SEGUNDA-FEIRA, 06/05/2024

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO

O compromisso foi firmado pelo superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira Júnior, quarta-feira (10), durante o 1º Fórum Internacional de Turismo, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

Publicado em 

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO - News Rondônia

Rondônia fará o mesmo que os peruanos: mostrará ao Brasil suas potencialidades turísticas, até mesmo aquelas desconhecidas da sua própria população. O compromisso foi firmado pelo superintendente estadual de turismo, Gilvan Pereira Júnior, quarta-feira (10), durante o 1º Fórum Internacional de Turismo, no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia.

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO - News Rondônia

O evento mostrou exemplos da Costa Rica em termos de consciência do turismo autossustentável e melhor prestação de serviços, e do Peru, em políticas públicas para o setor. “O turismo pode ser o agente mais importante na transformação da pobreza”, proclamou a consultora internacional Lorena San Román, mencionando a atual situação de seu país, a Costa Rica.

O número de visitantes àquele país subiu de 329 mil em 1988, para 1 milhão em 1999, até alcançar 2 milhões de turistas estrangeiros em 2008. Em 2014, o número de visitantes alcançou o recorde de 2,5 milhões de turistas estrangeiros, proporcionando receita de US$ 2,6 bilhões.

Lorena, que também é reitora da Universidad para la Cooperación Internacional en Bacalar, Quintana Roo, México, sugeriu a Rondônia o planejamento participativo e o equilíbrio. “Quanto suporta um rio, uma bacia, uma floresta?”, questionou.

Em seguida, elogiou o “calor humano e o carinho” que lhe encantaram no estado. “Para vocês serem felizes, invistam no social, vejam o que compete a cada um, ao governo e à iniciativa privada”, ela disse dirigindo-se ao superintendente estadual do turismo Gilvan Pereira Júnior.

Para Lorena, a falta de planejamento político pode se tornar uma ameaça, por isso a Costa Rica elaborou um plano de 2017 a 2021.

“O Peru só conseguiu ser o que é, ter essa marca e atrair gente de todo mundo, porque trabalhou políticas públicas 20 anos; a Costa Rica trabalhou 30 para construí-las”, disse a responsável pelo escritório comercial do Peru em São Paulo, Milagros Ochoa Koepke.

A marca Perú demorou dez anos para substituir a antiga. “Ao longo do tempo constatamos que o nosso país não tinha somente os Incas, daí partimos para o resgate da identidade local”, explicou.

“Não queira Rondônia se vender ao mundo com o turismo convencional, porque não tem, mas se vender o amazônico, vencerá”, aconselhou Milagros Ochoa.

Em seguida, disse que o turismo rural comunitário no Peru vai se denominar apenas turismo comunitário em 2020, valendo-se de 33 vídeos muito bem produzidos e 76 empreendimentos em diversas regiões.

Esse segmento, informou Milagros, começou 70 anos atrás na ilha de Taquile, no Lago Titicaca, em Puno.

“Então, Rondônia pode passar cultura e emoções às pessoas, trabalhando para obter destinos autênticos e competitivos”, ela acrescentou.

“PEREGRINAR”

“Vamos peregrinar”, comprometeu-se Gilvan Pereira. Ele se inspira no exemplo de Milagros Ochoa, que deixou diversas vezes o escritório comercial do Peru em São Paulo, para divulgar as belezas de seu país em estados brasileiros.

“O turismo faz gerar renda, move a economia, e se for autossustentável crescerá, porque a população necessita dele”, disse.

“Que me perdoem os mato-grossenses, mas o Vale do Guaporé em Rondônia tem mais riquezas que o Pantanal”, disse o presidente do TCE, conselheiro Edilson de Sousa Silva.

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO - News Rondônia

Gilvan Pereira entrega lembrança de Rondônia a Lorena San Román

Silva elogiou o Programa de Modernização e Governanças de Fazendas Municipais e Desenvolvimento Econômico Sustentável dos Municípios de Rondônia (Profaz), que conseguiu ser referência na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

A OCDE é uma instituição formada por 36 países com princípios da democracia representativa e da economia de mercado, e cuja maioria de membros possui elevado PIB per capita (por cabeça) e bom Índice de Desenvolvimento Humano.

“Após este Fórum, que o mundo venha para Rondônia, porque o nosso sonho é para ser realizado”, apelou Silva.

O Profaz já foi levado para outros estados brasileiros, informou o presidente do TCE. O conselheiro Benedito Antonio Alves, ideólogo do programa, está otimista com a possibilidade da exploração do ecoturismo:

“A mais vasta área tropical do Planeta dá o primeiro passo para se tornar um invejável cenário turístico devido à sua fauna e flora incomensuráveis”, disse Benedito Alves.

Lembrou que o município de Cacaulândia tem uma das maiores biodiversidades do mundo, e o fato é ainda desconhecido da população estadual. “Se nos unirmos, descobriremos nossas potencialidades e solucionaremos nossos desafios aéreos, hidroviários e ferroviários; temos 23 mil quilômetros de rios navegáveis, e com 40 etnias indígenas, Guajará-Mirim é o maior município verde do País”, acrescentou.

Voos internacionais e integração latino-americana inspiram o vice-presidente da Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio), Gladstone Frota. “Seremos futuramente, melhor que o Paraná, temos água doce, florestas, e pelo menos cinco mil jovens daqui estudam na Bolívia”.

O ex-governador Daniel Pereira, atual superintende do Sebrae no estado e amigo da consultora Lorena San Román, abriu mão da palavra para dar mais tempo de fala aos palestrantes.

LIÇÕES DA COSTA RICA

Parques nacionais e área protegidas cobrem 25% do território da Costa Rica. Desde 1995, o turismo representa a primeira fonte de moeda estrangeira da economia de Costa Rica. Desde 1999 as receitas do setor superam as da exportação de banana abacaxi e café juntos.

“É preciso alcançar o desenvolvimento sustentável em harmonia com o ambiente, comunidades e culturas”, apelou Lorena San Ramón em sua palestra.

Aquele país chegou a ser conhecida como o principal representante poster child do ecoturismo, período no qual as chegadas de turistas estrangeiros alcançaram taxa de crescimento anual de 14% entre 1986 e 1994.

Lorena lembrou da Rio 92 (Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), falou da biodiversidade, de mudanças climáticas e dos objetivos do Milênio.

“Como se chega, como se vai, é preciso que as pessoas saibam como chegar e como sair de Rondônia”, recomendou, antevendo maior fluxo de voos internacionais em Porto Velho.

Alinhou problemas que espera não vê-los ocorrendo no estado: 1) em Manaus, notou a necessidade de as lojas de câmbio também abrirem as portas aos domingos; 2) toda melhoria na internet é bem-vinda em qualquer lugar da Amazônia; 3) a falta de certificação de sustentabilidade turística; é preciso tê-la; 4) a necessidade de maior atenção ao visitante e da melhor prestação de serviços, sejam quais forem; 5) o ensino da língua portuguesa.

A respeito do último item, mostrou no audiovisual um grupo de jovens professores costarriquenhos ensinando espanhol a norte-americanos.

RONDÔNIA MOSTRARÁ AO BRASIL SUAS POTENCIALIDADES TURÍSTICAS, ATÉ MESMO AQUELAS DESCONHECIDAS DA SUA PRÓPRIA POPULAÇÃO - News Rondônia

Milagros Ochoa explicou porque o Peru é vitorioso no turismo

O FÓRUM PROPÕE

►O canal de pesca Baca, no Youtube, foi mostrado por seu idealizador, Fábio Fregona, na última palestra da noite. Porto Velho, Capital da Pesca Esportiva, é a proposta dele. Fábio grava e edita sozinho no Youtube o tema pesca e natureza. “O público viu o diferencial e, em um mês, fez dez mil comentários”.

► O pirarucu é o peixe com maior potencial para trazer pescadores a Porto Velho. Fábio sugere política especial para a espécie: “Ele cresce, é bonito, é troféu. Até a década de 1990 não se acreditava que ele poderia ser fisgado com anzol”, disse. O projeto Porto Velho, Capital da Pesca, teve origem no TCE.

► Diminuir o prazo de liberação de alvarás. “Um ano significa burocratização”, queixa-se o conselheiro do TCE Benedito Alves.

► Rondônia e o Brasil precisam, cada vez mais, criar ambientes favoráveis a pequenos negócios, reivindica o diretor técnico do Sebrae-RO, Samuel Almeida.

► O vice-cônsul honorário da Itália em Porto Velho, Cláudio Guastella, proprietário do Restaurante San Genaro, pede à classe política (Legislativo e Executivo) que construa “coisas que durem para as próximas gerações, não apenas as que durem somente até as próximas eleições”. Destaca a beleza da Catedral Sagrado Coração de Jesus e o plantio de flores “para tornar a cidade mais acolhedora”.

► Angústia da hotelaria – “Se o mundo se encontra em São Paulo, o Brasil se encontra em Rondônia, é chegada a hora deste estado pôr fim à angústia da hotelaria e de outros segmentos”, assinalou o vereador e historiador Aleks Palitot. Ele disse que gravou programas em 27 municípios com potencial turístico e apelou aos gestores públicos para direcionarem mais recursos ao setor.

Publicidade

NEWS QUE VOCÊ VAI QUERER LER

Prefeitura implanta ações inovadoras que reforçam o potencial turístico e a identidade de Porto Velho

Prefeitura implanta ações inovadoras que reforçam o potencial turístico e a identidade de Porto Velho

Plano Municipal de Turismo possibilitou planejamento de ações de desenvolvimento turístico da capital
L
Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

Complexo da EFMM será reaberto para a população neste sábado (4)

Esta será a primeira etapa da reabertura que conta com o funcionamento de um museu.
L
Investimentos da Prefeitura e parceiros fomentam e fortalecem o turismo na Vila Nova Teotônio, em Porto Velho

Investimentos da Prefeitura e parceiros fomentam e fortalecem o turismo na Vila Nova Teotônio, em Porto Velho

Inauguração do novo acesso e criação de rota turística com transporte coletivo estão entre as melhorias.
L
Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

Potencialidades turísticas de Rondônia são apresentadas em evento do setor em Roraima

O Salão Internacional de Turismo de Roraima é uma vitrine de apresentação do setor turístico da Amazônia.
L

Preparativos para reabertura do Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré estão em andamento

Semdestur ficará responsável pelo museu por 90 dias, e a Amazonfort cuidará do restante do complexo
L
Publicidade

DESTAQUES NEWS

Mundial de Atletismo Paralímpico no Japão: Rondônia tem três atletas confirmados na competição

Em relação à lista, nove atletas são novidades na convocação deste ano. Os irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, ambos da classe T12 (deficiência visual) foram confirmados.  
L

Aquecimento global: pasta de Marina Silva já tinha pontuado as tragédias, mas alguns governantes ignoram o problema

Em Rondônia, 48 dos 52 municípios foram listados em 2023 por problemas relacionados com a seca.
L

RONDÔNIA: segunda quente, mas com predominância de chuvas no decorrer do dia

Nuvens que chegam do Sul do Amazonas provocam as chuvas isoladas, em Porto Velho.
L

Txai Suruí agradece a diva do pop, Madonna, por homenagem e revela: ‘Muito feliz’

Entre muitas músicas e danças, coreografias polêmicas, ocorreu um ato especial de homenagem às personalidades brasileiras.
L
Publicidade

EMPREGOS E CONCURSOS

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

VAGAS DE EMPREGO: confira as vagas ofertadas pelo Sine Municipal Porto Velho

Os atendimentos presenciais serão realizados das 07h30 às 13h30 para os que não possuem acesso à internet.
L
Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Concurso Unificado terá banco de candidatos para futuras convocações

Previsão é de preenchimento imediato de 6.640 vagas efetivas
L
Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Concurso unificado prevê reembolso de inscrição se faltar energia

Candidato pode pedir devolução de valor até dia 10 de maio.
L
Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Concurso unificado: principais dúvidas sobre o adiamento

Chuvas no RS levaram governo adiar aplicação das provas em todo o país
L
Publicidade

POLÍTICA

“Coração em Ação”, idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

Iniciativa demonstra o poder da colaboração e o bem-estar da comunidade.
L

Dra. Taíssa participa da entrega de maquinário à produtores rurais da linha 29 Buriti em Nova Dimensão

Maquinário foi adquirido por meio de emenda parlamentar no valor de R$370 mil
L
Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Cláudia de Jesus comemora novas Unidades Básicas de Saúde para Rondônia

Obras serão construídas no governo Lula.
L
Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Deputado Federal Coronel Chrisóstomo critica governo federal após cair número de vacinação no país

Influenciam este número a ineficiência e a ausência de resposta do governo Lula (PT) e a negação da desorganização dos acontecidos por seu grupo polí­tico e ministros.
L

Deputados da ALE-RO vão receber mais de R$ 65 mil com diárias para viajar até o Japão

A viagem da dupla está programada para a próxima semana, conforme informou Atos de Diárias N° 0202439/2024 e N° 0202426/2024 publicadas na edição de sexta-feira (03) do Diário Eletrônico da ALE-RO.
L
Publicidade

POLÍCIA

polícia

SURTOU: Hóspede morre após ser preso depois de quebrar quarto de hotel

O corpo foi removido ao IML, onde será determinada a causa da morte.
18
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Colisão entre carro e moto deixa dois feridos na zona leste

Um dos homens sofreu uma possível fratura no braço esquerdo e o outro escoriações pelo corpo.
14
Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

Motoboy avança preferencial e acaba atropelado por ônibus na zona leste

O motoboy transitava pela Rua Pedro Albeniz quando avançou a preferencial e foi atropelado pelo ônibus.
12
URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

URGENTE: Suspeito de furto é surrado pela população em Porto Velho

A PM foi acionada, mas ninguém se apresentou como vítima.
14
URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

URGENTE: Motociclista bate na traseira de caminhonete e desmaia na Sete de Setembro

Uma equipe do Samu realizou os primeiros socorros e encaminhou a vítima para uma unidade médica mais próxima.
12
Publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A reforma Tributária em curso, por Ives Gandra da Silva Martins

Recentemente, participei do XXXVII Congresso de Direito Tributário, promovido pelo Instituto Geraldo Ataliba – IDEPE, em que analisei, ao lado dos melhores tributaristas do Brasil, a reforma tributária em curso.
L
Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

Homem ajuda raposa doente a se recuperar e nasce amizade linda entre eles

A raposa rola de costas e morde as calças do amigo para chamar a atenção. Até parece um cachorrinho!
L
Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Governo federal antecipa pagamento de emendas parlamentares para o RS

Serão liberados R$ 580 milhões para 448 cidades gaúchas
L
Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Detentos foram levados para unidade de segurança máxima
L
Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Bolsonaro é levado a SP para tratar erisipela e obstrução intestinal

Ex-presidente estava internado em um hospital de Manaus
L
Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Senado terá comissão temporária para acompanhar crise no RS

Colegiado vai acompanhar, fiscalizar e propor soluções
L
Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Hemocentro de Porto Alegre pede que doador de sangue faça agendamento

Marcação deve ser feita pela internet
L
Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4x400 m e vôlei de praia

Paris 2024: Brasil leva vaga no revezamento 4×400 m e vôlei de praia

País totaliza 216 vagas após as duas classificações no fim de semana
L
Tramas e Desconfianças em Renascer

Medos e Conflitos em Renascer

Revelações e Confrontos em Família
L

O site mais confiável para comprar seguidores no Instagram [2024]

Conheça todas as vantagens do site mais confiável para comprar seguidores no Instagram e comece a bombar seu perfil ainda hoje.
L