SEXTA-FEIRA, 03/05/2024

RETROSPECTIVA – Ações de retomada ao turismo alavancam setor com programas, workshop e reformas em pontos turísticos de Rondônia

Várias foram as ações para a retomada econômica com implementações de estratégias que obedeceram os decretos de calamidade pública do governo estadual.

Publicado em 

RETROSPECTIVA - Ações de retomada ao turismo alavancam setor com programas, workshop e reformas em pontos turísticos de Rondônia - News Rondônia

O Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), não mediu esforços no que tange o desenvolvimento econômico ao turismo em 2020, diante do enfrentamento da Covid-19. Várias foram as ações para a retomada econômica com implementações de estratégias que obedeceram os decretos de calamidade pública do governo estadual.

PLACAS TURÍSTICAS

Com recursos do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado (Fider) e parceria com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER), o Governo de Rondônia divulgou no segundo semestre de 2020 a implementação de placas de atrativos turísticos que indicam aos usuários da via os locais que podem dispor de pontos existentes, orientando sobre sua direção ou identificando os locais de interesse para visitação. Ação acontecerá na capital e em municípios cadastrados no projeto.

RETROSPECTIVA - Ações de retomada ao turismo alavancam setor com programas, workshop e reformas em pontos turísticos de Rondônia - News Rondônia

O investimento da contratação das placas turísticas é de R$ 655.650 mil com recurso do Fider. O projeto passou por aprovação pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional (Conder), além da aprovação e confecção das peças através do DER.

“Todo mundo foi aprender, ver normas, guia, como foi feito em outros estados, porque nunca foi feito um projeto de sinalização turística, já foi feito projeto de sinalização viária, normalmente, isso aí ok, todo mundo conhece, mas agora de sinalização turística, não. Eu creio que a população vai se impressionar, vai ver que o turismo está se movimentando, e que as coisas estão acontecendo”, disse o assessor na coordenação de projetos, José de Anchieta.

Agora, Porto Velho e mais 21 municípios do Estado se preparam para receberem cerca de 484 placas, em três modelos diferentes (quadrada, retangular e tóten), que foram extraídas do Manual do Guia Brasileiro de Sinalização Turística, do Ministério do Turismo.

Segundo o superintendente da Setur, Gilvan José Pereira, as placas vão contribuir para o turista conhecer as belezas de Rondônia, além de ser uma maneira de cooperar para o desenvolvimento do turismo no Estado.

“As placas refletem o interesse do governador, coronel Marcos Rocha, em querer desenvolver turisticamente o Estado. O próximo passo depois disso é trabalhar no plano de sinalização turística, isso tudo é uma inovação pro Estado de Rondônia, pois não é comum encontrarmos placas de turismo nas BRs, nos municípios, e isso é o princípio, é o início de um grande trabalho que vai gerar frutos e também estruturação para as empresas que trabalham no setor, gerando emprego, renda e consolidação no turismo”, enfatizou o superintendente.

TURISMO DIGITAL

O projeto é composto por guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais que atuam no setor

O Governo do Estado, por meio da Setur abriu um Edital de Chamamento Público do Projeto de Familiarização Turística (Famtour), que selecionou 25 guias, agentes de turismo, turismólogos e influenciadores digitais para integrarem o projeto de divulgação do potencial turístico de Rondônia.

Gilvan Pereira explicou que os profissionais foram contratados, para “vender” bem a imagem e o potencial turístico de Rondônia. “São guias turísticos com experiência, os agentes de turismo, os profissionais (turismólogos), e também e principalmente, os influenciadores digitais do turismo”, disse destacando que este grupo de profissionais, em especial, tem importância fundamental na divulgação dos destinos, dos atrativos e do potencial turístico do Estado para o universo dos guias e dos agentes de turismo do Brasil e do mundo.

O Projeto foi realizado de 1 a 5 de dezembro com todos os contratados, com viagens de conhecimento aos principais pontos turísticos do Estado, com um roteiro que passou, entre o Vale das Cachoeiras, em Nova União, por Ouro Preto do Oeste e Cacoal, para apresentar aos que já conhecem e aos que não conhecem a exuberância desses complexos que, segundo Gilvan Pereira, precisam ter visibilidade e serem conhecidos, conforme propõe o Projeto Famtour em sua primeira edição.

Importa esclarecer que o Projeto Famtour, sem exagero, é uma forma de promoção que visa familiarizar e encantar os distribuidores e agentes do produto turístico, com viagens especiais aos destinos propostos, de modo que possam conhecer bem o que estão oferecendo aos seus clientes, estratégia ou iniciativa que para os profissionais é uma forma de especialização em serviços e produtos turísticos, onde todos ganham.

 REFORMA DO MUSEU

Em 2020 o início da obra de restauração e preservação da memória histórica e da promoção do turismo regional marcou os moradores do Município de Vilhena e turistas, a obra que encontra-se em andamento tem investimentos do governo estadual, por meio da Setur, e custando inicialmente cerca de R$ 506.475,56 mil.

A reforma da Casa de Rondon será fundamental para alavancar o turismo regional, com foco na identidade, na cultura e na história de Rondônia. Espera-se com a reforma o aumento do fluxo turístico, com ampla programação de visitas e promoção do espaço em peças publicitárias e no guia turístico regional. O projeto prevê que o espaço em convênio com a prefeitura, aberto de terça-feira a domingo, receba a expectativa de público de 500 turistas mensais (considerando fluxo de museu com temática congênere em Ji-Paraná e Porto Velho).

PLANO DE RETOMADA  

A Setur focou em alavancar o turismo interno incentivando ganhos econômicos com a exploração da rica e exuberante natureza.

Objetivo é incentivar os turistas aos passeios e descobertas do potencial turístico rondoniense, já que em tempos de pandemia da Covid-19 muitos aeroportos do interior ficaram de portas fechadas impedindo o fluxo de visitantes externos.

Com o tema “Quando tudo passar, descubra Rondônia”, o Plano de Retomada ao Turismo alinhou ações junto ao setor hoteleiro, restaurantes e agências de viagens. Com o alinhamento, foi apresentado em reuniões o Selo Turismo Responsável, emitido pelo Ministério do Turismo. E, dois livros que registram o potencial rondoniense também foram entregues.

Os materiais impressos apresentam em textos, poesias, fotografias, desenhos e gravuras os atrativos turísticos do Estado. Um deles é direcionado ao público infantil e o outro traz mais riqueza e detalhes do setor. Os livros foram disponibilizados aos hotéis, pousadas, agências de viagens indicadas pelo Conselho Municipal do Turismo.

Conforme destacado pelo superintendente da Setur, Gilvan Pereira, o lazer, entretenimento, aventura, negócios, história e cultura são temas que fazem parte do projeto de impulsionar o turismo interno valorizando os produtos e despertando interesse em desfrutar a natureza amazônica.

VIAJA MAIS SERVIDOR    

O Programa Viaja Mais Servidor, foi implantado como medida do plano de retomada econômica com o intuito de incentivar aproximadamente 52 mil servidores públicos rondonienses a viajarem pelo Estado, como política de incentivo e expansão dos destinos turísticos de Rondônia, promovendo e proporcionando oportunidades de viagens e de usufruto aos benefícios das atividades turísticas, como forma de fortalecimento ao setor no Estado, contemplando parcerias com associações competentes do segmento, em consonância às empresas do setor privado.

O Programa gera o fomento do segmento turístico, o sentimento de pertencimento do Estado de Rondônia aos servidores públicos estaduais que usufruem do projeto, além da movimentação econômica do setor, a valorização quanto ao acesso às atividades turísticas locais, fortalecendo o mercado interno, dinamizando a cadeia de distribuição do turismo e proporcionando maior estabilidade ao setor de serviços.

LOCOMOTIVA 6

Em 2020, a locomotiva Baldwin nº 6, que estava estacionada no pátio da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), foi levada para o pátio do Memorial Rondon, em Santo Antônio, a sete quilômetros do velho pátio ferroviário de Porto Velho.  O superintendente estadual de Turismo, Gilvan Pereira Júnior, informou que o projeto de restauração contou com parcerias e a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Ministério Público.

A Superintendência Estadual de Turismo foi responsável pelo transporte da máquina que pesa 26 toneladas. Apoiada por outros órgãos públicos, o objetivo é recuperar o patrimônio para visitação do público local e por turistas brasileiros e estrangeiros ao Memorial.

WORKSHOP TURISMO

Com o propósito de fortalecer o setor turístico, o Governo de Rondônia reuniu guias e agentes de turismo para a realização de um workshop, onde foram apresentados os principais produtos oriundos do Estado, com a proposta de criar projetos destinados para alavancar o setor em Rondônia. O evento foi realizado respeitando o protocolo de segurança contra o coronavírus, com distanciamento e o uso obrigatório de máscaras.

 A proposta é para que os guias de turismo obtenham mais conhecimentos sobre as regiões do Estado e suas potencialidades. Esse profissional tem a função de assessorar os viajantes ou visitantes, orientando e apresentando locais e pontos turísticos. Além disso, o workshop é pontuado para pontapé inicial a estudos com vista à criação de microempresas individuais no setor, elaboração de projetos e aproximação entre guias, agências de viagem, hotéis, e empresas do ramo.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura implanta ações inovadoras que reforçam o potencial turístico e a identidade de Porto Velho

Prefeitura implanta ações inovadoras que reforçam o potencial turístico e a identidade de Porto Velho

Plano Municipal de Turismo possibilitou planejamento de ações de desenvolvimento turístico da capital
L
Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

Esta será a primeira etapa da reabertura que conta com o funcionamento de um museu.
L
Investimentos da Prefeitura e parceiros fomentam e fortalecem o turismo na Vila Nova Teotônio, em Porto Velho

Investimentos da Prefeitura e parceiros fomentam e fortalecem o turismo na Vila Nova Teotônio, em Porto Velho

Inauguração do novo acesso e criação de rota turística com transporte coletivo estão entre as melhorias.
L
Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

O Salão Internacional de Turismo de Roraima é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia.
L

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Semdestur ficará responsável pelo museu por 90 dias, e a Amazonfort cuidará do restante do complexo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PodCast Entre Levels entrevista: MC Gina Laborda

Não perca a entrevista exclusiva com MC Gina Laborda no programa “Entre Levels”, comandado pelo apresentador Alisson.
L
Governo de Rondônia envia ajuda humanitária para os atingidos no Rio Grande do Sul

Governo de Rondônia envia ajuda humanitária para os atingidos no Rio Grande do Sul

“A dor dessas pessoas também é nossa dor. Os rondonienses estão à disposição dos gaúchos para ajudarmos no que for preciso neste momento tão difícil”.
L

IBGE pontua que dos 52 municípios, em sete vivem indígenas acima ou entre os 90 anos

A pesquisa também traz dados dos quilombolas.
L

Conheça o nome da grande ganhadora da promoção Tour de Alta Performance Pessoal & Profissional com Paulo Vieira e Camila Vieira

Transformação e sucesso aguardam o sortudo de Porto Velho que ganhou um Ticket Black VIP para se juntar à elite da alta performance.
L
Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

Medidas serão adotadas para garantir participação de candidatos do RS
L
Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Saiba como consultar local de prova do Concurso Nacional Unificado

Exame ocorre no domingo em 228 municípios do país
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

Deputado Marcelo Cruz valoriza retomada do curso de Informática na Escola do Legislativo

80 computadores foram adquiridos para capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
L

“Coração em Ação”: Ieda Chaves reitera convite à população para buscar serviços no sábado, 4

Atendimentos serão nas áreas de cidadania, saúde, educação, lazer, esporte e cultura.
L
Relatório enviado ao senador indica continuidade das obras na BR-319

Relatório enviado ao senador Jaime Bagattoli indica continuidade das obras na BR-319

Documento fala de prazos para os projetos de recuperação do “Trecho do Meio”.
L
Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica restabelecimento das atividades da Fhemeron em Guajará-Mirim

Diariamente é visto em noticiários a falta de estoque sanguíneo.
L
Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita contratação de médico dermatologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente com custos adicionais para os pacientes e sobrecarga ao sistema de saúde.
L
Publicidade

POLÍCIA

PF RO republica edital de Concorrência para aluguel de imóvel

PF RO republica edital de Concorrência para aluguel de imóvel

As propostas devem ser encaminhadas até dia 11/6, às 10h de Brasília
L

BRUXA SOLTA: Strada capota em colisão entre três veículos

A PM fez o registro do acidente.
12
Mobi capota em cima de moto após colisão entre três veículos no centro

Mobi capota em cima de moto após colisão entre três veículos no centro

O motociclista transitava na Elias Gorayeb, quando invadiu a preferencial e foi atingido pelo Mobi que na sequência capotou e atingiu um Onix que aguardava para cruzar a via.
14
polícia

Homem é executado a tiros em São Domingos do Guaporé

Uma testemunha que mora ao lado da vítima relatou à polícia que estava em casa quando ouviu três disparos de arma de fogo.
18
polícia

Mulher é socorrida em estado grave após ser atingida com diversos golpes de facão pelo marido

A vítima foi socorrida em estado grave para atendimento médico até o hospital Municipal de Vale do Anari e em seguida foi encaminhada para Ji- Parana.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mortes no Rio Grande do Sul por causa das chuvas já chegam a 39

Mortes no Rio Grande do Sul por causa das chuvas já chegam a 39

Mais de 8 mil pessoas já foram resgatadas
L
Danos em rodovias começam a ser avaliados no Rio Grande do Sul

Danos em rodovias começam a ser avaliados no Rio Grande do Sul

São 154 trechos com bloqueios totais ou parciais e pontes danificadas
L
Fantasmas fizeram a festa com dinheiro público e rombo pode chegar a quase 200 milhões

Fantasmas fizeram a festa com dinheiro público e rombo pode chegar a quase 200 milhões

Os dados são checados ainda junto às bases do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) da Receita Federal.
L
CNU ainda não tem nova data de aplicação

CNU ainda não tem nova data de aplicação

Governo federal adiou provas por causa de chuvas no RS
L
Brasil bate Áustria e segue no Pré-Olímpico de basquete feminino 3x3

Brasil bate Áustria e segue no Pré-Olímpico de basquete feminino 3×3

Seleção volta à quadra às 7h20 deste sábado contra anfitriãs japonesas
L
CNM estima pelo menos R$ 275 milhões para cobrir danos no RS

CNM estima pelo menos R$ 275 milhões para cobrir danos no RS

Setor público calcula perdas de pelo menos R$ 59,9 milhões
L
Saiba como doar para vítimas de chuvas do Rio Grande do Sul

Saiba como doar para vítimas de chuvas do Rio Grande do Sul

Governo estadual reativa Pix para receber dinheiro
L
Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado

Governo de RO anuncia investimentos na estrutura energética do Estado

Isso permitirá uma distribuição mais eficiente de energia elétrica, beneficiando residências e empresas em todo o Estado.
L
Expedição literária do Amazônia das Palavras chega ao Amazonas

Expedição literária do Amazônia das Palavras chega ao Amazonas

Depois de iniciar na capital de Rondônia, Porto Velho, no dia 30 de abril, a expedição literária do Amazônia das Palavras Terceira Edição desce o Rio Madeira e iniciou suas atividades no estado do Amazonas pela cidade de Humaitá, na quinta, dia 02 de maio.
L