QUINTA-FEIRA, 22/02/2024

Fomento ao turismo e geração de emprego e renda marcam projetos desenvolvidos pela Semdestur

Entre as atividades desenvolvidas pela secretaria estão circuitos turísticos e feiras de artesanato e gastronomia.

Por Taís Botelho/Isabella Leite / SMC/PMPV - 25

Publicado em 

Fomento ao turismo e geração de emprego e renda marcam projetos desenvolvidos pela Semdestur
Giuliana Miranda

Com o objetivo de promover e estimular o potencial turístico de Porto Velho, garantir a geração de emprego e renda, e fomentar o desenvolvimento econômico da capital, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur) trabalhou intensamente, consolidando ações e projetos que se destacaram ao longo de 2023.

Entre as atividades desenvolvidas pela secretaria estão circuitos turísticos, feiras de artesanato e gastronomia, revitalização e melhorias de espaços públicos, capacitação profissional de empreendedores, além de projetos que fomentam a atividade de turismo na capital e nos distritos.

CAMPANHA

A campanha promocional “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros” foi um dos principais projetos desenvolvidos pela Semdestur desde 2021. A campanha reúne conteúdos que trazem informações sobre os pontos turísticos e opções de lazer em Porto Velho, mapeados por classificações de 16 circuitos e quatro rotas, cada uma delas apresentando pontos turísticos, gastronomia, balneários, construções históricas, praças públicas, esportes radicais, turismo de aventura e muito mais. Além do material físico, impresso e distribuído no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Aeroporto de Porto Velho e em diversos pontos da cidade, a população também pode acessar o recém-inaugurado site ou o aplicativo 2Clics e navegar pelas informações.

Foi através da campanha “O Melhor de PVH” que a Semdestur se tornou finalista na 3ª Edição do Prêmio Nacional de Turismo, do Ministério do Turismo. Foram 482 inscritos em todo Brasil, divididos em dez categorias. A campanha foi selecionada na categoria “Promoção e Marketing do Turismo”, e a premiação aconteceu no Salão de Turismo, em Brasília.

Realizado em maio deste ano, o “Estação Turismo” foi mais um caso de sucesso da pasta. O evento aconteceu no Porto Velho Shopping, para proporcionar aos moradores de Porto Velho e turistas a oportunidade de conhecer um material enriquecedor de promoção do turismo da capital. Quem passou por lá conferiu de perto a exposição de quadros do artista plástico Mikeliton Alves, a cenografia da casa beradeira, televisões touch com vídeos do Lago do Cuniã e do baixo Madeira, além de degustação da culinária local, apresentações de artistas, palestras, workshops e painéis, todos voltados para a temática beradeira.

Em 2023, o turismo de Porto Velho foi levado novamente à maior feira de turismo da América Latina, a ABAV Expo. Realizada em setembro, no Rio de Janeiro, a ABAV Expo reuniu o trade turístico nacional e internacional, e o stand de Porto Velho expôs elementos da cultura beradeira em seus 50m². O Prefeito Hildon Chaves prestigiou o stand, tendo proferido uma palestra aos visitantes, confirmando o compromisso de sua gestão com a inovação com o turismo e o sentimento de pertencimento.

TRÊS CAIXAS D’ÁGUA

Em 2023, a Semdestur iniciou a primeira etapa da revitalização da Praça das Três Caixas D’água, por meio de iniciativa público-privada e parceria com outras secretarias. Mais de dez litros de tintas e material suporte foram fornecidos pela empresa afiliada da Suvinil, Dismonza Tintas. O local também teve mais de 15 bancos recuperados, a realização de um novo paisagismo, e a aplicação de um painel artístico feito pelo artista plástico Bruno Souza, retratando o período pré Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

SINALIZAÇÃO DE ESPAÇOS

A secretaria também investiu na instalação de placas de sinalização turística ao longo da BR e na Estrada da Penal. A sinalização visa orientar os usuários, auxiliando no caminho para balneários e outros locais de lazer. Foram instaladas 17 placas de sinalização turística na Rota das Águas, além das outras 44 placas de QR Code em pontos turísticos, contendo informações para atrativos em português, inglês e espanhol.

PASSEIO DE BARCO

Um dos maiores atrativos turísticos de Porto Velho, o passeio de barco pelas águas do rio Madeira, ganhou maior importância e reconhecimento do poder público. Por meio da Lei nº 3.009, de 10 de janeiro de 2023, a atividade foi considerada patrimônio cultural de natureza imaterial do município. Para celebrar a placa de reconhecimento, a secretaria realizou no dia 14 de janeiro de 2023, um passeio de barco com convidados do trade para celebrar o acontecimento.

TURISMO PEDAGÓGICO

Como forma de estimular o sentimento de pertencimento das crianças, e despertar a valorização de espaços turísticos, foi criado o projeto Turismo Pedagógico, lançado pela Semdestur em outubro. Cerca de 590 alunos da rede municipal de ensino já foram impactados. A previsão é que mais de 2.500 crianças sejam beneficiadas com a ação até julho de 2024. O turismo pedagógico também gera emprego, pois, os guias de turismo são contratados pela empresa operadora.

CAPACITAÇÕES

O ano de 2023 também foi marcado por capacitações aos profissionais que trabalham com turismo em Porto Velho, já que a pasta observou a necessidade dos agentes de receptivos se apropriarem das ferramentas de promoção turística desenvolvidas pela secretaria. Entre elas estão a capacitação do condutor de pesca esportiva, que formou 20 condutores de Jaci-Paraná, e o curso de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) voltado ao trade turístico, direcionado para 70 pessoas da área. As capacitações foram gratuitas e impulsionam os profissionais do trade turístico a receberem o visitante de forma inclusiva e profissional.

Além das capacitações ao trade turístico, a Semdestur também forneceu, através do departamento de desenvolvimento socioeconômico, as capacitações profissionalizantes para jovens e o Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem).

O Procem foi realizado em três edições, na Praça CEU, na Vila Nova Teotônio e na Semdestur Centro, este último foi o “Ela Pode!”, focado em mulheres. Cerca de 200 empreendedores foram beneficiados com oficinas que foram de marketing, gestão financeira a Boas Práticas em Manipulação de Alimentos.

Em parceria com a Associação dos Jovens Estudantes de Rondônia (Ajero) e o Senac, a Semdestur ofereceu cursos profissionalizantes como Informática Básica, Design Gráfico, Artesanato, Operador de Computador, Finanças para vendas, beneficiando mais de 300 jovens e adultos.

GIRO EMPREENDEDOR

Criado em 2022 para promover e fomentar as feiras realizadas pelos pequenos empreendedores da capital, o Giro Empreendedor realizou diversas programações ao longo de 2023, fortalecendo a economia solidária. Foram cadastrados no programa 136 pessoas, proporcionando a participação nas feiras realizadas semanalmente, em forma de rodízio. Até o final do ano serão contemplados mais 360 empreendedores, totalizando 2.760 oportunidades de geração de renda com a realização de 156 feiras no decorrer do ano.

PRAÇA CEU

O Centro de Artes e Esportes Unificado (Praça CEU) é gerenciado pela Semdestur e se destaca no oferecimento de atividades esportivas e assistenciais. Localizada na Zona Leste de Porto Velho, a Praça CEU oferece aulas gratuitas de ballet, futsal, basquete, vôlei e jiu-jitsu para crianças e adolescentes, além de zumba, ginástica e alongamento para terceira idade, beneficiando mais de 720 pessoas da comunidade.

COMÉRCIO

A Semdestur realizou o Sábado Animado na Avenida José Amador dos Reis, beneficiando mais de 100 lojas, e esteve presente em ações de fomento ao comércio em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas e Fecomércio.

EMPREGO

A pasta do Trabalho da Semdestur, o Sine Municipal, realizou diversas ações itinerantes em bairros e distritos de Porto Velho, além dos atendimentos na Praça CEU e Centro, contemplando a população com emissão de RG, orientação profissional e captação de vagas. Mais de 45 mil currículos foram cadastrados na intermediação de mão de obra, 819 candidatos participaram da oficina “Avante, Trabalhador!” e 6.093 carteiras de identidade foram emitidas pelo Sine Municipal.

O Sine também ofereceu 80 vagas para cursos profissionalizantes de Serralheiro de materiais ferrosos, Operador de empilhadeira, Marceneiro de móveis sob medida e o curso de Padeiro e confeiteiro, oportunizando a jovens e adultos a capacitação que os destacará no mercado de trabalho.

Glayce Bezerra, secretária da Semdestur, enfatizou que durante o ano foram firmadas diversas parcerias, como estratégia de promover em massa o turismo e a geração de renda em Porto Velho, e ressaltou que estas foram apenas algumas das ações realizadas pela pasta.

“Temos avançado em reformas de espaços históricos, divulgação dos circuitos e rotas turísticas para fortalecer a identidade do porto-velhense e o sentimento de pertencimento. Também evoluímos no fomento ao empreendedorismo, com o Giro Empreendedor e as diversas capacitações ofertadas. E o Sine Municipal, cada vez mais sendo a ponte entre o empresário e o candidato, podendo colaborar para o crescente número de empregos em nosso Estado. Todas as ações da Semdestur visam o desenvolvimento de Porto Velho e são possíveis graças aos parceiros municipais, estaduais e privados que fazem acontecer junto conosco”, enfatizou a secretária municipal.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Parques aquáticos estão entre as opções da Plataforma Rondônia Tem Tudo

Parques aquáticos estão entre as opções da Plataforma Rondônia Tem Tudo

Os parques aquáticos que integram a Plataforma Rondônia tem turismo para quem busca aproveitar diversas atrações aquáticas.
L
Semdestur participa de capacitação do trade turístico de Rondônia para melhoria do atendimento aos moradores e visitantes

Semdestur participa de capacitação do trade turístico de Rondônia para melhoria do atendimento aos moradores e visitantes

Treinamento foi oferecido pela Embratur em parceria com o Sebrae
L
Rondônia adere ao programa “Conheça o Brasil” que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Rondônia adere ao programa ‘Conheça o Brasil’ que vai facilitar o acesso a viagens dentro do país

Com o aumento da demanda é dinamizada a economia local, gerando emprego e renda às comunidades que recebem visitantes.
L
Programa “Viaja Mais Servidor” fomenta turismo interno para apresentar as belezas naturais de Rondônia

Programa “Viaja Mais Servidor” fomenta turismo interno para apresentar as belezas naturais de Rondônia

Entre as opções da plataforma, “Rondônia tem tudo” estão os balneários que oferecem estrutura para curtir os rios.
L
Memorial Rondon garante ao visitante exposições e ambientes interativos, em Porto Velho

Memorial Rondon garante ao visitante exposições e ambientes interativos, em Porto Velho

Ao visitar o Memorial Rondon, os turistas têm a oportunidade de realizar uma viagem no tempo através de exposições, acervos e ambientes interativos.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Programa Agenda News entrevista: Jeferson Toskin

O “Agenda News” apresentará uma entrevista com Jeferson Toskin, organizador do Toskin Rock Fest 3, conduzida por Renata Camurça.
L

Decisão obtida pelo Governo de Rondônia avança no processo de Transposição de servidores

O prazo estabelecido para que a União conclua todos os pedidos de reenquadramento é de até 90 dias
L
Com 4,1 milhões de matrículas, Brasil avança na meta para creches

Com 4,1 milhões de matrículas, Brasil avança na meta para creches

Dados apontam ainda para universalização da pré-escola no país.
L

Ponta do Abunã: pancadas de chuva na região colocam trecho em alerta

Nesta área é intensa a formação de nuvens do tipo ‘Nimbostratus’
L
Prefeitura realiza 2º seminário de prevenção à gravidez na adolescência em Porto Velho

Prefeitura realiza 2º seminário de prevenção à gravidez na adolescência em Porto Velho

Evento abordou temas relevantes para a construção de estratégias de redução à gestação precoce.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

Vaga de Empregos

Hotel Caribe oferece vaga para Recepcionista de Hotel em Porto Velho

A vaga, publicada em 22 de fevereiro de 2024, oferece regime de tempo integral e é uma excelente oportunidade para quem busca ingressar ou se desenvolver na área hoteleira.
L
Vagas de Emprego

Hospital de Amor abre vaga para Auxiliar de Recursos Humanos em Porto Velho

A vaga, publicada em 22 de fevereiro de 2024, oferece regime de tempo integral e busca por profissionais comprometidos e habilidosos para integrarem sua equipe.
L
Indústria de alimentos do Brasil gera 70 mil vagas de emprego em 2023

Indústria de alimentos do Brasil gera 70 mil vagas de emprego em 2023

Investimentos alcançaram a cifra de R$ 35,9 bilhões.
L

Candidatos aprovados no processo seletivo de estágio do Detran-RO, são convocados

Os 60 convocados devem apresentar a documentação exigida entre os dias 22 de fevereiro e 2 de março
L
Caixa anuncia concurso público com mais de 4 mil vagas no país

Caixa anuncia concurso público com mais de 4 mil vagas no país

Carlos Vieira fez anúncio ao lado do presidente Lula.
L
Publicidade

POLÍTICA

Vereador Everaldo Fogaça busca soluções para taxas elevadas de descarte de entulhos em Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça busca soluções para taxas elevadas de descarte de entulhos em Porto Velho

Presidente da ASTRON Cristiano Matos, vereador Everaldo Fogaça (REPUBLICANOS e Robson Lima.
L
Vereadora Márcia Socorristas Animais se reúne com moradores do Três Marias e secretário da Semob

Vereadora Márcia Socorristas Animais se reúne com moradores do Três Marias e secretário da Semob

Devido ao intenso tráfego de veículos e constantes chuvas devido ao inverno amazônico em Porto Velho, formaram-se verdadeiras crateras nas ruas do Bairro Três Marias.
L
Governador Marcos Rocha debate na Agência Nacional de Águas impactos causados pela crise hídrica

Governador Marcos Rocha debate na Agência Nacional de Águas impactos causados pela crise hídrica

Além da reunião, Marcos Rocha teve a oportunidade de conhecer a sala de situação da ANA, onde são realizados monitoramentos em tempo real do nível dos rios.
L

Vereador Edimilson Dourado prestigia abertura do ensaio da quadrilha Flor da Primavera

Na oportunidade, também esteve atendendo o pedido de solicitação dos desportistas e amantes da cultura que utiliza a quadra da escola para seus ensaios noturnos.
L
Vereador Edimilson Dourado participa de consulta pública para criação de nomes de ruas

Vereador Edimilson Dourado participa de consulta pública para criação de nomes de vias

Parlamentar se comprometeu em apresentar o PL para instituir o Loteamento Servilha como Bairro do Município de Porto Velho.
L
Publicidade

POLÍCIA

SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Homem cai dentro de poço e morre afogado em distrito de Porto Velho

Populares chamaram uma servidora que atende no postinho de saúde local, onde foi feita a constatação do óbito.
18
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

URGENTE: Neta chega em casa e encontra avô ferido a golpe de facão em Porto Velho

A vítima teria informado que sofreu um acidente doméstico ainda pela manhã e já não sentia mais a perna lesionada.
14
Após tentativa de fuga, PRF prende homem por tráfico de drogas e desobediência

Após tentativa de fuga, PRF prende homem por tráfico de drogas e desobediência

O homem também não possuía Carteira Nacional de Habilitação.
10
Em Ariquemes, PRF realiza apreensão de 77 m³ de madeiras

Em Ariquemes, PRF realiza apreensão de 77 m³ de madeiras

As cargas eras transportadas com divergência na volumetria e espécie.
10
CÂMARA FRIA: PF RO deflagra operação para combater contrabando de alimentos na fronteira

CÂMARA FRIA: PF RO deflagra operação para combater contrabando de alimentos na fronteira

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Guajará-Mirim/RO.
10
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fim dos tempos

Essa sacudida que está acontecendo no Planeta é prelúdio de uma nova Terra que está passando da categoria de provas e expiações para regeneração.
L

Requerimento da Licença Ambiental: L C PAPASSONI

Licença Ambiental
L
Brasil debate no G20 pandemia e produção de medicamentos

Brasil debate no G20 pandemia e produção de medicamentos

Especialistas voltam a se reunir em abril, em Brasília.
L
À frente do combate aos crimes ambientais, Ibama completa 35 anos

À frente do combate aos crimes ambientais, Ibama completa 35 anos

Autarquia enfrenta desafios de reestruturação.
L
Secretário dos EUA: sem paz, é impossível avançar em agendas sociais

Secretário dos EUA: sem paz, é impossível avançar em agendas sociais

Blinken destacou reuniões com Lula sobre conflitos em Gaza.
L

Requerimento da Licença Ambiental: CANA COMERCIO E DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS LTDA

LICENÇA AMBIENTAL POR DECLARAÇÃO
L
Cientista brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar

Cientista brasileiro pode ter descoberto novo planeta no Sistema Solar

Possível planeta estaria localizado no chamado Cinturão de Kuiper.
L
Clubes brasileiros prestam solidariedade ao Fortaleza após ataque

Clubes brasileiros prestam solidariedade ao Fortaleza após ataque

Ônibus com delegação do Leão do Pici foi atingido por bombas e pedras.
L