SEXTA-FEIRA, 03/05/2024

No segundo semestre, Supremo terá novo presidente e aposentadoria de Celso de Mello

Primeira sessão após recesso está marcada para esta segunda (3), com julgamento sobre proteção a indígenas na pandemia.

Publicado em 

No segundo semestre, Supremo terá novo presidente e aposentadoria de Celso de Mello - News Rondônia

O Supremo Tribunal Federal (STF) abre nesta segunda-feira (3) os trabalhos do segundo semestre, após a volta do recesso do meio do ano. Nos próximos meses, além de julgamentos de temas importantes (veja a lista mais abaixo), a Corte terá troca de presidente e aposentadoria do ministro mais antigo, Celso de Mello.

No segundo semestre, Supremo terá novo presidente e aposentadoria de Celso de Mello - News Rondônia

O novo presidente será o ministro Luiz Fux, que vai assumir em setembro, quando terminará o mandato de dois anos de Dias Toffoli. Mello se aposentará em novembro, ao completar 75 anos, idade máxima para um ministro do Supremo, de acordo com a lei.

O ministro é o relator do inquérito que investiga a suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal, denunciada pelo ex-juiz Sergio Moro.

Pelo regimento do STF, o novo ministro nomeado pelo presidente da República para a vaga de Mello assumiria a investigação, mas existe a possibilidade de que outro membro da Corte peça a relatoria, caso o inquérito se estenda sem conclusão até a saída do decano.

Mello está no Supremo desde 1989, quando foi nomeado pelo ex-presidente José Sarney. Ele é o ministro mais antigo desde 2007. Em abril, retomou a presença nos julgamentos após três meses de licença médica, para operar o quadril, e uma internação por quadro infeccioso.

Sessões virtuais

Por enquanto, as sessões plenárias do STF vão continuar sendo feitas por videoconferência, em razão da pandemia do novo coronavírus. A primeira do semestre já será nesta segunda, com previsão de início às 15h.

Os ministros vão decidir sobre medidas de proteção a indígenas na pandemia de Covid-19.

O plenário avalia se mantém a decisão individual do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que determinou que o governo adote medidas para proteger os índios da pandemia. A decisão saiu no mesmo dia em que o presidente Bolsonaro vetou trechos da lei de proteção aos povos indígenas contra a Covid.

Ainda não há previsão para a retomada das sessões presenciais.

Decisões individuais

A Corte também retoma a análise de processos que foram delegados durante o recesso ao presidente Dias Toffoli.

Durante esse período, se julgar que o caso é urgente, o presidente pode decidir sozinho pedidos que estão com outros relatores. Com a retomada das atividades, com ou sem decisão de Toffoli, esses temas voltam às mãos dos relatores originais.

É o caso de pedido apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro para suspender o bloqueio de redes sociais, que atingiu blogueiros bolsonaristas.

Na ação ao STF, Bolsonaro afirma que esse impedimento afeta a liberdade de expressão. Toffoli não viu urgência, e a análise ficou para o relator, ministro Edson Fachin, que pode decidir individualmente ou enviar o caso direto ao plenário.

Fachin também é o relator de pedido em que a Câmara dos Deputados pede a anulação de buscas no gabinete da deputada Rejane Dias (PT-PI), determinada por juiz de primeira instância, alegando que caberia ao STF decidir sobre parlamentares com foro atualmente.

O ministro Gilmar Mendes deve analisar se mantém suspensas as investigações sobre suposto o senador e ex-governador José Serra, do PSDB, e a filha dele, Verônica, por lavagem de dinheiro.

A suspensão foi determinada por Toffoli e paralisou ainda inquérito que apura repasses ilegais de R$ 5 milhões feitos, segundo um delator, por ordem do fundador e acionista da Qualicorp, José Seripieri Júnior, à campanha de José Serra ao Senado, em 2014.

Mendes pode decidir ainda sobre uma ação em que o Ministério Público do Rio contesta o foro privilegiado do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) no caso das “rachadinhas”. A expectativa é que o caso seja enviado para análise da Segunda Turma, composta por cinco ministros.

O Ministério Público do Rio de Janeiro pede a cassação da decisão da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado, que retirou o caso do juiz Flávio Itabaiana, da 27ª Vara Criminal, na primeira instância, e enviou para a segunda.

Antes de decidir sobre o caso, o ministro pediu informações à segunda instância e, depois, que a Procuradoria-Geral da República se manifestasse. Durante o recesso, Toffoli entendeu que seria melhor aguardar a chegada das informações.

Nesse mesmo contexto, o ministro Celso de Mello enviou ao plenário uma ação da Rede que questiona a decisão da Justiça do Rio. Flavio Bolsonaro pediu que o STF arquive a ação. A depender da data do julgamento, o decano não irá participar. E cederá lugar ao substituto definido por Bolsonaro.

Antes de assumir a presidência, o ministro Luiz Fux também pode analisar recurso da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) contra decisão de Toffoli sobre a formação de uma nova comissão especial para analisar o processo de impeachment do governador do RJ, Wilson Witzel (PSC).

A contestação da Alerj pede que a decisão liminar do STF seja “integralmente reconsiderada” e que a comissão especial formada anteriormente na assembleia seja restaurada.

Mudanças nas turmas

A partir de setembro ocorrerá também mudanças nas turmas do Supremo, compostas por cinco ministros, exceto o presidente.

Com a saída de Fux da composição da Primeira Turma para assumir a presidência, Toffoli deve passar a integrar o colegiado, de acordo com o regimento interno.

Antes de presidir o Supremo, Toffoli integrava a Segunda Turma que, em novembro, passa a ter uma vaga com a aposentadoria de Celso de Mello. É nela que são julgados os casos da Operação Lava Jato.

Pelas regras internas do STF, qualquer ministro tem o direito de pedir a transferência. Se mais de um se interessar, a preferência é do mais antigo.

Julgamentos previstos

Além do julgamento desta segunda, sobre proteção a indígenas, está previsto para ser analisado no plenário no dia 12 de agosto a ação que vai definir o tipo de correção a ser aplicado a dívidas trabalhistas.

Em junho, o ministro Gilmar Mendes suspendeu a tramitação de todos os processos trabalhistas do país em que se discute se valores devidos deverão ser corrigidos pela Taxa Referencial (TR) ou pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E).

Já no plenário virtual, deve ter continuidade o julgamento da decisão provisória do ministro Edson Fachin que suspendeu operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro durante a pandemia.

Nesse tipo de julgamento, os ministros apresentam seus votos online. Até agora, Alexandre de Moraes foi o único voto contra a confirmação da liminar (decisão temporária). Os ministros Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Rosa Weber votaram para manter as restrições. A análise se encerra dia na terça (4).

Na quarta (5), o STF analisa se mantém a liminar do ministro Marco Aurélio Mello que proibiu cortes do governo em benefícios do Bolsa Família. Segundo a ação, em março, 158 mil bolsas foram cortadas – 61% delas no Nordeste. Marco Aurélio ordenou que a liberação de recursos para novas bolsas deve ser “uniforme” considerados os estados da federação.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Vereadora Márcia Socorristas Animais repudia atropelamento de cachorro e cobra providências

Em seu perfil no Instagram, a vereadora lamentou o ocorrido e afirmou que irá acompanhar o caso de perto, para que a motorista seja devidamente responsabilizada pelo ato ora cometido.
L
Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto!!!

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo posiciona-se contra o aborto

O parlamentar Rondoniense é totalmente a favor da vida e faz uma série de mobilizações no congresso nacional no posicionamento contrário à legalização do aborto.
L

Deputado Pedro Fernandes celebra a publicação da nova “Pauta da Madeira” em Rondônia

A revisão da “Pauta da Madeira” foi um processo intensivo que começou com discussões detalhadas, a partir do reajuste feito na tabela anterior, que datava 2012.
L

Dra. Taíssa solicita contratação de médico cardiologista para Guajará-Mirim

Ausência desse profissional contribui negativamente para o risco de vida do paciente.
Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Em Vilhena, Sílvia Cristina vistoria obras do Centro de Prevenção e Diagnóstico do Câncer

Deputada destinou o recurso e a unidade deve ser inaugurada em junho.
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

PM de Rondônia anuncia criação do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado

Comandante-geral apresenta medida em resposta ao aumento das ações criminosas e destaca a necessidade de um contingente especializado para combater facções.
L

PVH-RO: vítimas de explosão em apartamento na zona sul seguem internadas

Mãe persiste com quadro gravíssimo.
L

Família pede ajuda para encontrar familiar que está desaparecido desde o dia 27 de abril

Se alguém viu ou tiver informações, a família pede que entre em contato com a irmã dele pelo número 69 992009925.
L

Lançamento da Semana no Cine Araújo: ‘O Dublê’

A distribuição é feita pela renomada Universal Pictures, garantindo uma produção de alta qualidade.
L
Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Ritmos e Movimentos: A jornada de Christina Pontes no universo da Dança do Ventre e Cigana

Christina Pontes revela os segredos de suas coreografias e o impacto da dança em Rondônia.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Rondônia registra a criação de 4 mil empregos com carteira assinada no primeiro trimestre

Saldo do mês foi positivo nas cinco regiões no Brasil. No primeiro trimestre, país registrou 719 mil novos empregos formais. Em 15 meses, são 2,18 milhões de vagas com carteira assinada criadas em todo o Brasil.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

Novos postos de trabalho são divulgados pelo Sine Municipal de Porto Velho

São 56 novas oportunidades de emprego esperando os candidatos
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

Provas do Concurso Unificado serão aplicadas em mais de 75 mil salas

É o maior certame da história do país, diz governo federal
L
Publicidade

POLÍTICA

Dra. Taíssa indica contratação de professores para a escola Irmã Maria Celeste em Guajará-Mirim

Dra. Taíssa indica contratação de professores para a escola Irmã Maria Celeste em Guajará-Mirim

Pedido tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento educacional da região.
L
II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

II Encontro com Assessores Parlamentares da Alero será realizado no dia 6 de maio

Evento é voltado para todos os assessores da Casa.
L
Márcio Pacele solicita encascalhamento no beco das Hortaliças no bairro Ronaldo Aragão

Márcio Pacele solicita encascalhamento no beco das Hortaliças no bairro Ronaldo Aragão

Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento prontamente atende pedido do vereador Márcio Pacele.
L

Cláudia de Jesus: União transfere área do bairro Planalto para prefeitura de Porto Velho

Presidente do Incra estará em Rondônia para solenidade oficial de transferência
L
COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

COM UNANIMIDADE: Senado aprova projeto, de relatoria de Jaime Bagattoli, que moderniza a indústria nacional

Relator da proposta, Jaime definiu a aprovação como uma grande conquista para o setor
L
Publicidade

POLÍCIA

Ladrão é preso após invadir escola depois de fazer assalto na zona sul

Ladrão é preso após invadir escola depois de fazer assalto na zona sul

O comparsa do suspeito, que usava uniforme do colégio João Bento de Souza, fugiu levando a bike roubada.
10
PF RO deflagra operação Murici contra crimes ambientais em terra indígena

PF RO deflagra operação Murici contra crimes ambientais em terra indígena

A ação ocorreu na Terra Indígena Zoró em Rondolândia/MT
L

Ação Integrada na Fronteira Localiza Veículo Furtado em Guajará-Mirim na Bolívia

A motocicleta foi interceptada já na Bolívia pelas autoridades daquele país.
L

URGENTE: Carro capota e motorista fica ferida em acidente na Carlos Gomes

A PM foi acionada e faz o controle do fluxo de veículos.
12
Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

Motorista de Ford Ka faz conversão e causa grave acidente na Jatuarana

A motociclista seguia em direção a BR-364, quando o condutor do veículo fez uma conversão proibida na via e causou a colisão que derrubou a vítima no asfalto.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Maio Amarelo 2024: PRF intensifica ações educativas em Rondônia

Em todo o estado, nas Delegacias e Unidades Operacionais, a PRF realizará ações como o cinema rodoviário, em que os motoristas e passageiros são abordados e convidados a assistir palestras e vídeos educativos sobre condutas seguras no trânsito.
L

Forças Armadas mobilizam 626 militares no apoio às vítimas das enchentes em 19 municípios no Rio Grande do Sul

As atividades desempenhadas incluem resgate de pessoas ilhadas; distribuição de água, alimentos e donativos, e auxílio na recuperação da infraestrutura danificada.
L
CBF adia jogos por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

CBF adia jogos por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Decisão afeta partidas que envolvem equipes gaúchas
L
TRE condena deputado Rodrigo Amorim por violência política de gênero

TRE condena deputado Rodrigo Amorim por violência política de gênero

Parlamentar ofendeu a deputada Benny Briolly em discurso na Alerj
L
Badminton: Vitor Tavares carimba vaga para os Jogos de Paris

Badminton: Vitor Tavares carimba vaga para os Jogos de Paris

Brasileiro competirá na classe SH6 (baixa estatura) da modalidade
L
Maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas. É neste final de semana!

Maio terá chuva de meteoros Eta Aquáridas. É neste final de semana!

Na hora de observar os fenômenos, diversos aplicativos podem ajudar na localização.
L
Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

Internações e mortes por influenza e vírus sincicial aumentam no país

Idosos e crianças pequenas são os mais afetados
L

Recebimento da Licença Ambiental: D A COSTA LTDA

Dispensa de Licenciamento
L
Auto Clube RO

Programa Agenda News entrevista: Ryckson Cordeiro e Dario Junior

Renata Camurça terá o prazer de entrevistar Ryckson Cordeiro e Dario Junior, representantes do Auto Clube RO, para falar sobre a paixão que impulsiona esse clube de entusiastas.
L
Brasileiro que ganha até 2 salários mínimos terá isenção no IR, diz nova lei

Brasileiro que ganha até 2 salários mínimos terá isenção no IR, diz nova lei

Agora, o valor tem um novo reajuste e chega a R$ 2.824, também já considerando o desconto.
L