QUINTA-FEIRA, 10/07/2025
Publicidade

Vila Calderita e região apelam à vereador para que olhe desenvolvimento do turismo com geração de emprego e renda

Calderita está localizada a 45 quilômetros da cidade de Porto Velho.

Publicado em 

Vila Calderita e região apelam à vereador para que olhe desenvolvimento do turismo com geração de emprego e renda - News Rondônia

Vila Calderita e região apelam à vereador para que olhe desenvolvimento do turismo com geração de emprego e renda - News Rondônia

PORTO VELHO, Vila Calderita – Mantendo sua política de atuação das micro e mesorregião deste Município, a reportagem do NEWSRONDÔNIA percorreu parte dos lugares turísticos no entorno da Vila Calderita e da região central dos rios Candeias e Jamari, respectivamente, dois mananciais clássicos do turismo rural que desembocam no Rio Madeira, na ante-sala do Distrito de São Carlos.

Vila Calderita e região apelam à vereador para que olhe desenvolvimento do turismo com geração de emprego e renda - News Rondônia

Para não esclarecer da antiga Vala, lugar que ainda dar acesso à Vila Calderita em direção a São Carlos e vilarejos de menor porte, essa região está interligada através de uma ponte em concreto armado – depois de a população nativa e freqüentadores habituais desta Capital atearem fogo no complexo, ainda em madeira, por várias vezes – uma responsabilidade do Estado rondoniense.  

Vila Calderita e região apelam à vereador para que olhe desenvolvimento do turismo com geração de emprego e renda - News Rondônia

Calderita está localizada a 45 quilômetros da cidade de Porto Velho. Por muito tempo, entrava governo e saia governo, até que o Palácio Rio Madeira, atendeu aos reclamos da população nativa, visitantes e turistas, e construiu uma ponte ‘concretada’ sobre a não menos polêmica ‘ponte sobre uma vala’, palco de vários episódios. Inclusive, sucessivos incêndios assustadores, à época. 

Na situação atual, a população tradicional, antes representada por maioria de amazonenses e de outros povos da Amazônia, já nos anos 80, passou a sofrer pressão muito forte de cidade e de fora desta Capital de olho na retomada de terras de propriedades da União Federal. 

Ao final, muitos perderam suas terras ou venderam por pouco ou quase nada a partir da demarcação ‘feroz e voraz atribuída ao INCRA regional’, se queixou importante líder rural. 

Terra cortada, dividida em lotes, ora doados ora vendidos, por muito ou quase nada, a região, hoje, perder muito as características de suas linhas cartográficas, físicas e do bioma robusto de floresta ainda em pé. ‘Um dos quadros naturais e geográficos mais exuberantes do território conjunto, rural e urbano de Porto Velho’, lembra saudosista membro do clã Caetano ainda vivo. 

Atualmente, essa Vila recheada de igarapés, igapós, pequenos, médios e grandes lagos, além de cacimbões (formados durante o verão amazônico) continuam atraentes por amantes do turismo de aventura, caça e pesca; ‘só pouquíssimos respeitam regras ditadas por órgãos de controle’ – que também não dariam às caras por essa região, o desabafo é de um servidor aposentado do INCRA.

Descrita em diários de viajantes solitários que preferem desenvolver atividades de Camping e suas variáveis voltadas à pesca esportiva, Vila Calderita despertou – e desperta – ‘uma verdadeira corrida aos seus destinos turísticos’. 

Segundo um dos guias nativos da região, ‘aqui, a maioria vem pra pescar, acampar no sequeiro (terra firme) e relaxar com a família ou mesmo em clima de paixão pela Mãe Natureza’, a fonte apontou em direção ao nascer do Sol da manhã do dia 16 passado. Nessa época do ano, mesmo com o inverno, entrecortado por estiagem repentina, ‘ainda assim, registra-se um fluxo e refluxo satisfatório em aluguel de canoa e voadeira’, com bandeirihas (pilotos de lanchas rápidas) sob contrato de freqüentadores habituais, turistas domésticos e externos, entre os quais, empresários, fazendeiros, servidores e jovens casais amantes de festinhas sob as Luas nos rios Candeias e Jamari. 

Além da Vila Calderita, o visitante e turista, mesmo aqueles que preferem se identificar como ‘turista de ocasião’, há outros ambientes aprazíveis ao longo do trajeto que vai da cidade às regiões ribeirinhas que adornam a Estrada da Penal ao porto improvisado rumo a São Carlos. No meio do caminho, sítios, chácaras, fazendolas e comunidades rurais, muitas deles com grandes atrativos ao setor imobiliário rural de olho na expansão urbana da cidade.

Vista ainda com visão desenvolvimentista ainda incipiente, tanto a Vila Calderita, o porto que faz chegar o visitante e o turista de ‘ocasião’ de lancha rápida a São Carlos e ao entorno do encontro dos rios Candeias e Jamari, essa parte da microrregião de Porto Velho e de Candeias do Jamari, reclama da falta de atenção do poder público nas três esferas de poder – Municipal, Estadual e Federal.

Não são poucos os nativos locais que almejam empreender com o incentivo governamental e/ou privado. No entanto, segundo dados colhidos na região, com a exploração sustentável das potencialidades turísticas voltadas ao turismo de aventura, pesca esportiva, passeios panorâmicos, gastronômico (produção de pratos típicos da Amazônia e região) e hotelaria (segmento fluvial). Além da agricultura familiar orgânica. 

-Queremos construir instalações com boa estrutura para recepcionar turistas de todo o mundo, arriscou interlocutor ribeirinho que atraca sua canoa rápida na ‘Marina do Buchudo', a mais procurada da Vila Calderita. 

É nessa fase que, grande parte dos ribeirinhos, chacareiros e sitiantes ao longo da Estrada da Penal, Linha 28, Vila Calderita e dos vilarejos da região entre rios Candeias e Jamari, instou a reportagem para contatar o vereador Valtinho Canuto (DEM). Segundo essas fontes, ‘o parlamentar percorre há muito os caminhos da roça, do setor pesqueiro, agricultura familiar e agora, com mandato na Câmara, pode despertar o poder público a olhar com importância e estratégia nossos lugares turísticos, por aqui’. 

Vila Calderita e região apelam à vereador para que olhe desenvolvimento do turismo com geração de emprego e renda - News Rondônia

Diante desse quadro representativo, a reportagem atestou que, ao longo de um giro pela região onde está fincada Vila Calderita, entre rios Candeias e Jamari, além das comunidades do Baixo Madeira, mesmo que não se tenha destinos clássico ainda não descobertos, há outros para Camping no Luar, passeios panorâmicos, pesca, hotéis flutuantes e nos meses de Verão, acontece o festival de Praia com a exibição de estrutura satisfatória para receber turistas e visitantes na Vila. 

Publicidade
NEWSTV
Publicidade
Publicidade
ENERGISA

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Governo apresenta plano para Turismo de Pesca Esportiva e evidência Rondônia como destino mais atrativo para turistas

Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva abrange ações nos principais polos de pesca esportiva de Rondônia
L
Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Iniciativa conecta municípios de Rondônia ao Mapa do Turismo e impulsiona o setor

Além das orientações técnicas sobre o processo de inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro, o evento vai proporcionar troca de experiências e estimular a criação de estratégias locais para promoção e desenvolvimento do setor de forma sustentável.
L

Rondônia lança plano para se destacar como destino de pesca esportiva

O plano define diretrizes para a pesca esportiva sustentável, conciliando desenvolvimento econômico, preservação ambiental e turismo regional
L

Resex Lago do Cuniã recebe novas iniciativas da Prefeitura para fortalecer o turismo de base comunitária

Apoio da Semdestur na construção da identidade visual da reserva é destacado por muitos moradores
L

Novos membros do Conselho Municipal de Turismo são empossados

Aos conselheiros foram apresentados os futuros projetos de fomento ao setor
L
Publicidade
ENERGISA

DESTAQUES NEWS

Falaê PodCast | Entrevista Paulo Moraes

O Falaê Podcast desta quinta-feira (11), às 18h, recebe Paulo Moraes, secretário da SEMTEL (Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer) de Porto Velho.
L

Agenda News | Entrevista Lucia Oliveira, do BNI Mamoré

Nesta quinta-feira, dia 10, às 17h, o Agenda News recebe Lucia Oliveira, especialista em Marketing, Branding e Neuromarketing, além de presidente da equipe BNI Mamoré. O tema da entrevista será “Networking que impulsiona negócios”, trazendo uma visão estratégica sobre como conexões bem estruturadas podem transformar a realidade de empreendedores.
L
lua-de-veado-ou-trovao-fenomeno-visivel-no-inicio-da-noite-de-hoje-em-rondonia

Lua de Veado ou Trovão: Fenômeno visível no início da noite de hoje em Rondônia

Na capital, o céu limpo permitirá a boa observação do evento a partir das 18h15.
L
Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Prefeitura de Porto Velho instala dispositivo para eliminar risco de choque em praças públicas

Medida prioriza áreas com parquinhos infantis e usa Dispositivo Diferencial Residual (DR) para garantir segurança da população
L
Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Sejucel confirma 41º Arraial Flor do Maracujá para 1º a 10 de agosto em Porto Velho

Mudança na data do Flor do Maracujá 2025 atende pedido da União Junina Portovelhense e garante mais tempo para finalização de figurinos e alegorias
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

CNU 2025: nova retificação altera quadro de vagas e atribuições de cargos

Segunda retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) de 2025 muda distribuição de vagas, pesos dos eixos e remunerações, mantendo o total de 3.652 vagas.
L

Energisa oferece oportunidades de trabalho em Rondônia: Inscrições vão até 11 de Julho

A Energisa está com vagas abertas em Rondônia. As oportunidades abrangem a capital Porto Velho e as cidades de Vilhena, Costa Marques, Ji-Paraná e Ariquemes.
L
CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

CNU 2025: Prazo Final para pedido de isenção da taxa de inscrição termina hoje

Candidatos ao Concurso Público Nacional Unificado têm até as 23h59 desta terça-feira (8) para solicitar a isenção, confira os critérios e como proceder.
L
CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

CNU dos Professores: 1.508 Municípios e 22 Estados aderem à Prova Nacional Docente

MEC anuncia ampla adesão à iniciativa que usará a nota em seleções de professores para as redes públicas, com inscrições de 14 a 25 de julho.
L

Sine Municipal de Porto Velho divulga vagas disponíveis de emprego

Estão disponíveis 216 vagas para diversos níveis de escolaridade
L

POLÍTICA

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Coronel Chrisóstomo destina R$ 1 milhão para a saúde básica de Buritis a pedido de vereadores aliados

Recurso atenderá serviços de atenção primária e foi articulado pelos vereadores Ivan da Farmácia, Juliana Cibely e Aparício
L

Cláudia de Jesus destina R$ 200 mil para a 44ª Expojipa e fortalece agropecuária em Ji-Paraná

Deputada Cláudia de Jesus garante apoio financeiro para a 44ª Expojipa, fortalecendo a agropecuária em Ji-Paraná e fomentando cultura e economia.
L

Dra. Taíssa solicita drenagem e pavimentação de avenidas em Guajará-Mirim ao DER

Deputada Dra. Taíssa reforça pedido de drenagem e pavimentação em Guajará-Mirim para melhorar mobilidade e qualidade de vida.
L

Dra. Taíssa garante Expoagum 2025 gratuita em Guajará-Mirim com show de Marília Tavares

Com emenda de R$ 858 mil, Dra. Taíssa viabiliza a Expoagum 2025 totalmente gratuita em Guajará-Mirim, reforçando cultura e economia local.
L

Dra. Taíssa visita famílias em Nova Dimensão e reforça compromisso com mandato participativo

Deputada Dra. Taíssa destaca a importância do diálogo direto em Nova Dimensão, fortalecendo ações de escuta ativa no interior de Rondônia
L
Publicidade

POLÍCIA

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Polícia Civil de Rondônia recupera veículos furtados de empresa da SESDEC

Dois carros de prestadora de serviços, subtraídos de pátio em Porto Velho, são recuperados pela DERFRVA; investigações continuam para esclarecer os fatos e responsabilizar envolvidos.
10
PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

PF combate moeda falsa na Bahia e Minas Gerais em Operação Interestadual

Ação “Pecunia Ficta” desarticula esquema de distribuição de cédulas falsas via postal, com investigações iniciadas após prisão em flagrante em Vilhena, Rondônia.
12
Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Travesti detida ataca policial e repórter em Porto Velho

Vitória S. O., detida por suposto furto de bicicleta e agressão, protagoniza cenas de hostilidade ao chegar ao Departamento de Flagrantes na capital rondoniense.
14
Motociclista sofre fratura na perna em acidente de trânsito no Bairro Embratel

Motociclista sofre fratura na perna em acidente de trânsito no Bairro Embratel

Colisão entre táxi e moto na Rua Buenos Aires com Rua Jaci-Paraná deixa mulher ferida.
10
Idoso é atropelado por veículo em grave acidente na Avenida Calama

Idoso é atropelado por veículo em grave acidente na Avenida Calama

Colisão violenta na interseção com a Rua Buenos Aires deixa pedestre com ferimentos graves e levanta alerta sobre segurança no trânsito.
16
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

aprenda-a-converter-word-em-pdf-facilmente-e-otimize-seu-tempo

Aprenda a converter Word em PDF facilmente e otimize seu tempo

Transforme Word em PDF de forma simples, rápida e gratuita. Ganhe tempo, evite erros de formatação e facilite seu dia a dia com esse recurso indispensável!
L
Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Forró dos Bacuraus acontece neste sábado (12), em Porto Velho, com shows e ação solidária

Tradicional evento Forró dos Bacuraus será realizado no Clube Ferroviário e vai arrecadar cestas básicas para a comunidade manicoreense residente em Porto Velho
L
Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Congresso pede diálogo e prepara resposta a Tarifa de Trump contra o Brasil

Líderes da Câmara e do Senado recomendam ação diplomática e comercial, enquanto líder do PT protocola moção de repúdio classificando a medida como “chantagem política” e “afronta à soberania brasileira”.
L
Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Moraes determina multa de R$ 7,3 milhões a blogueiro Allan dos Santos

Ministro do STF impõe sanção por descumprimento contínuo de proibição de uso de redes sociais e desprezo pelo Judiciário brasileiro.
L
Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Mapa buscará novos mercados para exportações brasileiras após tarifa de Trump

Ministro Carlos Fávaro anuncia que Oriente Médio, Sul Asiático e Sul Global são alternativas para produtos como carne e suco de laranja, afetados pela taxa de 50% dos EUA.
L
Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Governo abrirá crédito de R$ 3 bilhões para ressarcir descontos ilegais do INSS

Medida Provisória será publicada para restituir valores a cerca de 3,8 milhões de aposentados e pensionistas, totalizando R$ 2,6 bilhões em descontos indevidos.
L
Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Brasil possui medidas de retaliação que não impactam inflação, diz Haddad

Ministro da Fazenda reitera que tarifaço de 50% dos EUA contra o Brasil é “irracional” e que a Lei de Reciprocidade Econômica permite ações não tarifárias, preservando a estabilidade de preços.
L
Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Presidência da República rebate declarações de Donald Trump e reafirma soberania nacional

Governo brasileiro reage a declarações de Trump, nega déficit comercial com os EUA e reforça independência do Judiciário em processos sobre tentativa de golpe.
L
Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Seleção Feminina de Futebol embarca para o Equador para a Copa América

Com estreia marcada para domingo (13) contra a Venezuela, às 21h, com transmissão ao vivo pela TV Brasil, a equipe busca seu nono título e vagas olímpicas.
L

Recebimento da Dispensa de Licenciamento Ambiental: HOSPITAL DE OLHOS DE PORTO VELHO LTDA

DISPENSA DE LICENCIAMENTO Nº 016.00718.007/2024-SUL
L
Publicidade
ENERGISA
Logo News Rondônia
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.