QUINTA-FEIRA, 02/05/2024

COVID-19 – Decreto suplementar esclarece regras do distanciamento, incluindo o período eleitoral em Rondônia

O Governo de Rondônia reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o Estado e revoga Decretos anteriores.

Publicado em 

COVID-19 - Decreto suplementar esclarece regras do distanciamento, incluindo o período eleitoral em Rondônia - News Rondônia

Com o período eleitoral, os cuidados contra doenças vão além do já habitual uso de máscaras e do álcool em gel 70%. É preciso redobrar a atenção nos aspectos considerados graves para a saúde pública. A suplementação do Decreto nº 25.470 (21/10) no que diz respeito ao Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à epidemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) em Rondônia traz regras que devem ser bem cumpridas pela população, a fim de controlar o contágio da Covid-19.

O Governo de Rondônia reitera a declaração de estado de calamidade pública em todo o Estado e revoga Decretos anteriores. Agora, as pessoas devem seguir medidas anteriormente decretadas e observar as atuais, especialmente a quarentena, que é a limitação da circulação de indivíduos e de atividades empresariais, à exceção das necessidades imediatas de alimentação, cuidados de saúde e/ou exercício de atividades essenciais.

COVID-19 - Decreto suplementar esclarece regras do distanciamento, incluindo o período eleitoral em Rondônia - News Rondônia

Em síntese, a quarentena se estende pelo tempo necessário “para reduzir a transmissão comunitária e garantir a manutenção dos serviços de saúde”. O distanciamento controlado implica o monitoramento constante, por meio do uso de metodologias e tecnologias, da evolução da epidemia causada pelo SARS-CoV-2 suas consequências sanitárias, sociais e econômicas.

O  Estado de Rondônia é segmentado em duas macrorregiões e sete regiões, compostas pelo agrupamento dos municípios integrantes, conforme critério de definição disposto pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

O QUE PODE FUNCIONAR, COM 50% DE OCUPAÇÃO

O Capítulo V do novo Decreto permite aos municípios enquadrados na Quarta Fase fazer funcionar alguns estabelecimentos, desde que respeitadas as medidas sanitárias e com ocupação máxima de 50% da capacidade permitida, mantida a distância mínima de 120cm entre as pessoas: balneários, cinemas, teatros, museus, áreas de lazer de condomínios, cursos profissionalizantes e extracurriculares, concursos e processos seletivos.

Casas de eventos, bares e boates com capacidade de até mil pessoas limitam-se a esses 50% de público. Nos eventos com capacidade entre 1.001 e duas mil pessoas fica limitada a entrada de até 40% do limite, e para os demais eventos com capacidade superior a duas mil pessoas, a entrada fica limitada a um mil.

Crianças menores de três anos e pessoas com deficiência ou impossibilitadas de cumprirem as medidas sanitárias pertinentes só poderão ingressar nos estabelecimentos e edificações que acarretem aglomeração, desde que seus pais ou responsáveis se comprometam, integralmente, a zelar pelas regras de higiene.

Shopping centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos afins ficam proibidos de liberarem o funcionamento das praças de alimentação ou atividades congêneres na Primeira Fase, constantes no Anexo I, do qual voltará seu funcionamento normal na Segunda Fase.

COM SINTOMAS DE GRIPE, FUJA DE AGLOMERAÇÕES

Em relação às atividades partidárias com vistas às eleições municipais de 15 de novembro, o Art. 22 do Decreto diz que a ocupação de espaços, edificações e ambientes, públicos ou privados deverão observar as regras sanitárias pertinentes, e, ainda:
1) obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os eventos;
2) para os ambientes fechados, uso de no máximo 50% da capacidade do espaço disponível;
3) o distanciamento social de no mínimo 120 cm; constante higienização das mãos na entrada, permanência e saída dos locais de ações de campanha eleitoral;
4) quando possível, uso de pia com água corrente, sabão ou sabonete líquido e a sua constante manutenção de limpeza;
5) preferência do uso de ventilação natural;
6) manutenção de ambientes arejados, observando a higienização de superfícies e das áreas de uso comum;
7) em caso de disponibilização de água ao público e/ou trabalhadores, recomenda-se o uso de bebedouros de pressão, bombas e de galão de água mineral que permitam o consumo com copo descartável;
8) nos banheiros, uso obrigatório de álcool gel 70% ou outro higienizante eficaz contra a Covid-19;

CARREATAS E PASSEATAS NÃO DEVEM ULTRAPASSAR 40 MINUTOS

9) recomenda-se que crianças, adolescentes com menos de 16 anos e as pessoas do Grupo de Risco ou as que apresentem quadro sintomático de gripes de qualquer natureza, principalmente com sintomas indicadores da Covid-19, se abstenham à participação de eventos nos locais físicos;
10) as janelas do veículo devem ser mantidas abertas, resguardado o limite da segurança; demarcação do piso de ambiente/edificação permitindo o controle de entrada e saída;
11) para os casos de passeatas, caminhadas, carreatas e afins, devido ao alto grau de contaminação, recomenda-se a limitação de 40 minutos entre seu início e término, devendo ser respeitados o distanciamento social, o uso obrigatório de máscaras e itens de higienização das mãos; e uso de lixeiras com sistema de abertura mecânico, com função de pedal.

O governo emprega um conjunto de medidas graduais e proporcionais destinadas a prevenir e enfrentar o novo coronavírus, observando segmentações regionais do sistema de saúde e setorizadas das atividades econômicas. O decreto considera atividades essenciais aquelas definidas como indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade, assim consideradas:DIVERSOS RISCOS

1) aquelas que, se não atendidas, colocam em perigo a sobrevivência, a saúde, a segurança ou a dignidade da pessoa humana;
2) integrantes do Grupo de Risco, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos;
3) portadores de miocardiopatias de diferentes etiologias (insuficiência cardíaca, miocardiopatia isquêmica, etc.), hipertensos, portadores de pneumopatias graves ou descompensados (asma moderada/grave, DPOC), obesidade, imunodepressão, doenças renais crônicas em estágio avançado (graus 3, 4 e 5), diabetes mellitus, conforme juízo clínico;
4) doenças cromossômicas com estado de fragilidade imunológica; portadores do vírus da imunodeficiência humana; neoplasia maligna; gestação de alto risco; e tabagismo.

HOSPITAIS, ASILOS, CRECHES E ORFANATOS

Estão proibidas:

1) Visitas em hospitais públicos e particulares;
2) visitas em estabelecimentos penais estaduais, que ficará a cargo da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), podendo determinar critérios e o retorno das visitas sociais;
3) visitas a asilos, orfanatos, abrigos e casas de acolhimento; e
4) cirurgias eletivas em hospitais, à exceção de hospitais privados na Terceira e Quarta Fases;

Fornecedores e comerciantes devem estabelecer limites quantitativos para a aquisição de bens essenciais à saúde, à higiene e à alimentação, para evitar o esvaziamento do estoque de tais mercadorias, visando dessa forma, que todos os consumidores tenham acesso aos produtos.

Estabelecimentos comerciais devem fixar horários ou setores exclusivos para atender os clientes com idade superior ou igual a 60 anos, mediante comprovação e aqueles do Grupo de Risco, conforme autodeclaração, com cadastro a ser realizado junto ao estabelecimento, evitando-se o máximo a exposição ao contágio pela Covid-19.

Serviços ambulatoriais funcionarão, independente da fase. Poderão ser requisitados bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, nos termos do inciso XXV do art. 5° da Constituição Federal, mediante Portaria da Sesau e, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa, em especial de:

a) equipamentos de proteção individual (EPI);
b) medicamentos, insumos, leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva – UTI;
c) autorização excepcional e temporária para a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desde que registrados por autoridade sanitária estrangeira e previstos em ato do Ministério da Saúde.


RETORNO ÀS AULAS

O retorno das aulas presenciais nas instituições de ensino privadas de Educação Infantil, Fundamental, Médio e Superior poderá ocorrer para os municípios que se enquadrarem na Quarta Fase do Plano Todos por Rondônia, de forma gradual e escalonada de até 50% de sua taxa de ocupação com o distanciamento mínimo de 120cm .

A prioridade é para a retomada do Ensino Fundamental: séries iniciais e finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e o Ensino Superior. As mantenedoras ficam responsáveis pelas atividades educacionais remotas, para os alunos que optarem por não retornar às instituições de ensino.

As instituições privadas deverão estabelecer o plano de retomada de aulas com o mesmo cuidado aos 50% de ocupação e atenção ao grupo de risco.

Vigilâncias Sanitárias Municipais fiscalizarão as instituições de ensino, conforme diretrizes pré-estabelecidas em nota técnica. As instituições de ensino deverão fazer o uso de meios e tecnologias de informação e comunicação para a oferta de aulas não presenciais, por intermédio de plataformas digitais, radiodifusão ou outro meio admitido na legislação pertinente vigente.

Também poderão desenvolver atividades administrativas internas, indispensáveis para a oferta de aulas por intermédio de plataformas digitais, desde que observados os cuidados mencionados no art. 11. Os ajustes necessários para o cumprimento do calendário escolar serão estabelecidos pelos órgãos competentes, após o retorno das aulas presenciais.

Creches poderão disponibilizar atendimento presencial aos filhos de profissionais vinculados às atividades essenciais e crianças com deficiência, de acordo com as fases do distanciamento social controlado, devendo, para tanto, observar o limite de até 50% de sua capacidade, bem como as medidas sanitárias permanentes e segmentadas.

As práticas de estágio supervisionado ou internatos poderão ser realizadas nas unidades de saúde, públicas e privadas, pelos alunos de medicina que estejam cursando o quinto ou sexto ano e pelos discentes de outros cursos, também, da área de saúde, quando no último semestre. Os critérios de liberação das práticas de estágio supervisionado ou internatos devem ser definidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar de cada Unidade de Saúde.

Às instituições de ensino públicas municipais, está facultado o retorno às aulas, de acordo com o plano de retomada que cada município organizar, e ainda, as diretrizes estabelecidas pelas notas técnicas da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa).

Conheça todas as fases no Decreto nº 25.470 (21/10)

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

MPRO promove palestras no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

As exposições contarão com transmissão online, possibilitando maior alcance.
L

Tudo em um só lugar: Crea-RO lança aplicativo multifuncional para profissionais e usuários

Segundo o presidente do Crea-RO, Engenheiro Mecânico Edison Rigoli, o novo aplicativo torna todo o processo mais acessível e eficiente.
L

Homenagem ao Dia Nacional da Empregada Doméstica contou com mais de 200 atendimentos

Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres agradece a colaboração de parceiros
L
Ações para regularização fundiária de propriedades da área Militão – Lote 02, seguem até sexta-feira (3) 

Ações para regularização fundiária de propriedades da área Militão – Lote 02, seguem até sexta-feira (3) 

As pessoas atendidas na primeira fase devem procurar o Incra até sexta-feira (3) para dar continuidade na regularização da propriedade.
L
Campanha Educativa busca cumprimento do Código de Postura Municipal

Campanha Educativa busca cumprimento do Código de Postura Municipal

Ações de orientação seguem por todas as regiões da capital.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Christina Pontes revela os segredos de suas coreografias e o impacto da dança em Rondônia.
L
Agenda News: Rock na veia, confira a programação musical do Grego Original Pub

Agenda News: Rock na veia, confira a programação musical do Grego Original Pub

Happy Friday, Feijuka com Roco e Rock Night prometem um fim de semana inesquecível de muito rock.
L
Nutrição e Massagem Esportiva: A dupla dinâmica para alta performance atlética

Nutrição e Massagem Esportiva: A dupla dinâmica para alta performance atlética

Descubra como Geovanni Sampaio e Luciana Belegante estão transformando atletas em campeões.
L
Renata Camurça recebe Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Porto Velho

Renata Camurça recebe Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Porto Velho

A jornalista foi homenageada por contribuição à 6ª Conferência Internacional de Sustentabilidade e Inovação –CISI.
L
Mortes por dengue passam de 2 mil desde o início do ano

Mortes por dengue passam de 2 mil desde o início do ano

Mais de 4 milhões de casos foram notificados no país
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa solicita contratação de médico cardiologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente para o risco de vida do paciente.
Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Deputada destinou o recurso e a unidade deve ser inaugurada em junho.
L
Dra. Taíssa indica contratação de professores para a escola Irmã Maria Celeste em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica contratação de professores para a escola Irmã Maria Celeste em Guajará-Mirim

Pedido tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento educacional da região.
L
II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Evento é voltado para todos os assessores da Casa.
L
Márcio Pacele solicita encascalhamento no beco das Hortaliças no bairro Ronaldo Aragão

Márcio Pacele solicita encascalhamento no beco das Hortaliças no bairro Ronaldo Aragão

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento prontamente atende pedido do vereador Márcio Pacele.
L
Publicidade

POLÍCIA

Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

A motociclista seguia em direção a BR-364, quando o condutor do veículo fez uma conversão proibida na via e causou a colisão que derrubou a vítima no asfalto.
14
PRF apreende 31,5 toneladas de minérios durante Operação Arco Verde II

PRF apreende 31,5 toneladas de minérios durante Operação Arco Verde II

O objetivo principal da operação é intensificar a fiscalização e o policiamento nas rodovias federais, com foco no combate aos mais diversos crimes ambientais.
10
Carro é destruído por incêndio na zona leste

Carro é destruído por incêndio na zona leste

Moradores próximos contaram que escutaram o barulho de explosão, depois viram o carro modelo Fiesta em chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros.
12
polícia

Jovem pede ajuda em posto de saúde após ser atacado a tiros

Mesmo ferido o jovem saiu correndo até cair todo ensanguentado em frente ao posto de Saúde Maurício Bustani na Avenida Jorge Teixeira.
16
URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

URGENTE: Homem morre após ser baleado próximo de lanchonete na zona sul

O caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
18
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aula show de empreendedorismo e projeto de vida acontece no Palácio das Artes, nesta sexta-feira

Aula Show de Empreendedorismo e Projeto de Vida acontece nesta sexta-feira, no Teatro Palácio das Artes
L
Começa contagem regressiva para a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Começa contagem regressiva para a 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Maior feira de agronegócio da Região Norte, acontece entre os dias 20 e 25 de maio.
L
 PS Especial 2024 – Resultado final de seleção via notas do Ensino Médio

 PS Especial 2024 – Resultado final de seleção via notas do Ensino Médio

A próxima etapa prevista nos cronogramas do PS Especial UNIR 2024 será a convocação dos aprovados para matrícula em primeira chamada. 
L
Justiça do Trabalho e Instituto Chance estimulam aprendizagem de jovens

Justiça do Trabalho e Instituto Chance estimulam aprendizagem de jovens

O evento promovido pela Comissão de Combate ao Trabalho Infantil do TRT-14 em parceria com o Instituto Chance abordou temas relevantes para o ingresso de forma segura de adolescentes e jovens no mercado de trabalho.
L
Programação da feira para o final de semana começa nesta quinta-feira (2)

Programação da feira para o final de semana começa nesta quinta-feira (2)

Objetivo é beneficiar micro e pequenos empreendedores da capital.
L
Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Prefeitura realiza vacinação itinerante para diabéticos, em Porto Velho

Objetivo é facilitar o acesso aos imunobiológicos especiais para quem precisa.
L
Primeira semana de maio será de chuvas no Norte e no Sul do país

Primeira semana de maio será de chuvas no Norte e no Sul do país

Inmet mantém indicativo de grandes volumes de chuva para RS e SC
L
Mutirão de limpeza em Porto Velho atende bairros inteiros, pontos turísticos e espaços públicos

Mutirão de limpeza em Porto Velho atende bairros inteiros, pontos turísticos e espaços públicos

Secretário pede que a população colabore para manter a cidade limpa.
L
Serviço é debatido e divulgado no seminário realizado por acadêmicos de Direito

Serviço é debatido e divulgado no seminário realizado por acadêmicos de Direito

Evento teve apoio do TJ/RO e da Prefeitura de Porto Velho.
L
População pode participar das audiências para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual

População pode participar das audiências para elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual

Audiências serão nos dias 4 e 23 de maio, das 19h às 20h30, no Teatro Banzeiros, com transmissão on-line.
L