QUARTA-FEIRA, 03/07/2024

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia

Os especialistas afirmam que hoje a única solução para reduzir os casos é o isolamento social controlado. Por isso, o Ministério Público vê hoje a necessidade de enfrentarmos essa situação.

Publicado em 

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

“Acredito que hoje nós estamos em um momento, que seja o pior da pandemia. As projeções nos mostra que teremos muitas dificuldades. Se temos hoje 110 pessoas esperando para entrar num leito de UTI, hoje com essa contaminação, você pode colocar mais 100, terá mais 100, mais 200 pessoas. Nós não conseguimos mais absorver essa necessidade de atendimento aos pacientes. Os especialistas afirmam que hoje a única solução para reduzir os casos é o isolamento social controlado. Por isso, o Ministério Público vê hoje a necessidade de enfrentarmos essa situação”.

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

A declaração enfática foi feita pela promotora de justiça, Emilia Oiye, umas das promotoras do Ministério Público de Rondônia (MP/RO), que esta semana entrou com uma Ação Civil Pública (ACP), em que clássica o cenário [pandêmico em Rondônia], como sendo o resultado da contínua omissão praticada pelos gestores do executivo do estado e de Porto Velho. A reunião virtual mediada pelo juiz Edenir Sebastião da Rosa, da 2ª Vara de Fazenda Pública da capital, ocorreu na sexta-feira (12), e se estendeu por mais de três horas.

A promotora de justiça, Oiye, enfatizou que no ano passado, quando o MP iniciou os trabalhos no enfrentamento da pandemia, juntamente com o órgãos de controle estadual e municipais referente à saúde, Ministério Público chegou a movimentar algumas Ações Civis Públicas, com o argumento de prolongar um pouco a disseminação da doença para que as estruturas fossem montadas.

Para a promotora, essa decisão ajudaria aos pacientes que poderiam obter leitos e de alguma forma dar início ao tratamento. Em julho, de acordo com a promotora, a curva da doença subiu bastante, mas logo depois houve a estabilidade. Em outubro, a doença arrefeceu. “Foram desmobilizados leitos e descontratados alguns serviços. Em novembro percebemos que a doença passou a subir, começamos novamente a trabalhar sempre trocando informações com as administrações de saúde municipal e estadual. Sempre trabalhando junto com o comitê que decide situações estratégicas sobre esse enfrentamento. No início de janeiro percebemos que o sistema já estava entrando em colapso, havendo a necessidade de endurecer um pouco”, declara.

Ao complementar sua explicação, a promotora de justiça, pontua uma declaração que deixa evidente a acusação aos governos estadual e municipal de pela omissão. “Conversando sempre com os técnicos eles alteram algumas normas. Em janeiro publicaram um decreto que flexibilizava algumas atividades, fizeram estudo sobre impacto dessas atividades no comércio por meio de notas fiscais, e entenderam que, 30, 50 ou 60% dessa atividade não provocaria o aumento da epidemia”, lembra.

Mas ainda segundo a promotora, ao dar continuidade ao decreto foi percebido que a contaminação continuava muito alta e o número de mortes aumentando no mesmo compasso. Várias Reuniões ocorreram sempre com recomendações  ao Governo do Estado  de que havia a necessidade de endurecer (ou trabalhar mais com) o distanciamento social.

“Emitiu-se então esse decreto no dia 2 de março de 2021, mantendo abertas apenas atividades consideradas essenciais. No entanto, por pressões externas (empresários), para que outras atividades funcionassem, esse decreto durou cinco dias e foi agora voltado praticamente ao decreto anterior onde não são considerados apenas os serviços essenciais, mas outras  atividades foram autorizadas”, explica a promotoria que também se posicionou quanto as ações de ambos os executivos, afirmando que “quando a gente fala em internados em unidades de saúde, eu estou falando de toda rede de atenção básica que está colapsada”.

Enquanto a promotora falava, chegava até ela a informação de que o call Center do município de Porto Velho conta hoje com uma alta demanda e os profissionais já não conseguem mais conciliar as chamadas. “As UPAs já não têm leitos. Os pacientes estão aguardando em cadeiras. Outros graves, estão morrendo nas unidades de saúde. As Equipes do Samu já não conseguem mais encontrar um leito na rede para esses pacientes, que estão ficando dentro das ambulâncias por falta de acesso. Estamos falando desse paciente que teve acesso ao Samu”, pontua.  

Com a Ação Civil Pública aberta pelo Ministério Público, a promotora explica que o órgão espera que sejam consideradas essas necessidades do governo do estado e as partes envolvidas para que consigam chegar a um consenso de que existe a necessidade de enrijecer o distanciamento social. “Nós não temos mais condições sociais de vislumbrar como vai se abrir mais leitos em razão da alta contaminação, em razão dessa alta letalidade, em razão desse número de mortes”. 

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

Durante a reunião virtual o procurador do Estado, Thiago Alencar, defendeu a parte e disse que o estado não tem como ser “onipresente” nos 52 municípios. Ele lembrou que a Procuradoria Geral do Estadual (PGE/RO), chegou a enviar uma recomendação encaminhada para as prefeituras de Porto Velho e de Cacoal para que houvesse fiscalização, apoiando o decreto do estado, mas que isso não havia ocorrido. O procurador reiterou o que o MP declarou na Ação Civil Pública de que a Prefeitura de Porto Velho age com omissão. “Não tem um ato normativo da Prefeitura de Porto Velho que fale como combater o Covid-19. Se Porto Velho não fosse a capital do Estado, possivelmente um terço da população estaria morta. Tem sorte Porto Velho ser a capital do Estado, pois os hospitais estão aqui na capital”,  ponderou.

O governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Saúde respondeu ao chamamento e deixou evidente que o Comitê que levanta os dados científicos não tem autonomia nas decisões, e que tais informações são repassadas ao gabinete e órgãos que o compõem. 

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

“A decisão final é do governador, acatando ou não aquilo que o comitê sugeriu, aquilo que o comitê colocou como importante que está acontecendo no cenário atual”, pontua o secretário Fernando Máximo, “que ainda informou que o gabinete é a estrutura das decisões, independente de qualquer outra situação. A gerencia do gabinete é composta pelo governador Marcos Rocha (sem partido), Assembléia Legislativa, Tribunal de Justiça (TJ/RO), Tribunal de Contas (TC/RO), Ministério Público (MP/RO) e a Defensoria Pública do Estado (DPE).

O próprio prefeito Hildon Chaves (PSDB), participou do encontro. Ele disse que a prefeitura, por conta de desentendimentos com os decretos do governo em 2020, passou a seguir as determinações do executivo estadual. E com relação ao que o município vem fazendo para contornar o problema da pandemia, em Porto Velho, que tem registrado o maior número de mortes pela doença, Chaves, declarou que a Prefeitura tem trabalhado em duas frentes, com propostas para a compra de vacinas da Sputnik e AstraZeneca. “Outro avanço, segundo o prefeito, seria a negociação direta com um fundo que investiu na produção da vacina AstraZeneca no Reino Unido. O pagamento ao fundo virá em vacinas. Não é uma negociação direta com a própria AstraZeneca, com o mesmo valor praticado no mundo”, responde.

Reunião com judiciário termina em troca de acusação e sem uma resolução no enfrentamento da pandemia em Rondônia - News Rondônia

Ainda no encontro que ocorreu online, Hildon Chaves disse que determinou que fosse aberta uma conta, na quinta-feira (11), específica para a qual foi destinado um depósito de 20 milhões de reais, para a compra das 400 mil doses. O medicamento, segundo o gestor municipal, deverá ser suficiente para imunizar aproximadamente 200 mil pessoas. “Com isso vamos poder chegar a faixa etária de até 30 anos de idade”, finaliza.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Funcultural fortalece acesso à cultura com editais e incentivos

Democratização e apoio financeiro impulsionam arte local na capital.
L
Prefeitura de Porto Velho revitaliza Praça São Pedro e entrega novo local de lazer para a comunidade

Prefeitura de Porto Velho revitaliza Praça São Pedro e entrega novo local de lazer para a comunidade

Coordenada pela Emdur, revitalização contou com parceria de diversas secretarias.
L
Prefeitura realiza abertura da Campanha Julho Roxo de combate à Hanseníase

Prefeitura realiza abertura da Campanha Julho Roxo de combate à Hanseníase

Atividade foi aberta com capacitação para profissionais de saúde que atuam no sistema penitenciário na capital.
L

O real que salvou o Brasil da quebradeira e deu fim na inflação de 2.500 por cento, completa 30 anos

Criado por uma equipe econômica composta por nomes como Fernando Henrique Cardoso, Pérsio Arida, Edmar Bacha, Gustavo Franco, Pedro Malan e André Lara Resende, surgiu o Plano Real, lançado exatamente em 1º de Julho de 1994.
L
Prefeitura oferece gratuitamente cursos e oficinas de capacitação profissional em três polos de Porto Velho

Prefeitura oferece gratuitamente cursos e oficinas de capacitação profissional em três polos de Porto Velho

Inscrições podem ser feitas pessoalmente na secretaria da Praça CEU ou na sede da Ajero.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

DETERMINATIO: FICCO/RO com apoio da PM deflagra operação contra facção criminosa que tentou matar policial penal federal em Porto Velho

DETERMINATIO: FICCO/RO deflagra operação contra facção criminosa que tentou matar policial penal federal em Porto Velho

Na ação, foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão contra suspeitos da tentava de homicídio.
10

Comissão analisa, hoje, PL que estende a Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim para Costa Marques

A matéria é de autoria do deputado Lúcio Mosquini (MDB) e a relatoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM).
L

#Momento Empresarial | Entrevista Edivaldo Melo

André Henrico entrevista Edivaldo Melo, também conhecido como Melo, no programa Momento Empresarial.
L
Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 170 milhões

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio vai a R$ 170 milhões

Dezenas sorteadas foram 10 – 25 – 26 – 33 – 34 – 38
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Confira as 149 vagas de emprego no Sine Municipal de Porto Velho

O Sine Municipal funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego: Auxiliar de Serviços Gerais / Produção

Estamos contratando profissionais dinâmicos e comprometidos para auxiliar nas atividades gerais e na linha de produção. Venha fazer parte da nossa equipe!
L

Minalinda: Oportunidade de Emprego na vaga de Motorista / Entregador

Estamos contratando um profissional responsável e ágil para conduzir veículos, realizar entregas e auxiliar na descarga de produtos. Faça parte da nossa equipe!
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Locais de prova do CNU serão divulgados no dia 7 de agosto

Provas serão aplicadas daqui dois meses, no dia 18 de agosto
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia aprova novos critérios para contratação de servidores por prazo determinado

Projeto de lei é fruto de indicação parlamentar do deputado estadual Marcelo Cruz.
L
Sílvia Cristina agradece apoiadores e lideranças pelo sucesso do Encontro dos Progressistas

Sílvia Cristina agradece apoiadores e lideranças pelo sucesso do Encontro dos Progressistas

Deputada federal agradeceu pela presença de caravanas de todo o Estado
L

Pré-candidatura a vereador de Luiz Paraquedas por Pimenta Bueno é lançada oficialmente com apoio do deputado Jean Oliveira e do prefeito Araújo

O pré-candidato Luiz Paraquedas destacou os apoios do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), deputado estadual Jean Oliveira.
L
Obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim alcança 65% de conclusão, destaca Dra. Taíssa

Obra do Hospital Regional de Guajará-Mirim alcança 65% de conclusão, destaca Dra. Taíssa

Deputada agradece os envolvidos por seu compromisso e dedicação para tornar este projeto uma realidade.
L
Cláudia de Jesus prestigia entrega de equipamentos agrícolas para Teixeirópolis

Cláudia de Jesus prestigia entrega de equipamentos agrícolas para Teixeirópolis

Deputada autorizou pagamento de emenda parlamentar para associação dos trabalhadores.
L
Publicidade

POLÍCIA

Homem é preso suspeito de furto no bairro Park Amazonas

Homem é preso suspeito de furto no bairro Park Amazonas

Os moradores, que conseguiram deter o suspeito até a chegada da polícia, relataram que viram Márcio saindo da casa com os objetos
14
Veículo furtado em Novo Horizonte é recuperado pela equipe da PTRAN da PM, em Rolim de Moura

Veículo furtado em Novo Horizonte é recuperado pela equipe da PTRAN da PM, em Rolim de Moura

A motocicleta foi localizada em um carreador de uma propriedade, localizada na RO 010, na saída para o distrito de Nova Estrela, durante patrulhamento de rotina realizado pela equipe policial.
12
Mulher morre após ter o pescoço cortado em fios de arame na zona rural de Corumbiara

Mulher morre após ter o pescoço cortado em fios de arame na zona rural de Corumbiara

Segundo informações, Cleidiane não era habilitada para conduzir motocicletas e saiu com a moto sem permissão do proprietário.
18
Jovem é executado com tiro em Ji-Paraná

Jovem é executado com tiro em Ji-Paraná

A polícia agora investiga as circunstâncias do disparo e busca identificar os responsáveis pelo crime.
18
Morar Melhor é alvo de operação conjunta de forças policiais

Morar Melhor é alvo de operação conjunta de forças policiais

O intuito da ação era prender criminosos que participaram de um atentado a tiros contra um Policial Penal Federal no dia 14 de maio deste ano na Vila Tupy em Porto Velho.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMINIO EDIFICIO RESIDENCIAL VILLAS DO MAMORE

LICENÇAS PRÉVIA, DE INSTALAÇÃO E DE OPERAÇÃO
L

Requerimento de Outorga: CONDOMINIO EDIFICIO RESIDENCIAL VILLAS DO MAMORE

OUTORGA DO DIREITO DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS
L
Trecho da Av. Calama, próximo ao Porto Velho Shopping, está interditado para obra de drenagem

Trecho da Av. Calama, próximo ao Porto Velho Shopping, está interditado para obra de drenagem

Condutores devem desviar o trajeto pela rua Apolo, acessar a rua do Contorno e seguir a sinalização; linhas de ônibus também sofrem alteração.
L

Recebimento da Licença Ambiental: IGREJA CRISTA EVANGELICA EM UNIAO BANDEIRANTE

DISPENSA DE LICENCIAMENTO, Nº 016.00485.007/2024-SUL
L
Governo de RO promove 1ª ExpoTurismo Rondônia 2024 a partir desta quinta-feira, 4

Governo de RO promove 1ª ExpoTurismo Rondônia 2024 a partir desta quinta-feira, 4

O evento terá 90 estandes divididos entre expositores empresariais, estandes gastronômicos e governamentais.
L
Serviço de coleção das Normas Técnicas Brasileiras é renovado pelo Governo de RO para promover a conformidade com a LGPD

Serviço de coleção das Normas Técnicas Brasileiras é renovado pelo Governo de RO para promover a conformidade com a LGPD

O uso das normas técnicas fortalece a conformidade com a LGPD, a segurança da informação e governança dos dados, infraestrutura e serviços.
L
Convidados e Rotarianos prestigiam Posse do Governador do Distrito 4720

Convidados e Rotarianos prestigiam Posse do Governador do Distrito 4720

A cerimônia contou com a presença do Evandro Valente, atual governador que veio do Pará e conduziu o Distrito 4720 durante o Ano Rotário 2023/24 com o lema “Crie Esperança no mundo”.
L

Requerimento da Licença Ambiental: DISTRIBUIDORA FELIX LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L

Requerimento da Licença Ambiental: CONDOMÍNIO RESIDENCIAL SOLAR DAS ACÁCIAS

LICENÇA AMBIENTAL DE OPERAÇÃO – LO
L
Inauguração do Centro de Saúde Marlene Vaz Lopes no bairro Morumbi será nesta quarta-feira

Inauguração do Centro de Saúde Marlene Vaz Lopes no bairro Morumbi será nesta quarta-feira

Beneficiará diretamente os moradores do Morumbi, Orleans e região.
L