas sendo, Motorista, dois profissionais da área da saúde, quatro pacientes e três acompanhantes.
O fato foi comunicado pelos próprios funcionários do hospital de Ariquemes, porém, preferem não se identificar com medo de sofrer represálias por partes de seus superiores, mas disseram que havia apenas uma ambulâncias no hospital regional daquele município, que a segunda ambulância foi emprestada do Samu e era necessário trazer os pacientes para capital em apenas uma ambulância, pois se vim as duas, o hospital fica desguanecido para da dá suporte no atendimento para atender os casos de remoção a domicílios.
Os próprios pacientes e acompanhantes ainda chegaram a relatar que isso era um absurdo que era desumano, pois só aceitaram em vim para o João Paulo II nessas condições por que precisam de atendimento médico e é questão de vida ou morte, finalizou um jovem acompanhante de um dos pacientes. Ainda de acordo com os funcionários da saúde, essa não é a primeira vez que a ambulância vem até a capital com super lotação, mas ninguém toma uma providência comedo de serem perseguidos.