QUINTA-FEIRA, 02/05/2024

Em contraste com ministro Queiroga, Barra Torres expõe na CPI divergências com Bolsonaro

À CPI da Covid, presidente da Anvisa disse ter amizade com o presidente, mas evidenciou posição contrária a atitudes de Bolsonaro, como provocar aglomeração e criticar vacinação.

Publicado em 

Em contraste com ministro Queiroga, Barra Torres expõe na CPI divergências com Bolsonaro - News Rondônia

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, expôs nesta terça-feira (11), em depoimento à CPI da Covid, divergências com o presidente Jair Bolsonaro em relação a métodos de enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Em contraste com ministro Queiroga, Barra Torres expõe na CPI divergências com Bolsonaro - News Rondônia

Barra Torres é o quarto depoente da comissão parlamentar de inquérito do Senado. Ele foi convocado para prestar esclarecimentos principalmente sobre a autorização de vacinas contra a Covid-19, como Sputnik e Covaxin, que ainda não obtiveram aval da Anvisa.

Durante a audiência, o chefe da Anvisa foi questionado sobre diversos comportamentos recentes do presidente da República — com quem disse ter "amizade" (vídeo abaixo) — relativos à pandemia, como aglomerações que provoca em eventos públicos e críticas à vacinação.

Barra Torres evitou envolver Bolsonaro nas respostas, mas evidenciou posição contrária às atitudes do presidente.

Ele chegou a demonstrar arrependimento por ter aparecido ao lado do presidente em uma manifestação pró-governo no início da pandemia, em março de 2020 (vídeo abaixo).

Questionado se compartilha do posicionamento do presidente contrário às medidas de distanciamento social e à utilização de máscara, Barra Torres ressaltou a "amizade" que mantém com Bolsonaro, mas disse que a conduta do presidente difere da dele.

“As manifestações que faço têm sido todas no sentido do que a ciência determina. Na última 'live' de que participei com o presidente, inclusive, permaneci o tempo todo de máscara, o que causou até uma certa estranheza por parte de alguns integrantes da imprensa. Então, são formas diferentes, de pessoas diferentes”, afirmou.

A atitude contrasta com o posicionamento do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que, em depoimento à comissão na semana passada, evitou discordar do presidente em diversos temas – por esse motivo, senadores defendem que o ministro seja novamente convocado a falar à CPI.

Barra Torres está na Anvisa por indicação de Bolsonaro. O mandato dele na agência vai até o final de 2024.

Questionado pelo senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) sobre como reagiria diante da possibilidade de Bolsonaro ficar descontente com suas declarações à CPI, Barra Torres disse que não mudará de posição.

"Minha reação é continuar vivendo como sempre fiz. Não modifico absolutamente nada. Acho que as amizades existem para atravessar qualquer tipo de problema — se é que está havendo um tipo de problema. Da minha parte, não há o que ser mudado. Estamos trabalhando numa linha que parece ser adequada, e é nela que nós vamos continuar. Vou manter a minha conduta”, disse Barra Torres.

Aglomeração

Durante o depoimento, Barra Torres foi indagado sobre o que pensa do passeio de moto feito por Bolsonaro no último domingo (9), ao lado de dezenas de motociclistas.

Barra Torres afirmou que não esteve no evento. “Sou contra qualquer tipo de aglomeração nesse sentido”, disse.

"Qualquer coisa que fale de aglomeração, não usar álcool [gel], não usar máscara e negar vacina são coisas que não têm nenhum sentido do ponto de vista sanitário", acrescentou.

Ao senador Humberto Costa (PT-PE), Barra Torres respondeu "não" à pergunta sobre se concordava com a tese da "imunidade de rebanho" — segundo a qual a contaminação em massa frearia a expansão do vírus —, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro (vídeo abaixo).

Vacina

O relator Renan Calheiros (MDB-AL) relacionou algumas das declarações de Bolsonaro sobre a vacina contra a Covid-19, entre as quais a de que não compraria vacinas da China e outra na qual falou em possibilidade de alguém “virar um jacaré” se tomasse o imunizante.

Calheiros perguntou qual seria o impacto dessas afirmações do presidente da República.

“Todo o texto que Vossa Excelência leu e trouxe à memória vai contra tudo o que nós temos preconizado em todas as manifestações públicas — pelo menos aquelas que eu tenho feito e aquelas de que eu tenho conhecimento, que os diretores, gerentes e funcionários da Anvisa têm feito. Então, entendemos, ao contrário do que o senhor acabou de ler, que a política de vacinação é essencial”, disse.

“Discordar de vacina e falar contra vacina não guarda uma razoabilidade histórica, inclusive. Vacina é essencial. Então, eu penso que a população não deve se orientar por condutas dessa maneira. Ela deve se orientar por aquilo que está sendo preconizado, principalmente pelos órgãos que têm linha de frente no enfrentamento da doença”, afirmou Barra Torres

'Um manda e outro obedece'

Durante a sessão, o vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) perguntou se Barra Torres compartilhava da opinião de que a “máxima em relação ao enfrentamento à pandemia ou à vacina” tem de ser sempre a de que “um manda e outro obedece”.

O senador fazia referência à fala do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello em outubro do ano passado, quando foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro a comprar 46 milhões doses da vacina CoronaVac em razão da origem chinesa – o que, ao fim, acabou acontecendo.

Sem tratar do episódio, Barra Torres afirmou que qualquer ação de saúde é pautada pela ciência.

“A questão hierárquica é uma outra questão. Não tem nada a ver com isso. Então, não é a minha filosofia, por exemplo”, disse.

O presidente da Anvisa também foi questionado se o presidente Jair Bolsonaro em algum momento telefonou para ele a fim de tratar do registro da CoronaVac, vacina que já havia criticado e que responde por quase 80% dos vacinados no país.

Barra Torres, que é contra-almirante da Marinha, negou o contato fazendo uma analogia com a área militar.

“No meio militar, de onde eu venho, uma das coisas que é ruim e causa irritação nos demais é aquele cidadão que quer ser alguma coisa que ele não é. Aí, começa a frequentar outros círculos, começa a emitir certos conceitos. Então, eu sempre me posicionei muito dentro da minha área de atuação. Não tenho desejo, não almejo nenhum outro lugar a não ser exatamente o lugar onde eu estou agora”, disse.

Tratamento precoce

Antônio Barra Torres opinou ainda sobre a adoção do chamado "tratamento precoce", defendido pelo presidente. Ele manifestou posição contrária ao uso da cloroquina, remédio defendido pelo presidente e cuja ineficácia no tratamento da Covid está cientificamente comprovada.

“A minha posição sobre o tratamento precoce da doença não contempla essa medicação, por exemplo, e contempla, sim, a testagem, o diagnóstico precoce e, obviamente, a observação de todos os sintomas que a pessoa pode ter e tratá-los, combatê-los o quanto antes. Essa doença mostra que, quando ela acomete nível pulmonar, já é um pouco tarde para atuar, os resultados são muito ruins no diagnóstico de médio prazo e tardio”, disse.

O presidente da Anvisa também foi indagado se já discutiu com o presidente da República sobre a indicação de tratamento precoce contra a Covid-19.

“Não. Procuro me manter completamente fora disso”, respondeu.

Senadores elogiam

Diante das posições que apresentou à comissão, o presidente da Anvisa recebeu elogios de vários senadores, entre os quais o presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o vice Randolfe Rodrigues (Rede-AP), e os senadores Humberto Costa (PT-PE) e Tasso Jereissati (PSDB-CE).

"Vossa excelência hoje passa para o Brasil o que ciência pensa", afirmou Omar Aziz (vídeo acima). "O senhor tem uma formação militar, de hierarquia, de disciplina, mas acima de tudo — foi o que eu disse para o ministro Queiroga aqui — o cargo passa, mas a tua profissão vai continuar. Então, parabéns pelo seu posicionamento sobre isolamento, sobre vacina, sobre aglomeração", complementou o presidente da CPI.

“Fiquei muito feliz por saber que existe alguém no governo – de toda sorte, a agência é vinculada ao governo – que condena a prática do presidente da República de fazer aglomerações, de andar sem máscara e de disseminar o vírus”, afirmou Humberto Costa. “Fico feliz por ter encontrado alguém nesse governo que considera que as atitudes do presidente da República são absolutamente equivocadas”, acrescentou.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Em seu perfil no Instagram, a vereadora lamentou o ocorrido e afirmou que irá acompanhar o caso de perto, para que a motorista seja devidamente responsabilizada pelo ato ora cometido.
L
Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto!!!

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto

O parlamentar Rondoniense é totalmente a favor da vida e faz uma série de mobilizações no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L

Deputado Pedro Fernandes celebra a publicação da nova “Pauta da Madeira” em Rondônia

A revisão da “Pauta da Madeira” foi um processo intensivo que começou com discussões detalhadas, a partir do reajuste feito na tabela anterior, que datava 2012.
L

Dra. Taíssa solicita contratação de médico cardiologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente para o risco de vida do paciente.
Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Deputada destinou o recurso e a unidade deve ser inaugurada em junho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Auto Clube RO

Programa Agenda News entrevista: Ryckson Cordeiro e Dario Junior

Renata Camurça terá o prazer de entrevistar Ryckson Cordeiro e Dario Junior, representantes do Auto Clube RO, para falar sobre a paixão que impulsiona esse clube de entusiastas.
L

PVH-RO: vítimas de explosão em apartamento na zona sul seguem internadas

Mãe persiste com quadro gravíssimo.
L

Família pede ajuda para encontrar familiar que está desaparecido desde o dia 27 de abril

Se alguém viu ou tiver informações, a família pede que entre em contato com a irmã dele pelo número 69 992009925.
L

Lançamento da Semana no Cine Araújo: ‘O Dublê’

A distribuição é feita pela renomada Universal Pictures, garantindo uma produção de alta qualidade.
L
Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Christina Pontes revela os segredos de suas coreografias e o impacto da dança em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa indica contratação de professores para a escola Irmã Maria Celeste em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica contratação de professores para a escola Irmã Maria Celeste em Guajará-Mirim

Pedido tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento educacional da região.
L
II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Evento é voltado para todos os assessores da Casa.
L
Márcio Pacele solicita encascalhamento no beco das Hortaliças no bairro Ronaldo Aragão

Márcio Pacele solicita encascalhamento no beco das Hortaliças no bairro Ronaldo Aragão

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento prontamente atende pedido do vereador Márcio Pacele.
L

Cláudia de Jesus: União transfere área do bairro Planalto para prefeitura de Porto Velho

Presidente do Incra estará em Rondônia para solenidade oficial de transferência
L
COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

A motociclista seguia em direção a BR-364, quando o condutor do veículo fez uma conversão proibida na via e causou a colisão que derrubou a vítima no asfalto.
14
PRF apreende 31,5 toneladas de minérios durante Operação Arco Verde II

PRF apreende 31,5 toneladas de minérios durante Operação Arco Verde II

O objetivo principal da operação é intensificar a fiscalização e o policiamento nas rodovias federais, com foco no combate aos mais diversos crimes ambientais.
10
Carro é destruído por incêndio na zona leste

Carro é destruído por incêndio na zona leste

Moradores próximos contaram que escutaram o barulho de explosão, depois viram o carro modelo Fiesta em chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros.
12
polícia

Jovem pede ajuda em posto de saúde após ser atacado a tiros

Mesmo ferido o jovem saiu correndo até cair todo ensanguentado em frente ao posto de Saúde Maurício Bustani na Avenida Jorge Teixeira.
16
URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Recebimento da Licença Ambiental: D A COSTA LTDA

Dispensa de Licenciamento
L
Brasileiro que ganha até 2 salários mínimos terá isenção no IR, diz nova lei

Brasileiro que ganha até 2 salários mínimos terá isenção no IR, diz nova lei

Agora, o valor tem um novo reajuste e chega a R$ 2.824, também já considerando o desconto.
L
MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

Medida integra política para implementar educação étnico-racial
L
MP deve avaliar investigação sobre mortes em operações policiais

MP deve avaliar investigação sobre mortes em operações policiais

Decisão do STF terá impacto em óbitos por bala perdida
L
Paulo da Remap lidera intenções de voto na disputa para a Prefeitura de Machadinho

Paulo da Remap lidera intenções de voto na disputa para a Prefeitura de Machadinho

A corrida sucessória em Machadinho será uma das mais disputadas dos últimos anos com a presença de muitos opositores políticos, e ex-gestores do município.
L

Recebimento da Licença Ambiental: A. M. S. SILVA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA Nº 165 SOL/DLA
L

Requerimento da Licença Ambiental: 54.170.909 FRANKLIN MOREIRA DUARTE

Licença Ambiental Simplificada
L

Requerimento de Renovação da Licença Ambiental: M S. SILVA LTDA

LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA
L
Efeito Madonna: supermercados esperam aumento de 18% nas vendas

Efeito Madonna: supermercados esperam aumento de 18% nas vendas

Estabelecimentos em Copacabana reforçam estoque e escalas
L