SÁBADO, 27/04/2024

Com decisão do STF, Witzel deve ganhar 20 dias de fôlego no processo de impeachment, mas cenário na Alerj não deve mudar

Entre os deputados o clima é de que poucos votos contra o governador podem ser revertidos

Publicado em 

Com decisão do STF, Witzel deve ganhar 20 dias de fôlego no processo de impeachment, mas cenário na Alerj não deve mudar - News Rondônia

Com a paralisação do processo de imepachment na Assembléia Legislativa do Rio, o governador Wilson Witzel ganhou uma sobrevida para conseguir negociar com os deputados. O prazo para o governador apresentar sua defesa terminaria nesta quinta-feira e o relatório sobre as denúcias seria apresentado até setembro. Com a decisão de Dias Toffoli de dissolver a Comissão de Impeachment, entre os parlamentares a previsão é que Witzel deve ganhar ao menos 20 dias de fôlego.

Com decisão do STF, Witzel deve ganhar 20 dias de fôlego no processo de impeachment, mas cenário na Alerj não deve mudar - News Rondônia

Enquanto na Alerj, o clima é de que poucos votos podem mudar nos próximos dias, no Palácio Guanabara a suspensão do processo foi recebida com sentimento de alívio e de esperança de que o tempo ajude o governo a negociar com os deputados.

A Alerj estuda uma forma de atender a decisão da criação da Comissão respeitando o limite de proporcionalidade. No recursso que fará ao STF, a Casa irá pedir esclarecimentos sobre o cáculo, que nã oestá expresso na lei de impeachment.

Porém, como uma nova decisão do STF pode demorar, O GLOBO apurou que a Alerj analisa criar a nova Comissão com o cálculo de proporcionalidade previsto no regimento interno. É ele que dita quantas cadeiras cada partido possui nas Comissões permanentes e temporárias.

— Vamos estudar uma forma de criar um critério de proporcionalidade. Temos toda a tranquilidade do rito e do critério de formação da comissão porque seguimos a lei de impeachmet — afirmou André Ceciliano, presidente da Alerj durante a sessão desta terça-feira.

A inclusão dos 70 deputados da Casa também foi sugerida, mas há a percepção que se for formada uma decisão com todos os parlamentares, a Comissão poderia antecipar a decisão do afastamento ou não. Mas o martelo só poderá ser batido pelo plenário.

Também há, entre alguns parlamentares, a sensação que sem uma orientação clara do STF, Witzel poderá judicializar novamente a questão que pode ser definida só no plenário da Corte.

— Estamos seguros dos passos da Alerj. O presidente poderia ter decidio sozinho aceitar a denúncia, mas levou o caso ao plenário. Todo e qualquer critério de proporcionalidade pode ser questionado, porque não há especificação em normas de como deve ser esse cálculo. Na ação, vamos questionar ao STF para saber qual critério o Supremo entende que devemos adotar. Não queremos pressionar o STF, mas esperamos uma pronta resposta da Corte tendo em vista os trabalhos que já estão em andamento — conta Waldeck Carneiro, representante do PT na agora antiga Comissão de Impeachment.

Para a defesa do governador, a suspensão do processo neste momento foi também benéfica para a Alerj, porque poderia ter o resultado impugnado mais à frente:

— No processo da presidente Dilma Rousseff o STF decidiu que a comissão especial deveria ser formada de acordo com o tamanho com as bancas. Ou seja, aqueles partidos com mais cadeiras possuem maior representatividade. O importante é que essa decisão não foi ruim pra alerj, porque o processo poderia ser anulado lá na frente, em iminência de julgamento — comentou o advogado Manoel Peixinho.

Uma das armas de Witzel para tentar reverter o quadro que atualmente se desenha para seu afastamento, é a volta de André Moura para o governo. Com um bom transito na Alerj, Moura em poucos dias consguiu retomar o diálogo com os deputados da casa, mas na avaliação de alguns parlamentares ouvidos pelo GLOBO, poucos votos contra o governo podem ser repatriados pelo secretário.

Ainda sem líder de governo na Assembléia desde o fim de maio, o movimento da troca de cargos no governo pelos votos a favor de Witzel foi retomado, mas ainda é tímido. Fontes ouvidas pela reportagem apontam que apenas quatro deputados fizeram acordos: Marcos Abrahão(Avante), Giovani Ratinho (Pros), Vandro Família (Solidariedade) e Marcelo Cabeleireiro (DC). Procurados, Vandro Família e Giovani Ratinho negaram ter indicado alguém ao governo Witzel. Marcos Abrahão e Marcelo Cabeleireiro não responderam até a publicação desta reportagem.

O que diz a decisão de Toffoli

Nesta segunda-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, mandou a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) dissolver a comissão formada para analisar o processo de impeachment aberto contra o governador Wilson Witzel. Ele estipulou que outra comissão seja formada, seguindo os critérios de proporcionalidade da representação que cada partido político tem na Casa.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, mandou a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) dissolver a comissão formada para analisar o processo de impeachment aberto contra o governador Wilson Witzel. Ele estipulou que outra comissão seja formada, seguindo os critérios de proporcionalidade da representação que cada partido político tem na Casa.

O ministro atendeu um pedido da defesa do governador que alega que a comissão precisa ser formada respeitando o limite da proporcionalidade, enquanto no entendimento da Assembleia, era necessário a participação de um deputado de cada partido.

"Ante a iminência do prazo para o reclamante apresentar sua defesa (29/07/2020), defiro a medida liminar para sustar os efeitos dos atos impugnados, desconstituindo-se, assim, a comissão especial formada, para que se constitua outra comissão, observando-se a proporcionalidade de representação dos partidos políticos e blocos parlamentares, bem como a votação plenária dos nomes apresentados pelos respectivos líderes, ainda que o escrutínio seja feito de modo simbólico", diz trecho da decisão.

Toffoli também ordenou que os representantes sejam escolhidos após uma votação em plenária, mesmo que simbólica. Os 25 deputados escolhidos para compor a atual comissão foram indicados pelo líder de cada partido e publicados em Diário Oficial.

O relator da ação no STF é o ministro Luiz Fux, mas como a Corte está de recesso em julho, coube ao presidente Toffoli deliberar sobre o assunto. Ele deu uma liminar, ou seja, um decisão temporária. Em agosto, quando o STF retomar os trabalhos, Fux poderá reanalisar a questão.

O governador é acusado de crime de responsabilidade pelos desvios na área da saúde, em compras e contratos durante a pandemia. Em 16 de julho, o desembargador Elton Martinez Leme, do órgão especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), havia negado um pedido de Witzel para suspender o processo de impeachment. Ele rejeitou o argumento do governador de que a Alerj não dispõe de provas para fazer a acusação. Também refutou a contestação, feita pelos advogados do governador, de que a comissão de impeachment não respeitou os critérios de proporcionalidade.

Uma semana depois, a defesa de Witzel recorreu ao STF, questionando mais uma vez a "desproporcionalidade" da comissão de impeachment. Os advogados disseram que houve desrespeito ao preceito da proporcionalidade previsto na Constituição, ou seja, partidos com mais deputados deveriam ter mais assentos na comissão. Mas a formação foi feita com um parlamentar de cada partido da legislatura.

Toffoli citou decisão tomada pelo STF em dezembro de 2015 que tratou das regras do rito do impeachment e retardou o andamento do processo aberto na Câmara dos Deputados contra a então presidente Dilma Rousseff. Toffoli também destacou que é competência da União, e não dos estados, definir os critérios para configurar crime de responsabilidade e as regras para julgá-los.

Na avaliação do presidente da Corte, a decisão do desembargador do TJRJ não está de acordo com a jurisprudência do STF. Isso porque não houve "obediência à necessária configuração proporcional dos partidos políticos e blocos parlamentares", nem a "realização de votação plenária dos nomes apresentados pelos líderes, ainda que de forma simbólica".

Toffoli também solicitou informações da Alerj e do TJRJ e determinou que, numa etapa posterior, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se pronuncie sobre o tema.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

Assembleia Legislativa de Rondônia homenageará Policiais Civis aposentados na segunda, 29

O proponente da sessão solene é o deputado e 2º vice-presidente, deputado Ribeiro do Sinpol.
L

Deputado Alan Queiroz solicita medidas para ampliar voos em Rondônia

Parlamentar defende ampliação de voos na Amazônia e região Norte para impulsionar desenvolvimento econômico e integração regional.
L
Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Deputado Edevaldo Neves parabeniza Irmãos Olímpio pelo título brasileiro de Jiu-Jitsu em São Paulo

Os irmãos Olímpio já haviam demonstrado sua maestria no esporte ao conquistarem o título de campeões europeus em janeiro deste ano.
L

Dra. Taíssa solicita cronograma de obras na BR-364, em Jaci-Paraná

Limitação de trafegabilidade vem causando transtornos à população.
L
Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Alan Queiroz propõe instalação de lombadas para melhorar segurança viária em Porto Velho

Proposta visa garantir segurança e mobilidade, reduzindo a velocidade de veículos na estrada da Penal e beneficiar a comunidade local.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ducati estreia versão da Multistrada V4 Rally Adventure no Brasil

Modelo será comercializado na configuração Travel & Radar com preço a partir de R$ 149.990,00
L

PodCast Entre Levels entrevista: MC Wset

O apresentador Alisson terá uma conversa empolgante com o renomado MC Wset. Juntos, eles explorarão os bastidores da música, a jornada do MC no cenário artístico e muito mais.
L

DESTAQUES DA SEMANA: Reunião do Consej em RO; intercâmbio e tablets à educação; e “Bizarrus” volta aos palcos são destaques do Governo de RO

Pela primeira vez, Rondônia realiza a Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça
L
Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

Confeitando Sonhos: A Doce Jornada de Gustavo Ferreira no Agenda News

De bolos decorados a mentorias, descubra os segredos da Confeitaria O Doce Certo.
L

PF e PM apreendem 163kg de maconha em Rondônia

Uma pessoa foi presa em flagrante.
12
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Vagas de Emprego

Empresa Fortal abre vaga para Agente de Coleta de Lixo em Porto Velho

Essa vaga temporária representa uma chance para os interessados que desejam contribuir para a limpeza e manutenção da cidade.
L
Vagas de Emprego

Nova Era abre vaga para Encarregado de Padaria em Porto Velho

A vaga, destinada para tempo integral, representa uma oportunidade única para aqueles que desejam fazer parte de uma equipe dedicada e contribuir para o sucesso da empresa.
L
Vaga de Empregos

Boa Nova Comércio de Óculos abre vagas para Vendedores Internos em Porto Velho

Com quatro vagas disponíveis, a empresa busca profissionais dedicados e comprometidos para integrar sua equipe em tempo integral.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Grupo L’Aporto abre vaga para Camareiro(a) de Hotel em Porto Velho

A vaga, disponível em tempo integral, oferece um salário mensal de R$ 1.492,23, além de uma série de benefícios para o colaborador.
L
Publicidade

POLÍTICA

Deputada Federal Cristiane Lopes celebra progressos e destaca urgência na recuperação da BR-319

Avanços na viabilidade técnica fortalecem esforços pela revitalização dessa estrada vital para a região norte do Brasil
L
TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

TÁ PAGO: Cláudia de Jesus repassa emenda parlamentar para educação de Urupá

O valor de R$ 50 mil será usado para comprar cadeiras para auditório de uma escola.
L

Deputado Ribeiro do Sinpol homenageia profissionais da Contabilidade em sessão solene

Formado em administração, o parlamentar enalteceu os profissionais que se dedicam na esfera privada ou pública.
L
Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Vereador Márcio Pacele propõe Moção de Aplauso aos servidores da Semesc

Reconhecimento pelos esforços na Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos.
L

Renata Camurça Anuncia Pré-Candidatura a Vereadora em Porto Velho

Renata Camurça reúne-se com familiares para oficializar pré-candidatura à vereança
L
Publicidade

POLÍCIA

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

Forças de segurança desarticulam roubo e recuperam bens durante operação na capital

As vítimas reconheceram os objetos roubados e relataram os momentos de terror que viveram nas mãos dos criminosos.
10
Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

Homem é preso acusado de tentar matar o próprio irmão a tiros

A dupla foi encaminhada e apresentada no Departamento de Flagrantes.
12

Tia e sobrinha ficaram em estado grave em um acidente entre carro e moto na zona leste

Duas equipes do Samu atenderam as vítimas.
14

Força Tática flagra motorista com arma dentro do carro em Porto Velho

O suspeito foi encaminhado ao Departamento de Flagrantes.
10
Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Colisão entre três veículos deixa motociclista em estado grave na zona leste

Os carros conduzidos por mulheres seguiam um em cada via, quando houve a batida e os veículos acabaram atingindo um motociclista que aguardava o fluxo para passar no cruzamento.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

Investir na educação é garantir um futuro melhor para os rondonienses, afirma governador Marcos Rocha

kits de materiais escolares que vão atender 408 escolas, em todo Estado.
L

Promoção 3079 Destilados: Descubra quem ganhou a Cachaça Original D’Minas de Tutti Frutti

Uma festa de paladares e fragrâncias aguarda o afortunado vencedor.
L

Confira os vencedores do sorteio e como desfrutar dos filmes em exibição no principal cinema da cidade.

Nossos cumprimentos aos sortudos da campanha News Rondônia e Cine Araújo.
L
Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

Abril Verde: TRT-14 e TST assinam Acordo de Cooperação para saúde e segurança no trabalho

O Acordo visa promover ações conjuntas entre a Justiça do Trabalho e a implementação de políticas nacionais para proteger a saúde dos trabalhadores.
L

Requerimento da Licença Ambiental: AGROINDUSTRIA TRÊS CASA

Licença Ambiental Prévia, de Instalação e de Operação
L
Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

Agenda News: Surpreenda sua Mãe com Tratamentos Estéticos Exclusivos

De Drenagem a Botox, presenteie com cuidados que promovem beleza e bem-estar.
L
Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Indígenas pedem discussão presencial sobre suspensão do Marco Temporal

Lideranças tentam convencer os ministros do STF.
L
Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Senado recorrerá de decisão de Zanin contra desoneração da folha

Segundo Pacheco, existem fontes de recursos para compensar medida.
L
Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Aneel mantém bandeira tarifária verde em maio

Dessa forma, os consumidores não terão custo extra nas contas de luz.
L
Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Ministro da Justiça suspende policial que ensinou tortura em curso

Suspensão de agente da PRF em Santa Catarina vale por 90 dias.
L