SÁBADO, 27/04/2024

L

Agro

Mulheres empreendedoras rurais da Amazônia participam de oficina de comunicação

Também foi utilizada a metodologia da educomunicação com foco na sensibilização para questões ambientais e o processo coletivo de produção de videoclipes, vinculados aos produtos amazônicos que utilizam.

Publicado em 

Mulheres empreendedoras rurais da Amazônia participam de oficina de comunicação - News Rondônia

Um grupo de mulheres empreendedoras rurais do município de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, participou de três capacitações virtuais conduzidas pela equipe da Embrapa Rondônia, com foco em comunicação para redes sociais e práticas de educomunicação. As oficinas abordaram, em teoria e prática, a produção de conteúdos – textos, fotos e vídeos – para plataformas digitais e outros meios. Também foi utilizada a metodologia da educomunicação com foco na sensibilização para questões ambientais e o processo coletivo de produção de videoclipes, vinculados aos produtos amazônicos que utilizam.

Mulheres empreendedoras rurais da Amazônia participam de oficina de comunicação - News Rondônia

De acordo com a coordenadora da ação e jornalista da Embrapa Rondônia, Renata Silva, a comunicação e seus meios de divulgação são relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos realizados por estas mulheres. "Quando bem utilizada, a comunicação e as redes sociais cumprem importante papel para a transformação social, conferem visibilidade, reconhecimento, inclusão social, conexão e protagonismo da atuação destas mulheres na região Amazônica. É uma oportunidade delas contarem a própria história e a do projeto", destaca Renata Silva. Para a pesquisadora da Embrapa Rondônia e também instrutora de uma das oficinas, Vânia Beatriz Oliveira, a metodologia de educomunicação pode ajudar no processo de valorização dos produtos da biodiversidade amazônica e na visibilidade destas mulheres.

Cosméticos da Floresta

Este grupo de mulheres deu início, em 2015, a um projeto que alia preservação ambiental, empoderamento feminino e desenvolvimento socioeconômico local. Com a denominação de Saboaria Rondônia, elas passaram a utilizar a riqueza da biodiversidade amazônica nas essências dos produtos de higiene pessoal e voltados para os cuidados com a pele. Elas já atuam nas redes sociais e são responsáveis por produzir e postar todo o conteúdo. "Esse aprendizado foi imprescindível pra nós, vai dar um impulso muito grande no nosso trabalho. Somos leigas no assunto e precisamos mostrar o nosso trabalho e fazer conexões com o Brasil e o mundo", conta Mareilde Freire de Almeida, uma das fundadoras do empreendimento familiar.

Para Jaqueline Freire, responsável pela comercialização dos produtos, as redes sociais são um novo mundo para elas e que precisa ser apropriado. "Pra gente, que é aqui da roça e não está acostumado com essas mídias, foi possível tirar muitas dúvidas. Aprendi que temos que ter todo cuidado com nossas publicações, é nossa imagem. Veio num momento muito importante para o nosso projeto, em que estamos tendo muitas demandas quanto a isso, as pessoas estão cobrando e agora temos como atender, já que nós mesmas é que vamos administrar as redes sociais", comenta Jaqueline.

Por terem muitas funções gratuitas e acessíveis, as redes sociais e as ferramentas digitais são meios prioritários para elas no contato com clientes, parceiros, atuação em rede e para levar a mensagem do projeto ao mundo. Em tempos de pandemia, o uso da internet e das redes sociais têm sido primordial para elas e para muitos que precisam se conectar para o trabalho e o fortalecimento das relações. "Vamos remodelar nossa atuação e buscar produzir e compartilhar conteúdos que demonstrem o trabalho que temos feito aqui, com todo o valor que agregamos", afirma Mareilde. "Muito bom esse mergulho nas redes sociais", aponta Maria Jacone, integrante do empreendimento. "O aprendizado vai ajudar muito na melhoria do nosso trabalho e enriquecer a produção de vídeos, fotos e publicações nas redes sociais", Rosely Freire, que é responsável pela parte financeira e de produção do empreendimento.

Mulheres empreendedoras rurais da Amazônia participam de oficina de comunicação - News Rondônia

Registro de uma das oficinas virtuais realizadas com foco na produção de conteúdos para as redes sociais.

O empreendimento: da Amazônia para o mundo

Nasceu do sonho e persistência de uma mulher, sua filha e irmãs no interior de Rondônia, no município de Ouro Preto Do Oeste. O que em 2015 era apenas uma ideia, ao longo dos anos se transformou em um projeto de base comunitária e que alia preservação ambiental, empoderamento da mulher do campo e desenvolvimento socioeconômico local.

As palmeiras de babaçu e buriti nativas da região foram eleitas como as grandes estrelas do empreendimento. Além da coleta, por meio produtores parceiros locais, elas fazem o processamento das matérias primas. A extração manual dos óleos é utilizada para a fabricação artesanal dos sabonetes glicerinados e xampus em barra. "São mãos de mulheres rurais transformando elementos da biodiversidade amazônica e produtos de produção regional, como o café Robusta Amazônico, na concretização de sonhos", diz Mareilde Freire. O trabalho também inclui a revitalização de cursos d'água na região de Ouro Preto do Oeste.

Elas atuam com essências como o óleo de buriti, babaçu, copaíba, andiroba, pracaxi, castanha, manteigas vegetais de murumuru, cupuaçu, cacau e outros ativos como açafrão e gengibre. Têm produtos como sabonetes, xampu, hidratantes, esfoliantes corporais e muitos outros. O uso de essências naturais da biodiversidade amazônica aliado ao propósito de preservação tem ampliado o mercado para os produtos destas mulheres. O canal de vendas para outros países está, aos poucos, se consolidando. Elas já enviaram produtos, em pequena quantidade, para os Estados Unidos, Portugal, Coréia do Sul, França e, em 2020, poucos dias antes da crise pandêmica do COVID-19, realizaram a venda de maior volume de produtos para a Suíça.

Atuação em parceria

Estas mulheres são parceiras da Embrapa Rondônia em pesquisas voltadas para desenvolvimento e aprimoramento de produtos a base de cafés especiais, assim como em ações voltadas para a visibilidade, inclusão, capacitação e geração de conhecimento para mulheres, em atendimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS – da Organização das Nações Unidades – ONU. Neste aspecto, relaciona-se diretamente ao objetivo 5, referente à igualdade de gênero e permeia outras objetivos que se relacionam à preservação do meio ambiente, trabalho digno e crescimento econômico, assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água, redução de desigualdades e produção e consumo sustentáveis.

As oficinas foram realizadas também por meio do Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz), financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no âmbito do Fundo Amazônia e administrado pela Fundação Eliseu Alves (FEA).

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Cerimônia de formatura marca encerramento dos módulos de formação do projeto Viveiro Cidadão em Rolim de Moura

A parte formativa do evento trouxe palestras sobre o acesso às políticas públicas na agricultura familiar, tendo como propósito fomentar a geração de renda e a segurança alimentar das famílias.
L

Produção de grãos aumenta a cada ano e portos do Arco Norte lideram na exportação de soja

Rondônia integra o Arco Norte e escoa sua produção e parte da produção do Mato Grosso pela hidrovia do Madeira
L

Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem

O curso foi voltado aos profissionais da Extensão Rural que prestam assistência técnica aos produtores de leite
L
Redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária é discutida em oficina do ABC+ Rondônia

Redução de emissão de gases de efeito estufa na agropecuária é discutida em oficina do ABC+ Rondônia

O ponto essencial, é manter a coesão do grupo para fortalecer o plano de ação.
L

Programa Estadual de Aquisição de Alimentos recebe investimento de R$ 3 milhões do Governo de RO

As compras serão realizadas por meio da referida modalidade com doação simultânea
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ducati estreia versão da Multistrada V4 Rally Adventure no Brasil

Modelo será comercializado na configuração Travel & Radar com preço a partir de R$ 149.990,00
L

PodCast Entre Levels entrevista: MC Wset

O apresentador Alisson terá uma conversa empolgante com o renomado MC Wset. Juntos, eles explorarão os bastidores da música, a jornada do MC no cenário artístico e muito mais.
L

DESTAQUES DA SEMANA: Reunião do Consej em RO; intercâmbio e tablets à educação; e “Bizarrus” volta aos palcos são destaques do Governo de RO

Pela primeira vez, Rondônia realiza a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça
L
Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

De bolos decorados a mentorias, descubra os segredos da Confeitaria O Doce Certo.
L

PF e PM apreendem 163kg de maconha em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante.
12
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Publicidade

POLÍTICA

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

As vítimas reconheceram os objetos roubados e relataram os momentos de terror que viveram nas mãos dos criminosos.
10
Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

A dupla foi encaminhada e apresentada no Departamento de Flagrantes.
12

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14

Força Tática flagra motorista com arma dentro do carro em Porto Velho

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Os carros conduzidos por mulheres seguiam um em cada via, quando houve a batida e os veículos acabaram atingindo um motociclista que aguardava o fluxo para passar no cruzamento.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

kits de materiais escolares que vão atender 408 escolas, em todo Estado.
L

Promoção 3079 Destilados: Descubra quem ganhou a Cachaça Original D’Minas de Tutti Frutti

Uma festa de paladares e fragrâncias aguarda o afortunado vencedor.
L

Confira os vencedores do sorteio e como desfrutar dos filmes em exibição no principal cinema da cidade.

Nossos cumprimentos aos sortudos da campanha News Rondônia e Cine Araújo.
L
Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

O Acordo visa promover ações conjuntas entre a Justiça do Trabalho e a implementação de políticas nacionais para proteger a saúde dos trabalhadores.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AGROINDUSTRIA TRÊS CASA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e de Operação
L
Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

De Drenagem a Botox, presenteie com cuidados que promovem beleza e bem-estar.
L
Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Lideranças tentam convencer os ministros do STF.
L
Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Segundo Pacheco, existem fontes de recursos para compensar medida.
L
Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.
L
Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias.
L