DOMINGO, 26/05/2024

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los

E nesta etapa da reforma inclui apenas duas contribuições: PIS e COFINS.

Publicado em 

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

Reforma Tributária e o PIS e o COFINS (2) 

Em continuidade aos nossos questionamentos ao consultor José Ribeiro especialista em treinamento corporativo, que nos assessora no Simpi, o que esperar com o novo tributo, e que nos respondeu: Tributo é tudo aquilo que o poder público federal, estadual ou municipal cobra compulsoriamente do contribuinte e são divididos em Impostos, Taxas e Contribuições. E nesta etapa da reforma inclui apenas duas contribuições: PIS e COFINS.

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

Em nossos cursos quando alguém indaga sobre determinada norma de PIS e COFINS, somos levados a responder que valia até hoje, mas vamos aguardar a publicação do Diário Oficial de amanhã para saber se continua valendo.

E para que o leitor não habituado com esse emaranhado possa visualizar melhor o que significa essa simplificação, faremos breve relato de como são as algumas coisas atualmente.

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

Suspensão Tributária – O tipo mais instável, porque a cobrança do PIS-Cofins fica suspensa pela RFB, por tempo determinado e se o contribuinte não ficar atento para fazer a atualização no cadastro do produto ou mercadoria, poderá recolher tributo indevidamente no período de suspensão ou o que é pior fazer apropriação de crédito nesse período.

Se o Contribuinte recolher a mais o fisco se omite e aguarda que ele solicite o reembolso, mas se recolher a menos ou se creditar indevidamente o fisco cobra com multa juros e correção.

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

Alíquota zero: Frequentemente confundido com isenção. São produtos tributados, que por determinação legal tem a alíquota zerada por prazo indeterminado como é o caso de água, refrigerante, cerveja e produtos da cesta básica. Mas a cobrança desse tributo poderá ser restabelecida a qualquer momento.

Substituição tributária: Idêntico ao regime monofásico, onde o fabricante recolhe o tributo, como no caso do cigarro ou em algumas situações específicas como venda para zona franca de Manaus.

Sem incidência: Produtos tributados, que por determinação legal deixam de ser cobrados em operações estratégicas: Vendas para Itaipu; obras de hidroelétricas, copa do mundo, olimpíadas, usinas nucleares e transposição do rio São Francisco.

Regime monofásico: Menos complicado porque atribui ao fabricante a responsabilidade pelo recolhimento do PIS/COFINS, encerrando a tributação nas etapas seguintes, mas em compensação tem alíquotas diferenciadas como no caso de derivados de petróleo onde alguns produtos de primeira necessidade são tributados com alíquotas elevadas de PIS e COFINS, respectivamente:

Gasolina: 5,08% e 23,44%;

Óleo Diesel: 4,21% e 19,42%;

GLP (Gás de cozinha): 10,20% e 47,40% (portanto, 57,6% do preço do gás é PIS/COFINS);

Querosene de Aviação: 5,00% e 23,20%;

Regime monofásico continuará existindo para produtos como cigarros, máquinas agrícolas, peças de veículos, combustíveis, medicamentos, perfumaria e cosméticos.

A reforma tributária terá ainda outras três etapas para reorganizar todos os tributos que afetam nosso dia-a-dia, com a finalidade de harmonizar o ambiente econômico, tornando mais saudável e neste caso a competitividade se dará mais pela qualidade da gestão do que artifícios contábeis e fiscais.

E agora é esperar o embate entre Ministério da Economia e Congresso Nacional para conseguir aprovar ainda em 2020.

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

No último dia 5, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei Complementar (PLP) 9/2020, que permite a negociação de dívidas das micro e pequenas empresas que participam do Simples Nacional. A iniciativa tem o objetivo de autorizar a extinção de créditos tributários devidos pelas microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que participam do Simples Nacional 

Veja abaixo o que já está definido sobre o funcionamento da medida e suas regras aos devedores: E como funcionará a nova lei?

Seguindo os termos da "Lei do Contribuinte Legal", a PLP permite que o Governo faça as chamadas de transação resolutiva de litígio, uma negociação 'amigável' com o objetivo de resolver questões legais entre as partes (no caso, a dívida da empresa com a União), que a  princípio, não importa se as dívidas estão em fase administrativa, judicial ou em fase de créditos inscritos em dívida ativa. E quais as regras para a negociação de dívidas pela lei sancionada?

Segundo o texto da lei, a negociação de dívidas deve ser regulamentada por resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN). Além das definições por vir, o devedor deve cumprir com os seguintes compromissos previstos na Lei Nº 13.988:

I – não utilizar a transação de forma abusiva

II – não utilizar pessoa natural ou jurídica interposta para ocultar ou dissimular a origem ou a destinação de bens, de direitos e de valores

III – não alienar nem onerar bens ou direitos sem a devida comunicação ao órgão da Fazenda Pública competente, quando exigido em lei;

IV – desistir das impugnações ou dos recursos administrativos que tenham por objeto os créditos incluídos na transação

V – renunciar a quaisquer alegações de direito, atuais ou futuras sobre as quais se fundem ações judiciais, inclusive as coletivas, ou recursos que tenham por objeto os créditos incluídos na transação.

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

Até 29 de dezembro, micro e pequenas empresas com débitos no Simples Nacional considerados de difícil recuperação podem pedir o parcelamento em quase 12 anos com desconto nas multas e nos juros.

A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) regulamentou o parcelamento especial para os negócios de pequeno porte afetados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Somente dívidas com classificação C e D – de recuperação difícil ou muito difícil – poderão ser parceladas. Dívidas de pequenos negócios falidos ou em recuperação judicial automaticamente serão consideradas irrecuperáveis, segundo a PGFN. Dependendo do número de parcelas, o contribuinte pode obter desconto de até 100% nas multas, nos juros e nos encargos legais. O percentual será definido com base na capacidade de pagamento e no prazo de negociação escolhido, mas o desconto não poderá ser superior a 70% do valor total da dívida. A adesão pode ser feita no site da PGFN .O contribuinte deverá escolher a opção "negociação de dívida" e clicar em "acessar o Sispar". No menu "declaração de receita/rendimento", o contribuinte deverá preencher um formulário eletrônico e aguardar a proposta da PGFN.

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

O Senado deve votar na quarta-feira (12) um projeto que autoriza as pequenas e médias empresas a mudarem seu regime de tributação, em caráter excepcional, em 2020.

Pelo texto, as empresas que já haviam optado pela tributação pelo lucro presumido poderão mudar para o sistema de lucro real ou para o Simples Nacional. O objetivo é evitar a falência de empresas que, em janeiro, optaram pela tributação por lucro presumido e estão passando por uma queda de receitas devido à crise econômica causada pela pandemia da covid-19.  A opção poderá ser efetuada no 3º ou no 4º trimestre deste ano. Em ambos os casos, o efeito da mudança de regime valerá desde o início do trimestre em que a alteração for feita.

O projeto estabelece ainda que a pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido poderá, excepcionalmente, durante o ano-calendário de 2020, optar uma única vez pela alteração da tributação para o Simples Nacional.

O limite de opção será proporcional ao número de meses em que a microempresa ou a empresa de pequeno porte houver exercido atividade em 2020, até mesmo as frações de meses.

O texto estabelece ainda que será definitiva a sistemática de tributação pelo lucro presumido em relação aos trimestres que tenham sido encerrados.

Em relação à pessoa jurídica submetida ao regime de tributação com base no lucro presumido que tenha optado pelo Simples Nacional serão aplicadas as regras relativas aos contribuintes cujas atividades tenham começado no ano

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

Com a crise causada  pela pandemia  a oferta de credito destinadas ao publico MEI teve um grande salto, isso se deve porque as empresas de pequeno porte estão sem capital de giro, devido ao fechamento do comercio e isolamento social. Logo o crédito se tornou um grande apoio ao público empreendedor.

Com todo esse cenário de dúvidas e incertezas o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômica e Social) tem se tornado uma ótima opção para o microempreendedor que está a procura de serviços como empréstimo ou ainda cartão de crédito. O BNDES trás opções com taxas de juros mais baixas e tem como objetivo ajudar no financiamento a médio e longo prazo.

O BNDES dentre seus serviços oferece o cartão de crédito destinado também ao publico MEI. O cartão oferece taxas de juros que chegam a 1,17% ao mês e ainda trás um parcelamento da fatura em até 48 vezes. Essa opção está destinada somente ao publico MEI, ou seja, para empreendedores que tem um faturamento anual de até R$ 81 mil ou uma média de R$ 6.750 por mês ao longo dos doze meses.

Tem débitos no Simples? Veja como renegociá-los - News Rondônia

Para conseguir acesso ao cartão BNDES o primeiro passo é ter uma conta corrente em banco. O segundo passo é acessar o site de BNDES (https://www.cartaobndes.gov.br) e clicar na opção "Solicite seu Cartão" em seguida preencher um formulário, que solicitará informações como o CNPJ e o CNAE.  Feito isso, selecione o banco ao qual será vinculado o cartão (algum dos citados à cima) e por fim, faz-se o envio da proposta. Após o processo de solicitação o empresário deverá comparecer a agência do banco ao qual foi informado no ato da solicitação e apresentar os documentos da empresa. Se tiver duvida, no Simpi faz para você.

Publicidade
Publicidade
ELEIÇÕES
Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Um bilhão de reais por ano, tecnologia de última geração e um projeto andando: dessa vez sai a BR-364 duplicada?

A pista, nos dois sentidos, está muito melhor. Há trechos com segunda pista e até terceira. A segunda ponte sobre o rio Jaru, em fase de conclusão, também faz parte deste pacote.
L

R$ 4,4 bilhões: edição 2024 da RRShow é a maior da história em volume de negócios, diz Marcos Rocha

Diante dos grandes resultados e da magnitude do evento, as apostas para a próxima edição estão bem altas.
L

Grave acidente envolve três veículos e deixa uma vítima fatal

Colisão entre veículo de passeio, caminhão caçamba e CVC resulta em um óbito e múltiplos feridos
18
Ações de educação sanitária e fiscalização de animais fortalecem setor produtivo na 11ª Rondônia Rural Show

Ações de educação sanitária e fiscalização de animais fortalecem setor produtivo na 11ª Rondônia Rural Show

Neste ano, tanto para leilões quanto para exposições, foram recepcionados 150 bovinos, 47 ovinos, 16 caprinos, sete equinos, três muares, um asinino, 31 rãs, 2.985 peixes e 20 porquinhos da índia.
L
Inovação para cadeia do cacau vence Hackathon da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Inovação para cadeia do cacau vence Hackathon da 11ª Rondônia Rural Show Internacional

Acadêmicos vencem Hackathon com ideia inovadora destinada à analisar as amêndoas do cacau com Inteligência Artificial.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Sueco Volvo EX30 estreia no Brasil com preço de elétrico chinês

SUV é oferecido nas versões Core, Plus e Ultra a partir de R$ 229.950,00
L
RondoLEITE demonstra desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Rondônia durante a Rondônia Rural Show

RondoLEITE demonstra desenvolvimento da cadeia produtiva do leite em Rondônia durante a Rondônia Rural Show

A RondoLEITE trouxe mais de 200 animais à exposição, incluindo ovinos, caprinos, equinos e bovinos das raças de produção de leite e carne.
L

GREVE NA UNIR: evasão já é tratada com temor na universidade

Docentes rejeitaram a proposta do governo federal e mantêm a greve.
L
Prefeitura auxilia expositores porto-velhenses na 11ª edição da Rondônia Rural Show

Prefeitura auxilia expositores porto-velhenses na 11ª edição da Rondônia Rural Show

Transporte de mercadorias da capital até Ji-Paraná garantiu que os produtos chegassem à feira de forma rápida e segura.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Local de prova do concurso da Caixa está disponível para os candidatos

Local de prova do concurso da Caixa está disponível para os candidatos

Exame será aplicado no próximo domingo
L

ENEM DOS CONCURSOS: Divulgada nova data do Concurso Nacional Unificado: 18 de agosto

A prova reúne mais de 2,1 milhões de candidatos e oferece 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado será no dia 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

Concurso Unificado será no dia 18 de agosto, confirma Ministério da Gestão

A prova será realizada dia 18 de agosto. Todos os cadernos de prova estão preservados e em segurança
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Valtinho Canuto destaca ações e projetos em São Carlos e Porto Velho

Vereador Valtinho Canuto destaca ações e projetos em São Carlos e Porto Velho

Dentre as iniciativas, ele destacou a manutenção paliativa em estradas vicinais, a modernização da iluminação em campos de futebol e a importância das parcerias entre diferentes entidades para o progresso das comunidades.
L

Parlamentares aprovam PLC que reajusta salários dos servidores do MPRO em 5%

Aprovação ocorreu na sessão itinerante realizada nesta quinta-feira, 23.
L

Alero aprova mais de R$ 270 milhões em projetos de lei na Rondônia Rural Show Internacional

Investimento foi assegurado para reforçar o atendimento dos órgãos governamentais.
L

JAIME BAGATTOLI: 11ª Rondônia Rural Show Internacional mostra força do setor produtivo de Rondônia

Parlamentar destacou investimentos e respeito ao meio ambiente
L

CORONEL CHRISOSTOMO: Desgoverno do PT agora avalia VETAR taxação federal de compras internacionais até US$ 50.

Cobrança do imposto de importação foi incluída no PL – Mover
L
Publicidade

POLÍCIA

Batida frontal entre motos deixa dois feridos graves na zona sul de Porto Velho

A PM ficou responsável por fazer o registro.
16

Identificados: Homem invade residência e mata ex-mulher e atual namorado na zona sul de Porto Velho

De acordo com testemunhas, o principal suspeito de matar o casal é o ex-marido de Jaiane, por conta de ciúmes.
18
polícia

Homem invade casa e mata ex-mulher e o atual marido dela na zona sul de Porto Velho

O duplo homicídio teria acontecido na frente da filha pequena do ex-casal.
10
polícia

ATENTADO A BALA: Criminosos atiram 20 vezes para tentar matar apenado na zona leste

Após a fuga dos suspeitos, que tinham apoio de um carro, a vítima foi socorrida em um carro particular para a UPA Leste.
10
URGENTE: Vila de apartamentos é atingida por incêndio no centro

URGENTE: Vila de apartamentos é atingida por incêndio no centro

Pelos menos três apartamentos foram atingidos pelo fogo que destruiu os imóveis.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agroindústrias de Porto Velho fazem sucesso na 11ª edição da Rondônia Rural Show

Agroindústrias de Porto Velho fazem sucesso na 11ª edição da Rondônia Rural Show

A conquista dos produtores é resultado de muito esforço e dedicação, muitas vezes envolvendo toda a família no processo de produção.
L

Agroindústrias de Porto Velho ganham destaque no Pavilhão Empresarial durante a Rondônia Rural Show

Presença de agroindústrias da capital na feira reflete o crescimento do setor.
L
Projeto da Unir é apresentado em evento internacional na Irlanda

Projeto da Unir é apresentado em evento internacional na Irlanda 

Barras Maning Arretadas é voltado ao rap e foi mostrado na Droppin Science conferência realizada na University College Cork.
L
Fórum Nacional comemora os 41 anos do TCE e MPC

Fórum Nacional comemora os 41 anos do TCE e MPC

O evento será no auditório do Tribunal de Contas, em Porto Velho (RO). O objetivo é proporcionar um espaço de reflexão sobre o papel da inovação e da tecnologia na otimização dos processos de controle externo.
L

[AO VIVO] Prefeitura de Porto Velho Marca Presença na Rondônia Rural Show – ÚLTIMO DIA

Assista a transmissão ao vivo direto do Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
L

Prefeitura de Porto Velho Marca Presença na Rondônia Rural Show – ÚLTIMO DIA

A programação incluiu entrevistas com agricultores locais, demonstrações de novas máquinas agrícolas e debates sobre as políticas públicas voltadas ao agronegócio.
L
Cientistas encontram proteínas que ajuda a detectar câncer 7 anos antes do diagnóstico

Cientistas encontram proteínas que ajuda a detectar câncer 7 anos antes do diagnóstico

Para o estudo, os cientistas usaram uma técnica chamada proteômica.
L
Homem é encontrado morto a facada no Cristal da Calama

Lavador de carros é morto a facada no Cristal da Calama

Segundo as primeiras informações, moradores do local quando saíram de casa se depararam com o rapaz caído na calçada e acionaram a PM e Samu.
18
Central de alimentos abastecerá cozinhas solidárias no RS

Central de alimentos abastecerá cozinhas solidárias no RS

Iniciativa de movimentos sociais visa segurança alimentar
L
Médicos chamam atenção para mucopolissacaridose, doença genética rara

Médicos chamam atenção para mucopolissacaridose, doença genética rara

Teste do pezinho pode diagnosticar patologia de forma precoce
L