QUINTA-FEIRA, 29/02/2024

Ações desenvolvidas pela Setur promovem o fortalecimento do eixo turístico de Rondônia

Para o governador, Marcos Rocha, o setor turístico faz parte do eixo estratégico para o fomento da economia rondoniense.

Por Richard Neves/Secom/Gov-RO - 010

Publicado em 

Ações desenvolvidas pela Setur promovem o fortalecimento do eixo turístico de Rondônia - News Rondônia

Em 2023 foram realizadas várias ações no eixo turístico de Rondônia. São avanços que podem ser atribuídos aos programas e projetos executados pelo Governo do Estado, que além de desenvolver, promove o fortalecimento do setor, com destaque para os projetos, a exemplo do Rondônia Tem TurismoFamtour, além de outros desenvolvidos que apresentam atrativos naturais, patrimônios históricos e culturais.

Para o governador, Marcos Rocha, o setor turístico faz parte do eixo estratégico para o fomento da economia rondoniense. “Temos desenvolvido vários projetos de fomento do setor, que é um dos importantes eixos de desenvolvimento, e o Governo de Rondônia tem trabalhado junto aos municípios, com a apresentação de projetos e workshops com gestores regionais e empresários, incentivado os estudantes com concursos de redação e poesia, dentre outras ações realizadas, para seja fortalecido o crescimento turístico no Estado”, salientou.

Forte Príncipe da Beira -Costa Marques

A ação dá visibilidade aos produtos turísticos de Rondônia, em parceria
com os municípios

De acordo com o titular da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), Gilvan Pereira Júnior, “as ações foram desenvolvidas mediante o planejamento estratégico, que foi elaborado por equipe do órgão e colocado em prática durante este ano, com resultados. Projetos como o Rondônia Tem Turismo e incentivo aos estudantes a conhecerem mais a história de Rondônia, com o Concurso de Poesia e RedaçãoViva Rondônia, entre outros”, evidenciou.

RONDÔNIA TEM TURISMO

O projeto lançado no mês de maio em Porto Velho, visa empreender ações de publicidade para impulsionar o crescimento e promover interesse, valorização, além de potencializar as belezas no Estado. A ação é uma estratégia inovadora que propõe visibilidade aos Produtos Turísticos em Rondônia, em parceria com os municípios.

CONCURSO DE POESIA

Com o tema “Rondônia e suas Belezas Naturais”, o objetivo é promover a valorização ao patrimônio geográfico e cultural de Rondônia e difundir o potencial turístico. O projeto é em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (Setur) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O projeto contemplou estudantes e professores do 6º ao 9º ano das escolas da Rede Pública Estadual de Ensino Fundamental II, atendidas com o Programa de Educação Integral (PEI). Os alunos vencedores foram beneficiados com “City Tour” nos pontos turísticos dos respectivos municípios do Estado.

REDAÇÃO TURISMO

Ações desenvolvidas pela Setur promovem o fortalecimento do eixo turístico de Rondônia - News Rondônia

Estudantes visitam pontos turísticos de Porto Velho

Com a finalidade de resgatar e conscientizar sobre a importância do conhecimento e da preservação do patrimônio histórico e cultural pelo turismo, a Setur, com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou o projeto Redação Turismo, que leva estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino para conhecerem pontos turísticos.

No total, 72 pessoas foram premiadas com o “City Tour” no concurso de redação, entre estudantes e educadores. Alunos e professores visitaram os principais pontos turísticos do município, como o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o Mercado Central, a Praça das Três Caixas d’Água, o Museu da Memória Rondoniense (Mero) e o Memorial Marechal Rondon. Tudo foi acompanhado por um guia de turismo, que forneceu informações históricas e culturais sobre cada local visitado.

VIVA RONDÔNIA

O projeto destina a promoção e consolidação do turismo estadual, através de uma gestão descentralizada e compartilhada com os municípios de Rondônia. A ação sensibiliza gestores municipais a desenvolverem o turismo regional e municipal, seguindo os eixos de governança, capacitação, empreendedorismo e fortalecimento dos produtos turísticos.

INTEGRAÇÃO 

O encontro com representante de agência de turismo e entidades aconteceu com o propósito de promover a integração e alinhamentos, com boas práticas e ampliação de conhecimentos entre os participantes. O encontro, realizado este ano, reuniu 85 pessoas, entre secretários, interlocutores e representantes regionais, marcando a relevância de alinhar os projetos e ações desenvolvidas pela Setur, visando fortalecer a conexão, parceria, comunicação, além de proporcionar a troca de experiências. O evento reforça a união entre o Poder Público e todos os representantes inseridos nas atividades turísticas no processo de desenvolvimento local, regional e estadual do turismo.

FAMTOUR

Ações desenvolvidas pela Setur promovem o fortalecimento do eixo turístico de Rondônia - News Rondônia

Objetivo do Famtour é mostrar os pontos turísticos de todas as regiões
do Estado

O Projeto de Familiarização Turística de Rondônia (Famtour) consiste em selecionar representantes regionais, guias de turismo, influenciadores digitais, profissionais da imprensa televisiva e digital, gestores/interlocutores, agentes de viagem e turismo e imprensa governamental para uma experiência turística, a fim de que conheçam os atrativos turísticos e desta forma, poderão produzir conteúdos, como matérias e vídeos destas regiões, ressaltando as experiências positivas vividas durante a viagem.

As edições aconteceram nas seguintes cidades:

  • 1° Famtour: 2020 – Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Cacoal;
  • 2° Famtour: 2021 – Porto Velho e Candeias do Jamari;
  • 3° Famtour: 2021 – Ariquemes, Campo Novo de Rondônia e Machadinho d’Oeste;
  • 4° Famtour: 2022 – Costa Marques, São Francisco do Guaporé e São Miguel do Guaporé;
  • 5º Famtour: 2023 – Cacoal, Espigão do Oeste e Pimenta Bueno;
  • 6º Famtour: 2023 – Porto Velho, Candeias do Jamari e o distrito de Jaci-Paraná.

POTENCIAL TURÍSTICO

O Mapa de Regionalização do Turismo direciona ações que desenvolvam o setor em cada uma das sete Regiões Turísticas do Estado, mostrando o potencial turístico para investir de forma adequada nos benefícios; como infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, entre outras ações.

Trata-se de uma gestão compartilhada, descentralizada, coordenada e integrada, proporcionando a participação, democratização, os consensos e acordos, envolvendo a multiplicidade e diversidade de entes institucionais, agentes econômicos e sociedade civil organizada, no qual estabelece os critérios, as orientações, compromissos, procedimentos e os prazos para a composição.

O Estado possui 15 municípios no mapa, sendo: Costa Marques, São Miguel do Guaporé, Ji-Paraná, Mirante da Serra, Candeias do Jamari, Porto Velho, Vilhena, Colorado do Oeste, Cacoal, Pimenta Bueno, Ariquemes, Machadinho d’Oeste, Rolim de Moura e Alto Alegre dos Parecis.

Ações desenvolvidas pela Setur promovem o fortalecimento do eixo turístico de Rondônia - News Rondônia

A Setur destaca o desenvolvimento do etnoturismo

CONEXÃO ETNOTURISMO

O objetivo é criar roteiros regionais em comunidades indígenas e resgatar a cultura indígena de forma sustentável e geração de emprego. Um roteiro foi criado para o etnoturismo, exclusivamente com a tribo indígena Paiter Suruí, no município de Cacoal. De acordo com Gilvan Pereira, o resgate leva os participantes a vivenciarem a cultura, gastronomia e pinturas.

WORKSHOP “AGENTES DO TURISMO”

O workshop proporciona aos alunos do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep/RO), cursos voltados para o turismo, como os de Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Eventos, Recepcionistas, Inglês Básico e Espanhol Básico. Oportunidade dos cidadãos terem acesso às informações para aquisição de conhecimentos, por meio de palestras, debates, ampliando também, rede de contatos e empreendedorismo.

Em 2023 foi a 3ª edição do workshop, em que participaram do 60 pessoas. As últimas edições aconteceram nos anos de 2020 e 2021.

CIRCUITO TURÍSTICO

A fim de valorizar todos os trabalhadores do estado de Rondônia, o “Circuito de Turismo do Dia do Trabalhador”, com atividades turísticas, artísticas e culturais, que contou com a participação de aproximadamente mil pessoas, no Espaço Alternativo de Porto Velho. Na oportunidade aconteceu lançamento do programa Rondônia Tem Turismo, com a participação de autoridades públicas, empresários, associações e comunidade.

RONDÔNIA PARA TODOS

Visa o cadastramento de projetos de eventos para impulsionar o turismo nos diversos municípios, após abertura teve inscrição dos seguintes projetos:

  • Corrida do Jerico – Alto Paraíso;
  • Circuito de Motocross – São Miguel do Guaporé; e
  • Olimpíada Indígena – Ji-Paraná.

Fotos: Alex Nunes, Leandro Morais, Ésio Mendes e Frank Néry

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo de Rondônia traça ações para tornar cidades rondonienses mais acolhedoras para turistas

Governo de Rondônia traça ações para tornar cidades rondonienses mais acolhedoras para turistas

No evento, o Governo de Rondônia reuniu secretários municipais, representantes regionais e demais atores envolvidos no turismo do Estado
L

Marcos Rocha reúne setor turístico para tornar cidades rondonienses mais atrativas para turistas

Na programação deste encontro, além da troca de experiências regionais e municipais, houve palestras, workshops e debates sobre temas relevantes para o desenvolvimento do turismo no Estado
L
Com obras em todas as regiões de Rondônia, Governo fortalece desenvolvimento e atrativo para moradores e turistas

Com obras em todas as regiões de Rondônia, Governo fortalece desenvolvimento e atrativo para moradores e turistas

Pimenteiras do Oeste é um dos municípios que está sendo revitalizado com obras do Governo de Rondônia.
L
Conselho Municipal de Turismo realiza primeira reunião extraordinária de 2024

Conselho Municipal de Turismo realiza primeira reunião extraordinária de 2024

Foram apresentadas ações realizadas em 2023, como feiras e materiais para divulgação da campanha “O Melhor de PVH – Terra de Bravos Pioneiros”
L
Parques aquáticos estão entre as opções da Plataforma Rondônia Tem Tudo

Parques aquáticos estão entre as opções da Plataforma Rondônia Tem Tudo

Os parques aquáticos que integram a Plataforma Rondônia tem turismo para quem busca aproveitar diversas atrações aquáticas.
L
Publicidade
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Ilha do Marajó: Veja quais os deputados de Rondônia assinaram a CPI para investigar casos de abusos sexuais

Ilha do Marajó: Veja quais os deputados de Rondônia assinaram a CPI para investigar casos de abusos sexuais

O grupo se junta aos deputados Paulo Bilynskyj (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP) autores da proposta, bem como os outros coautores.
L

Contestada no STF, vaga de Lebrão na Câmara segue preservada: Deputado comemora

O resultado foi bastante apertado: seis votos a cinco. Se a decisão dos ministros fosse contrária, ao menos sete deputados federais perderiam o mandato e seriam substituídos por suplentes.
L
Prefeitura consegue apoio do governo federal para amenizar prejuízos causados pela seca de 2023 aos agricultores e pescadores

Prefeitura consegue apoio do governo federal para amenizar prejuízos causados pela seca de 2023 aos agricultores e pescadores

Portaria publicada no Diário Oficial da União reconhece situação de emergência em Porto Velho.
L

Ford anuncia início das vendas da E-Transit no Brasil

Modelo elétrico chega nas versões furgão e chassi cabine com preço a partir de R$ 542 mil e 300 unidades comercializadas
L
Entenda a diferença dos sintomas de dengue e de covid-19

Entenda a diferença dos sintomas de dengue e de covid-19

País atravessa período de aumento de casos das duas doenças.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Pemaza abre vaga para Alinhador de Direção em Vilhena

Se você tem experiência na área e busca uma oportunidade para desenvolver suas habilidades, essa pode ser a sua chance!
L
Vagas de Emprego

Comercial Mariano abre vaga para Auxiliar de Estoque em Porto Velho

Se você é proativo, responsável e busca uma oportunidade para crescer profissionalmente, essa pode ser a sua chance!
L
Vagas de Emprego

Vaga Disponível: Almoxarife na Vértice Construtora Ltda

Confira os detalhes abaixo.
L
Publicidade

POLÍTICA

Baixo Madeira iluminado: ações de Valtinho Canuto garantem mais segurança e lazer para a população

Ações de Valtinho Canuto garantem mais segurança e lazer para a população

A comunidade do distrito de São Carlos também está celebrando a chegada de novos investimentos
L
Cláudia de Jesus pede melhorias na sinalização da RO-460 em Buritis para prevenir acidentes

Cláudia de Jesus pede melhorias na sinalização da RO-460 em Buritis para prevenir acidentes

Indicação ao DER enfatiza a necessidade de sinalização adequada em trecho perigoso.
L
Senador defende mais apoio ao produtor rural durante posse da nova diretoria da Aprosoja Rondônia

Senador defende mais apoio ao produtor rural durante posse da nova diretoria da Aprosoja Rondônia

Nova diretoria da entidade valerá para o biênio 2024/2025.
L
Prefeitura realiza obras de calçada sarjeta e meio fio a pedido do vereador Edimilson Dourado

Prefeitura realiza obras de calçada sarjeta e meio fio a pedido do vereador Edimilson Dourado

Um dos bairros atendidos é o Caladinho, onde as ruas Cardeal, Tamareira e Nova Esperança já estão contando com a presença dos trabalhadores realizando os serviços.
L
Alan Queiroz busca transparência na concessão da BR-364 em reunião parlamentar

Alan Queiroz busca transparência na concessão da BR-364 em reunião parlamentar

Em reunião com senador, foi discutida a concessão da BR-364, enfatizando transparência e representação dos interesses populacionais.
L
Publicidade

POLÍCIA

Em Jaru, PRF realiza apreensão de 23 m³ de madeiras

Em Jaru, PRF realiza apreensão de 23 m³ de madeiras

A carga era transportada com divergências na volumetria e espécies.
10
SONÍFERA ILHA: FICCO/RO realiza operação contra o tráfico de drogas e armas na capital

SONÍFERA ILHA: FICCO/RO realiza operação contra o tráfico de drogas e armas na capital

Foram apreendidas três armas e munições. Cinco pessoas foram presas em flagrante.
10
URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre carro e moto na zona sul

URGENTE: Casal fica ferido em acidente entre carro e moto na zona sul

Testemunhas contaram que o carro seguia pela Nova Esperança quando avançou a preferencial e atingiu a moto Biz ocupada pelo casal que sofreu a queda e várias lesões.
14
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Homossexual é preso após esfaquear padrasto que chamou pelo nome verdadeiro

Segundo consta em boletim de ocorrência, o homossexual estava bastante alterado discutindo com a mãe dele, porque não queria ser chamado pelo nome de batismo.
16
SEQUESTRO: Funcionário dos Correios é mantido refém e tem carro roubado em Porto Velho

Idosa usuária de drogas é agredida após fazer brincadeira com funcionário de traficante

Uma guarnição ainda procurou pelo suspeito que não foi localizado.
14
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rondônia inova com escolas móveis e facilita acesso ao ensino profissionalizante 

Rondônia inova com escolas móveis e facilita acesso ao ensino profissionalizante

Rondônia é um dos estados do Brasil que conta com um órgão exclusivamente para gerir o ensino profissionalizante.
Anvisa vai priorizar análise de pedidos de registro de repelentes

Anvisa vai priorizar análise de pedidos de registro de repelentes

País registra 991.017 casos prováveis de dengue.
L
Teatros Palácio das Artes e Guaporé estão com agendamentos abertos para apresentações artísticas em Porto Velho

Teatros Palácio das Artes e Guaporé estão com agendamentos abertos para apresentações artísticas em Porto Velho

Teatro Palácio das Artes tem capacidade para acomodar 1,1 mil pessoas.
L
Novas vitrines tecnológicas mostrarão a riqueza agrícola na Rondônia Rural Show de 2024

Novas vitrines tecnológicas mostrarão a riqueza agrícola na Rondônia Rural Show de 2024

As empresas responsáveis pelas vitrines tecnológicas estão realizando a limpeza dos lotes e plantio das mudas
L
Primeira edição do “Meeting Paralímpico” em Rondônia acontece neste sábado, em Porto Velho

Primeira edição do “Meeting Paralímpico” em Rondônia acontece neste sábado, em Porto Velho

Estudantes-atletas paralímpicos competirão em três modalidades: atletismo, natação e bocha.
L
Rondônia participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Rondônia participa da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília

Rondônia vai enviar 44 delegados eleitos durante a 6ª Conferência Estadual de Cultura.
L
Escolas de Ji-Paraná recebem informações sobre consumo consciente de energia

Escolas de Ji-Paraná recebem informações sobre consumo consciente de energia

A ação já passou pelas escolas Professora Carmem Rocha Borges e São Pedro. Além de professores, aproximadamente 500 alunos já foram contemplados com a ação.
L
TSE multa Haddad por impulsionar busca usando nome de adversário

TSE multa Haddad por impulsionar busca usando nome de adversário

Votos vencidos questionaram que regras não estavam claras em 2022.
L

Requerimento de Outorga: ANDRÉ DA SILVA CAMPOS DEL ORTO

Outorga de Uso de Recursos Hídricos
L
Caixa abre inscrições para concurso com salários de até R$ 14,9 mil

Caixa abre inscrições para concurso com salários de até R$ 14,9 mil

Provas serão aplicadas no dia 26 de maio.
L